LIDERANÇA

 
 
 
 
PASTOR. PROF. JOSÉ DE BARROS Q. FILHO.
 


SUMÁRIO

 

INTRODUÇÃO:

1. O QUE É SER UM LÍDER?

O que o líder tem a oferecer

 

2. TENTAÇÕES DA LIDERANÇA

Poder

O poder da posição:

O poder pessoal:

O Abuso do poder

Persuasão

Ameaças:

Rebaixar ou ridicularizar:

Fazendo apelo:

Poder, medo e amor:

O ego

Reconhecimento uma rua de mão dupla:

O líder seguro

Ira

Em lugar nenhum da Bíblia:

A ira saudável:

A ira doentia:

Aprendendo a lidar com a ira:

 

3. BUSCA DE APOIO

Jesus como relações públicas:

1-    Líderes sem seguidores:

2-    Líderes Solitários: Não estar sozinho lá em cima:

3-    Um desafio diferente:

4-    Como o Líder se comporta em relação à dúvida:.

5-    Da dúvida a crença:.

 

4. CRÍTICAS

1-    Críticas feitas a Jesus:

2-    Como lidar com a crítica:

3-    Primeira reação:

4-    Segunda reação:

A boa liderança começa no lar:

Liderança na igreja

Liderança preparada para os ministérios

O perfil do líder

O líder precisa ter um caráter definido:

A diferença entre dom e caráter

Como os líderes servis lideram?

Motivação errada leva o líder à ruína

O líder precisa ser espiritual

O líder de mente deficitária.

·   Recursos limitados:

·   Preso ao tempo:

·   Definido pela morte:

·   Competitivamente impulsionado:

·   Individualmente motivado:

·   Baseado no medo:

Conseqüência da de mente deficitária

Desenvolvendo uma liderança sobrenatural

 

5. PACTOS DO LÍDER

1-    O pacto da afirmação da graça:

2-    O pacto da honestidade

3-    O pacto da transparência:

4-    Pacto da oração:

5-    Pacto da sensibilidade:

6-    O pacto da disponibilidade:

7-    Pacto da confidencialidade:

8-    Pacto de prestação de contas:

9-    Pacto da assiduidade:

10- Pacto de alcançar vidas:

 

6. VISÃO DO LÍDER:

1-    Visionários:

2-    Comunicativo:

3-    Persistente:

4-    Fortalecedor:

5-    Organizador:

 

7. CARACTERÍSTICA DA VISÃO

1-    Visão é enxergar o futuro:

2-    A visão é centrada no propósito:

3-    A visão é impulsionada pela necessidade:

4-    A visão é realista à luz de recursos disponíveis:

5-    A visão motiva os outros

6-    A visão capacita os seguidores:

7-    A visão fornece foco e direção para o ministério:

8-    A visão motiva as pessoas confiar em Deus:

9-    A visão unifica:

10- A visão mede o progresso:

11- A visão ajuda tomar decisões:

 

7. SERMÕES SOBRE LIDERANÇA E IGREJA - (Pr José de Barros). 

 

 

SEMINÁRIO DE LIDERANÇA AVANÇADA

 

 

INTRODUÇÃO:

Efésio. 5:27 “Para apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível”.

 

Quando analisamos o momento da igreja de Jesus nos dia de hoje, vemos que temos vivido um dos piores momentos da liderança evangélica, principalmente no Brasil, devido ao crescimento que o povo de Deus tem conseguido mesmo com tantas dificuldades, o crescimento é notório.

Com isso há necessidade de desenvolver lideranças dentro das igrejas. Homens preparados, capacitados, compromissados com a grande obra de Deus na face da terra. Infelizmente o resultado tem sido terrível e funesto para a liderança cristâ nestes últimos tempos, onde muitos líderes têm sido levantados precocemente, despreparados, causando uma imagem muito negativa para a igreja e para sua credibilidade no meio social.

Muitos líderes despreparados tem apenas servido de tropeço, escândalo, dividindo igrejas e denegrindo a imagem da mesma através dos seus testemunhos.

São poucas as igrejas que tem investido em treinamentos de líderes, capacitando-os para exercerem os ministérios da mesma, muitos pastores estão resistente aos líderes devido ao grande número que tem causado tantos problemas. Temos visitado muitas igrejas e quando falamos do treinamento e capacitação dos líderes, muitas pessoas tem mostrado resistência não confiam.

Isto tem causado uma grande queda na obra de Deus, levando as pessoas a se afastarem da igreja e esfriarem na fé, muitos abandonando totalmente.

O alvo desta apostila é aprendermos sobre uma liderança capaz de viver a plenitude de Deus, e também concertar a sua vida diante dEle. Permitindo ser trabalhado em seu caráter para atingir a estatura de varão perfeito.

A igreja está precisando retomar o seu lugar no mundo, na sociedade, o lugar determinado por Deus. Sair do anonimato e viver o papel que lhe é concedido por direito.

 

 

 

 


O QUE É SER UM LÍDER?

 

  1. Ser um líder implica em ter um chamado e o caráter formado com as qualidades do grande líder “O Senhor Jesus cristo". Nenhum de nós podemos nos igualar ao Bom Pastor, mas podemos aprender e imitá-lo com o seu exemplo.
  2. Os verdadeiros líderes devem estar preparados para enfrentar as tentações e as pressões do ministério, lidar com o ego, a ira, a solidão, os incrédulos, as críticas, o uso do poder, e com toda sorte de tentações de caráter pessoal, familiar e social.
  3. Se andar em busca da excelência no que se refere ao desenvolvimento das suas aptidões de liderança, olhe bem perto para Jesus Cristo - O maior Líder que já existiu.
  4. O líder é alguém que vê as necessidades das outras pessoas. Está sensível para com elas, com isso, procuram na maneira do possível, ajudá-las a superar seus obstáculos, deve demonstrar um amor genuíno, como o amor do pai para com o filho. Afinal de contas eles são o rebanho que Deus lhe confiou nas mãos e um dia prestara conta disso.
  5. O líder precisa ter integridade inquestionável, sem ela, não é possível o verdadeiro sucesso, não importam os lugares onde esteja seu caráter é definido. 1. Tm.3:1-7.

 

O que o líder tem a oferecer

·         O líder que compreende o conceito do amor de Jesus sabe que pode dar a si mesmo

·         Dando de seu tempo

·         Dispensando atenção

·         Partilhando suas experiências

·         Vivem os princípios da doação

·         Tem o espírito generoso

 

A CONDIÇÃO ATUAL DA LIDERANÇA E IGREJA

 

Por onde temos passado temos visto as igrejas totalmente doentes, líderes doentes espiritualmente, em alguns casos mortos. Encontramos igrejas que o pastor se encontra sozinho, ele tornou-se mil e uma utilidade, não tem ajuda de ninguém. Também achamos igrejas que o pastor não é considerado e os lideres são considerados donos da igreja, mandam em tudo e determinam as formas de cultos. São igrejas doentes, fracas, sem crescimento e com muita confusão sem esquecer que a maioria já passaram por várias divisões.

            Entretanto, nos deparamos também com pastores ditadores, verdadeiros mandões, donos das igrejas, sem relacionamento nenhum com a liderança, e não aceitam ajuda de forma nenhuma, pastores doentes, igrejas destruídas.

            Afinal como andam as igrejas de Jesus nos últimos tempos? Sendo verdadeiras representantes de Cristo ou lugar de guerra?

 

“Estamos vivendo a igreja dos últimos tempos”. Pr. José de Barros...

AS TENTAÇÕES DA LIDERANÇA

 

Poder

Muita gente quando pensa em liderança, pensa em poder. Precisamos examinar este assunto porque ele se aplica a liderança da igreja, nos negócios, na escola, em casa, em qualquer lugar onde as pessoas se ajuntam. Precisamos ver como é que Jesus difere de outros líderes no seu conceito, o uso do poder.

Quando me refiro a poder, estou pensando na capacidade de influenciar ou induzir o comportamento de outros. Há duas espécies de poder, humanamente falando:

 

O poder da posição: refere-se a influencia que o líder tem que resulta da sua posição da igreja, nos negócios e na família.

 

O poder pessoal: é exercido através do carisma, da personalidade ou da capacidade do líder. Ex. líderes que mudaram nações e provocaram guerras com o seu poder, com sua personalidade.

 

O Abuso do poder: nas igrejas o uso do poder é quase sempre usado de forma verbal. Hoje, porém os líderes, para manterem o poder lançam mão dos seguintes meios:

a) Persuasão – manipulação

b) Criam sentimento de culpa, vergonha ou ignorância.

c) Fazem ameaças

d) Rebaixam ou ridicularizam

e) Apelam

 

Persuasão: é uma insinuação de que a pessoa não está cooperando e com isso ela se sente coagida a cooperar, colocando um sentimento de culpa. Jim Jones, com o seu poder de persuasão levou os membros da sua igreja ao suicídio coletivo.

