terça-feira, 31 de julho de 2012

A MULHER DO FLUXO DE SANGUE.




A MULHER DO FLUXO DE SANGUE.


Matheus 9.18-26 / Marcos 5.21-34 / Lucas 8.40-56
E um texto bem conhecido dos evangelhos por demonstrar o poder de cura de Jesus, mas não foi apenas isso que Jesus proporcionou para aquela mulher.
Veremos agora alguns pontos a serem destacados nesse texto que talvez não tenhamos notado ao apenas ler.

O 1º ponto a destacar a respeito dessa mulher é que ela ESTAVA. (verbo indicativo)

·         Ela estava pobre.

Quando o texto diz que ela gastou tudo o que tinha para achar a cura, o texto ta querendo dizer que ela deve ter gasto muito dinheiro para tal, ela tinha muito dinheiro e não se importou de gastar tudo que tinha pra se curar, então ela ficou pobre.


·         Ela estava SÒ.

O texto não diz que alguém a incentivou, ou que alguém a impulsionou, que alguém a levou a Jesus. Uma mulher com a doença dela era banida de quase tudo que era comunitário por ser considerada imunda. Provavelmente ela tinha sido casada e agora estava abandonada!
 

·         Ela estava doente.

Sabemos que ela padecia de hemorragia, e essa era a doença, mas essa hemorragia poderia ter causado outras doenças recorrentes. Poderia ter causado é a anemia que pode causar falta de ar e ataque o coração levando a morte. Ela provavelmente era uma pessoa fragilizada fisicamente, qualquer pequeno esforço poderia causar grandes ataques de falta de ar e desmaios.


·         Ela estava com medo.

O medo costuma paralisar as pessoas, as impedem de agir como deveria, de crer, de esperar. Todos nós temos medo, é natural, quando nos sentimos ameaçados ou sozinhos, e apesar de todos esses estágios essa mulher foi tão especial que foi registrada 3 vezes nos evangelhos.
 

O que ela ERA. 

·         Ela era rica. Ela podia estar pobre de dinheiro, mas era rica de fé, ela tinha o que o dinheiro não podia dar a solução do problema mesmo sendo pobre ela poderia ocorrer através da fé. O fato de perder tudo não diminuiu a fé e a esperança de algum dia ela ser curada.


·         Ela era lembrada. O texto diz que ela ouviu falar de Jesus, alguém se lembrou dela a ponto de ir ao encontro dela pra levar as boas novas E isso aconteceu porque Deus também se lembrava dela, Deus não a esqueceu. O texto diz que ela gastou muito com os médicos, não diz nada sobre ter procurado a cura em Deus ou no campo espiritual, mas se buscou, buscou errado ou em lugares errados porque ela ainda estava doente.


·         Ela era mentalmente saudável. Uma pessoa na situação dela seria depressiva, carente, rabugenta, descrente, frustrada, perdida, fracassada, grosseira, ateia e etc. Mas a doença e a solidão não a tingiram na área das emoções e da razão. Ela não permitiu que a circunstância difícil acabasse com o que havia de saudável nela.
 

·         Ela era forte. Mesmo que o medo a intimidasse ela não se deixou levar por ele e quando ouviu de Jesus, ela ficou tão certa que nele estava à solução que disse em voz alta, que ele poderia curá-la. Talvez a pessoa nem tivesse dito do que ele fazia, mas talvez tenha dito apenas quem ele era, e ela creu e não apenas isso, ela foi ao encontro dela. Ela deve ter se camuflado pra passar despercebida na multidão e não ser expulsa de la. Ela venceu o medo porque sabia que valia a pena por Jesus.


Quando Jesus pergunta quem o tocou, e ele queria saber por que ele sabia que alguém que o tocara tinha sido transformado, a mulher hexita em responder.

Por quê? 

 Ela temia por sua vida, pois não deveria estar ali, e sabia que não podia morrer agora, pois havia sido curada, mas mal sabia ela que o que Jesus queria fazer era mostrar a todos que poderiam duvidar que o milagre realmente aconteceu na vida dela.

Quando vamos ao encontro de Jesus não recebemos o que esperamos, recebemos mais, Ele nos surpreende assim como surpreendeu aquela mulher, não apenas restaurou a saúde dela, mas lhe deu a dignidade de volta. Precisamos apenas ter a motivação e a atitude certa que Ele fará infinitamente mais por nós.


O que mais podemos compreender com esta mulher é que a vida nem sempre é justa com agente e vamos passar por situações difíceis talvez por muito tempo, talvez 12 anos, mas isso não pode matar a esperança, a perspectiva que ainda poderemos viver o milagre e quando esperamos em Cristo o milagre acontece de maneira muito melhor da que imaginávamos. Jesus a honrou expondo a todos o milagre, Jesus honrou porque ele via o que ela era, e não o que ela aparentava, os outros podia determinar como e onde andar mas não o que ela poderia ser, e tudo que enfrentou pra chegar a ele. Muitas pessoas estão na multidão e ate esbarram em Jesus, estão tão perto, mas não são com aquela mulher estão acessíveis a Jesus, mas não crêem com ela. Não o busca como ela e mesmo com barreiras ela acreditou.


Sejamos como aquela mulher e revelar o melhor de nos por Jesus!

segunda-feira, 30 de julho de 2012

APRENDENDO COM OS ERROS



APRENDENDO COM OS ERROS Pois ainda que o justo caia sete vezes, tornará a erguer-se, mas os ímpios são arrastados pela calamidade. Provérbios 24:16
A pessoa que nunca cometeu um erro nunca fez nada. Thomas Edison, o famoso inventor, foi chamado muitas vezes de gênio, mas ele costumava dizer para si mesmo: “Gênio, coisa nenhuma! Não desistir é o que faz de alguém um gênio. Fracassei ao longo de minha jornada rumo ao sucesso.”

Se tivermos o estado de espírito certo, um erro pode se tornar um acidente valioso. Assim como Cristóvão Colombo, que partiu para a Ásia e descobriu a América. Ou como Ruth Wakefield, proprietária de uma pousada, que certo dia na década de 1930 decidiu assar alguns biscoitos amanteigados usando uma receita muito antiga. Ela picou uma barra de chocolate e acrescentou à massa, na expectativa de que o chocolate derretesse. Ao tirar a forma do forno, em vez de biscoitos de chocolate, ela encontrou biscoitos amanteigados repletos de gotas de chocolate. Desse erro surgiu um dos biscoitos prediletos dos Estados Unidos.

Os pequenos blocos para anotação de recados em cor amarela e com uma faixa adesiva, conhecidos como Post-it, surgiram através de um pesquisador da Companhia 3M que tentava aprimorar a fita adesiva. Outra cientista da 3M tentava criar uma borracha sintética para ser usada nas mangueiras de abastecimento de combustível de aviões. Certo dia, algumas das substâncias novas espirraram no tênis feito de lona de sua assistente e não puderam ser removidas. À medida que o tênis envelhecia, ficava desbotado, exceto no local em que a substância havia caído. Esse “erro” mais tarde se tornou o produto conhecido como Scotchgard, usado hoje para ajudar a prevenir que a sujeira manche o tecido.

A lista é enorme. Alexander Fleming descobrindo a penicilina, Charles Goodyear aprendendo a estabilizar a borracha, Wilson Greatbatch criando um marca-passo cardíaco aprimorado e possível de ser implantado. Todas essas descobertas surgiram através de “erros” em um nível ou outro.

