quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

O SEGREDO É A FÉ




O SEGREDO É A FÉ
Marcos 4.35-41

Jesus nos apresentou nesta passagem um segredo para vencer a tempestade:
v. 40 – “Então, lhes disse: Por que sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé?
O grande segredo para vencer as tempestades é a fé. Mas, existe algo que bloqueia, que anula e que impede a fé – a timidez. A palavra, tímidos aqui neste texto, originalmente quer dizer covardes.
Por que sois assim tímidos? Jesus estava querendo perguntar: Por que vocês são covardes? Por que estão fugindo da luta? Por que não enfrentam os seus medos? Enfrentam os gigantes? Por que não enfrentam o impossível?

Eu aprendo uma lição com os discípulos de Jesus:
Eles estavam navegando nas águas do mar da Galiléia.
Você sabia que: A maioria dos discípulos de Jesus cresceu neste mar, eram pescadores profissionais (Pedro, André, João e Tiago), conhecia este mar como o quintal da sua casa (Leia: Mc 1.16-20). Tudo isto não foi suficiente para eles vencerem a tempestade!

Existem momentos na vida que diante de um banquete você perde o apetite, que o dinheiro perde seu valor, que a companhia de muitas vira solidão, que o dia perde sua cor e perdemos o gosto de viver.
Tudo que você possui e tem se tornarão um pequeno barco que nada pode fazer diante de uma gigante tempestade. Os discípulos se sentiram assim!
Por que exatamente nas horas mais escuras e tempestuosas da vida você pode ter tudo, esse tudo será reduzido ao nada, e o que te sobra é somente a !

Os discípulos nos ensinam uma segunda lição:
Que para ser uma pessoa de fé é necessária a coragem de lutar. Os discípulos conheciam muito bem o mar da Galiléia, mas lhes faltaram coragem e fé.
Para ser uma pessoa de fé você não precisa conhecer tudo sobre mar e tempestade, é preciso conhecer o Deus que tem o controle de tudo!

A Palavra diz que Jesus estava dormindo sobre o travesseiro e quando a situação se tornou impossível, os discípulos gritaram por socorro ao Senhor. Ele se levantou e acalmou a tempestade.
Talvez as coisas não vão bem, e você está cansado de lutar. A esperança está sendo engolida pelo mar revolto, e você se vê diante de um impossível. É hora de clamar a Deus, Ele é o seu socorro bem presente na hora da angústia.

Frase de encorajamento: Hoje Jesus vai oferecer aquele travesseiro que Ele dormia para você deitar e descansar, enquanto Ele vai tomar o barco da sua vida, e quando você acordar estará do outro lado da margem, no lugar que Ele tinha preparado para você!
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviareis” – Mt 11.28.

Conhecer a Deus é ter a certeza de quando você se esbarrar com o impossível nem ele mesmo será capaz de te intimidar, porque o teu Deus é o Deus do impossível!
A fé te coloca diante de uma folha em branco e começa a desenhar um amanhã melhor, com cores e tons reais. Fé é enxergar além do olhar.
Mesmo que diante dos seus olhos esteja um céu cinzento de nuvens carregadas, acima dele brilha o sol. E logo o Sol da justiça brilhará sobre sua vida trazendo a um novo dia de esperança.

Leia Hb 11.6
Decida hoje ser uma pessoa fé, vamos orar ao Senhor e pedir que Ele aumente nossa fé, nos ajude a crer nos impossíveis!


Notas:
Qual a importância das reuniões nos lares?
A Igreja nasceu no lar, as pessoas se reuniam nas casas para falar do amor de Deus, trocar experiências, compartilhar problemas, fortalecer a comunhão e iniciar uma grande obra de um pequeno e especial lugar que é a casa.

E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração (Atos 2.46).
E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo (Atos 5.42).
E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão (Atos 8.3).
E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa (Atos 16.32).
E, levando-os à sua casa, lhes pões a mesa, e, na sua crença em Deus, alegrou-se com toda a sua casa (Atos 16.34).