Culpa vergonha, ignorância: muitos líderes só pela sua posição de liderança, têm a capacidade de provocar sentimento de culpa, vergonha e ignorância em muitas pessoas. Alguns líderes usam de maior sutileza, mas mesmo assim suas palavras lembram o subordinado de seus erros passados, levando-o a sentir vergonha e até mesmo sentimento de culpa.

 

Ameaças: ameaça não é nenhuma novidade no uso de poder por parte dos líderes:

a) Se quiser se passar por tolo continue adiante

b) Embora eu não tenha nada contra você, tem ai à igreja para você enfrentar.

c) Eu vou com você, mas se a coisa complicar não diga que estou no negócio.

d) Algumas pessoas te nomearam para o cargo, mas alguns te acusam de complicado.

 

Rebaixar ou ridicularizar: essa talvez seja a maneira mais cruel de manipulação do poder. O líder que usa desse artifício, ridiculariza as sugestões de maneira a fazer com que pareçam não ter nenhum valor.

Puxa a gente não pode nem fazer uma brincadeira.

Só você é figura da vez

Ria, até quando puder.

 

Fazendo apelo: Às vezes os líderes simplesmente pedem, as suas palavras podem nem parecer pedidos, mas, no fundo, são apelos à lealdade, simpatia ou respeito à hierarquia.

“Jesus ensinou o oposto. Para Ele, o caminho para subir, é descendo. A maneira de si tornar senhor é sendo servo”.

 

Poder, medo e amor: Jesus recebeu o seu poder de Deus. Ele exercia esse poder através do amor. Ele estendeu o seu poder para o seu povo, e junto com ele a melhor arma contra o abuso; o mandamento de nos amarmos uns aos outros. Se eu como líder amar as pessoas, jamais tentarei manipulá-las ou explorá-las. Colocarei os seus interesses antes dos meus e farei o melhor que puder em favor delas.

“Os símbolos de um líder são: a toalha e a cruz, a toalha simboliza serviço, e a cruz obediência”.

 

O ego

Jesus nuca pareceu aborrecido quando não era reconhecido. Geralmente evitava publicidade e reconhecimento. Ele deixava que as pessoas descobrissem por elas mesmas a sua identidade.

Ele exerceu liderança sobre os discípulos para mostrar-lhes que eles também tinham que realizar a missão do Pai.        

A liderança requer que aqueles que a exercem saibam o que tem a fazer e se dediquem a sua realização, isso soa simplista; no entanto, muitos dos possíveis futuros líderes, em vez de se dedicarem ao trabalho que tem a fazer, ficam sonhando com o que poderão vir a fazer ou que fará algum dia. Ou, então, ficam esperando reconhecimento e elogio por cada coisa que fazem.

 

Reconhecimento uma rua de mão dupla: o líder competente, tendo ele próprio senso de satisfação e auto-estima, faz questão de prestar reconhecimento àqueles que o ajudam. Eles não tomam para si a glória que pertence a outros. O verdadeiro líder se considera parte de uma equipe. Não procura recompensa para o seu ego, mas, se a recompensa vem, tem prazer em dividir a honra com os outros.

 

O líder seguro: quando um líder crente assume uma posição importante, implicitamente promete fazer o melhor para a sua igreja. O verdadeiro líder tem, também, autoconfiança e força interior par saber o que é e o que pode fazer. Não teme perder a sua posição. Tampouco se preocupa que alguém lhes tome o lugar. Essa atitude caracteriza o verdadeiro líder. Ele conquista a sua posição de líder, mas não tem medo de que outros alcancem mais sucesso do que ele.

 

Ira

Jesus fez quatro coisas no templo naquele dia: fez um chicote de cordas, enxotou os animais, derramou no chão o dinheiro dos cambistas e virou as mesas.

Jesus ficou irado com o que estava acontecendo no templo. Os mercadores haviam profanado a casa de Deus. Estavam ganhando dinheiro à custa de muita gente que mal tinha com que pagar. É bem possível que Jesus quisesse mostrar que sacrifícios de animais não estavam mais agradando a Deus. Jesus mostrou estar irado naquele dia. Chamem a sua ira de ira santa, se quiserem, mas não de indignação apenas.

 

Em lugar nenhum da Bíblia: aliás, Deus condenou alguém por estar irado. Ele pode nos condenar pelas ações que cometemos quando estamos sob o domínio da ira, isto sim, se a nossa ira produzir prejuízo ou crueldade, é claro que estaremos pecando. Mas a capacidade de se sentir irado é uma característica do próprio Deus.

 

 

 

 

A ira saudável: a ira saudável conta a injustiça, os atos perversos e o mal, é aceitável em situações adequadas.

 

A ira doentia: a) Sentimos frustrados, b) Ficamos ansiosos, c) Guardamos ira dentro de nós, d) Nos tornamos injustos.

Quase todos nós estamos satisfeitos com a maneira de lidarmos com a raiva ou revolta que sentimos. Algumas pessoas são mais esquentadas do que outras, prontas para começar uma batalha à simples menção de uma palavra desagradável ou por causa de alguma atitude ou ato menos generoso ou gentil. Outros lembram folhas secas queimando, qualquer incidente faz com que se levante grande labareda até ficar sem controle. Independente da pessoa que somos precisamos aprender lidar com a nossa ira, para o nosso próprio bem e para o bem dos nossos liderados. Todos os líderes estão sujeitos à ira, no entanto o controle depende de cada líder.

 

Aprendendo a lidar com a ira:

a) O primeiro passo para se lidar com a ira é assumir responsabilidades por nossas reações.

b) O segundo passo para se controlar a raiva é entender o que ela faz conosco.

c) O terceiro passo para controlar a nossa ira é lembrar novamente a história de Jesus Cristo no templo. Ele estava irado e agiu. Mas controlou-se e direcionou toda a sua ira par um fim específico; livra o local das coisas que profanavam o templo. Raiva incontrolável que avança sobre toda e qualquer coisa, não tem lugar no estilo de liderança de Jesus.

 

Finalmente a ira saudável se apresenta como uma medida corretiva. Ela avisa os problemas, não às pessoas. Quase todo mundo já ouviu o ditado – “ame o pecador e odeie o pecado”. E é assim que essa raiva age. Ela não ataca as pessoas; ataca suas atitudes e ações erradas.

 

 

BUSCA DE APOIO

Quando alguém vai entrar para algum ramo de negócio, política ou outros tipos de investimento sempre procura primeiro um respaldo financeiro, social, amigável, e ajuda de alguém experiente com fonte de pesquisa.

 

Jesus como relações públicas: de certa maneira Jesus tornou as coisas difíceis para ele próprio. Os especialistas em relações públicas com certeza apontariam cinco erros que ele cometeu:

a)    Não foi procurar os membros da alta sociedade Judaica

b)    Perdeu tempo procurando exatamente ao contrário o extremo, procurou os doentes, os pobres, os coletores de impostos, os pastores e as pessoas de vida não muito recomendável.

c)    Não convenceu o povo sustentar que ele era o Messias, ele não fez campanha de venda, nem promessas tentadoras.

d)    Alienou a sua liderança. Já foi um bocado estranho ele não ter começado com o primeiro escalão.

e)    Recusou transigir. Todos os líderes sabem que, por mais elevados que sejam seus idéias, nenhuma chega a conseguir tudo que quer. Eles desistem de algumas das coisas que não sãos essenciais e, em troca, conseguem uma porção de benefícios colaterais, apoio político, favores e facilidades.

 

Nós nos preocupamos demais com a nossa reputação, em sermos devidamente apreciados, em acumular prêmios, insígnias e todas as condecorações que pudermos conseguir.

 

Líderes sem seguidores: Às vezes, líderes e visionários acabam sozinhos, sem apoio, devido aos seus próprios problemas e erros. Eles mesmos afastam as pessoas em conseqüências de suas próprias atitudes ou comportamento e, aí, se ressentem do que está-lhes acontecendo, alegando que está sofrendo pelo Senhor. Assim que se começa fazer alguma para o senhor o diabo se levanta e arma a sua guerra. Mas havia sido ele que tinha criado os problemas.

 

Líderes Solitários: o que fazer para esclarecer e separar seus motivos quando a sua liderança toma novo rumo e enfrenta oposição?

·         Busque a direção de Deus

·         Peça oração e apoio de quem pode interceder por você

·         Sonde o seu coração para ver onde precisa ser mudado

 

Se Deus quer que você se engaje num novo negócio ou atividade, ele fará você sentir paz, apesar da oposição que você esteja enfrentando....

 

Não estar sozinho lá em cima: às vezes um líder tem que ficar sozinho, humanamente falando. Quando sente a mão de Deus levando-o em uma direção, toma todas as precauções para verificar se aqui é a vontade de Deus.

 

Um desafio diferente: A liderança cristã, da mesma forma que o discipulador, na dá nenhuma garantia de que as pessoas vão nos entender.

