quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

NOSSOS PENSAMENTOS


O PENSAMENTO TEM FORÇA E OCUPA LUGAR NO ESPAÇO. Cuidado com o que você quer pois pode conseguir.

Somos feitos à imagem e semelhança de Deus. Isso significa que temos em cada um de nós não só a centelha divina como também temos uma força que desconhecemos.

Se as pessoas soubessem utilizar seus pensamentos, poderiam realizar muito mais e atingir muito mais coisas que desejassem, mas o fato é que não utilizam os pensamentos de forma correta.

Para começar nunca se deve dizer palavras que representem QUEIXA de alguma coisa. Isso é em realidade muito difícil e representa fazer uma das coisas que Jesus ensinou. VIGIAR AS PALAVRAS.

Muito propriamente Jesus já dizia: O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. Mateus 15:11

Dessa forma quando emitimos um pensamento e principalmente se esse pensamento se manifesta em palavras, emitimos também uma entidade que tem forma e ocupa lugar no espaço e que é uma "FORMA PENSAMENTO" que vai em busca do seu objetivo e que pode se materializar.

Se o pensamento for NEGATIVO, estaremos nos prejudicando a nós próprios e também o planeta Terra.

Exemplos de Pensamentos NEGATIVOS:

1) Que dia quente !!! (Reflete uma queixa).
2) Esse transito está um INFERNO !!! (Remete uma queixa e traz a realidade do INFERNO para perto de quem emite o pensamento.)
3) Eu estou um "CACO" hoje! (Se não estava tanto, o pensamento o fará ficar pior.)
4) Que droga de carro! (O carro ficará cada vez mais uma droga, e as circunstancias em sua volta se transformarão em uma droga real.)
5) Eu estou feio ou barrigudo ou algo do gênero. (Tende a materializar o pensamento)
6) Ele não me ama! (Não é importante que ele te ame, mas que você se ame. Nós só seremos amados quando aprendermos a nos amar.)
A palavra "NÃO" é também uma palavra que o seu cérebro não processa.

Todas as vezes que você pensa "EU NÃO QUERO ISSO", é exatamente a palavra representada por "ISSO" o que você irá pensar e o que você estará atraindo para a sua vida. Evite, portanto usar a palavra "NÃO".
Pense sempre em coisas POSITIVAS

"Que dia lindo!" "Está chovendo e as plantas agradecem, pois chuvas são chuvas de bênçãos"! "Você está linda hoje"! "O dia está quente porque o verão que é a estação do sol está chegando."

Como lidar com as coisas que não nos agradam.

Eu vou emagrecer.
Eu vou praticar exercícios.
Eu vou cuidar da minha alimentação.
Eu vou conseguir consertar esse carro que eu amo.
Ele falou isso sem maldade. Vamos dar um desconto.
Tudo está maravilhoso, afinal estamos vivos e Deus nos ama!

Seja isso o que ocupe o vosso pensamento.

"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento." Filipenses 4:8

Pensamento: Mais do que uma recomendação, este verso fala de uma necessidade que todo cristão tem, que é ocupar seus pensamentos somente com aquilo que glorifica ao Senhor. Não podemos impedir o inimigo de colocar pensamentos impróprios em nossa mente, mas podemos repreender e não deixar que ocupem lugar em nossa mente. 

Muitas são as pessoas que estão dentro das Igrejas apenas fisicamente, o pensamento está longe dando brechas para Satanás atuar em suas mentes.

O nosso pensamento mostra o grau de liberdade ou de escravidão em que vivemos. Quando a mente está aprisionada por Satanás, o homem segue as inclinações da carne. Não podemos permitir que o diabo domine o nosso pensamento, e sim a Palavra de Deus; que ela possa controlar a nossa mente e nos dê uma mente renovada pelo Espírito Santo:

Seja isso que ocupe o vosso pensamento.
Que Deus nos ajude a guardar bem as entradas da nossa alma.