Na vida cristã, ocorre algo muito semelhante. Deus deseja que cresçamos mediante Sua graça; por isso, não sabemos tudo. Caímos, e caímos de novo.

Às vezes ficamos perturbados mentalmente após cairmos. Mas Deus promete que, mesmo que caiamos sete vezes (ou 77), vamos nos levantar novamente. Sua graça nos toma pela mão, levanta-nos e coloca-nos de volta no caminho com mais maturidade. Ele deseja que aprendamos com os nossos erros.

Que Deus abençoe a sua semana em o nome de Jesus.
Abçs, Sandrão.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

A VISÃO DO CÉU



A VISÃO DO CÉU O Senhor está no Seu santo templo; o Senhor tem o Seu trono nos Céus. Seus olhos observam; Seus olhos examinam os filhos dos homens. Salmo 11:4
Fico pensando como deve ser a vida na Terra sob a perspectiva de Deus, da sala do trono do Universo, onde, como o poeta Milton escreveu:

Milhares se apressam a atender o Seu comando sobre a terra e o oceano, sem descanso.

Quão estranhas, pervertidas, distorcidas e débeis devem parecer as nossas ações!

Recentemente me deparei com uma notícia que, para mim, parecia ser piada. Mas não era, e mal posso conter o riso ao partilhá-la. O governo do estado de Oklahoma, Estados Unidos, declarou ilegal a briga de galos em 2002. E fez bem; trata-se de uma atividade cruel em que os galos usam as esporas e o bico para se mutilarem até a morte, enquanto os espectadores humanos apostam no resultado. A proibição desse “esporte” paralisou a indústria da briga de galos no equivalente a 100 milhões de dólares, de acordo com um senador e defensor de longa data da disputa sangrenta. Ele criou um plano para trazê-la de volta à ativa.

Ele propôs que os galos usassem pequenas luvas de boxe acopladas às esporas (não estou inventando isso) para que as aves pudessem “esmurrar-se” sem se machucar! O que o senador planejava fazer com o bico, se é que tinha um plano para isso, o noticiário não informou. Será que os galos usariam proteções nos bicos também?

A história não para por aqui. De acordo com o plano do senador, os galos usariam coletes apropriados, munidos de sensores eletrônicos que registrariam os golpes e ajudariam a marcar os pontos para determinar o vencedor. Você consegue imaginar a cena? Galos vestidos com coletes e luvas de boxe se atacando? Hilário!

O que não é hilário são as pessoas no estado de Oklahoma, e em cada estado e país, que lutam pela sobrevivência a cada dia e a cada noite. Pais solteiros, aflitos com a situação dos filhos. Preocupações em ganhar o dinheiro do aluguel ou da próxima parcela do financiamento. Pessoas lutando contra enfermidades. Medo da violência. Tantas pessoas sobrecarregadas com preocupações, procurando uma saída ou mesmo um raio de esperança. Tanto a fazer, tantas coisas que precisam ser consertadas!
E os governantes perdendo tempo em discutir a possibilidade de colocar coletes e luvas de boxe em galos!

Ora, vem, Senhor Jesus, e arruma esse caos!

quinta-feira, 26 de julho de 2012

ELE EXPERIMENTOU A MORTE



ELE EXPERIMENTOU A MORTE Vemos, todavia, Aquele que por um pouco foi feito menor do que os anjos, Jesus, coroado de honra e de glória por ter sofrido a morte, para que, pela graça de Deus, em favor de todos, experimentasse a morte. Hebreus 2:9
O que o apóstolo quis dizer ao afirmar que Jesus “experimentou” a morte? Crisóstomo, pregador famoso e eloquente dos primeiros séculos do cristianismo, interpretou essas palavras de forma muito interessante. Ele relacionou Jesus a um médico que, a fim de encorajar o paciente a tomar o remédio amargo, encosta os lábios no copo e toma um golinho. Assim, argumentou Crisóstomo, Jesus experimentou apenas o suficiente da amargura da morte para saber como é.

Crisóstomo foi um grande pregador, mas interpretou muito mal esse texto. Jesus não tomou apenas um gole do cálice da morte; Ele bebeu tudo até o fim. Por meio da palavra “experimentar”, o apóstolo tentou nos dizer que Ele realmente morreu, realmente experimentou a morte. Observe-O no Jardim do Getsêmani, lutando em oração diante da rejeição, da crueldade e dos açoites que O aguardam, especialmente da separação do Pai ao ser pendurado na cruz do Calvário. Observe-O agonizando em oração, rogando por outro caminho. Ouça o rogo melancólico, proferido três vezes: “Meu Pai, se for possível, afasta de Mim este cálice; contudo, não seja como Eu quero, mas sim como Tu queres” (Mt 26:39). Mas isso era impossível, se desejava ganhar o mundo de volta para Deus. Assim, Ele aceitou o cálice, escolheu a morte, morreu só, morreu por todos. Ele experimentou a morte – não apenas a morte física, mas o horror da separação de Deus, que a Bíblia chama de “segunda morte” (Ap 20:6).

O apóstolo nos diz que Jesus experimentou a morte “pela graça de Deus”. Acho estranha essa expressão. O favor de Deus levou Jesus à morte. Apesar de a maioria dos manuscritos antigos trazerem essa expressão, alguns dos primeiros manuscritos apresentam uma variante surpreendente. Em vez de “pela graça de Deus”, estão as palavras “sem Deus”.

A mudança envolve apenas duas letras do alfabeto grego. O que parece é que algum escriba, provavelmente no segundo século, mudou duas letras ao copiar o texto. Talvez tenha achado a ideia de Jesus morrer “sem Deus” muito difícil de compreender e fez a mudança para “pela graça de Deus”.

Mas Jesus realmente morreu sentindo-Se totalmente sozinho, totalmente esquecido. “Meu Deus! Meu Deus! Por que Me abandonaste?” (Mt 27:46). 
Jesus foi capaz de chegar a tal ponto por você e por mim!


quarta-feira, 25 de julho de 2012

O MOMENTO MAIS GRANDIOSO



O MOMENTO MAIS GRANDIOSO

Levante-se, refulja! Porque chegou a sua luz, e a glória do Senhor raia sobre você. Isaías 60:1

Com o destino incerto da França em 1940, houve uma evacuação em massa das tropas britânicas e aliadas de Dunkirk. Aproximadamente 350 mil forças armadas fugiram para a Inglaterra. Com excesso de soldados e armas, eles fugiram em qualquer coisa que pudesse flutuar.

Os ingleses comemoraram como se tivessem conquistado uma grande vitória. Mas o primeiro-ministro Winston Churchill os levou de volta à realidade. Em 4 de junho ele declarou na Câmara dos Comuns: “Não se vence a guerra batendo em retirada.”

Em seguida, Churchill proferiu um discurso magnífico, que é considerado por alguns o maior discurso dos últimos mil anos: “Não desanimaremos ou fracassaremos. Avançaremos até o fim. Lutaremos na França, lutaremos nos mares e oceanos, lutaremos cada vez com mais convicção e força no ar, defenderemos a nossa ilha, não importa o quanto custe, lutaremos nas praias, lutaremos nas áreas de pouso, lutaremos nos campos e nas ruas, lutaremos nas colinas; jamais nos entregaremos.”