 

Como o Líder se comporta em relação à dúvida: como foi que Jesus se comportou com Tomé, seu discípulo descrente? Precisamos examinar não apenas a psicologia da resposta de Jesus, mas também a sua liderança espiritual.

 

Da dúvida a crença: o estilo de liderança de Jesus sempre visou a restaurara incentivar e mudar as pessoas de um ponto ou estágio de suas vidas para outro mais elevado; da dúvida para a crença, do ceticismo para a entrega e compromisso, da inimizade para o amor, em outras palavras ele ajudava as pessoas crescer. O verdadeiro líder ajuda os incrédulos a se tornarem crentes.

 

 

ENFRENTANDO AS CRÍTICAS

Em cima de uma mesa do gerente de uma empresa estava escrito em uma placa. “Para não ser criticado, não diga nada, não faça nada, não seja nada”.

Quase todos nós lutamos com o problema de como isso funcione. Na verdade, não imagino nenhum meio de evitar críticas, principalmente quando se é líder. É duro de aceita-las quando são justas. Mas quando são injustas, ou feitas pelas costas, sem dar oportunidade de defesa ou explicação, é pior ainda.

Críticas feitas a Jesus: Jesus não escapou dos seus detratores. Os que o criticaram foram levados a isso por inúmeras razões, entre elas ciúmes, ódio e medo.

 

Como lidar com a crítica: As críticas e censuras não parecem ter perturbado Jesus. Mas quase todos nós temos muita dificuldade em lidar com elas, principalmente quando vem da parte de outros crentes.

 

Primeira reação: Qual a primeira reação às críticas? Como líder, precisamos ouvir. Nossos críticos podem estar falando a verdade. Pode ser que não façam isso com delicadeza ou tato, mas a verdade continua verdade, independente da maneira com que é apresentada.

 

Segunda reação: Quando a crítica é justa, precisamos corrigir o que for possível. Só podemos avaliar se a crítica é procedente se sondarmos nosso coração, orarmos para que Deus nos guie e nos ilumine de maneira a ouvirmos claramente, e nos aconselharmos com outras pessoas.

 

Um líder preparado deve sempre estar pronto para lidar com várias situações, sendo que em todas elas, ele deve ter uma postura de autoridade, sem nunca perder o controle diante das circunstâncias.

 

1-    Nunca criar tempestades em copo d’água.

2-    Evitar ser mesquinho em suas atitudes

3-    Nunca deixar de cumprir as sua promessas

4-    Deve encarar todos os problemas com seriedade

5-    Nunca ignorar os casos, por menores que lhes pareça.

6-    Nunca evite ouvir as pessoas

 

A boa liderança começa no lar:

a)    Para os casados começa na família - se o líder não tiver sucesso na família (casa) não terá em lugar nenhum. Sua esposa e seus filhos precisam ser liderados com êxito – 2.Tm.3:1-5 – 5:8.

b)    Para os solteiros seus pais são os testemunhos de sua capacidade de liderança. Pv. 8:32 – 17:6

c)    O bom líder sabe como conduzir a sua família, e respeita a hierarquia do bom viver:

·         Deus acima de todas as coisas

·         A família antes do trabalho e ministério

·         Filhos antes dos amigos

·         Coisas espirituais antes das coisas materiais

d)    Virtudes importantes na vida do líder que precisam ser mostrada: amor, emoção, espiritualidade, controle financeiro, disciplina.

 

Liderança na igreja

a)    A liderança da igreja começa com um perfeito discipulado

b)    Um bom relacionamento de líder e liderado

c)    Respeito mútuo e responsabilidade

d)    Obediência ao pastor e ao líder

e)    Compromisso como o ministério

f)     Amor e paixão pela obra de Deus

 

Liderança preparada para os ministérios

a)    Precisa ser treinada, capacitada.

b)    Precisa gastar tempo em relacionamento pessoal

c)    Precisa gastar tempo de oração e leitura da palavra

d)    Precisa de unidade nos alvos, sonhos e propósitos da igreja

 

O perfil do líder

“Talvez seja essa a maior carência do líder nos dias de hoje, devido a pressão social, financeira e psicológica, muitos lideres estão deixando de ser imitador de Jesus Cristo e passam a se identificar com o mundo”.

As dificuldades de estar à frente de um ministério:

·         Viver da forma que o ministério exige

·         A batalha espiritual constante

·         Relacionamento perfeito em amor e humildade

·         Desempenho e crescimento do ministério e a igreja

·         Exigências ou cobranças dos lideres

 

O líder precisa ter um caráter definido:

a)    Caráter – é a soma total de todas as qualidades positivas e negativas de uma pessoa exemplificada pelos seus pensamentos, valores, motivações, atitudes, sentimentos e ações. (AIBE, 1999, p.7).

Caráter é o assento da moral da pessoa. O caráter é a vida interior do homem e refletirá os traços da natureza pecaminosa sendo influenciada pelo mundo, ou os traços da natureza divina sendo influenciada pela palavra de Deus. (AIBE. 1999, p.8).

b)    O líder precisa desenvolver este caráter forte e divino para permanecer firme contra os ataques do diabo contra a sua vida e ministério.

c)    Somente cristãos maduros, e bem treinados e que possuem o caráter de Jesus poderão se instrumentos de Deus para o sucesso da sua vida e de sua igreja.

 

A diferença entre dom e caráter

O ministério aos olhos de Deus, é edificado sobre o caráter do individuo e não sobre os seus dons. Caráter é a base sólida que Deus exige de um homem antes de liberá-lo para a obra. Dom atrai a atenção do povo e o caráter atrai a atenção de Deus.

Antes dos dons devemos ter o caráter, somente com o caráter aprovado por Deus o individuo pode suportar os ataques que o inimigo produz e as pressões que a obra nos traz. Somente com caráter aprovado suas emoções não serão abaladas pelos momentos difíceis do ministério.

Exemplo de homens que tiveram o seu caráter transformado a exemplo do de Cristo:

  • João – Lc.9:53-55 – (zelo humano) – transformação. 1. Jô.4:7
  • Pedro – Mt.26:69-74 – (Inconstante, inseguro) – transformação. At.5:29
  • Paulo – At.9:1 – transformação – At.21:13

 

É Deus quem prova o caráter de cada um que é escolhido por Ele, permite situações onde a pessoa precisa demonstrar nas áreas emocionais, financeiras, espirituais, família, e física a sua transformação de vida.

 

Como os líderes servis lideram?

A diferença entre liderança servil e outros tipos de liderança, está na maneira em que ele exerce a sua autoridade, ele exerce servindo.

O líder servil exerce autoridade motivada por amor a Cristo, em que o cerne é o interesse do mestre, os valores da cruz e a coragem de lavar os pés daqueles que o seguem a Cristo com ele. Quando um pastor busca servir os outros para o bem deles, não importa quais exigências precisem fazer, ele será um servo.

a)    Lançam uma visão para atrair outros

b)    Desenvolve os dons de seus seguidores

c)    Recrutam

d)    Delegam

e)    Orientam

f)     Avaliam

g)    Movem mudanças

h)    Instruem

i)      Busca recursos humanos

j)      Recursos financeiros

k)    Recursos físicos

 

Motivação errada leva o líder à ruína

a)    O bom emprego – muitos líderes têm visto o ministério pastoral como um emprego para fugir das dificuldades de sua vida, dizendo ter um chamado vão para os seminários e saem como bons profissionais da fé.

b)    A posição social – muitos se interessam por aquilo que o ministério pode lhe proporcionar melhores lugares, melhores cargos na igreja, e autoridade acima dos outros.

c)    Falsa espiritualidade - alguns se fazem de todo poderoso, com cultos totalmente místicos, santidade imposta, quando na verdade não tem vida nem testemunho para exercer.

d)    Falta de fidelidade para com Deus e a igreja – muitos ensinam, mas não vivem. Normalmente são os que mais exigem das pessoas, os que mais faltam nos cultos e compromissos, são infiéis nos dízimos, nas ofertas e nos trabalhos.

 

O líder precisa ser espiritual

a)    O líder que tem comunhão com Deus é frutífero

b)    O líder dever ter uma vida de oração, jejum e leitura da palavra de Deus.

c)    O líder espiritual confia em Deus, não é autoconfiante.

d)    O líder espiritual conhece a Deus e não aos homens

e)    O líder espiritual procura a vontade de Deus e não as próprias.

f)     O líder espiritual é humilde, não é ambicioso.

g)    O líder espiritual ama por mandamento e não por força

h)   O líder espiritual tem o caráter de Cristo e o imita em qualquer circunstancia

i)     O líder espiritual produz os frutos do Espírito Santo.

 

O líder de mente deficitária.