A missão de Mateus (Lucas 5.27-32):
Mateus foi chamado por Jesus – v.27
Mateus obedeceu a chamado – v. 28
Mateus criou uma estratégia (ofereceu um banquete) – v.29
Mateus convidou seus amigos (chamou todo tipo de gente, sem acepção) – v.29
Mateus causou um impacto na sociedade (porque Mateus não escolheu os melhores, escolheu todos, porque a salvação é para todos) – v.30
Mateus fez sua missão. E Jesus fez seu papel que é salvar o homem – v.31 e 32


Siga o lindo exemplo do discípulo de Jesus, Mateus (Lucas 5:29-32), que impactado pelo amor do nosso Deus convidou o máximo de pessoas (amigos, vizinhos, familiares e até mesmo estranhos) para ir a sua casa, porque ele queria que elas pudessem receber desse amor que traz o verdadeiro sentido para a vida.
Agora chegou a sua vez, você será esse Mateus!

Por Igor Vieira. Igreja Batista Renovada de Buritama-SP

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

AS TEMPESTADES DA VIDA





AS TEMPESTADES DA VIDA


Marcos 4:35-41
35 - E, naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes: Passemos para o outro lado.
36 - E eles, deixando a multidão, o levaram consigo, assim como estava, no barco; e havia também com ele outros barquinhos.
37 - E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia.
38 - E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos?
39 - E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança.
40 - E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?
41 - E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?


“O lugar mais seguro para um homem estar, mesmo que cercado de ameaças e perigos, é no centro da vontade de Deus”.

Os discípulos ao embarcar naquele barco encontraram um mar tranqüilo, mas foram surpreendidos por uma tempestade no meio da trajetória. O coração que estava esperançoso para chegar ao outro lado agora está cheio de pavor. O desejo que era pisar no chão firme do outro lado da margem, agora é para se manter vivo.

As tempestades da vida são assim, chegam de surpresas, chegam repentinamente e nos surpreendem enchendo-nos de temor e pavor. Isto acontece quando atinge aquilo que você tem por mais precioso: casamento, família, saúde e sonhos.
Então, você não entende porque está enfrentando está tempestade, e na procura por uma resposta questiona a Deus assim como os discípulos fizeram: “Mestre, não te importa que pereçamos?”, ou seja, “O que está acontecendo? Por que tinha que acontecer isto comigo? O Senhor não está vendo o que estou enfrentando?”.

Muitas vezes não é o revoltoso mar que nos assusta, e sim o silêncio de Jesus diante de tal situação.
Primeira Lição (Silêncio): Eu aprendo que o silêncio de Jesus fala muito mais alto que o estrondo da tempestade, o seu silêncio não quer dizer que Ele não está trabalhando em nosso favor. As coisas podem fugir do meu controle, mas todas elas estão sob o controle de Jesus.

Segunda Lição (Lutar): Aprendo também ao ver os discípulos lutarem com todas as suas forças para vencer a tempestade e Jesus dormindo na popa do barco – que enquanto for possível algo acontecer, a luta é minha. Somente quando o possível se torna impossível, é a hora de Deus trabalhar em meu favor.

Esteja feliz não por te faltar tristeza e luta, mas sim por te sobrar Graça e misericórdia de Deus.

O que você está enfrentando? Qual é o tamanho do seu problema? Qual a intensidade da sua luta? Você já lutou e não tem mais forças? Não desista! Não perca a esperança!
Você quer entregar o controle do barco da sua vida nas mãos de Jesus, Ele quer guiar a tua vida?

A segurança que temos não é o silêncio dos problemas, e sim a presença de Jesus na nossa vida. O melhor seguro de vida que podemos assinar é entregar o controle da nossa vida ao Senhor!

"Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?” Este é Aquele que está contigo em todo tempo, que está ao teu lado nas horas mais difíceis, que está no controle do barco da sua vida. Este é o teu Deus!

Que Deus abençoe a todos.

Autor: Igor Vieira