Exatamente duas semanas mais tarde, em 18 de junho de 1940, a Inglaterra se preparava para a invasão pelo ar. Churchill discursou novamente no Parlamento. “Desta batalha depende a sobrevivência da civilização cristã. [...] Toda a fúria e o poder do inimigo em breve se voltarão contra nós. [...] Preparemo-nos, portanto, para o nosso dever, conscientes de que, se o Império Britânico e sua comunidade durarem por mil anos, homens ainda dirão: ‘Esse foi o momento mais grandioso deles.’”

Como seguidores de Jesus Cristo, chegamos ao auge da história. As forças do mal estão se posicionando para a última batalha da Terra. Que tipo de homens e mulheres seremos nós numa época como essa?

“A maior necessidade do mundo é a de homens – homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus” (Educação, p. 57).

Armados com a graça de Deus, podemos de fato nos levantar e refulgir. “Sobre ti aparece resplendente o Senhor, e a Sua glória se vê sobre ti” (Is 60:2, ARA). Esse será o nosso momento mais grandioso.

(JOHNSSON, William G.

terça-feira, 24 de julho de 2012

O PROFETA CRIADOR DE GADO



O PROFETA CRIADOR DE GADO Mas o Senhor me tirou do serviço junto ao rebanho e me disse: “Vá, profetize a Israel, o Meu povo.” Amós 7:15
Entre os extraordinários profetas hebreus do sétimo e oitavo séculos a.C., nenhum é mais surpreendente do que Amós. A seu respeito, sabemos apenas aquilo que ele nos conta, que é bem pouco; mas o suficiente para esboçarmos o perfil da pessoa maravilhosa que ele foi.

As palavras de abertura de seu livro nos dizem que Amós foi “criador de ovelhas em Tecoa” (Am 1:1). Mais tarde, ele nos conta que costumava cuidar de gado e colher figos silvestres (Am 7:14). Pela última atividade mencionada, podemos entender que ele colhia figos silvestres para uso próprio ou que os cultivava para outros. Os figos silvestres, inferiores ao figo verdadeiro, precisam ser perfurados algum tempo antes da colheita a fim de se tornarem comestíveis.

Entendemos o contexto. Amós tinha origem simples. Supria com dificuldade suas necessidades. Os ofícios que desempenhava eram básicos, diretamente ligados à terra.

Amós não podia responsabilizar os laços familiares ou a educação que recebera por seu chamado. “Eu não sou profeta nem pertenço a nenhum grupo de profetas” (v. 14). Naquela época havia escolas de profetas, além de uma classe de profetas profissionais que servia aos interesses do monarca, em vez dos interesses do Senhor.

Apesar de Amós talvez não possuir as referências que os seus contemporâneos buscavam, contava com a maior qualificação de todas para ser um profeta, a única característica que, por sua ausência, fez com que todos os outros profetas de seu tempo fossem inúteis: o Senhor colocou a Sua mão sobre ele. “O Senhor me tirou do serviço junto ao rebanho e me disse: ‘Vá, profetize a Israel, o Meu povo’” (v. 15).

Assim, Amós deixa o gado e viaja para o reino do norte de Israel, local em que proclama a destruição iminente por causa dos pecados do rei e do povo. Ali ele se mete em dificuldade com Amazias, o sacerdote do santuário em Betel. Amazias tenta fazer com que o rei, Jeroboão III, expulse Amós. “Vá embora, vidente!”, ordena. “Vá profetizar em Judá; vá ganhar lá o seu pão” (v. 12).

Amazias era pago para falar o que o rei e o povo queriam ouvir, e avaliou Amós baseando-se em si mesmo. Mas estava errado.

O Senhor ainda coloca a Sua mão sobre homens e mulheres. Ele os chama de suas atividades cotidianas e diz: “Vá, fale em Meu nome”, e concede graça para que a missão seja cumprida.

Amém, irmãos. Que Deus abençoe a todos e que possamos refletir em nossas vidas.
Abs, Sandrão.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

AS FASES DE NOSSA VIDA CRISTÃ




Semeiem a retidão para si, colham o fruto da lealdade, e façam sulcos no seu solo não arado; pois é hora de buscar o Senhor, até que Ele venha e faça chover justiça sobre vocês. Oseias 10:12
Em nossa vida cristã passamos por estações espirituais. São momentos característicos em nosso relacionamento com Deus.

A primavera da alma nos encontra repletos de energia e entusiasmo, ardentes em nosso primeiro amor, cheios de alegria pela descoberta das riquezas da graça.

No verão, nosso poder espiritual aumenta e amadurece à medida que o Senhor nos conduz a novos e empolgantes vislumbres de Sua glória.

O fruto do Espírito atinge o auge de sua doçura no outono, época em que o julgamento e o discernimento espiritual nos capacitam a ver com clareza e a proclamar prontamente os valores do Céu.

No inverno, nossa vida está protegida com o branco puro da justiça de Cristo, corrigindo as nossas imperfeições, eliminando a sujeira e a feiura. Por baixo dessa proteção, a vida está em atividade e crescimento, preparada no bom tempo de Deus para romper no glorioso espetáculo da primavera.

Há outras maneiras de encarar as estações da alma, claro. O inverno pode nos encontrar congelados e sem vida, a força da vida espiritual está aparentemente enterrada por baixo do peso da negligência e de oportunidades perdidas. No outono podemos agir de forma cansada e indiferente. Até mesmo no verão podemos despender todas as energias em fazer o trabalho do Senhor para a exaltação do nosso próprio ego em vez de colocarmos o Senhor e o Seu reino em primeiro lugar.

Passamos pelas estações da alma, às vezes progredindo à medida que o Senhor nos conduz da primavera para o verão, em seguida para o outono e depois para a beleza do cenário do inverno. Infelizmente, saltamos de um lado para o outro. O caminho de nossa vida espiritual é cheio de curvas e sequências de altos e baixos, em vez de uma linha reta em direção à plenitude de vida em Cristo. Começamos bem, mas recuamos. Nossas decisões são frágeis e inconstantes.

Esse não é o modo do Senhor agir, mas nosso. Somos fracos, falhos. Mas Ele é bondoso e paciente. Ele está atento a tudo o que ocorre em nossa vida, não apenas às ocasionais ações de bondade ou maldade, e isso é o que conta. Ele nos educa, molda-nos e aperfeiçoa-nos como joias para a glória eterna. Busquemos a Deus hoje de todo o coração.

Abraços e uma´semana de vitórias a todos vcs, Sandrão.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

A RAINHA ESTHER



CHAMADA PARA O REINO Pois, se você ficar calada nesta hora, socorro e livramento surgirão de outra parte para os judeus, mas você e a família do seu pai morrerão. Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha? Ester 4:14
Em todo o livro de Ester não encontramos nem uma menção sequer ao nome de Deus. No entanto, o livro brilha com o senso da providência divina. Apesar do plano secreto de Hamã e os inimigos dos judeus para aniquilar o povo de Deus, “por trás do desconhecido estava Deus entre as sombras, com o olhar atento sobre os Seus” (James Russell Lowell).

A história prossegue de forma mais estranha do que a ficção. Uma série de improbabilidades dramáticas e coincidências surpreendentes levam a princípio ao senso de destruição iminente; mas, depois, finalmente a situação se reverte para os “caras maus”, quando o povo de Deus é libertado.

A rainha Vasti desafia a ordem do rei para comparecer ao banquete que preparou para seus oficiais bêbados. Do ponto de vista moral, Vasti agiu corretamente – recusou-se a ser explorada como objeto sexual. Foi um ato de coragem extraordinária, e que lhe custou o reino.