“Uma pessoa de mentalidade deficitária é alguém que se subestima e precisa tornar-se alguém por meio do que faz”.

b)    Limitado quanto aos recursos – O que existe para repartir é pouco

c)    Preso ao tempo – Só se vive uma vez

d)    Definido pela morte – Eu sou o que for quando morrer

e)    Competitivamente impulsionado – Ganhar ou perder

f)     Individualmente motivado – Eu consigo vencer sozinho

g)    Baseado no medo – Fazer ou morrer

 

·   Recursos limitados: A pessoa deficitária percebe todos os recursos como limitados. Sejam eles, poder, influência, posição, posses ou glória. É impulsionado e mascarado pelo evangeliquês.

 

·   Preso ao tempo: Sempre mede seu valor pessoal com as suas realizações, em vez de fazer por seu caráter e por seu crescimento, para muitos de nós o número de pessoas em nossa igreja é mais importante do que a quantidade de amor em nosso coração. Esse é um sinal inconfundível de mentalidade deficitária.

 

·   Definido pela morte: É uma pessoa que procura definir que ela é a fim de provar que tem importância. Tentamos provar que somos valiosos fazendo alguma coisa que, conforme pensamos, causará admiração nos outros.

 

·   Competitivamente impulsionado: Nunca pode parar o seu ímpeto, a fim de não fracassar totalmente e perder toda esperança de alcançar o sucesso.

 

·   Individualmente motivado: Podem até dizer que precisam dos outros e alegam ser dependente de Cristo. Muitas vezes resistem à idéia de prestar contas a outros, rejeitam a autoridade e confiam em pouquíssimas pessoas. Palavras como equipe, família, sai de sua boca e caem com um baque terrível.

 

·   Baseado no medo: O medo reina supremo no coração dessa pessoa, medo do fracasso, medo de ser desmascarada, medo de ser conhecida com vazia e fútil. Medo de ser soberba como realmente é. O medo é senhor de tudo em sua vida. Mas se elas realmente conhecessem Deus, não teriam tanto medo.

 

Conseqüência da mente deficitária

a)    Não reconhece o propósito de Deus para a sua vida

b)    Foge do propósito como fosse solução

c)    Escondem-se nas suas desculpas

d)    Usa de falso arrependimento

e)    Descompromissado com seus votos

f)     Inconformado com a alegria e felicidade dos outros

g)    Não consegue enxergar o alvo de Deus

h)   Jonas foi um líder de mente deficitária. (Cap.1 e 2)

 

 

Desenvolvendo uma liderança sobrenatural

  • A linguagem da fé
  • A fé está muito perto de ti.
  • A fé vem pela palavra de Deus, edificando vidas.
  • A fé vem pelo ouvir.
  • Podemos ouvir a voz de Deus.
  • Visualizar o êxito. Devemos pintar quadros.
  • Confissão de milagres.
  • Uma meta é uma declaração de fé
  • Motive a sua equipe alcançar suas metas
  • O que você pode crer você pode alcançar.
  • Agir ousadamente em fé, para vencer obstáculos.
  • Como a fé de uma criança

 

 

PACTOS DO LÍDER

 

1-    O pacto da afirmação da graça: O amor incondicional, amor Ágape. Eu escolho amá-lo, edifica-lo e aceitá-los, meus irmãos e irmãs, não importam o que digam ou façam. Eu escolho amá-los do jeito que vocês são. Posso não concordar com as suas ações, mas vou amá-los como pessoas e fazer tudo para suportá-los na certeza do amor de Deus.

2-    O pacto da honestidade: Eu não vou me esconder como me sinto a respeito de vocês ou o que vem de vocês, bem ou mal, mas vou procurar, no tempo do Espírito, conversar francamente e diretamente com vocês de modo amoroso e perdoador, para que vocês não fiquem desestruturados quando estiverem em dificuldades e para que nossas frustrações mútuas não se transformem em amargura.

3-    O pacto da transparência: Prometo me empenhar para me tornar uma pessoa mais aberta, abrindo meus sentimentos, minhas lutas, minhas alegrias e minhas dores para vocês da melhor maneira possível. A intensidade com que vou fazer isso tem como implicação o fato de que não vou conseguir nada de vocês. Digo isto para afirmar o valor de vocês para mim como pessoa, em outras palavras. Eu preciso de vocês.

4-    Pacto da oração: Eu faço um pacto de orar por vocês regularmente, crendo que nosso amado Pai deseja que oremos uns pelos outros e peçamos pelas bênçãos que todos precisamos. Não serei um ouvinte passivo. Mas sim, escolho ser um participante espiritual, desejosos de entra na situação de vocês e auxilia-los a levar os seus fardos em oração.

5-    Pacto da sensibilidade: Assim como desejo ser conhecido e compreendido por vocês, faço o pacto de ser sensível a vocês e as sua necessidades da melhor maneira possível. Vou tentar ouvi-los e sentir o que se passa com vocês, e procurar tirar de vocês o abismo, do buraco, do desânimo e isolamento. Vou procurar evitar seriamente dar respostas simplistas para as situações difíceis nas quais vocês se encontram.

6-    O pacto da disponibilidade: Aqui estou se precisarem de mim. Tudo o que tenho, tempo, energia, entendimento, bens, está à disposição de vocês. Se precisarem até o limite dos meus recursos, dou estas coisas a vocês num pacto que tem prioridade sobre outras exigências que não estão debaixo desse pacto.

7-    Pacto da confidencialidade: Prometo manter em segredo tudo o que for compartilhado dentro do grupo de modo a proporcionar uma atmosfera de confiança, necessária à transparência. Entendo que a confidencialidade não proíbe o meu líder ou auxiliar compartilhar dos seus sentimentos entre nós.

8-    Pacto de prestação de contas: Faço o pacto de estudar o material de treinamento dos quais trazem conhecimento e estrutura espiritual e passar para os outros todo ensinamento. Prestar contas para o meu pastor líder e também para aqueles que têm autoridades delegadas sobre minha vida e sobre meu ministério

9-    Pacto da assiduidade: Vou determinar na minha vida tempo para Deus, para a minha igreja, meus irmãos e para tudo o que for necessário referente ao reino de Deus e aos ministérios a mim confiados. Não entristecerei o Espírito Santo com a minha ausência nos compromissos marcados, serei cumpridor dos meus votos.

10- Pacto de alcançar vidas: Faço o pacto de determinar tempo para evangelizar, treinar e consolidar as pessoas que precisam da salvação. Buscarei fazer a obra delegada por Jesus na minha vida e me tornarei um ganhador de almas.

 

Existem outros pactos que o líder pode fazer para com Deus, seu pastor, sua igreja e seus liderados. No entanto, todos os nossos votos precisam ser cumpridos para que não deixemos lacunas em nosso ministério.

 

VISÃO DO LÍDER APROVADO

Todos os líderes devem apresentar uma direção. Aqueles que são eficazes nisso possuem cinco características principais:

1-    Visionários: A habilidade de criar um retrato do estado desejado dos assuntos, o qual inspira as pessoas a trabalhar.

2-    Comunicativo: A habilidade de descrever a visão claramente de modo que receba o apoio dos outros

3-    Persistente: A habilidade de permanecer na rota, apesar dos obstáculos enfrentados.

4-    Fortalecedor: A habilidade de criar uma estrutura que utilize as energias dos outros para alcançar o objetivo desejado

5-    Organizador: A habilidade de monitorar as atividades dos grupos, aprender com erros e usar o conhecimento resultante para aprimorar o desempenho da organização.

 

Característica de uma visão

 

1-    Visão é enxergar o futuro: A Bíblia ilumina o futuro de modo que possamos vê-lo mais claramente a fim de projetá-lo na mente das novas gerações.

2-    A visão é centrada no propósito: O propósito nunca muda, mas a visão o pode até a cada ano, porque necessidades e oportunidades mudam com a mesma rapidez.

3-    A visão é impulsionada pela necessidade: Visão cresce a partir da consciência das necessidades que rodeiam o ministério e fornece para este as oportunidades para causar impactos. Além de ter um propósito geral, podemos ter uma visão para cada dimensão de nosso ministério.

4-    A visão é realista à luz de recursos disponíveis: Qualquer líder que esgota recursos que não tem, perde a confiança de seu povo, pois eles retiram a sua confiança. Isso significa que líderes sábios são pacientes quando buscam desenvolver uma visão. Eles trabalham para realizar pequenas vitórias e levar seus ministérios adiante rumo aos objetivos últimos. Nossos recursos consistem de: Fundos, pessoas, dons espirituais, estabilidade pessoal, maturidade espiritual, propriedades físicas. Líderes sábios preservam seus recursos e os investem sabiamente.

5-    A visão motiva os outros: A nossa visão deve ser atraente para o nosso pessoal. Precisa chamar-lhe a atenção e fazer com que queiram se envolver. O desejo de desenvolver a visão motiva as pessoas, pois a confiança que se tem no líder as motiva e desafia a fazerem algo maior do que já foi feito anteriormente.

6-    A visão capacita os seguidores: A visão capacita os seguidores, pois manifesta seus dons e motiva seu serviço, mostrando-lhes o que podem realizar para fazer a diferença para o Senhor.

