domingo, 20 de dezembro de 2015

ENTÃO É NATAL





ENTÃO É NATAL
OS SOFRIMENTOS DE CRISTO
I Pedro 1:10-11...10 - Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos foi dada, 11 - Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir.
Estes versículos indicam dois dos mais importantes termos bíblicos: o sofrimento de Cristo e a glória posterior.
Jose um grande exemplo de cristão, que aponta para o nosso Senhor.
Primeiramente é relatada a história do seu sofrimento, que culminou na sua prisão entre os criminosos.
Depois disso lemos sobre sua grandeza e glória, que o elevou ao cargo de governador sobre toda terra do Egito. Esta linda história está relatada em Gênesis 37; 39; 40 e 41.
Algo semelhante, porém imensamente maior, tanto no sofrimento como na glória, vemos no nosso Senhor.
1-   OS SOFRIMENTOS DE CRISTO SÃO DE GRANDE SIGNIFICADO.
a)   Foram o conteúdo da primeira promessa, a primeira profecia protoevangelho . Gênesis 3:15 - E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
b)   Muitos homens de Deus ocuparam-se com estes sofrimentos. I Pedro 1:10 - Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos foi dada,
c)   O próprio Senhor anunciou estes sofrimentos. Lucas 18:31-33...31 - E, tomando consigo os doze, disse-lhes: Eis que subimos a Jerusalém, e se cumprirá no Filho do homem tudo o que pelos profetas foi escrito; 32 - Pois há de ser entregue aos gentios, e escarnecido, injuriado e cuspido; 33 - E, havendo-o açoitado, o matarão; e ao terceiro dia ressuscitará.
d)   Foram a glória e a pregação dos apóstolos. Gálatas 6:14 - Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.
e)   Estes sofrimentos provocaram a admiração dos anjos, nem eles entenderam tanto amor. I Pedro 1:12 - Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar.
f)    Os remidos e os anjos cantam sobre estes sofrimentos. Apocalipse 5:9-12....9 - E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; 10 - E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra. 11 - E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares, 12 - Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.
2-   OS SOFRIMENTOS DE CRISTO FORAM ANUNCIADOS:
a)   Antes da fundação do mundo. Apocalipse 13:8 - E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.
b)   Cumpriram-se todos, conforme foram profetizados. Salmos 22; 69 e também Daniel 9:26 - E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações.
3-   OS SOFRIMENTOS DE CRISTO, FORAM GRANDES E MULTIPLOS.
a)   Iniciaram-se em seu nascimento. Lucas 2:7 - E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. Mateus 2:13 - E, tendo eles se retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José em sonhos, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.
b)   O Senhor sofreu ao ser tentado. Mateus 4:1-11...1 - ENTÃO foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 2 - E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; 3 - E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. 4 - Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. 5 - Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, 6 - E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra. 7 - Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. 8 - Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. 9 - E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. 10 - Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. 11 - Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.
c)   Jesus sofreu também t´pela incredulidade de seus familiares. João 7:3-5....3 - Disseram-lhe, pois, seus irmãos: Sai daqui, e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes. 4 - Porque não há ninguém que procure ser conhecido que faça coisa alguma em oculto. Se fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo. 5 - Porque nem mesmo seus irmãos criam nele.
d)   Sofreu até pelos discípulos. Mateus 16:22-23...22 - E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso. 23 - Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens.
4-   OS SOFRIMENTOS DE CRISTO FORAM SUBSTITUTIVOS.
a)   Sofreu para levar sobre sí, os nossos pecados. Isaías 53:1-12...1 - QUEM deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?2 - Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. 3 - Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. 4 - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. 5 - Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. 6 - Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. 7 - Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. 8 - Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. 9 - E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca. 10 - Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão. 11 - Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si. 12 - Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.
b)   Levou os nossos pecados para a cruz. João 1:29 - No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. I Pedro 2:24 - Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.
5-   OS SOFRIMENTOS DE CRISTO EFETURARAM RECONCILIAÇÃO.
a)   Ele nos reconciliou com Deus. Romanos 5:10 - Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.

Conclusão

Deus cuida de nós, desde sempre!! Através de todo Seu sofrimento, Ele nos resgatou da maldição do pecado, nos deu a oportunidade de vencermos o mal, de vencermos a carne, de nos livrar de nós mesmos, de fugir do pecado.
Não estamos sozinhos, temos Jesus como nosso advogado.
Ele nos trouxe até aqui, nos promete que em 2016 estará novamente conosco, com nossas famílias, nas nossas casas.
Pare de sofrer hoje meu irmão e minha irmã, pois todo sofrimento de Jesus já basta, se livre deste complexo de inferioridade, de autocomiseração, vc não é coitadinho, vc é um vencedor, comprado com preço de sangue, portanto vá a luta, desbrave, conquiste, lute até o fim!!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