Da confusão causada pela deposição de Vasti, uma serva hebreia, pobre, sem família imediata, mas linda, é levada ao palácio. Ela sai da obscuridade para o império. Será que permanecerá fiel aos princípios que aprendeu na infância com o primo Mardoqueu?

Ao mesmo tempo, se desenvolve a rivalidade entre Mardoqueu e Hamã, o agagita. O rei promove Hamã para um alto cargo de prestígio, mas Mardoqueu se recusa a prestar homenagem e se curvar perante ele. Furioso, Hamã arma um esquema para destruir não apenas Mardoqueu, mas a população judaica inteira.

Esse é um daqueles momentos em que a história prende a respiração. O cenário está pronto. Quem dará um passo à frente para mudar a direção para o lado certo? Mardoqueu confia em Deus; Ele proverá livramento. Porém, o meio mais indicado que Mardoqueu consegue enxergar é através de sua filha adotiva, colocada em posição de grande influência para esse momento. O plano é arriscado; Ester pode perder a vida ao entrar na presença do rei sem ser convidada. “Se eu tiver que morrer, morrerei”, ela diz (Et 4:16), e segue para o seu destino.

Nós também temos um encontro com o destino. Deus quer nos usar hoje para cumprir os Seus propósitos. Pense nisso.
Abraços e ótimo final de semana, Sandrão.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

OS PROFETAS DO SENHOR



OS PROFETAS DO SENHOR
 [Ele] levou tudo. Também tomou todos os escudos de ouro que Salomão tinha feito. Em lugar deles, fez o rei Roboão escudos de bronze, e os entregou nas mãos dos capitães da guarda, que guardavam a porta da casa do rei. 1 Reis 14:26, 27 O rei Salomão fez 200 escudos grandes, cada um com cerca de sete quilos de ouro batido. Ele também fez 300 escudos pequenos, cada um com cerca de um quilo e setecentos gramas de ouro batido. A quantidade total de ouro nos escudos de Salomão pesava mais de dois mil quilos, uma verdadeira fortuna na moeda moderna (1Re 10:16, 17).
O filho de Salomão, Roboão, sucedeu o pai no trono de Israel e em todos os aspectos provou ser um monarca inferior. Por ser precipitado, perdeu quase todo o reino. Dez tribos se independeram, deixando para trás apenas Judá e Benjamim. Roboão decaiu espiritual e politicamente. No quinto ano de seu reinado, Sisaque, rei do Egito, atacou Jerusalém e levou consigo todos os tesouros do Templo e do palácio real, incluindo os escudos de ouro que Salomão tinha feito. Roboão fez escudos de bronze para substituí-los. A substituição resume o declínio de todo o reino. A glória havia passado.

Façamos um inventário de nosso tesouro espiritual. “Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos”, diz o apóstolo Paulo (2Co 13:5). Será que de alguma forma trocamos a glória de Jesus, cheio de graça e verdade, por substitutos?

Porque a graça é totalmente diferente do mundo que nos cerca – a maneira que Deus nos aceita e trata é totalmente diversa da maneira que as pessoas se relacionam –, facilmente a perdemos. Tendo começado com a graça (assim como os gálatas), escorregamos para um misto de graça e obras, o que não é graça.

Em nossa experiência espiritual, colocamos os escudos de bronze da observância formal, hábitos e formas de adoração previsíveis no lugar da vida diária e vital de comunhão com Deus. Polimos o bronze até ficar brilhante, mas ainda assim continua sendo bronze, não ouro.

Amontoamos livros, sermões, CDs, vídeos e DVDs sobre Deus e pensamos que possuímos uma despensa repleta de alimento espiritual para a alma. Negligenciamos, porém, o ouro, que é encontrado apenas no estudo pessoal da Palavra de Deus feito com oração. O opróbrio do cristianismo hoje é que muito do que é dito e feito em nome do humilde Mestre de Nazaré nega quem Ele foi e o que Ele defendeu. Escudos de bronze em vez de ouro.
 
Que isso não aconteça comigo, querido Deus!

quarta-feira, 18 de julho de 2012

UM HOMEM COM UMA MISSÃO



UM HOMEM COM UMA MISSÃO

Porém, intentavam fazer-me mal. Enviei-lhes mensageiros a dizer: “Estou fazendo grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria a obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco?” Neemias 6:2, 3, ARA
Ele cavalga à noite por entre as ruínas. Silenciosamente percorre a cidade, passa por escombros, muros despedaçados, portões destruídos. À medida que cavalga, faz uma profunda reflexão. O período da noite é um bom momento para avaliar a situação, pesar as possibilidades. Ele começa a ver com clareza o que deve ser feito e sua função nessa obra, se quiser vê-la concluída.

O cavaleiro é Neemias, um homem com uma missão, e um dos meus personagens bíblicos prediletos. Ele abriu mão da posição de conforto e honra no palácio do rei persa Artaxerxes para tentar ajudar o seu povo, o remanescente que retornou a Israel. A situação é deplorável: os muros de Jerusalém estão destruídos, os portões queimados, o povo desanimado.

O plano de Neemias: reconstruir Jerusalém. Não será fácil. Há poucas pessoas disponíveis. Os habitantes das terras vizinhas se opõem ao projeto. Alguns dos próprios judeus contraíram matrimônio com as pessoas das terras vizinhas e se aliaram a elas.

Neemias, porém, é um homem de oração. Seu livro está entrelaçado com orações. Ele registra as petições silenciosas que fez a Deus ao se deparar com decisões cruciais. Ele também é um homem de muita fé. “O Deus do Céu é que nos fará prosperar”, foi a resposta que deu aos que se opuseram ao projeto de reconstrução (Ne 2:20). De sua vida de oração e fé nasceu uma visão. Neemias viu com muita clareza o que precisava ser feito e não perdeu tempo em colocar a “mão na massa”. Animou o povo a trabalhar – sacerdotes, artesãos, mercadores. Todos ajudaram (o capítulo 3 apresenta a lista de nomes).

Os inimigos não gostaram da iniciativa. Começaram a zombar e a ridicularizar: “Ainda que edifiquem, vindo uma raposa derrubará o seu muro de pedra” (Ne 4:3). Por meio dos simpatizantes que haviam conquistado entre os judeus, os inimigos disseminaram dúvidas e rumores. Planejaram atacar; Neemias designou guardas para proteger os lugares vulneráveis.

Tentaram intimidar Neemias. “Vem, encontremo-nos”, disseram (Ne 6:2). Mas Neemias respondeu: “Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer” (v. 3).

Que homem! Um homem com uma missão! Indesviável de seu dever. Seu exemplo ainda é válido para homens e mulheres de Deus hoje.
Abraços, Sandrão.

terça-feira, 17 de julho de 2012

O BOM REI EZEQUIAS



O BOM REI EZEQUIAS
Sede corajosos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, pois há conosco um maior do que o que está com ele. 2 Crônicas 32:7
O orador é Ezequias, um dos últimos reis de Judá, e um dos melhores. A fé demonstrada por ele é extraordinária por duas razões.

Primeiro, a situação não podia ser mais desanimadora. Os poderosos exércitos assírios, famosos no mundo antigo por sua crueldade, estavam às portas. Ao passarem pelo sul da região que hoje chamamos de Iraque, devastaram cada rei e reino em seu caminho. A pequena nação de Judá encontrava-se agora em sua mira, exposta e desamparada. Jerusalém estava cercada; que chance os filhos de Israel tinham de sobreviver ao ataque violento?