7-    A visão fornece foco e direção para o ministério: Com visão a igreja sai da esteira para a estrada de glorificação a Deus, além de causar impacto sobre os outros.

8-    A visão motiva as pessoas confiar em Deus: Ela liberta a energia de muitos dons espirituais, que podem eclodir repentinamente nas situações quando os seguidores enxergam a visão pelo que é e percebem que os líderes realmente pretendem realiza-la.

9-    A visão unifica: pessoas se ajuntam em um compromisso unificador com a visão, se você comunica a visão corretamente, atrairá novas pessoas e despertarão os membros fiéis para as oportunidades maravilhosas e desafiadoras que a visão apresenta.

10- A visão mede o progresso: Uma visão o capacita a ter uma idéia melhor de como está se saindo, permitindo que avalie se está na esteira da futilidade ou na estrada para a frutificação.

11- A visão ajuda tomar decisões: Quando a visão se alinha com o propósito e os valores ficam muito mais fáceis encontrar para a igreja quais os tipos de ministérios ela terá.

 

Ter uma visão é uma habilidade especial, mas é também um processo que pode ser aprendido. Como os dons espirituais da fé, da contribuição e do evangelismo. Visão é algo que todos devemos desenvolver. Como todos os pastores têm que fazer o trabalho de um evangelista, também deve fazer o trabalho de um visionário.

O pastor não deve ser o único fomentador da visão, é necessário que todos os líderes participem como equipe. Na visão existem quatro perguntas que devem ser respondidas;

·         Para onde estamos indo?

·         Quem está nos guiando?

·         Como chegaremos lá?

·         Como sabemos que chegamos à visão?

SERMÕES SOBRE LIDERANÇA E IGREJA

(Pr José de Barros).

 

O PERFIL DO LIDER

2. Timotéo. 2:15a

 

INTRODUÇÃO:

As dificuldades de ser líder é estar na frente de um trabalho, ou ministério.

1-    O que o ministério exige

2-    A guerra espiritual constante

3-    Relacionamento perfeito em amor

4-    Desempenho de trabalho mútuo

 

QUAIS AS QUALIDADES QUE O LÍDER DEVE TER?


 

I - CARÁTER DEFINIDO

a)    Caráter é a soma total de todas as qualidades positivas e negativas de uma pessoa exemplificada pelos seus pensamentos, valores, motivações, atitudes, sentimentos e ações.

b)    Precisa desenvolver este caráter forte e divino para permanecer-mos firmes contra os ataques do inimigo

c)    Somente cristãos maduros, a semelhança de caráter de JESUS, poderão ser instrumentos de Deus para que isso ocorra.

 

ASPECTOS DO CARÁTER DE JESUS QUE O LÍDER PRECISA POSSUIR


 

I-      AMOR

a)    Amor incondicional

b)    Coração aberto para ser trabalhado por Deus

c)    Suportar situações adversas em amor

 

II-    SANTIDADE

a)    Ser santo precisa de um posicionamento individual

b)    Transformação objetiva à semelhança de Jesus Cristo

c)    Separação dos prazeres do mundo. Jo.2:17

d)    Dedicação a Deus. Rm.12:1

e)    Revestimento do Espírito Santo. I.Cor. 2:12- Gl.5:25

 

III-   HUMILDADE

a)    Ser humilde é um fruto do Espírito Santo

b)    É uma atitude constante de servir, tanto no interior como no exterior.

c)    São sensíveis para reconhecerem os outros

d)    Possuem capacidades para orientar

e)    O contrário de humildade é a soberba do líder que deixa de imitar a Cristo e imita a Lúcifer

 

IV-  MANSIDÃO

a)    Manso é o homem que não permite que a carne ou a vontade própria tome conta do seu espírito

b)    Homem que não tem atitudes agressivas

c)    Não usa de palavras torpes, palavras de maldição, e não reclama de tudo.

d)    Não tem reações explosivas, nem de nervosismo, e ira instantânea.

 

V-    OBEDIÊNCIA

a)    Obediência é fruto de uma decisão individual, como fazia Jesus. Lc.22:42- Mt.26:39

b)    Submisso às autoridades delegadas

c)    Zeloso em cuidar das coisas pertencentes a Deus

d)    Esta qualidade pertence à líder que tem o caráter de Jesus Cristo

 

 CONCLUSÃO:

Todos os lideres precisam ter estas qualidades

Jesus Cristo foi o primeiro a exercer este caráter ensinando a seus discípulos

Levar os líderes a oração e a concertos entre lideres

 

 

 

O LÍDER (CRENTE) DE MENTE DEFICITÁRIA

JONAS. 2:9

 

 

INTRODUÇÃO:

 

            Dissertar sobre Jonas e sua deficiência de entender o propósito de Deus para a sua vida e o resgate pelas vidas dos Ninivitas.

Jonas mesmo sendo um escolhido de Deus como profeta tinha uma mente deficitária, não conseguia assumir sua posição diante do mundo.

A vida de Jonas estava presa aos sentimentos de fraqueza, o medo, a insegurança, eram os companheiros da mente de Jonas.

 

O que aprenderemos hoje com a história de Jonas:

 

1-    Não reconheceu o propósito de Deus para a sua vida. Cap. 1:2

a)    Ele sabia que era uma tarefa árdua

b)    O risco era eminente em sua vida

c)    A distancia era muito grande a percorrer

d)    Pensou que o chamado era algo natural, podia ser adiado.

 

2-    Foge do propósito como fosse a solução. Cap. 1:3

a)    A fuga na vida de um líder (crente) representa fraqueza

b)    Todos aqueles que fogem tornam-se um frustrado na vida

c)    Nós podemos fugir dos homens, jamais fugiremos da vontade de Deus.

 

3-    Escondem-se nas suas desculpas. Cap. 1:9-12.

a)    A maior fraqueza da desculpa é quando queremos nos justificar

b)    Ele era indiferente ao que estava acontecendo

c)    Ele preferia encarar a morte a encarar os Ninivitas

d)    Ele não queria morrer queria ficar livre dos compromissos

e)    Muitas pessoas inventam mil desculpas para não encarar a sua realidade

 

4-    Usou de um falso arrependimento. Cap. 1:12.

a)    Ele estava determinado a tudo menos pregar para os Ninivitas

b)    Ele não queria mudar de idéia e sim de posição, não ir para Ninive.

c)    Ele desejava a destruição daquele povo – cada um pra si e Deus para todos

 

5-    Foi desonesto em seus votos. Cap. 2:9

a)    No momento do desespero prometeu pagar seus votos

b)    Ele reconhecia que havia falhado nos propósitos de Deus

c)    Prometeu ser grato a Deus, porem falhou. Ele não queria era estar em Ninive

 

6-    Ele era inconformado com a alegria e felicidade dos outros. Cap. 4:1

a)    Quando não temos um coração de amor, nunca desejamos ver o sucesso do outro.

b)    A inveja, o engano, a vingança, a soberba, o orgulho, e o desprezo tomam conta do nosso coração.

c)    Jonas não desejava a salvação de Ninive

 

7-    Deus permitiu ele experimentar do seu próprio veneno. cap. 4:6-9

a)    Ele experimentou outra vez o sentimento de morte

b)    O sol escaldava-lhe os miolos e ele entendeu que uma pequena planta tinha muita importância

c)    Deus o fez entender o que é amar

 

8-    Deus o fez enxergar uma multidão.

a)    Ele ficou aguardando a destruição e viu uma grande salvação

b)    Ele foi usado para resgatar milhares de vidas

c)    Ele viu o amor de Deus pelos pecadores

d)    Ainda que ele não quisesse Deus o usou para a glória do nome dEle

 

CONCLUSÃO:

Dentro das igrejas existem muitos Jonas

Fujões dos ministérios e compromissos a eles delegados

Doutores em desculpas que não pode, não conseguem.

Muitos que preferem viver sentados, abafando os seus dons do que se colocar a disposição de Deus.

Muitos precisam passar pelo ventre de um peixe, ou seja, por provas para entender o seu chamado para a obra.

 

 


 DOIS TIPOS DE DISCÍPULOS

JOÃO. 6:58-59

 

INTRODUÇÃO:

O tempo do esfriamento da fé chegou o tempo da apostasia.

Vários tipos de seguidores de Jesus tem o deixado para trás, alguns ficam, outros vão embora.

Outros usam o nome de Jesus como amuleto ou passaporte para o seu ministério individual.

Até quando viveremos esta situação no meio do povo cristão?

Temos que ter uma posição definida, mostrar a nossa firmeza em Jesus Cristo, para fortalecermos os outros que estão fracos na fé.

 

Precisamos saber quais dos tipos de discípulos nós somos:

 

1-    AQUELE QUE VOLTA ATRÁS?

a)    Porque não aceita a mensagem de Jesus – v.60

b)    Aquele que se torna murmurador em lugar de abençoador. V.61

c)    Aqueles que deixam de andar com Jesus na primeira dificuldade. V.66

d)    Todos os que não ouvem a palavra de Deus cometem erros irreparáveis e voltam para o mundo.

