quinta-feira, 23 de abril de 2020

Uma vida abençoada e próspera.


Isaías 1.19 “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.”
Introdução: Esse texto nos diz que depende de nossa atitude de ouvir e obedecer a palavra de Deus, para termos uma vida abençoada e próspera.
Se perguntarmos, quantos querem ter uma vida abençoada? Todos os cristãos responderão: Sim. Se perguntarmos, quantos querem ser prósperos e bem-sucedidos? A resposta da maioria absoluta é: Sim; porém, se fizermos outras perguntas, como:
O que você está fazendo para ter uma vida abençoada? O que você está fazendo para ser próspero e bem-sucedido?
Muitos não saberão responder, e, alguns darão uma resposta evasiva, como: “Estou esperando em Deus.” Ou então a clássica resposta “Se Deus quiser vai dar tudo certo...”
A verdade é que o Senhor nosso Deus tem grande prazer em abençoar os seus filhos obedientes.
Você não precisa orar para ser abençoado e próspero, você só precisa obedecer ao Senhor Deus em tudo, porque as bênçãos do Senhor alcançam aos obedientes e praticantes dos mandamentos, princípios e valores da palavra de Deus. Amem?
O objetivo dessa palavra é ensinar aos discípulos de Jesus como ter uma vida próspera, bem-sucedida e abençoada pelo Senhor nosso Deus.
1 - TENHA ATITUDES DIFERENTES.
Se você não fizer algo diferente agora, tudo vai ser igual a 2019, então, tenha atitudes diferentes. “Insanidade é fazer as mesmas coisas sempre e esperar resultados diferentes.” (Albert Einstein)
Algumas resoluções precisam ser tomadas para que tenhamos um ano próspero e abençoado por Deus.
O Rev. Jonathan Edwards, escreveu a sua lista de resoluções com 70 itens e lia toda semana...
Billy Graham escreveu a sua resolução com sete ou oito itens, e, praticou cada uma daquelas resoluções todos os dias de sua vida, e terminou aprovado por Deus.
Resoluções:
a-  Leitura bíblica. Seja estudante profundo e pratico da Bíblia. Seja disciplinado na leitura da Bíblia, leia a Bíblia toda esse ano. (Josué 1:8 - Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.)
B - Seja fervoroso na oração. Ore como nunca antes, comece orando como disciplina e continue orando até tornar-se um prazer. “Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos.” (Efésios 6.18)
C - Saia da sua zona de conforto. Não fique sentado no sofá esperando as coisas acontecer. “Levanta-te, e resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR nasce sobre ti.” (Isaías 60.1) (Efésios 5.14)
Chegou a sua vez, é hora de colheita, é hora de vitória, é hora de brilhar. Saia a procura de novas oportunidades e portas abertas. (Apocalipse 3:8  - Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.)
D - Não se conforme. Procure ser agente de transformação e mudanças ao seu redor, na sua família, na escola, na faculdade, no seu trabalho, aonde você estiver, aonde o Senhor te levar. “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12.2)
E - Seja alegre. Sorria mais, não apenas com o rosto, mas também com o coração. “...a alegria do SENHOR é a nossa força.” (Neemias 8.10b)Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.” (Filipenses 4.4).
F - Estude, prepare-se. Seja mais consagrado a Deus e dedicado nos estudos; faça um novo curso, pós-graduação, mestrado, doutorado, aprenda um novo idioma. (Provérbios 1:7 - O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.)
Exemplo: Salomão pediu sabedoria a Deus, e o Senhor lhe deu, e ele tornou-se o homem mais sábio, próspero e famoso de sua geração.
G - Seja corajoso. Tenha ousadia, seja empolgado, positivo, otimista, visionário, motivado e determinado em suas atitudes e tarefas. “Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés ordenou a você; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem-sucedido por onde quer que andar.” (Josué 1.7) “Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.” (Josué 1:9).
H - Seja fiel ao Senhor. Provérbios 3:9-10... 9 - Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; 10 - E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares. Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.” (Malaquias 3.10)
I - Seja generoso. A pessoa generosa prosperará. “A pessoa generosa prosperará, e quem dá a beber será dessedentado.” (Provérbios 11.25). “Dai e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.” Lucas 6.38).
J - Seja imitador de Cristo na prática da generosidade. (I João 2:6 - Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.)
L - Esqueça o passado. Faça coisas novas com o coração de um aprendiz e a ousadia de um veterano. (Filipenses 3:13-14...13 - Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, 14 - Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.)
M - Alivie a bagagem. Jogue fora as coisas que ocupam espaço, que atrapalham a sua caminhada com Cristo e que não tem nenhuma utilidade. (Filipenses 3:7-8... 7 - Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. 8 - E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo,)
N -Tenha um estilo de vida santo. Deixe de ouvir e seguir pessoas negativas, vazias, escarnecedores nas redes sociais. (Salmos 1:1-3... 1 - BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2 - Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3 - Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.)
O - Seja humilde. Tome a decisão de humilhar-se a si mesmo, decida ser manso e humilde de coração.
“Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado.” (Mateus 23.13) (Mateus 11:29 - Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.)
P - Seja servo. Tenha um coração de servo, servindo a Deus e às pessoas com alegria e singeleza de coração. (45 Marcos 10:43-45...43 - Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal; 44 - E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos. 45 - Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.)
Q - Guarde os seus lábios. Decida não fazer nenhuma fofoca, fale só o que é bom, o que edifica, o que constrói, fale coisas boas e positivas acerca das pessoas, caso contrário, fique calado. “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.” (Efésios 4.29) “...Porque a boca fala do que está cheio o coração.” (Mateus 12.34b)
R - Seja grato. Mostre mais gratidão para com as pessoas que te amam, que te fizerem qualquer favor; principalmente ao Senhor nosso Deus, à sua família, aos seus líderes espirituais e aos seus liderados. (I Tessalonicenses 5:8 - Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação;)
S - Seja um ganhador de almas. Ganhe no mínimo uma pessoa para Jesus esse ano. “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.” (Marcos 16.15,16)
T - Seja discípulo e faça discípulos para Jesus. Esteja nas Células este ano. A nossa igreja anda na visão dos pequenos grupos de discipulado, então, seja discipulado e discipule algumas pessoas.
“Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” (Mt 28.18-20)
U - Tenha uma grande visão. A tua visão será o teu limite. Dê passos desafiadores de fé que te façam crescer e alargar as tuas fronteiras, na largura, cumprimento, altura e profundidade do amor de Deus em Cristo Jesus. (Efésios 3:18-19... 18 - Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, 19 - E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.)
V - Creia no impossível. Creia no impossível aos homens, no sobrenatural, em milagres extraordinários. O Senhor Jesus prometeu que nós podemos fazer as mesmas coisas que ele fez e outras maiores. (João 14:12 - Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.)
X - Busque o Espírito Santo. Busque o Espírito Santo de todo o teu coração, com todas as tuas forças. Seja revestido, possuído, ungido e movido pelo Espírito Santo.
“O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor.” (Lucas 4.18,19)

CONCLUSÃO: O Senhor Deus e Pai que está no céu, tem preparado coisas grandiosas para os seus filhos que o amam. 2020 será o Ano do Infinitamente mais de Deus em sua vida! Você Crê?
“Mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” (1 Coríntios 2.9). Obedecendo e praticando a Palavra do Senhor nosso Deus, a sua vida será muito próspera, abençoada e abençoadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos muito bem vindos à comunhão, que você possa curtir este espaço, que possamos ser pessoas melhores a cada dia seguindo nosso mestre Jesus. Abraços a Todos, Sandrão.