Para piorar ainda mais as coisas, Senaqueribe, rei da Assíria, enviou oficiais com uma mensagem para Ezequias que foi lida pelos inimigos em voz alta a fim de desanimar o povo. “Ouvi as palavras do grande rei, do rei da Assíria”, proclamaram em hebraico. “Assim diz o rei: Não vos engane Ezequias; porque não vos poderá livrar. Nem tampouco Ezequias vos faça confiar no Senhor, dizendo: ‘Infalivelmente nos livrará o Senhor, e esta cidade não será entregue nas mãos do rei da Assíria’” (Is 36:13-15). E de maneira debochada propuseram: “Ora, pois, faze uma aposta com o meu senhor, o rei da Assíria; dar-te-ei dois mil cavalos, se tu puderes dar cavaleiros para eles” (v. 8).

Segundo, Ezequias cresceu num ambiente nada propício para o desenvolvimento da fé. Seu pai, Acaz, foi conhecido por sua grande iniquidade. Além de idólatra e adorador de Baal, chegou até mesmo a sacrificar os filhos no fogo (2Cr 28:2, 3). Acaz fechou as portas do Templo e construiu altares em cada esquina das ruas de Jerusalém (v. 24, 25).

Muitas pessoas hoje acreditam que temos pouco ou nenhum controle daquilo que fazemos, que todas as nossas decisões são determinadas por fatores além de nosso controle. Alguns responsabilizam a natureza (ou genes), outros a educação (ambiente), mas de qualquer forma acabamos fazendo papel de fantoches.

A vida de Ezequias lança essa filosofia por terra. Contra todas as influências hereditárias e familiares, ele se tornou um servo de Jeová e um reformador espiritual de seu povo. “E toda a obra que empreendeu [...] para buscar a seu Deus, ele a fez de todo o seu coração e foi bem-sucedido” (2Cr 31:21).

Apesar da pouca chance de vitória, Deus libertou Ezequias e o povo das mãos do inimigo.

 
Autor: JOHNSSON, William G.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

TRABALHO SANTIFICADO



TRABALHO SANTIFICADO

Mas porque Deus foi tão gracioso, tão generoso, aqui estou eu. E não desperdiçarei a Sua graça. Não trabalhei arduamente para fazer mais do que os outros? Mesmo assim, meu trabalho não representou tudo. Foi Deus quem me deu o trabalho a ser feito, foi Deus quem me deu energia para cumpri-lo. 1 Coríntios 15:10, The Message

Ocasionalmente, chega ao nosso conhecimento a triste notícia de um pastor que foi apanhado em alguma falta que resulta em sua demissão. Vez por outra se trata de um evangelista que mantinha um relacionamento adúltero. Juntamente com o choque e a decepção, surge uma pergunta perturbadora: Como o trabalho dessas pessoas foi aparentemente tão bem-sucedido se estavam levando uma vida dupla? O evangelista, o ministro, ganhou pessoas para Cristo até um pouco antes da descoberta de suas atividades clandestinas. Deus aparentemente abençoou seus esforços a despeito de sua vida pecaminosa.

O fato é que cada um de nós, quer façamos parte do clero ou não, é um instrumento falho. Assim, Deus Se vira com o que tem; usa agentes que estão longe do ideal. Ele concede o sucesso até mesmo para aqueles cuja vida secreta nega o poder do evangelho que proclamam.

Ainda assim, Deus chama cada seguidor, ordenado ao ministério ou não, para o serviço santificado. Desafia-nos a entregarmos a Ele o nosso melhor, tudo, para vivermos uma vida de constante submissão à Sua vontade e de dependência em Sua força.

Assim como Paulo, não devemos desperdiçar a graça. Por termos sido tratados de maneira tão generosa pelo amoroso Pai, ficaremos ansiosos para trabalhar e testemunhar. Dedicação e trabalho árduo são reações apropriadas, mas apenas se tudo o que fizermos for santificado pela presença e pelo poder de Jesus.

“Necessitamos olhar continuamente a Jesus, compreendendo que é Seu poder que realiza a obra. Conquanto devamos trabalhar ativamente pela salvação dos perdidos, cumpre-nos também consagrar tempo à meditação, à oração e ao estudo da Palavra de Deus. Unicamente o trabalho realizado com muita oração e santificado pelos méritos de Cristo demonstrar-se-á afinal haver sido eficaz”.
Nos dias de Paulo, havia os que pregavam Cristo movidos pela inveja e ambições egoístas (Fp 1:15, 16). Alguns não passavam de meros falsificadores da Palavra de Deus (2Co 2:17). Outros estavam em busca de cartas de recomendação (2Co 3:1). Pouca coisa mudou. Mas, contra todos esses esforços, Deus nos chama hoje a trabalhar motivados pela graça e santificados pelos méritos de Cristo.
Autor: JOHNSSON, William G.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Hoje estamos em festa, atingimos 35.000 visitas no blog.



Hoje estamos em festa, atingimos 35.000 visitas no blog.

Terça-feira 16-11-2010, portanto há 20 meses, com o único propósito de cumprir o mandamento de Marcos 16:15 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Pedi a nossa irmã em Cristo Camila Rodrigues, de Buritama- SP, que criasse um blog onde eu pudesse colocar minha visão sobre Deus e a bíblia, ela fez o melhor que podia com os recursos existentes, nascia ali naquele mês, este instrumento de evangelismo.  Mesmo sabendo de minhas limitações teológicas (que são muitas), venho na dependência do Senhor e com ajuda de muitos irmãos que também nos mandam materiais interessantes para postagens, postando a cada novo dia, mensagens bíblicas, devocionais diárias, estudos para pequenos grupos, estudos sobre Cristo, etc...Sempre na dependência do Senhor Jesus, estamos tendo vitórias sobre o inimigo. Com uma média de 55 a 60 visitas diárias de irmãos de mais de 15 Países, vamos mostrando a todos os visitantes, o tamanho do amor de Deus por todos nós. Cremos que hoje a vitória é de todos, pois todos cresceram com este trabalho, já houve muitas vezes a vontade de parar, de desistir, pois a correria do dia a dia às vezes nos impede de fazermos mais e melhor. Mas Deus prevaleceu em nossas vidas e cremos que este trabalho não está sendo em vão, vidas estão sendo alimentadas espiritualmente falando todos os dias. Portando que Deus abençoe a todos vocês que passaram e continuam passando pelo nosso blog. Pois a festa é pra você. I Crônicas 16:10 - Gloriai-vos no seu santo nome; alegre-se o coração dos que buscam ao SENHOR.
Obrigado a todos! Abraços, Sandrão.

ESPÍRITO DE SÚPLICAS



ESPÍRITO DE SÚPLICAS
E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o espírito da graça e de súplicas; olharão para Aquele a quem traspassaram. Zacarias 12:10, ARA

Os últimos capítulos do livro de Zacarias profetizam um período de reavivamento religioso para o povo de Israel. Quando voltar-se para Deus, Ele intervirá para derrotar os inimigos e conceder-lhe paz e prosperidade.

Até onde sabemos, essa profecia nunca se realizou, não porque Deus falhou em cumprir a Sua palavra, mas porque as Suas promessas são condicionais à nossa resposta a Ele. Ao falharmos em obedecer à Sua vontade, frustramos os planos divinos.

