quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Lutando com Santidade!


Isaías 66.1-2 diz o seguinte: "Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés. Que espécie de casa vocês me edificarão? É este o meu lugar de descanso? Não foram as minhas mãos que fizeram todas essas coisas, e por isso vieram a existir? , pergunta o SENHOR. A este eu estimo: ao humilde e contrito de espírito, que treme diante de minha palavra." 

E em 2 Timóteo 2.5 lemos: "Semelhantemente, nenhum atleta é coroado vencedor, se não competir de acordo com as regras."
Em nossa vida e ministério podemos correr o risco de achar que podemos substituir nossa santidade e integridade de coração por aquilo que fazemos para Deus.

Na vida de discipulado incorremos em uma batalha que inclui lutar contra a nossa própria carne. Nossa própria inclinação para o mal e para nos desviarmos da palavra de Deus, enquanto continuamos a realizar sua obra. 

No texto de Isaías, Deus está contendendo com o povo de Israel porque estes achavam que estava tudo certo entre eles e Deus por estarem fazendo "obras para Deus", queriam reconstruir o templo, para que pudessem sacrificar, mas o coração estava inclinado para o mal. 

Deus deixa claro que ele não se impressiona com nossas obras, mas busca corações que sejam humildes e quebrantados diante dele, tementes a sua Palavra e que reconhecem sua necessidade da graça de Deus. No texto de Paulo a Timóteo a ênfase é a mesma. 

Não adianta realizarmos a obra de Deus, se nosso coração está em desobediência a sua Palavra. Nossa primeira luta, portanto, é contra nossa própria carne. Uma luta em oração para nos submetermos a palavra de Deus que pregamos para os outros para que não tenhamos feito uma obra em vão. 

Para que possamos andar em santidade, nós precisamos andar juntos, termos confiança uns dos outros, para que possamos compartilhar nossas fragilidades e pecados uns com os outros, a fim de que possamos ser cuidados e sarados. Vamos orar para que vivamos em santidade pessoal e nos dispormos a ajudar uns aos outros nessa busca.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

O PROPÓSITO SUPREMO DA EXISTÊNCIA HUMANA


Por que existimos? Com que finalidade Deus nos criou? Qual é a nossa principal missão neste mundo? Qual é o supremo propósito da nossa vida? Muitos, não sabem donde vieram, quem são, porque estão aqui nem para onde vão.
O grande propósito de Deus da nossa existência está na criação da humanidade. Criação esta em estado de perfeição para a sua glória.
Uma vez o pecado sendo introduzido e maculando essa criação perfeita, o propósito divino se estendeu no processo de resgatar e fazer voltar ao estado original toda a raça humana.
Nenhum ser humano pode responder a esse propósito sem que seja perdoado e transformado pelo poder da graça do Filho de Deus, a saber, Jesus Cristo.
Uma vez transformado o homem agora passa a viver os grandes imperativos contidos na Palavra de Deus – a Bíblia – como regra de fé e prática...
Assim, cada pessoa depende inteiramente do poder operante da Graça Divina para tudo o que se refere a esta nova vida, agora transformada sempre mediante a fé e o arrependimento, que conduz à conversão.
Este é o desafio colocado por Deus diante de sua criação maior: Viver segundo a Graça, em plena dependência da influência, direção, instrução e poder do Espírito Santo.
Somente a Graça de Deus em Cristo pelo Espírito Santo, pode ensinar sua criação transformada a amar, a perdoar, a ser longânimo, misericordioso, paciente, sóbrio, humilde, benigno, alegre, pacificador, a ter domínio próprio e muito mais. É somente pela Graça que opera mediante a fé que se pode viver e obedecer aos IMPERATIVOS de Deus.
1) – DEUS ORDENA QUE HAJA AMOR – João 13:34
O homem ignora o grande mandamento de Deus sempre e por essa razão não se obtém a transformação e a mudança proposta por Deus. Com isso, o estado humano fica cada vez mais deplorável e condenável...
2) – DEUS ORDENA QUE SEJA REMOVIDO O PECADO – Atos 17:30
A ordem divina é que todos os homens se arrependam e voltem ao seu estado original, deixando a prática do pecado...
3) – DEUS ORDENA QUE SE CONFESSE O MEIO DA SALVAÇÃO – Romanos 10:9-10; I João 4:15; Provérbios 28:13.
Não há outro meio em que possa o homem ser salvo. Somente por meio de CRISTO – o único mediador entre Deus e os homens...
4) – DEUS ORDENA QUE O SEU NOME SEJA GLORIFICADO – João 4:22-24.
O supremo propósito da vida salva e transformada é glorificar Deus. E Ele (Deus) está à procura de verdadeiros adoradores...
APLICAÇÃO PRÁTICA... Porque a raça humana existe mesmo? Qual é o propósito para essa existência? Concluindo...
1 – O Propósito Supremo da Existência humana nessa terra é que AME a Deus e ao próximo – DEUS AMA O OBEDIENTE E ABOMINA O REBELDE, O DURO DE CORAÇÃO...
2 – O Propósito Supremo da Existência humana nessa terra é que REMOVA o pecado por meio de um ato chamado arrependimento – DEUS AMA O PECADOR, EMBORA ODEIE O PECADO...
3 – O Propósito Supremo da Existência humana nessa terra é que Jesus Cristo seja CONFESSADO como único meio para a salvação – DEUS AMA O MUNDO DE TAL MANEIRA QUE DEU O SEU FILHO UNIGÊNITO, PORÉM NÃO COMPARTILHA COM O SISTEMA EXISTENCIAL NO MUNDO...
4 – O Propósito Supremo da Existência humana nessa terra e na vida vindoura é que seu nome seja ADORADO hoje e eternamente – DEUS AMA O ESTADO DE ADORAÇÃO, E NÃO DIVIDE SUA HONRA COM MAIS NINGUÉM...
Pastor Manoel Messias.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

