segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A graça e as suas conseqüências


 
 
A graça e as suas conseqüências

 

A Graça é um tema bastante conhecido, mas suas conseqüências são, muitas vezes, esquecidas.

Se eu perguntar o que é a Graça, provavelmente, todos me darão a mesma resposta (favor imerecido). Mas suas conseqüências vão muito além de um simples conceito.

 

João 1:16-17 A Graça de Deus é a resposta à necessidade do homem. É o ar que respiramos espiritualmente, é o que nos mantêm vivos.

No Velho Testamento era necessária a lei, pois estavam na infância. Como crianças, os filhos de Israel não entendiam a justiça, não entendiam a santidade. Assim, Deus lhes deu a Lei, adequada à sua infância espiritual, a fim de que pudessem ter um padrão que os ajudasse a discernir o certo do errado. Ou seja, cumpria-se porque era obrigado, não havia naturalidade.

No Novo Testamento, contrário e superior ao princípio da Lei, está o princípio da Graça, pelo qual Deus nos tirou da escravidão da Lei, que homem algum podia cumprir, e colocou-nos sob o domínio da Graça.

 

A Graça implica em conseqüências, que, se não prestarmos atenção, podemos ficar religiosos e vivendo sob a Lei.

 

1)  Salvação. Efésios 2:8-9  Nunca merecemos a salvação, atualmente não merecemos e no futuro não mereceremos. Mas, pela fé em Jesus a Graça nos alcança, e sem merecimento algum, somos salvos! De fato, é um escândalo (o Escândalo da Cruz, como diz o Apóstolo Paulo). Talvez, justamente por ser um escândalo, a Graça tem sido rejeitada, mesmo após tanta ênfase dada pelos Evangelhos e pelas cartas de Paulo. O apóstolo falou, falou e falou sobre a Graça, mas a cada dia mais pessoas guardam a Lei. E não só os judeus! Muitas vezes, igrejas evangélicas criam leis, ensinam a Merecer a Graça, procuram judaizar a igreja com leis, instrumentos e práticas do Velho Testamento (como a circuncisão).

      Isso é perigoso! Veja o que diz Gálatas 5:4 Ou se é da Lei, ou se é da Graça.

      Tenha em mente, se você aceitou a Cristo como o seu único Salvador, não da boca pra fora, mas de todo o coração, você é salvo, ainda que não mereça, pois a Graça lhe garante isso!

 

2)  Obras. Efésios 2: 8-10 Somos salvos pela Graça, e não por obras. Mas, somos criados em Cristo para boas obras. É impossível uma salvação que não produza boas obras. Quando somos salvos, recebemos o Espírito Santo, e este nos impulsiona a boas obras. Obras não são a causa da salvação, mas são as conseqüências dela. Graça gera graça, Graça gera misericórdia, Graça gera amor! Sabe por que muitas igrejas preferem pregar a Lei do que a Graça? Porque é mais fácil seguirmos algumas leis, do que amar o inimigo, do que dar a outra face, do que ajudar o necessitado, do que ter misericórdia com o próximo, do que amarmos sem a pessoa merecer o nosso amor. Exemplo:Você acha mais fácil ficar o sábado sem fazer nada, ou amar o inimigo?  Graça produz obras! Vamos andar com consciência disso!

 

3)  Humildade. Lucas 18:10-14 Quando temos a consciência da Graça, entendemos que o orgulho contrasta totalmente com ela. Como posso me orgulhar de algo que não mereço? Recebi sem merecer, e nunca vou merecer, como posso me orgulhar disso? Pelo contrário, a Graça gera humildade, gratidão e perdão. Tenho a salvação porque me foi dada de Graça, de forma que, quando falo com Deus, tenho que estar sempre em posição de humildade. Hoje, é comum vermos orações que colocam Deus “contra a parede”. “Deus, me dê isso e isso, eu quero aquilo, de meu milagre até a hora que o banco abrir amanhã!” Isso é uma atitude de alguém que não tem a consciência da Graça.

 

4)  Não julgar.  Romanos 14:1-6, 14:13–15, 14:22-23

 

A consciência da Graça nos leva a não julgar. Devemos analisar o contexto em que Paulo fala isso. O que Paulo trata nesses versículos é um problema que acontece muito dentro das igrejas. Em termos chulos, ele trata de “se meter na vida dos outros”.

Como a igreja é regida por leis morais, muitas vezes os seus membros acabam observando e julgando o que os outros fazem ou deixam de fazer. Isso acaba gerando os julgamentos. Mas, se tivermos a consciência da Graça, se soubermos que pelas nossas próprias forças nós não somos NADA, mas só a Graça que nos mantêm e nos faz mais que vencedores, não julgaremos ninguém.  Não existe Vice-Deus. Deus é um só, e pecado é o aquilo que Ele imputa. Por isso, muitíssimo cuidado ao exortar alguém. Se for pra exortar, que seja com extremo amor, cautela e sabedoria, do contrário, é melhor ficar na sua. Cuidado para não fazer papel de Vice-Deus! Cada um tem uma cabeça, cada um tem um pensamento, cada um faz o que acha certo, cada um tem a sua fé, mas só Deus, pode julgar! Leia em sua casa o capítulo 14 inteiro.

 

5)  Amor. Mateus 22: 36-40 Jesus disse que não veio para revogar a Lei, mas para cumpri-la.

Você consegue entender isso?

O amor cumpre toda a Lei. A consciência da Graça produz amor. Quando você ganha algo de graça, no mínimo, você fica agradecido, quanto mais se esse algo for a Vida Eterna. Irmãos, vocês já pararam pra pensar que Deus não tem amor, ele É AMOR! Deus é a personificação do amor, e onde há amor (amor verdadeiro, e não paixão carnal, que pode ser até mesmo assassina), há a aprovação de Deus. Se amarmos a Deus em primeiro lugar e o próximo como amamos a nós mesmos, certamente, estaremos vivendo na amplitude do amor de Deus. O amor é tudo, pois é Deus, e Deus é amor!

O problema da Lei é que ela tenta produzir mudanças de fora pra dentro. Mas, o próprio Jesus disse que a mudança verdadeira é a de dentro pra fora. A consciência da Graça, gera amor, e o amor gera mudanças drásticas, de dentro para fora! Ame a Deus em primeiro lugar ao próximo como a ti mesmo, isso é consciência da Graça. Isto é cristianismo!

 

Conclusão
 

Que possamos refletir sobre nós mesmos e no que temos crido, em nossas atitudes para com o próximo, em nossa participação na obra do Senhor, nas coisas que temos realizado em nossa vida cristã, se nossos projetos de vida estão realmente no coração do Senhor. Que possamos em nome de Jesus praticar o cristianismo, amando uns aos outros e compartilhando o amor de Deus para nossas vidas.

 

Deus abençoe a todos!
Sandrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos muito bem vindos à comunhão, que você possa curtir este espaço, que possamos ser pessoas melhores a cada dia seguindo nosso mestre Jesus. Abraços a Todos, Sandrão.