Esses capítulos falam aos cristãos com poder especial porque incorporam várias passagens que se aplicam a Jesus. Lemos a respeito do Rei de Israel montado em jumento entrando triunfante em Jerusalém, como fez Jesus no domingo de palmas, antes da crucifixão (Zc 9:9, 10; Mt 21:1-11), a respeito das trinta moedas de prata (Zc 11:12) e das feridas em Suas mãos (Zc 13:6). E, no texto escolhido para hoje, vemos outra referência messiânica: “Olharão para Aquele a quem traspassaram” (ver também Ap 1:7).

Apesar da dificuldade em ter certeza da interpretação exata dos detalhes dos capítulos finais de Zacarias, a compreensão geral é clara, e adquirimos percepções preciosas para a vida cristã hoje. Acho a expressão “o Espírito da graça e de súplicas” especialmente digna de reflexão e estudo.

Ela foi originalmente uma promessa para Israel, mas podemos reivindicá-la também. Trata-se de uma promessa da obra do Espírito Santo na vida: Ele traz graça e súplica. Ou seja, além de assegurar-nos o favor de Deus – Sua aceitação e perdão, a despeito de nossa indignidade –, Ele também coloca em nós o desejo profundo de comungar com Deus em oração.

O inspirado hino pergunta: “‘Stavas lá ao pregarem meu Jesus?” (HASD, 59), e a resposta do coração, tocado pelo Espírito da graça e de súplicas, é: “Sim! Eu estava lá. Meus pecados pregaram o Filho de Deus na cruz do Calvário. Eu transpassei as Suas mãos e o Seu lado.”

Nunca nos voltaremos ao Senhor com súplicas sinceras se nos fecharmos em nós mesmos. Desperdiçaremos o nosso tempo nos justificando para os outros e para nós mesmos. O Espírito, porém, nos convence de nossa profunda necessidade e, se reconhecemos essa necessidade, Ele traz graça e súplicas. O Espírito da graça e de súplicas. Eu O desejo hoje. E você?

 Autor: JOHNSSON, William G.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

A GRAÇA É UMA UNÇÃO



A GRAÇA É UMA UNÇÃO És dos homens o mais notável; derramou-se graça em Teus lábios, visto que Deus Te abençoou para sempre. Salmo 45:2
O Salmo 45 tem fascinado e inspirado os seguidores de Jesus Cristo por séculos. Apesar de em seu contexto original ser uma canção de louvor ao rei e à sua noiva, os cristãos viram, e veem, um segundo significado – um hino a um Rei maior do que Davi, ao verdadeiro Messias de Israel.

Tão exaltada é a descrição que não corresponde a nenhum monarca de Israel. No verso 6 lemos: “O Teu trono, ó Deus, subsiste para todo o sempre.” No Novo Testamento, o escritor do livro de Hebreus cita essas palavras como parte de seu argumento de que Jesus, o Filho de Deus, é maior do que qualquer anjo (Hb 1:4-14).

A meditação nesse salmo inspirou a composição de hinos. Dos versos: “Prende a espada à cintura, ó Poderoso! Cobre-Te de esplendor e majestade. Na Tua majestade cavalga vitoriosamente pela verdade, pela misericórdia e pela justiça; que a Tua mão direita realize feitos gloriosos” (Sl 45:3, 4) resultou o inspirado “Jesus Conquista” (HASD, 75). Do trecho: “Todas as Tuas vestes exalam aroma de mirra, aloés e cássia; nos palácios adornados de marfim ressoam os instrumentos de corda que Te alegram” (v. 8) surgiu o solo na língua inglesa “Out of the Ivory Palaces” [Nos Palácios de Marfim].

E o salmista exclama: “És dos homens o mais notável; derramou-se graça em Teus lábios” (v. 2). Aqui a graça é uma unção, como o fragrante óleo derramado sobre a cabeça de Arão, que escorreu por sua barba e por suas vestes (Sl 133:2).

Na ocasião em que Jesus visitou Nazaré, cidade em que foi criado, e levantou-Se para pregar na sinagoga, escolheu a predição de Isaías sobre o Messias: “O Espírito do Senhor está sobre Mim, pelo que Me ungiu para evangelizar os pobres” (Lc 4:18, ARA; Is 61:1, 2, ARA).
À medida que falava, “todos Lhe davam testemunho, e se maravilhavam das palavras de graça que Lhe saíam dos lábios” (Lc 4:22, ARA).

Lábios ungidos, de fato! Lábios que proferiram palavras de esperança, de ânimo. Lábios que sorriram para as criancinhas. Lábios que clamaram ao Pai celestial durante noites inteiras de oração. Lábios que agonizaram no Getsêmani, à sombra da cruz. Esse foi Jesus, o Messias, o Ungido, cheio de graça e verdade. Esse foi – e é – nosso Salvador, Senhor e Amigo.

Apesar de nunca atingirmos a perfeição de Sua existência, Ele nos chama a seguirmos os Seus passos. Nós também podemos conhecer a unção da graça, em nossos lábios, em qualquer lugar. Sim, hoje. Agora. Apenas peça-a a Ele.

 Autor: JOHNSSON, William G.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

CANÇÃO DE UM CORAÇÃO LIBERTO



CANÇÃO DE UM CORAÇÃO LIBERTO
Porque o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente. Salmo 84:11, ARA

O Salmo 84 transborda de regozijo pela graça de Deus. Assim como outros salmos, ele foi composto para ser acompanhado por música. Nos tempos modernos, as palavras desse salmo se tornaram um lindo solo em inglês.

“Quão amáveis são os Teus tabernáculos, Senhor dos Exércitos!”, exclama o salmista. “A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo!” (v. 1, 2, ARA).

Que contraste com a maneira que geralmente vamos adorar o Senhor! Arrastamo-nos para fora da cama, procuramos um lugar ao fundo da igreja e reclamamos se o pregador passa do meio-dia.

No momento, porém, em que a graça de Jesus inundar o coração, no instante em que reconhecermos que Ele nos libertou e O amarmos com todo o nosso ser, ansiaremos por toda oportunidade de adorar e orar. A religião não será um fardo, um peso; ela brotará do coração.

Chegou a hora de adorar a Deus em espírito e em verdade, como disse Jesus (Jo 4:24). Chegou a hora de parar de brincar, de ficar em cima do muro que nos separa do mundo e deixar que Deus seja o Senhor de nossa vida.

“O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os Teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu!”, prossegue o salmista (v. 3, ARA). Ele gostaria de ser um pássaro que faz do Templo o seu lar, sempre perto da presença de Deus.

“Pois um dia nos Teus átrios vale mais que mil; prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade” (v. 10, ARA). Podemos dizer o mesmo? Qual é o nosso lugar favorito, nossa atividade favorita? É Jesus a pessoa favorita em nossa vida, Seu nome a palavra mais preciosa que sai de nossos lábios, o ato de adorá-Lo a atividade que mais ansiamos realizar?

Ele ainda é o nosso sol e o nosso escudo. Devemos estar certos disso. Em Sua luz enxergamos a luz e caminhamos na luz; em Seu calor a vida espiritual cresce vigorosa. Como nosso escudo, Ele nos guarda, protegendo-nos amorosamente porque pertencemos a Ele. “Eu sou o teu escudo”, Ele disse a Abraão (Gn 15:1, ARA) e diz a nós também.

Hoje Ele nos oferece graça e glória – a graça para cada situação e a glória da Sua presença. E tudo o que for bom Ele nos concederá.