Procedimento Puro Exige Pensamento Puro

A nossa santificação exige a determinação de fazer o que é certo, independente das influências negativas que nos cercam.
Há um vínculo óbvio entre o pensamento e o procedimento. No mundo, as pessoas fazem a vontade dos seus próprios pensamentos carnais e egoístas e o pecado e a maldade procedem de um coração corrupto e podre.
Não é assim que devemos agir. Pessoas santificadas tomam a decisão de mudar os seus pensamentos.
Apesar da ênfase sensual, material e terrestre da maioria das pessoas – até de muitos religiosos – nós precisamos olhar para cima e pensar nas coisas lá do alto – Colossenses 3:1-6.
É lamentável observar a ênfase terrestre e mundana de muitos dos apelos feitos hoje, usando o nome do Senhor. Jesus Cristo não é uma máquina de vendas que recebe uma ficha (oração) e entrega um pedido (bênção material). Ele é o Senhor santo e puro, e ele nos chama a olharmos para os céus para sermos um povo santificado. 

Três versículos bíblicos são especialmente úteis na nossa busca de santidade no pensamento e, conseqüentemente, no procedimento. Reflita bem nestas mensagens:  

1) – “Lava o teu coração da malícia, ó Jerusalém, para que sejas salva! Até quando hospedarás contigo os maus pensamentos?” – Jeremias 4:14.
Para se livrar da malícia e alcançar a salvação, é imprescindível uma limpeza do coração, tirando toda a maldade. A figura de hospedar os maus pensamentos bem ilustra o problema que precisamos resolver. Quando deixamos um quarto no coração vazio e preparado para a permanência dos maus pensamentos, nunca ficaremos livres da maldade. Precisamos fazer uma limpeza total! 

2) – Paulo explicou que a batalha do cristão é espiritual, e não carnal. O propósito dela é levar “cativo todo pensamento à obediência de Cristo” – II  Coríntios 10:5.
O maior desafio do discipulado é aprender pensar como Deus, submetendo todos os nossos pensamentos à vontade dele. Não é um exercício de raciocínio onde procuramos compreender e analisar os propósitos e as razões de Deus para aceitar e obedecer o que faz sentido para nós. É um exercício de vontade onde submetemos a nossa vontade à dele em absolutamente tudo.

3) – “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” – Filipenses 4:8.
Este versículo não descreve a maioria das cenas nas novelas que passam na televisão. Muitas coisas na Internet não se encaixam aqui. O conteúdo de muitas músicas, revistas e conversas do dia-a-dia não passam neste teste. O que deve ocupar o nosso pensamento são as coisas boas que demonstram a grandeza e a santidade do Senhor. 
Quer ser santificado? Lave o coração e pense nas coisas boas que vêm do alto! 
SEIS COISAS NAS QUAIS PENSAR:
1 – Coisas Verdadeiras – Tudo o que está em sintonia com a verdade eterna na criação e na revelação.
2 – Coisas Honestas – Tudo que é discreto, decente, honrado e cristão.
3 – Coisas Justas – Tudo o que está em sintonia com a justiça e a retidão.
4 – Coisas Puras – Tudo o que é casto e santo para o corpo e para a alma.
5 – Coisas Amáveis – Tudo o que é agradável e tende a abençoar os outros.
6 – Coisas de Boa Fama – Tudo que está em sintonia com o bem de todos, o que tem virtude e é digno de louvor ou de honra.

Pr. Messias Pereira

Abraços a Todos, Sandrão.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

VERGONHA NACIONAL



O ateísmo ataca pesadamente e explora as falhas que a
Igreja permite, tolera e não pune. Você está pronto para contra-atacar? Tem bagagem para calar um ateu esclarecido ou sabe apenas dialogar contra fanáticos? Não está na hora de você fazer uma auto-análise e ver se o seu em-si é suficiente?
Pense nisso.
Seus filhos um dia irão a uma faculdade e lá ouvirão muitos ateus dialogarem filosoficamente de um modo atraente, mas será que eles saberão falar a mesma língua para não serem seduzidos?
Pense nisso também.
Fabio Gardenal Inácio
Livros publicados: http://goo.gl/12A7v
Perfil:
http://goo.gl/EkTv
 
 
Essa é a matéria que saiu sobre os pastores no Brasil inteiro:
http://www.infomoney.com.br/negocios/grandes-empresas/noticia/2661688/forbes-lista-cinco-pastores-mais-ricos-brasil
 