 

2-    OS QUE PERMANECEM COM CRISTO?

a)    Aquele que sabe que não tem para onde ir, e que Jesus é o único caminho. V.68

b)    Aquele que reconhece que só Jesus tem a palavra de vida eterna

c)    São convictos do seu chamado para servir o mestre em qualquer circunstância

 

3-    QUAL O CONTEÚDO DA MENSAGEM DE JESUS CRISTO?

a)    O que ele pregava escandalizava o mundo – Eu sou o pão da vida.

b)    Curou os enfermos, ressuscitou os mortos e sentou a mesa de pecadores.

c)    Expulsou os demônios das pessoas e as tornou como príncipes

 

CONCLUSÃO:

O Senhor Jesus nos dá liberdade de escolha. V.67

Os discípulos de Jesus eram convictos do seu chamado

Nos dias de hoje diante dessas circunstancias, estamos definidos em seguir a Jesus.

 

 


O PLANTADOR DE VIDAS, O COLHEDOR DE FRUTOS.

ISAÍAS. 5:1-7

 

INTRODUÇÃO:

Nestes textos que lemos podemos ver um cântico de amor a Deus, que foi retribuído com a ingratidão de um povo amado.

Neste cântico há três expressões profundas: (Amado – refere-se a Deus; Vinha- a Igreja; Uvas bravas- pecado e ingratidão.)

AMADO: Expressão de amor e intimidade com Deus

VINHA: É um nome designado a Igreja de Deus, a propriedade e campo de Deus plantar boas videiras.

UVAS BRAVAS: São resultados da ingratidão, do pecado do homem, a aquele que zela por sua vida ou nação.

Ingratidão: é o não reconhecimento dos benefícios recebidos

 


O profeta fala do julgamento de Deus a sua Nação v.1-7


Seis sentenças são declaradas neste capitulo pelo profeta:

1-    Sentença de amor aos proprietários rurais. V.8-10

2-    Sentença sobre os ébrios v.11-17

3-    Cetins sobre os descrentes v.18-19

4-    Sentença sobre os inimigos da ordem moral

5-    Sentença sobre os homens confiantes de si mesmo.

6-    Sentença sobre a terra de Judá, que não obedece.

 

Judá apostatou de Deus, de sua fé e isto causou um desgosto profundo para Deus, entristeceu o seu coração.

Isto levou a derrota daquele povo, que deixaram a comunhão com seu Deus.

Deus arranca pela raiz suas defesas e tudo que lhe pertencia no passado, Deus agiu com vigor sobre eles. V.5()

Deus não aceita ingratidão nem pecado

O que Deus mais ama é o homem que lhe obedece e anda em seus caminhos, vivendo a sua palavra. Is. 48:17-19

 

COMO TEMOS VISTO O PLANTADOR DE VIDAS PERFEITAS?

 

I-      COMO O NOSSO VERDADEIRO AMADO?

a)    Estamos fazendo a nossa declaração de amor a Ele

b)    Cânticos novos tem havido em nossos lábios

c)    Estamos nos preparando para encontrar com este grande viticultor de vidas

d)    Temos visto Ele como o Senhor de tudo em nossa vida

e)    Temos esquecido dele, e usado de ingratidão com Ele.

f)     HUBERTO ROHDEM, diz em seu livro “Não há maior perigo do que abusar dos benefícios de Deus”.

 

II-    COMO ESTA A NOSSA VINHA OU A IGREJA DE DEUS

a)    Com vidas santificadas diante do altar

b)    Corações puros, amáveis, sinceros e com amor.

c)    Como noiva pura, adornada, sem mácula.

d)    Protegida de todo mal e dos inimigos

e)    V. 5: (SEBE: cerca, proteção) Deus diz que tira a cerca a proteção para que os inimigos o devorem.

f)     Para que seja provada de todas as maneiras

 

III-   COMO ESTAMOS? SOMOS UVAS BRAVAS OU UVAS PRONTAS A SER COLHIDAS

a)    Estamos em condições de sermos vinho novo

b)    LAGAR: Lugar de colocar vinhos novos, para envelhecer.

c)    Como estamos? Como uvas bravas, azedas sem nenhum sabor.

d)    Cheios de pecados e de impurezas

e)    Estamos como uvas estragadas caídas, que para nada serve.

f)     Que tipo de vinho vamos ser, quando vier o dono da vinha. Lc.

 

IV-  DEUS PLANTOU A SUA VINHA PARA FRUTOS PERFEITOS

a)    O amor de Deus é incondicional por sua Igreja

b)    Ele planta com o melhor adubo, que é o amor.

c)    Ele espera frutos maravilhosos, viçosos e cheios de vida.

d)    Deus espera vir buscar a sua Igreja e encontrá-la pronta e adornada

e)    Deus quer ver o seu povo vivendo a plena graça e amor

 

 

CONCLUSÃO:

Levar as pessoas a entenderem que esta vinha que somos nós, Deus cuida diretamente.

Orar pedindo a Deus um renovo de gratidão por tudo em nossa vida

 

 

 

VIVENDO A OBRA DE DEUS QUE NOS FOI DETERMINADA

JEREMIAS 3:15 - 2. TIMÓTEO.2:15.

 

INTRODUÇÃO:

O ministério pastoral começa muito antes de ser exercido, ou seja, praticado ou vivido.

Primeiro: Deus escolhe, separa, trabalha, capacita, e determina o seu ministério.

Segundo: Deus escolhe o lugar ou lugares aonde será usado como instrumento

Terceiro:  Deus dá autoridade espiritual para ser exercida.

Para o homem (chamado pastor), é necessário uma verdadeira abnegação de sua vida, ou seja, viver a total dependência de Deus, Gl.2:20 – palavras do Apóstolo Paulo, mudança total de valor.

Nos dias de hoje ser pastor é viver um grande desafio no plano físico como no espiritual, é viver em plena guerra. A visão das igrejas quanto ao pastor como homem de Deus, guia espiritual e profeta tem sido deturpado. Vê-se um pastor hoje como funcionário, sujeito ao salário e obrigado a corresponder às expectativas da igreja, e não no papel que lhe compete através do Deus que lhe propõe e lhe chamou.

O pastor tem um compromisso com Deus e nunca será entendido pelo homem, se este homem também não for de Deus. Se a Igreja não vê como o anjo de Deus que guarda, cuida, zela e guarda  espiritualmente, sempre terá dificuldades no caminhar. Ler Hb.13:17 .

 

O QUE É NECESSÁRIO PARA QUE HAJA UM BOM MINISTÉRIO OU IGREJA?

1-    A IGREJA PRECISA ANDAR COM O SEU PASTOR NA VISÃO DO REINO

a)    A igreja é o reino de Deus na terra

b)    A igreja é o lugar da palavra da salvação

c)    A igreja é o lugar do trabalho mútuo para o bem estar de todos os que se chega a Deus

d)    O pastor é o dirigente de Deus na igreja para o bom caminhar. Jo.10:1-16

 

2-    A IGREJA PRECISA ENTENDER QUE O PASTOR É AUTORIDADE DELEGADA POR DEUS

a)    O pastor recebe autoridade divina para ministrar

b)    Para corrigir dentro da palavra

c)    Para ensinar os membros os Desígnios de Deus

d)    É o portador da palavra e sacerdote de Deus na igreja

 

3-    O PASTOR CONDUZ A IGREJA NOS CAMINHOS PERFEITOS DA PALAVRA

a)    Cuidando contra heresias e falsos profetas

b)    Misticismos, falsas teologias e de falsas prosperidades e cultos de fanatismo.

c)    O pastor conduz os seus membros a águas tranqüilas e pastos verdejantes. Sl.23.1-6

 

4-    O PASTOR PRECISA SER VISTO COMO AMIGO E COMPANHEIRO

a)    O pastor precisa ser nosso amigo – é um ministério solitário

b)    Procurá-lo sempre quando precisamos

c)    Cuidar do nosso pastor como homem natural

d)    Entender os seus sentimentos e ajudá-lo em oração e comunhão

 

CONCLUSÃO:

O pastor foi chamado para cuidar da nossa espiritual

Precisamos esta ao seu lado no trabalho, no ministério e amor de um para com o outro.

 

 

 
RECONSTRUINDO A UNIDADE DO CORPO

EFÉSIOS. 4:3,

 

 “Esforçando-vos diligentemente por (preservar) a unidade do Espírito no vínculo da paz”.

 

INTRODUÇÃO:

Passados centenas de anos a igreja de Jesus Cristo passou a viver de promessas e esqueceu a essência. A palavra, o amor, a unidade, a compaixão e o contribuir.