Autor: JOHNSSON, William G.

terça-feira, 10 de julho de 2012

GRAÇA MULTIESPLENDOROSA


GRAÇA MULTIESPLENDOROSA
Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. 1 Pedro 4:10, ARA
A palavra traduzida por “multiforme” vem do grego poikilos, que quer dizer “multicolorido, pintado ou mesclado; portanto, algo trabalhado em várias cores, variado, elaborado, marchetado”.

A graça é algo multiesplendoroso. É um tapete multicor, intrincado e engenhoso feito pelo Tecelão Mestre. A graça é sempre bela, sempre surpreendente em sua complexidade, sempre circundando cada aspecto de nossa existência.

Certo dia, visitei o Blue Souk (literalmente, o mercado azul) em Sharja, uma das entidades que compõem os Emirados Árabes Unidos. No Oriente, a coisa mais semelhante a um mercado é o shopping center, mas essa comparação ainda é muito distante. A única semelhança entre eles é o estacionamento com faixas paralelas ao lado de fora do Blue Souk, que é um edifício imponente em estilo marroquino, construído com mármore branco e decorado, claro, em azul.

Dentro do edifício há três pisos com uma loja atrás da outra, todas repletas dos tesouros do Oriente Médio. Xales de caxemira. Tapetes provenientes da Pérsia e do Afeganistão. Sedas e lã. Utensílios de latão. Uma variedade impressionante e em sua maioria feita à mão.

Um lojista iemenita estendeu um tapete persa extraordinário. “Tudo feito à mão”, disse. “Três anos de trabalho.” Cada fio em seu devido lugar, cada linha posicionada perfeitamente, cada cor mesclada às outras. Exatamente como a graça.

O Divino Tecelão a tece para motivar, energizar e embelezar tudo o que acontece em nossa vida e na igreja. Diz Pedro: “Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê” (1Pe 4:11). O resultado? “De forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém.”

Confesso que muitas vezes minha vida e meu testemunho apresentam uma sequência interrompida e manchada em vez de um belo tapete da graça. Assim também a igreja, pois é a soma de pessoas como eu. Mas a maravilha da multiesplendorosa graça é que ela aceita essa sequência confusa, interrompida.

A graça miraculosamente recria a minha vida e a igreja e nos torna belos e perfeitos aos olhos de Deus.

Ó Tecelão Mestre, tece em minha vida hoje o belo tapete da Tua graça.
Autor: JOHNSSON, William G.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

AS DIVISÕES NO SISTEMA



Não apenas isso, mas todos os pedaços partidos e espalhados do Universo – pessoas e coisas, animais e átomos – são devidamente consertados e colocados no lugar em vibrante harmonia, tudo por causa de Sua morte, de Seu sangue derramado na cruz. Colossenses 1:19, 20, The Message

Essa passagem maravilhosa, tão bem colocada na linguagem contemporânea por Eugene Peterson, nos revela dois grandes fatos. Quase todo mundo concordará com o primeiro; poucos conhecem e vivenciam a realidade do segundo.

O primeiro fato: o Universo está partido. As vidas estão partidas. Minha vida está partida. A natureza está partida. Tudo está partido.

Alguém questiona esse fato? Ninguém. Mal podemos imaginar, mas apenas há um século a grande maioria das pessoas pensava justamente o contrário. Motivadas pelo surgimento do Iluminismo no século 18, estimuladas pela teoria de Darwin, as pessoas se encheram de grande otimismo quanto ao futuro.

O mundo estava ficando cada vez melhor, rumo à utopia. A natureza humana podia ser aperfeiçoada; a disseminação do conhecimento através da educação promoveria a era dourada livre de guerras, problemas sociais, ignorância e superstição.

O início do século 18 presenciou o lançamento de um novo jornal. Imbuído do otimismo predominante, seus fundadores, olhando para o futuro, o chamaram The Christian Century [O Século Cristão].

Cem anos mais tarde, o nome parecia impróprio. O período em que se travaram duas terríveis guerras mundiais, de Adolf Hitler e Idi Amin, em que foi construído o Muro de Berlim e criados os campos de concentração, em que foram lançadas bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki – seria esse o século cristão? Que farsa! Vimos o mal se desmascarar como nunca antes na história humana. Vivemos a realidade da ação demoníaca na conduta humana.

Agora, o segundo fato: Cristo é Aquele que conserta vidas partidas, pedaços partidos. Ele é o Grande Médico. Ele restaura as pessoas. Ele coloca os pedaços partidos e espalhados em seu devido lugar no Universo. Do caos, Ele faz surgir ordem, assim como fez na criação. Da discórdia, Ele faz surgir vibrante harmonia.

Sempre que uma vida partida encontra cura e restauração em Jesus, o reino de Deus é estabelecido. Aconteceu assim na época em que Ele esteve na Terra. E ainda acontece. Permita que isso aconteça em sua vida hoje!

 
Autor: JOHNSSON, William G.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

O PRESENTE TRIPLO


O PRESENTE TRIPLO Ele nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do Seu sangue, nos constituiu reino e sacerdotes para servir a Seu Deus e Pai. A Ele sejam glória e poder para todo o sempre! Amém. Apocalipse 1:5, 6
Cristo possui três grandes características – testemunha fiel, primogênito dentre os mortos e soberano dos reis da Terra – e nos oferece um presente triplo. Você quer uma injeção de ânimo ao começar um novo dia? Ouça a bênção que Ele tem para você. Ele nos ama. Ele ama você. Ele me ama. “Com amor eterno Eu te amei; por isso, com benignidade te atraí”, Ele nos diz (Jr 31:3, ARA). Mesmo sem merecermos. Mesmo tendo estragado tudo. Mesmo sendo muitas vezes teimosos e rebeldes, muitas vezes orgulhosos e autossuficientes.

Na ocasião em que o teólogo Karl Barth, já famoso na Europa, visitou a América do Norte, os repórteres lhe pediram para fazer um resumo de seu trabalho. Barth, que escreveu vários livros ao desenvolver seu sistema teológico, respondeu com o corinho: “Sim, Cristo me ama...”

Amado por Deus! Isso parece bom demais para ser verdade. Mas é a testemunha fiel que nos diz isso, e Ele não mente. Ele realmente nos ama. Ele demonstrou o quanto nos ama ao morrer para libertar-nos do pecado. O pecado é um peso terrível, uma corrente pesada que nos puxa para baixo e nos arrasta para a ruína eterna. Mas Jesus nos liberta. Assim como libertou homens e mulheres possuídos de espíritos maus, assim como libertou os leprosos de sua doença e isolamento, assim como libertou a mulher enferma por mais de uma década, Ele nos liberta.

Livres para viver. Livres para cantar. Livres para sorrir. Livres para existir. Livres para agir. E tudo isso pelo Seu sangue. Nossa liberdade custou um preço muito alto: a própria vida do Salvador.

Agora somos um reino de sacerdotes. Sempre que uma pessoa permite que Jesus seja o Senhor de sua vida, ali Ele reina, ali é estabelecido o Seu reino na Terra. Nós somos esse reino – o reino daqueles que confessam Jesus Cristo como soberano acima de todos os governos e deuses.

E somos sacerdotes. Não precisamos de um sacerdote para nos representar diante do trono de Deus. Podemos achegar-nos confiadamente junto ao trono da graça, porque Ele é o nosso grande sumo sacerdote (Hb 4:14-16). Amados, libertados, com acesso direto ao trono de Deus. Que presente maravilhoso recebemos de Cristo!