O HORROR DA CRUZ





O HORROR DA CRUZ

João 19:17-30....17 - E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota, 18 - Onde o crucificaram, e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio. 19 - E Pilatos escreveu também um título, e pô-lo em cima da cruz; e nele estava escrito: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS. 20 - E muitos dos judeus leram este título; porque o lugar onde Jesus estava crucificado era próximo da cidade; e estava escrito em hebraico, grego e latim. 21 - Diziam, pois, os principais sacerdotes dos judeus a Pilatos: Não escrevas, O Rei dos Judeus, mas que ele disse: Sou o Rei dos Judeus.22 - Respondeu Pilatos: O que escrevi, escrevi. 23 - Tendo, pois, os soldados crucificado a Jesus, tomaram as suas vestes, e fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte; e também a túnica. A túnica, porém, tecida toda de alto a baixo, não tinha costura. 24 - Disseram, pois, uns aos outros: Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela, para ver de quem será. Para que se cumprisse a Escritura que diz: Repartiram entre si as minhas vestes, E sobre a minha vestidura lançaram sortes. Os soldados, pois, fizeram estas coisas. 25 - E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena. 26 - Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. 27 - Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa. 28 - Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede. 29 - Estava, pois, ali um vaso cheio de vinagre. E encheram de vinagre uma esponja, e, pondo-a num hissope, lha chegaram à boca. 30 - E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.
Este momento mais terrível na vida de Jesus, onde o amor a nós, O leva a este ato de entrega, agora não mais precisamos fazer promessas, acender velas, matar bichinhos como ofertas, enfim....este momento horrível de dor e morte, nos coloca numa situação em que devemos tomar um posicionamento em nossas vidas, pois fomos comprados por um alto preço, preço de sangue.
João 12:27-28....27 - Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora; mas para isto vim a esta hora. 28 - Pai, glorifica o teu nome. Então veio uma voz do céu que dizia: Já o tenho glorificado, e outra vez o glorificarei.
O Senhor sabia, desde a fundação do mundo, que Ele era o Cordeiro imolado, Apocalipse 13:8 - E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.
Frequentemente Ele disse que seria crucificado. Quando esteve diante da realidade da morte de cruz, uma profunda agonia de morte tomou conta dEle. No getsêmani Ele pediu: “Meu Pai: se possível afasta de mim este cálice” Mateus 26:39.
Era o cálice cheio da ira de Deus sobre o pecado e o pecador, que lhe causou grande angustia. Este era o batismo que Ele tanto temia. Lucas 12:15 - E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.
1-   A hora terrível! Frequentemente o Senhor falou dela.
a)   Esta era a hora pelo qual Ele veio ao mundo, todas as épocas bíblicas apontaram para este momento e em Espírito, todos os profetas avistaram-na. I Pedro 1:10-11...10 - Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos foi dada, 11 - Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir.
b)   Na hora da cruz, foi consumada a maior obra de todas as épocas. Hebreus 9:26 - De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.
c)   Toda criatura estava interessada naquele momento, inclusive os anjos que queriam ver aquele momento, pois nem eles compreenderam tanto amor. I Pedro 1:12 - Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar.
d)   Também foi a hora diante do qual satanás e todas as suas hostes tremeram, porque a cruz destruiu a ultima chance que eles tinham de vencer.
2-  O imensurável horror desta hora.
a)   As agonias físicas. Isaías 53:1-12...1 - QUEM deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR? 2 - Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. 3 - Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. 4 - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. 5 - Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. 6 - Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. 7 - Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. 8 - Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. 9 - E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca. 10 - Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão. 11 - Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si. 12 - Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.
b)   As agonias da alma. Isaías 53:10-11...10 - Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão. 11 - Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si. Ele devia tomar o cálice amargo. Foi esta a hora que O separou de Deus e O conduziu até as mais profundas trevas. Efésios 4:8-9...8 - Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens. 9 - Ora, isto  ele subiu  que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra? O inimigo não tem mais as chaves da morte, ele já não tem mais as chaves de sua própria casa!! Aplaudam Jesus!!
c)   Você consegue imaginar a solidão de Jesus na cruz? Ele foi desprezado por todos nós e ainda desamparado por Deus.
3-  Jesus fez uma súplica compreensível.
a)   Nós compreendemos que o Senhor temeu esta hora terrível e clamou “Pai salva-me desta hora”. A luta no Getsêmani, as agonias físicas, a densa treva, desonra, vexame, escárnio, zombaria...tudo isso estava diante dEle como um obstáculo invencível. Por isso a suplica: Salva-me!!
4-  Total rendição.
a)   O Senhor disse: “É chegada a hora”. O Senhor conhecia a Escritura que diz: “Agradou a Deus feri-lo”. É como se Ele quisesse dizer: “Devo agora pedir ao Pai para me livrar da responsabilidade assumida? Não, eu devo ir!” Mateus 26:45-46..45 - Então chegou junto dos seus discípulos, e disse-lhes: Dormi agora, e repousai; eis que é chegada a hora, e o Filho do homem será entregue nas mãos dos pecadores. 46 - Levantai-vos, partamos; eis que é chegado o que me trai.

Faço minha conclusão dizendo a vocês que la em João 19:30 - E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.
Os sofrimentos de Cristo haviam terminado, Sua obra estava consumada, os exemplos que Jesus pregou para as multidões em parábolas, e também pregou de uma maneira mais explicita aos discípulos, estavam cumpridos.
As profecias referentes ao Seu sofrimento cumpriram-se.
O sacrifício perfeito foi realizado.
Toda a lei foi cumprida.
Todos os inimigos foram vencidos.
A redenção está consumada.
Agora é comigo e com você, o que faremos de Jesus “o chamado Cristo”? O que faremos de Seu sacrifício na cruz? O que precisamos deixar para trás? O que precisamos abandonar? O que precisamos mudar em nossas vidas, conduta diária, testemunho, pensamentos, modo de falar, de vestir? Devemos matar a maldade com golpes de bondade, todos os dias!! Pois Jesus vem para nos buscar muito em breve.