terça-feira, 25 de setembro de 2012

A SABEDORIA DA VIDA!





A SABEDORIA DA VIDA!

 

Em Provérbio, capítulo um e dois, Salomão faz uma definição profunda sobre sabedoria: A sabedoria tem como princípio o temor do Senhor; A sabedoria tem uma praticidade abrangente;

Ela revela um valor e uma excelência fantástica; Qual é a importância da sabedoria nos dias de hoje? Como fazer uso da mesma, para a nossa vitória cotidiana?

 

Introdução: Vejamos alguns conceitos de sabedoria:

A sabedoria é que dá sentido à nossa qualidade de vida;

O nosso trabalho, o nosso amor e o nosso crescimento pessoal só vão florescer em nossa vida, se ela for regada com sabedoria.

Os sábios transformam: Vitórias em momentos de alegria – Derrotas em experiências de aprendizado – Pessoas esforçadas em verdadeiros campeões.

A sabedoria faz compreender, procura virtudes e soluções e olha com os olhos do coração.

Os sábios não julgam – Não martirizam – Não se vingam – Não perdem o sono por problemas – São exemplos de luta e superação – São submissos à vontade de Deus – São compreensivos e aceitam as perdas – E são criativos para evoluir. Para o sábio não importa o quanto ele ganha em dinheiro e sim o ele faz com o que recebe.

 

Eis alguns tópicos:

1 > A sabedoria leva-nos a aceitar as coisas dentro de uma lógica pré-estabelecida pelo universo e tudo o que está acima de nossa compreensão.

2 > Há situações na vida que não tem conserto! É melhor jogar tudo fora e começar do zero. Isto é sabedoria – recomeçar!

3 > A sabedoria é aprender! Sempre é positivo aprender com as dificuldades. Os problemas são oportunidades de aprendizado. A vida será muito melhor se aprendermos com os problemas. Viver é enfrentar desafios. A vida é um constante aprendizado.

4 > O sábio descobre que não tem dinheiro para pagar as contas e dívidas. O que fazer? Ele aprende a cortar os gastos; Aprende a gastar de acordo com seus rendimentos; Aprende a ser humilde para negociar com seus credores; E aprende a buscar mais alternativas de um ganho maior.

5 > O sábio não joga no outro a responsabilidade por suas dificuldades.

6 > Ser sábio é manter sempre acordado e esperto para evoluir.

7 > Agir com sabedoria é perdoar sempre! Carregar ódio de alguém não é ser sábio.

Uma dica importante e fundamental: “Nunca odeie o que lhe traz algum problema, ele é somente o professor. Resolva a dificuldade e agradeça a essa pessoa pela oportunidade de evoluir”. Faz parte da capacidade humana e da personalidade ter ciúmes, inveja, mágoas e ressentimentos, mas não podemos deixar que esses sentimentos tomem conta de nossos corações. Precisamos liberar com o perdão! Ser amargurado não é portar-se como sábio. Perdoar é saber definir o íntimo e o caráter. Perdoar é sempre bom, por maior que seja a dor e o sofrimento. Perdoar é ter a consciência tranqüila.

8 > A sabedoria é compreender! Agir como sábio e ser compreensivo e ser generoso!

9 > A sabedoria leva-nos a realizações de sonhos. É fundamental estar de coração limpo, deixar no passado às mágoas e os ressentimentos e tudo o que impede de trabalhar para realizar nossos sonhos.

10 > A sabedoria é vencer na vida e nunca ser derrotado pelas circunstâncias.

 

Conclusão: A Palavra de Deus no livro de Provérbios tem o propósito de nos levar a buscar a sabedoria que nos dê a possibilidade de agradarmos a Deus. Essa sabedoria nos ensinará a alcançar uma vida vitoriosa. Vivemos uma era de muitas informações e conhecimento abundante, mas a verdadeira sabedoria está escassa. A sabedoria significa muito mais do que ter conhecimento. É uma atitude que afeta todos os aspectos da vida. A base de todo conhecimento e sabedoria é temer ao Senhor, honrá-lo, respeitá-lo e reverenciá-lo. Nossas atitudes e ações devem ser baseadas na confiança total e integral em Deus. Ele nos tornará verdadeiramente sábios. Que Deus nos abençoe copiosamente!

Pr. Messias Pereira - IBR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos muito bem vindos à comunhão, que você possa curtir este espaço, que possamos ser pessoas melhores a cada dia seguindo nosso mestre Jesus. Abraços a Todos, Sandrão.