 
Autor: JOHNSSON, William G.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

MUNDO MARAVILHOSO


MUNDO MARAVILHOSO

Que mundo incrivelmente maravilhoso, Deus! Tu criaste todas as coisas, com a Sabedoria ao Teu lado, fizeste a Terra transbordar com as Tuas maravilhosas criações. Salmo 104:24, The Message

Desde a menor partícula subatômica até as gigantescas galáxias, a beleza do Universo está além da imaginação. Que mundo incrivelmente maravilhoso Deus criou! Que tipo de Mente soprou tamanha complexidade nas formas mais simples de vida? Simples? Nada é simples – nem a minhoca, nem a célula humana. A complexidade e a interdependência aparecem em cada nível da criação.

Às vezes o homem, preso em sua pequena esfera de conhecimento, fala como se fosse capaz de criar vida, como se o fato de saber como ocorre o processo bioquímico fosse o mesmo que dominar o processo em si. Que visão distorcida! Que tipo de mente ideou tal Universo? Uma Mente maravilhosa com a habilidade de reunir e reter aparentemente infinitas partículas de informação. Nenhum computador da Terra pode sequer chegar perto da capacidade dessa Mente.

No passado, ensinava-se que não poderia existir vida totalmente desprovida da luz solar, que as profundezas do oceano não poderiam abrigar nenhuma forma de existência. Agora sabemos que a sabedoria convencional estava errada; na escuridão da parte mais profunda do oceano estranhos vegetais encontram vida.

Que tipo de Mente ordenou e eles passaram a existir, que estalou os dedos e as galáxias se formaram, compondo um Universo que se estende para a infinidade, aparentemente sem fim? Uma Mente que ama a variedade, variedade infinita, e que ama criar.

No passado, a maioria dos cientistas do céu estrelado era incrédula ou agnóstica, insistia em afirmar que bastava a natureza para se responsabilizar pelo Universo. Não é mais assim. Os estudos dos cosmologistas e astrofísicos revelam um equilíbrio tão intrínseco no Universo que a probabilidade de tudo isso ter acontecido “por acaso” desafia a lógica. Apesar de talvez não entenderem Deus como é retratado na Bíblia, cada vez mais reconhecem que uma Mente incrível, maravilhosa, infinita esteve e está por trás de tudo.

Que tipo de Mente observa atentamente cada homem e mulher, menino e menina entre os quase sete bilhões de habitantes do planeta Terra? Uma Mente que ama e Se preocupa infinitamente; uma Mente infinita em graça.

 
Autor: JOHNSSON, William G.

terça-feira, 3 de julho de 2012

LIVRE EM JESUS


LIVRE EM JESUS Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres. João 8:36
As meninas sentem uma grande atração por balanços. Eu não tinha percebido isso até que Noelene e eu entramos na abençoada condição de avós. Depois de esperar uma eternidade, ganhamos uma netinha e, um pouco mais tarde (bênção dupla), uma segunda. Começamos a notar algo: as meninas correm direto para qualquer balanço que veem pela frente.

Na verdade, isso começou mais cedo, antes que pudessem correr, ou até mesmo andar. Elas amavam ser colocadas numa pequena cadeirinha e serem balançadas para frente e para trás. À medida que cresceram – e como ainda crescem – o amor que sentem pelo balanço e por balançar parece ficar cada vez mais forte. Elas se impulsionam cada vez mais alto, tão alto que às vezes meu coração ameaça sair pela boca; em outras ocasiões simplesmente balançam preguiçosamente para frente e para trás, para frente e para trás.

Fico pensando: Será que esta é a imagem que muitos têm da leveza, da alegria, da infância e juventude de uma menina – cabelos esvoaçando ao vento, sem nenhuma preocupação no mundo, apenas balançando, balançando, balançando por longo tempo?

Para mim, parece que essa imagem é a expressão da essência da graça na vida de todo cristão. Jesus nos liberta! Jesus traz leveza ao coração, a alegria de viver como um filho de Deus.

“As multidões levam uma vida de completo desespero”, escreveu Henry David Thoreau. Elas nunca experimentam a leveza da graça. O peso do pecado nos pressiona. O pecado nos escraviza. Mas Jesus prometeu: “Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado. [...] Se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres” (Jo 8:34-36).

Os pecados do passado – aquilo que fizemos e deixamos de fazer – nos esmagam, nos empurram para baixo. Jesus nos oferece alívio. Os pecados do presente – os maus hábitos, o terrível comportamento tão enraizado que parece impossível vencer – puxam-nos para baixo. Jesus nos oferece a liberdade de Seu perdão e nova vida.

Nossas preocupações – os cuidados que recaem sobre nós, as incertezas, as apreensões – sufocam nossas energias. Jesus nos oferece a alegria e a leveza de uma menina de oito anos de idade num balanço. Este é o segredo: conhecer Jesus. A cada dia. Hoje.
Autor: JOHNSSON, William G.

segunda-feira, 2 de julho de 2012


FÓRMULA PARA O REAVIVAMENTO

Se o Meu povo, que se chama pelo Meu nome, se humilhar e orar, buscar a Minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos Céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra. 2 Crônicas 7:14

Salomão havia acabado de dedicar a Deus o Templo que construíra para a glória dEle. Proferiu uma linda e sincera oração pública, cuja essência era uma petição para que, a despeito dos pecados que o povo viesse a cometer, Deus ouvisse e atendesse quando orassem voltados para o Templo.

Pouco tempo depois, Deus apareceu a Salomão com uma resposta. A resposta divina deixou claro que, embora o Templo fosse o centro da adoração, não havia nele poder algum para garantir que o Senhor atendesse aos pedidos. O que realmente importava era a maneira pela qual o povo se aproximava de Deus, humilhando-se, orando, buscando a face de Deus e afastando-se de seus maus caminhos.

Essa fórmula quádrupla para a oração bem-sucedida ainda fala a nós hoje. Trata-se da prescrição para o reavivamento que devemos levar a sério e seguir individualmente e também como organização.

O reavivamento começa com a humildade. É a pessoa faminta que Deus alimenta, não aquela que se sente satisfeita; é a sedenta que recebe a água da vida. Enquanto estivermos cheios de orgulho e autossuficiência, não haverá espaço para Deus. “Habito num lugar alto e santo”, diz o Senhor, “mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo [...] e novo alento ao coração do contrito” (Is 57:15).

A humildade leva a uma oração diferente, uma oração que funciona, uma oração que Deus responde. Quando nos damos conta de nossa grande necessidade, Deus pode nos ouvir. Jesus contou a respeito de dois homens que foram ao Templo para orar. Um deles, cheio de si, saiu da mesma forma como entrou, sem diferença alguma; mas o outro pôde apenas clamar: “Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador” (Lc 18:13) e voltou para casa em paz com Deus.

Buscar a face de Deus é buscar o Seu favor, o que significa estar em paz com Ele. No momento em que Deus for mais importante para nós do que tudo o mais, quando estivermos preparados para abandonar o pecado acariciado ao sermos convencidos pelo Espírito, Deus poderá operar grandes coisas em nossa vida.

O último passo, abandonar os nossos maus caminhos, descreve o arrependimento. Na verdade, todos os quatro passos fazem isso. O arrependimento começa com a mudança de coração, mas resulta na mudança de vida.
 
Autor: JOHNSSON, William G.