Com as promessas e com o pós-modernismo, veio o formalismo, o modismo religioso, o individualismo, socialismo, humanismo e as vãs filosofias, que se apoderaram da mente dos cristãos e dos princípios bíblicos.

Os cristãos passaram a aceitar essas idéias, deixaram o ensinamento bíblico, começaram a rejeitar a correção, a disciplina. E questionar a fé e os profetas.

A palavra de Deus ficou esquecida nos armários, nas estantes, nas gavetas e perdidas entre as revistas e jornais.

Muitos até crêem mais em horóscopos, mandalas, numerologia, tarôs e em outros meios de leituras e ensinos do que na própria palavra de Deus.

Com isto foi minada a unidade do corpo de Cristo A IGREJA, passando a vivermos o ditado antigo, “cada um pra si e Deus pra todos”,  só que não paramos para pensar como está se sentido o Senhor Jesus Cristo vendo tudo isto acontecendo na sua igreja.

EFÉSIOS. 4:30. “Não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção”.

VEJAMOS ALGUNS TEXTOS BÍBLICOS QUE FALAM DA UNIDADE: (v. Bíblia VIVA)

SL. 133:1 = “Que maravilha, que coisa boa quando os irmãos são amigos e unidos”

JZ. 20:11 = “Assim toda a nação ficou unida para esta ação".

JO.17:23 = “Eu neles e o Senhor em mim, para que todos sejam perfeitos – para que o mundo saiba que o Senhor me enviou, e compreenda que o Senhor ama meus discípulos tanto quanto me ama”

1.COR. 1:10 = “Mas queridos irmãos suplicam-lhes encarecidamente em nome do Senhor Jesus Cristo que parem com estas discussões entre voc6es. Que haja verdadeira harmonia a fim de que não apareçam divisões na igreja. Eu lhes imploro que tenham o mesmo modo de pensar, unidos na mente e nas intenções.”

ATOS.2:44, 46 = “Todos os crentes se reuniam constantemente e repartiam tudo uns com os outros.” 46. “Regularmente eles adoravam juntos no templo todos os dias, reuniam-se em grupos pequenos nas casas para comunhão, e participavam das suas refeições com grande alegria e gratidão”.

1.COR. 12:22- 27 = “E alguns do membros que parecem ser os mais fracos e menos importantes são, na realidade, os mais necessários. Sim, e nós estamos especialmente contentes por termos alguns membros que parecem um tanto estranhos! E protegemos com todo o cuidado, dos olhares dos outros, esses membros que não devem ser vistos. Enquanto que os membros que podem ser vistos naturalmente não exigem este cuidado especial. Assim, Deus armou o corpo de maneira tal que se dão um cuidado e uma honra especiais aqueles membros que, de outro modo poderiam parecer menos importantes. Isso produz harmonia entre os membros, que assim tem, uns para com os outros, o mesmo cuidado que  tem consigo mesmos. Se um membro sofrer, todos os outros sofrem com ele, e se um membro for honrado, todos os outros ficam satisfeitos. Agora eis o que eu estou procurando dizer: todos vocês (juntos) são o corpo único de Cristo e cada um de vocês é um membro separado e necessário dele.

 

COMO RECONSTRUIR A UNIDADE DO CORPO?

 

I-             VIVENDO A PALAVRA DE DEUS

a)    Tendo o ensinamento da palavra como base da vida cristã

b)    Buscando crescer no conhecimento de Deus tendo comunhão com Ele

c)    Meditando na palavra de dia e de noite

d)    Obedecendo aos ensinos ministrados pelos pastores e líderes

e)    Bem aventurado o homem que ama a palavra de Deus

 

II-            VIVER O AMOR

a)    O verdadeiro amor não é negociável, amor se conquista.

b)    Quem vive o amor se sacrifica por quem ama

c)    O verdadeiro amor tem frutos dignos

d)    O amor só brota e transborda de corações quebrantados e contritos – (mina de águas límpidas) Ex. Lagoa santa.

e)    O amor de Jesus Cristo precisa brotar em nossos corações

 

III-           VIVER A AUTENTICA UNIDADE

a)    A unidade não pode ficar restrita a um grupo e sim para todos

b)    A unidade verdadeira é contagiante

c)    Quando um membro do nosso corpo não esta bem, ficamos contrariados e temos grandes dificuldades – andar, falar, comer, etc.

d)    A unidade me faz pensar nos meus irmãos e me preocupar com eles

e)    A unidade me faz colocar o meu irmão primeiro nos lugares mais altos

 

“Em uma festa foi convidado apenas pessoas deficientes que tivessem apenas o braço direito, lá foi servido um grande banquete com todos os talheres possíveis de se usar e muitas carnes foram servidas, mas com cortar e se servir? Então alguém imaginou e logo colocou em prática segurou a carne para o outro enquanto este cortava, em seguida colocava na boca do que estava a sua esquerda e assim todos foram servidos e se deleitaram do banquete”.

 

IV-          VIVENDO A COMPAIXÃO:

a)    Compaixão, sentimento de pesar que em nós desperta o mal de outrem,

b)    Que tem compaixão sofre no lugar do outra – intercessão

c)    Compadecer é dar alívio para quem precisa

d)    Muitas pessoas precisam não só de palavras, mas de alimentos, roupas, casa e muito amor.

V-           VIVER UMA FÉ GENUÍNA

a)    Deixar de lado a incredulidade, só creio no que vejo.

b)    Corações repletos de dúvidas e críticas em lugar de fé e esperança

c)    A fé gera unidade na igreja, quando todos oram em busca do mesmo objetivo.

d)    Quando a igreja se une em fé, Deus opera milagres e move todas as coisas.

e)    A fé traz a unidade sobrenatural na vida dos cristãos

 

CONCLUSÃO:

É tempo de vivermos a unidade do corpo de Cristo, cada um de nós exercendo o papel que nos foi confiado.

Para reconstruir precisamos mais do que voto, precisa de atitudes de irmãos.

 

 

 

O HOMEM CARNAL E O HOMEM ESPIRITUAL

 

I-     INTEGRIDADE DO SER HUMANO

a)    O ser humano se compõe de duas partes:

1-    IMATERIAL

2-    MATERIAL

b)    A parte imaterial se subdivide em: ALMA E ESPÍRITO, o material constitui o corpo, deste modo o ser humano possui corpo, alma e espírito. 1. Ts.5:23

 

1-    CORPO:

é a parte carnal, material, e física, o templo onde habita a alma e o espírito, com a morte, volta ao pó, porém na ressurreição terá sua redenção completa e definitiva. Fp.3:21 – 1.Cor.15:35-34

2-    ALMA:

Está entre o corpo e espírito, o espírito transmite a sua mensagem a alma e esta excita o corpo a obedecer a ordem do espírito, esse é o propósito da alma como intermediária, antes da queda do homem, o espírito controlava todo o ser, a alma é a sede das emoções, sentimentos, sensibilidade, volição e razão do homem.Rm.8:1-13

3-    ESPÍRITO:

é a parte mais nobre do homem, porque ele se une com Deus. 1.Cl.3:16, onde reside o cerne e a essência do fôlego da vida, Deus é adorado em espírito e em verdade

II-    O CRISTÃO CARNAL

Infelizmente muitos cristãos ainda são controlados pela carne, como se não estivessem mortos para si mesmos e renascidos para Deus, exemplos de cristãos carnais:

a)    Invejas e contendas. Cor.3:1-3

b)    Prostituição, impurezas, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, ciúmes, iras, facções, dissensões, partidos, bebedices, orgias e coisas semelhantes a estas. Gl.5:19-21

c)    Há cristãos que tem inveja da posição de outrem, quer na igreja, quer na igreja em qualquer lugar.

d)    O dever do cristão é interceder a favor daqueles que exercem posição de liderança. Pv.25:6-7 – 1.Tm2:1-3 – Rm.13:1-7 – Hb.13:7-17

e)    O cristão com a ajuda do Espírito Santo, deve mortificar diariamente as obras da carne, é um conflito interior constante, que demanda uma determinação crescente de lutar contra a carne, esta batalha normalmente se estende por um longo período de treinamento, caracterizado por vitórias e derrotas, até que finalmente o cristão domine a carne.

f)     A crucificação é o único caminho, pois quem está morto, livre está do pecado. Rm.6:7, Deus quer sempre mortificar a natureza pecaminosa, não existe outro método de livramento a não ser este.Gl.5:24

g)    Cristãos dominados pela alma, como sede de sentimentos naturais, alma grego, psique, inclina-se para sentimentos emoções.

h)   O Espírito nos concede um poder sobrenatural, Zoé, a fim de trocar sentimentos de auto piedade, ofensas, amor próprio, mágoas, e outros pelos sentimentos de Cristo.

