sexta-feira, 20 de abril de 2012

A MULHER DO FLUXO DE SANGUE



Matheus 9.18-26 / Marcos 5.21-34 / Lucas 8.40-56



E um texto bem conhecido dos evangelhos por demonstrar o poder de cura de Jesus, mas não foi apenas isso que Jesus proporcionou para aquela mulher.



Veremos agora alguns pontos a serem destacados nesse texto que talvez não tenhamos notado ao apenas ler.



O 1º ponto a destacar a respeito dessa mulher é que ela ESTAVA. (verbo indicativo)

·         Ela estava pobre.

Quando o texto diz que ela gastou tudo o que tinha para achar a cura, o texto ta querendo dizer que ela deve ter gasto muito dinheiro para tal, ela tinha muito dinheiro e não se importou de gastar tudo que tinha pra se curar, então ela ficou pobre.



·         Ela estava SÒ.

O texto não diz que alguém a incentivou, ou que alguém a impulsionou, que alguém a levou a Jesus. Uma mulher com a doença dela era banida de quase tudo que era comunitário por ser considerada imunda. Provavelmente ela tinha sido casada e agora estava abandonada!



·         Ela estava doente.

Sabemos que ela padecia de hemorragia, e essa era a doença, mas essa hemorragia poderia ter causado outras doenças recorrentes. Poderia ter causado é a anemia que pode causar falta de ar e ataque o coração levando a morte. Ela provavelmente era uma pessoa fragilizada fisicamente, qualquer pequeno esforço poderia causar grandes ataques de falta de ar e desmaios.



·         Ela estava com medo.

O medo costuma paralisar as pessoas, as impedem de agir como deveria, de crer, de esperar. Todos nós temos medo, é natural, quando nos sentimos ameaçados ou sozinhos, e apesar de todos esses estágios essa mulher foi tão especial que foi registrada 3 vezes nos evangelhos.



O que ela ERA.



·         Ela era rica. Ela podia estar pobre de dinheiro, mas era rica de fé, ela tinha o que o dinheiro não podia dar a solução do problema mesmo sendo pobre ela poderia ocorrer através da fé. O fato de perder tudo não diminuiu a fé e a esperança de algum dia ela ser curada.



·         Ela era lembrada. O texto diz que ela ouviu falar de Jesus, alguém se lembrou dela a ponto de ir ao encontro dela pra levar as boas novas E isso aconteceu porque Deus também se lembrava dela, Deus não a esqueceu. O texto diz que ela gastou muito com os médicos, não diz nada sobre ter procurado a cura em Deus ou no campo espiritual, mas se buscou, buscou errado ou em lugares errados porque ela ainda estava doente.



·         Ela era mentalmente saudável. Uma pessoa na situação dela seria depressiva, carente, rabugenta, descrente, frustrada, perdida, fracassada, grosseira, ateia e etc. Mas a doença e a solidão não a tingiram na área das emoções e da razão. Ela não permitiu que a circunstância difícil acabasse com o que havia de saudável nela.



·         Ela era forte. Mesmo que o medo a intimidasse ela não se deixou levar por ele e quando ouviu de Jesus, ela ficou tão certa que nele estava à solução que disse em voz alta, que ele poderia curá-la. Talvez a pessoa nem tivesse dito do que ele fazia, mas talvez tenha dito apenas quem ele era, e ela creu e não apenas isso, ela foi ao encontro dela. Ela deve ter se camuflado pra passar despercebida na multidão e não ser expulsa de la. Ela venceu o medo porque sabia que valia a pena por Jesus.



Quando Jesus pergunta quem o tocou, e ele queria saber por que ele sabia que alguém que o tocara tinha sido transformado, a mulher hexita em responder.



Por quê?



 Ela temia por sua vida, pois não deveria estar ali, e sabia que não podia morrer agora, pois havia sido curada, mas mal sabia ela que o que Jesus queria fazer era mostrar a todos que poderiam duvidar que o milagre realmente aconteceu na vida dela.

Quando vamos ao encontro de Jesus não recebemos o que esperamos, recebemos mais, Ele nos surpreende assim como surpreendeu aquela mulher, não apenas restaurou a saúde dela, mas lhe deu a dignidade de volta. Precisamos apenas ter a motivação e a atitude certa que Ele fará infinitamente mais por nós.



O que mais podemos compreender com esta mulher é que a vida nem sempre é justa com agente e vamos passar por situações difíceis talvez por muito tempo, talvez 12 anos, mas isso não pode matar a esperança, a perspectiva que ainda poderemos viver o milagre e quando esperamos em Cristo o milagre acontece de maneira muito melhor da que imaginávamos. Jesus a honrou expondo a todos o milagre, Jesus honrou porque ele via o que ela era, e não o que ela aparentava, os outros podia determinar como e onde andar mas não o que ela poderia ser, e tudo que enfrentou pra chegar a ele. Muitas pessoas estão na multidão e ate esbarram em Jesus, estão tão perto, mas não são com aquela mulher estão acessíveis a Jesus, mas não crêem com ela. Não o busca como ela e mesmo com barreiras ela acreditou.



Sejamos como aquela mulher e revelar o melhor de nos por Jesus!

Autora: Juliana M. S. F. Inácio


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos muito bem vindos à comunhão, que você possa curtir este espaço, que possamos ser pessoas melhores a cada dia seguindo nosso mestre Jesus. Abraços a Todos, Sandrão.