CONSELHOS PARA 2015


#1
Não assuma compromissos do tipo “vou iniciar uma dieta”, “vou começar alguma atividade física”, “vou terminar o curso de inglês”. Esse tipo de coisa serve apenas para acumular culpa e frustração sobre os seus ombros.
#2
Não acredite nesse pessoal que diz que “sem meta você não vai a lugar nenhum”. Pergunte a eles por que, afinal de contas, você tem que ir a algum lugar. Trate esses “lugares futuros imaginários” apenas como referência para a maneira como você vive hoje – faça valer a caminhada: se você chegar lá, chegou, se não chegar, não terá do que se arrepender. A felicidade não é um lugar aonde se chega, mas um jeito como se vai.
#3
Não faça nada que vá levar você para longe das suas amizades verdadeiras. Amizades levam um tempão para se consolidar e um tempinho para esfriar, pois assim como a proximidade gera intimidade, a distância gera esfriamento e fragiliza os vínculos.
#4
Não perca tempo discutindo religião, política e futebol. As paixões moram numa nuvem que os argumentos não alcançam.
#5
Não fique arrumando desculpas nem explicações para as suas transgressões. Quando cometer um pecado, assuma, e simplesmente diga “minha culpa, minha culpa, minha máxima culpa” e “fiz sim, me perdoe”. Comece falando com Deus e não pare de falar até que tenha encontrado a última pessoa afetada pelo que você fez.
#6
Não faça nada que cause danos à sua consciência. Ouça todo mundo que você confia, tome as suas decisões, e assuma as responsabilidades. Não se importe em contrariar pessoas que você ama, pois as que também amam você detestariam que você fosse falso com elas ou se anulasse por causa delas.
#7
Não guarde dinheiro sem saber exatamente para que o está guardando. Dinheiro parado apodrece e faz a gente dormir mal. Transforme suas riquezas em benefícios para o maior número de pessoas. É melhor perder o dinheiro que ocupa seu coração, do que o coração que se ocupa do dinheiro.
#8
Não deixe de se olhar no espelho antes de dormir. Caso não goste do que vê, e isso se repita muitas vezes, não hesite em perder a noite de sono para planejar o que vai fazer na manhã seguinte. Ao se olhar no espelho ao amanhecer, lembre que com o sol chega também a misericórdia de Deus: a oportunidade de começar tudo de novo.
#9
Não leve mágoas, ressentimentos e amarguras para o ano que vem. Leve pessoas. Sendo necessário, perdoe ou peça perdão. Geralmente as duas coisas serão necessárias, pois ninguém está sempre e totalmente certo. Respeite as pessoas que não quiserem fazer a mesma viagem com você.
#10
Não deixe de se perguntar se existe um jeito diferente de viver. Não acredite facilmente que o jeito diferente de viver é necessariamente melhor do que o jeito como você está vivendo. Concentre mais energia em aprender a desfrutar o que tem do que em desejar o que não tem.
#11
Não deixe o trabalho e a religião atrapalharem sua vida. Cante sozinho. Leia poesias em voz alta. Participe de rodas de piada. Não tenha pressa de deixar a mesa após as refeições. Pegue crianças no colo. Ande sem relógio. Fuja dos beatos.
#12
Não enterre seus talentos. Nem que seu único tempo para usá-los seja da meia noite às seis. Ninguém deve passar a vida fazendo o que não gosta, se o preço é deixar de fazer o que sabe. Útil não é quem faz o que os outros acham importante que seja feito, mas quem cumpre sua vocação.
#13
Não crie caso com sua mulher. Nem com seu pai nem com sua mãe. Nem com seu irmão nem com sua irmã. Caso eles criem com você, faça amor, não faça a guerra. O resto se resolve.
#14
Não jogue fora a utopia. Ninguém consegue viver sem acreditar que outro mundo é possível. Faça o possível e o impossível para que esse outro mundo possível se torne realidade.
#15
Não deixe a monotonia tomar conta do seu pedaço. Ninguém consegue viver sem adrenalina. Preste bastante atenção naquilo que faz você levantar da cama na segunda-feira: se for bom apenas para você, jogue fora ou livre-se disso agora mesmo. Caso não queira levantar da cama na segunda-feira, grite por socorro.
#16
Jamais se esqueça que a pessoa mais importante do mundo é aquela que está na sua frente. Não a que está no whats app, nem no facebook, nem no instagran.
#17
Não deixe de dar bom dia para Deus. Nem boa noite. Mesmo quando o dia não tiver sido bom. Com o tempo você vai descobrir que quem anda com Deus não tem dias ruins, apenas dias difíceis.
#18
Não negligencie o quarto secreto onde você se encontra com seu eu verdadeiro e com Deus – ou vice-versa. Aquele quarto é o centro do mundo – o mundo todo cabe lá dentro, pois na presença de Deus tudo está e tudo é.
#19
Não perca Jesus de vista. Não tente fazer trilhas novas, siga nos passos dEle. O caminho nem sempre será tão confortável e a vista tão agradável, mas os companheiros de viagem são incomparáveis.
#20
Não caia na minha conversa. Aliás, não caia na conversa de ninguém. Faça sua própria lista. Escolha bem seus mestres e suas referências. Examine tudo. Ouça seu coração – geralmente é ali que Deus fala. Misture tudo e leve ao forno.
#21
Não fique esperando que sua lista saia do papel. Coloque o pé na estrada. Caso não saiba por onde começar, não tem problema. O sábio disse ao caminhante que “não há caminho, faz-se caminho ao andar”.
Publicado originalmente em 2005, e levemente adaptado para hoje.
© 2014 Ed René Kivitz