 

III-           EVIDÊNCIAS DA ALMA TRANSFORMADA

Exemplos de mudança de sentimentos que revelam a alma transformada. Gl.5:22-26

1-    AMOR: Grego –  Ágape – amor que dá e não exige. 1.Cor.13:4

2-    ALEGRIA: Grego – chara – alegria em qualquer circunstância da vida

3-    PAZ: Grego – irenê – estado de quietude da alma, descanso, repouso, harmonia, ordem e segurança mesmo em meio a tempestades e lutas, temos a paz que excede todo o entendimento. Hb.12:14 – Jo.14:27

4-    LONGANIMIDADE: Grego – makrothemia – paciência para suportar ofensas, injúrias e provocações de outros sem murmurar, revidar ou ressentir. Ef.4:1 – Col.1:1-11

5-    BENIGNIDADE: Grego – chrestotes – disposição de fazer o bem, gentil no caráter e na conduta. 2.tm.2:24-28

6-    BONDADE: Grego – agathouse – estado de ser bom, benevolente, generoso. Sl.23:6 – Pv.25:21-22 – Ef.5:9

7-    FÉ: Grego – pistis – confiança total em Deus e na palavra dele, ver o invisível, estar persuadido que Deus pode o impossível. Hb.11: 1-12

8-    MANSIDÃO: Grego – praotes – equilíbrio no temperamento, no gênio, sofre sem sentimentos de vingança, não guarda ressentimentos e ofensas, apto para liberar o perdão. Sl.25:9 – Pv.24:9 – Mt.5:5

9-    DOMÍNIO PRÓPRIO: Grego – enkretia – domina-se a si mesmo, através do Espírito Santo, controla as suas atitudes, não extravasa a sua ira, tampouco cultiva um gênio com ações rudes. Pv.25:15 – Pv.12:16

 

IV-          CRISTÃOS ESPIRITUAIS

1-    PROSPERIDADE: são aqueles que têm na verdade uma vida de prosperidade. 3.Jo.2

2-    Esta prosperidade consiste não naquilo que o ego ganhou, mas naquilo que o ego renunciou.

3-    Quanto mais perdemos, mais ganhamos. Mt.16:25

4-    Nossas possessões não são medidas pelo muito que recebemos, mas pela quantidade que damos quão frutíferas é essa vida.

5-    DOMÍNIO DO ESPÍRITO – a alma e o corpo devem ser dominados pelo espírito, e este pelo Espírito Santo.

6-    CONTROLADO PELO ESPÍRITO – nosso temperamento deve ser submetido à ação do Espírito Santo, a cada dia devemos transformar-nos pela renovação do nosso entendimento.

7-    O cristão espíritual não é afetado por palavras, maneira de ser, circunstâncias e sentimentos, mas sim, controlados pelo Espírito Santo de Deus.

8-    Sua vida é caracterizada pelos frutos do Espírito em sua vida

 

 

PRÁTICA:

Desafiar a todos a viverem uma vida controlada pelo Espírito Santo

A viverem renunciando a carne todos os dias

 

 

UMA IGREJA TEM O TAMANHO DO SEU PASTOR E FORTE COMO SEUS MEMBROS

 

EFÉSIOS. “IGREJA SEM MÁCULA”

 

INTRODUÇÃO:

Há muito tempo temos tido no coração o desejo de sermos uma igreja segundo o coração de Deus.

Todos os cristãos apaixonados por Jesus e sua igreja sonham por uma igreja maravilhosa, agradável, limpa, aconchegante, forte, prospera e sábia no ensino da palavra.

A igreja precisa ser destacável, influente, investidora, ter estrutura física (bens materiais, salas, e equipamentos), estrutura espiritual em todos os sentidos (Pastor, intercessor, ministérios fortes, campanhas de oração, e os dons espirituais), tudo isso precisamos ter e alcançar.

A igreja precisa ter crentes fortalecidos emocionalmente, espiritualmente, fisicamente, financeiramente, mas para tanto precisamos começar a acertar detalhes na vida da igreja e em cada um de nós.

 

EM QUE IMPLICA ESSE TAMANHO DE IGREJA?

Quando a igreja tem o tamanho do seu pastor?

 

1-    A igreja é do tamanho do seu pastor quando ele tem a disposição contida no coração: de conquistar, desbravar, avançar, lutar para conseguir e permanecer fiel às escrituras e aos crentes que acreditam em seu ministério.

2-    A igreja é do tamanho do pastor quando os seus líderes são verdadeiros discípulos

3-    A igreja é do tamanho do pastor quando esse continua por muitos anos mantendo o ministério e o caminhar da igreja

4-    Muitas igrejas não têm uma identidade, não tem alicerces, não tem liderança, porque elas trocam de pastores e líderes constantemente.

5-    A igreja que tem o tamanho do seu pastor, não reflete no número de sua membresia, nem no tamanho do seu patrimônio, mas na contribuição que ela tem no reino de Deus.

6-    A igreja do tamanho do pastor reflete na liderança, nos membros, na obra missionária, no despertamento espiritual e na visão que a move no evangelismo.

7-    Quando os membros vêem o crescimento da igreja somente no material e no financeiro, está precisando crescer na visão do que é uma igreja de Cristo Jesus.

 

Quando a igreja tem o tamanho dos seus membros?

1-    Quando os membros vivem a mesma visão do seu pastor, então a igreja são eles movidos pela alegria de servir o reino de Deus.

2-    Não existe igreja pequena quando os membros são grandes em suas vidas em Cristo Jesus

3-    Se nossas igrejas não refletem o tamanho que desejamos, não critiquemos, pois ela tem o nosso tamanho.

4-    A igreja tem o tamanho dos membros quando entendemos que a igreja é uma oportunidade de vivermos a união do Céu refletida aqui na terra

5-    A igreja é do tamanho do membro, quando não falam  mal dela, não criticam, mas cuidam pelo bem estar da mesma e do seu pastor

6-    Ainda que a igreja não esteja como queremos, ela não deixa de ser a noiva de Jesus Cristo, precisamos honrar, cuidar, zelar com todo nosso apreço e dignidade.

7-    Os membros que nunca vêem a sua igreja do seu tamanho e como um grande projeto de Deus para a sua vida, nunca colherão do melhor, “porque colhemos o que plantamos”.

8-    Quando falamos de nossa igreja, estamos falando de nós mesmo “do corpo que fazemos parte”. Somos os abençoadores e profetas de nossa sorte.

 

Quando a igreja alcança o verdadeiro tamanho e a plenitude de Cristo?

1-    Quando fazemos dela a fonte de prazer dos nossos ministérios

2-    Quando trabalhamos juntos no mesmo objetivo, todos de mãos no arado.

3-    Quando ocupamos os espaços vazios da obra com a nossa vida e com nosso empenho

4-    Quando compartilhamos dos mesmos sonhos, da mesma comunhão, da mesma unidade e principalmente do mesmo amor.

5-    Quando nos socializamos com tudo e com todos os eventos e trabalhos de nossa igreja

 

CONCLUSÃO:

A igreja tem o seu tamanho, o que você tem pensado dela.

Ela ficará do tamanho do desejo do seu coração.

Hoje você precisa pensar que tamanho você tem visto a sua igreja, Ela tem o seu tamanho.

 

 

CONCLUSÃO

 

Nesta apostila (livreto) procuramos tratar de assuntos importantes e fundamentais para a vida de um líder que pretende fazer a obra de Deus

Este seminário tem como objetivo ensinar, treinar, capacitar, tratar com o caráter do líder para que ele possa ser aprovado como um obreiro, sem uma boa preparação não tem como manejar as bem as escrituras.

Todos os homens que buscaram o conhecimento alcançaram sucesso em seus ministérios.

A igreja de Jesus precisa preparar homens para o novo tempo, para os novos desafios que o mundo coloca diante da igreja.

 

 

Pastor José de Barros Queiroz Filho. Nascido em 24/02/62. Casado com Rosangela Pereira B. Queiroz, 26 anos, tem três filhos, Fagner, Gisele e thiago, pastor titular a 08 anos da Igreja Batista da Esperança, Pereira Barreto –SP. Conferencista na área de Liderança e de Casais.

 

Formação: Mestre em teologia pela FAITERJ – RJ. Doutorado em missiologia pelo SEMIM –RJ. Prof. STBN (Seminário Teológico Batista Nacional). Universitário em letras pela FIU. Registrado no CNTB, (Conselho Nacional dos Teólogos do Brasil) licenciatura plena em teologia. Membro da ABGS. (Associação Batista Grandes Lagos – Jales, SP).

 

 

BIBLIOGRAFIA

 

YOUSSEF. Michael. O ESTILO DE LIDERANÇA DE JESUS.

LAWRENCE. Bill. AUTORIDADE PASTORAL

ADHONEP. LIDERANÇA EFICAZ

DENEVAL. José Mendes – TEOLOGIA PASTORAL

WILKES. C. Gene – O ÚLTIMO DEGRAU DA LIDERANÇA – ED. MC


FARIA, Pr. Cleverson de Abreu – APOSTILA – FAITERJ.

QUEIROZ, Jose de Barros – APOSTILA DE TREINAMENTO. I.B.E.