A Igreja Batista Renovada de Buritama faz questão de deixar bem claro seu protesto e repúdio sobre estes cinco e até mais um pouco homens que existem, que não compreenderam a missão da Igreja, e muito menos a sua vocação pastoral.
Ser Igrej
a é abençoar e alimentar as ovelhas, e não se abastecer delas (João 10:1-10 e Lucas 15:1-7).
Ser Pastor é estar entristecidos, mas sempre alegre, pobre, mas enriquecendo a muitos, nada tendo, mas possuindo tudo (2 Coríntios 6:10).

A Igreja primitiva era conhecida por ser uma Igreja rica, não por ajuntar fortunas, mas por compartilhar conforme a necessidade de cada pessoa. E os pastores e apóstolos eram conhecidos por entregar tudo e viver na dependência de Deus. Além do mais, a Igreja era estimada por todos e caiu na graça de todo povo (Atos 2), hoje estes homens fazem a sociedade ter nojo da Igreja.

Se houver alguma dúvida quanto a nossa Igreja e toda liderança, as portas estão abertas para você conhecer e entender a nossa missão. Nós não podemos deixar está minoria de Igrejas e pastores determinar as demais.
Junto com o povo brasileiro e cristãos, estamos indignados e repudiamos. Que o Senhor revele a está nação a Sua Igreja, santa, imaculada e poderosa.
 
Por Igor Vieira
 
 

sábado, 12 de janeiro de 2013

Por que os jovens evangélicos estão se desviando na universidade?

 
 
Bereianos | Apologética Cristã Reformada
11 DE JANEIRO DE 2013
Por que os jovens evangélicos estão se desviando na universidade?
.
Por Renato Vargens
As estatísticas são sombrias. Alguns chegam a afirmar que em média, 60% dos jovens evangélicos que adentram a universidade se afastam da comunhão dos santos e da igreja. Ora, seria simplista da minha parte afirmar de modo absoluto os reais motivos para a apostasia de nossos jovens, todavia, acredito que algumas razões são preponderantes para o esfriamento da fé da juventude cristã:
1- Nossos jovens não estão sendo preparados pela igreja para enfrentar as demandas sociais, comportamentais e filosóficas na universidade. Na verdade, afirmo sem a menor sombra de dúvidas de que a igreja não está oferencendo a sua juventude ferramentas necessárias para a desconstrução de valores absolutamente anticristãos. Por exemplo, as universidades públicas estão repletas de conceitos marxistas. Volta e meia eu recebo a informação de professores que em sala de aula zombam de Cristo, ridicularizando publicamente todos aqueles que se dizem cristãos.
2- Nossos jovens não estão sendo preparados pelos pais com vistas ao enfrentamento cultural. Vivemos numa sociedade multifacetada, cujo os valores relacionados a sexo, família, trabalho, sucesso e moral foram relativizados. Nesta perspectiva não são poucos aqueles que ao longo dos anos tem sucumbido diante da avalanche de conceitos extremamente antagônicos aos pressupostos bíblicos-cristãos.
3- Nossos jovens não tem sido preparados pela igreja para responder as perguntas de uma sociedade sem Deus como também oferecer respostas àqueles que lhes questionam a razão da sua fé. Nesta perspectiva os conceitos "simplistas" de alguns dos nossos rapazes e moças tem sido facilmente descontruídos num ambiente onde o cetiscismo e a incredulidade se fazem presentes.
4- Nossos jovens tem sido influenciados negativamente pelo secularismo, hedonismo e satisfação pessoal. Sem sombra de dúvidas acredito que o secularismo é um grave problema em nossos dias. A Europa por exemplo transformou-se num continente secularista onde o que mais importa é o bem estar comum e a ausência de Deus. Nesta perspectiva vive-se para o prazer, nega-se uma fé transcendente quebrando todo e qualquer paradigma que nos faça lembrar de Cristo ou da igreja.
Diante deste funesto quadro surge a pergunta: O que fazer então?
1- A Igreja precisa fortalecer a família oferecendo aos casais ferramentas para a edificação de lares sólidos cujo fundamento é infalível Palavra de Deus.
2- A Igreja precisa preparar os seus jovens para responder as perguntas da sociedade. Nessa perspectiva, deve-se investir numa formação apologética, cujo foco deve ser oferecer a juventude "armas" espirituais capazes de anular sofismas.
3- A Igreja precisa investir em universitários promovendo grupos de comunhão, debates, além de discussões teológicas, sociológicas e filosóficas, oferecendo a estes condições de responder aos seus inquiridores o porque da sua fé.
4- A Igreja precisa estudar teologia com os universitários. Questões relacionadas ao pecado, juízo eterno, salvação, morte e sofrimento além de tantos outros conceitos relacionados aos nossos dias precisam ser explicados e entendidos pelos nossos jovens.
5- A Igreja precisa preparar os seus jovens para se relacionarem com a cultura. O problema é que em virtude do maniqueísmo que nos é peculiar satanizamos o mundo bem como todas as suas vertentes culturais. Por outro lado, existem aqueles que em nome da contextualização "mundanizaram" a Igreja, levando o povo de Deus a um estilo de vida ineficaz cujos frutos não tem sido muito bons.
6- A Igreja precisa fomentar em seus jovens o desejo de conhecer a Deus e se relacionar com Ele. Jovens que se relacionam com Deus através da oração e das Escrituras Sagradas tornam-se mais fortes diante dos embates desta vida.
Que Deus nos ajude diante hercúlea missão e que pela graça do Senhor nossa juventude possa ser bênção da parte do Senhor na universidade.
Soli Deo Gloria,
Renato Vargens
Fonte: Blog do autor
Parabenizo o Pr. Renato pelo oportuno artigo! Para se ter uma noção do ambiente universitário brasileiro - que a cada dia está mais anticristão e agressivo com a propagação do marxismo cultural.
Cristãos universitários: preparai-vos!
Ruy Marinho

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

AGINDO DENTRO DA VONTADE DE DEUS


 
 
AGINDO DENTRO DA VONTADE DE DEUS
 
Números 13.1 a 14.9
 
Destaques nos versículos.
 
“1  O SENHOR Deus disse a Moisés...”
“2  ...escolha um homem que seja líder...”
“3  ...Todos eram chefes de tribos...”
“25  Depois de espionarem a terra quarenta dias...”
“26  ...E contaram a eles e a todo o povo o que tinham visto ...”
“ 27  Eles disseram a Moisés: —Nós fomos até a terra aonde você nos enviou. De fato, ela é boa e rica, como se pode ver por estas frutas.”
“28  Mas os que moram lá são fortes, e as cidades são muito grandes e têm muralhas...”
“30  Aí o povo começou a reclamar contra Moisés...”
“32  Assim, espalharam notícias falsas entre os israelitas a respeito da terra que haviam espionado. Eles disseram: —Aquela terra não produz o suficiente nem para alimentar os seus moradores”.
“33  ...tão pequenos como gafanhotos... “
“14:1  Então, naquela noite, todo o povo gritou e chorou.”
“14.2  Todos os israelitas reclamaram ...”
“14.3  ... Nós vamos ser mortos na guerra, e as nossas mulheres e os nossos filhos vão ser presos. Seria bem melhor voltarmos para o Egito!
“14.4  E diziam uns aos outros: —Vamos escolher outro líder e voltemos para o Egito!”
“14.6  E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dois dos líderes que haviam espionado a terra...”
“14.8  Se o SENHOR Deus nos ajudar, ele fará com que entremos nela e nos dará aquela terra, uma terra boa e rica.”
“14.9  Porém não sejam rebeldes contra o SENHOR e não tenham medo do povo daquela terra. Nós os venceremos com facilidade. O SENHOR está com a gente e derrotou os deuses que os protegiam. Portanto, não tenham medo.”(Números 13:1-14:9 NTLH)
 
 
12 espias
  • Todos líderes de suas tribos (13.2)
  • Todos receberam a mesma incumbência
  • Todos tiveram as mesmas experiências externas
  • Dez tiveram conclusões internas diferentes dos outros dois
  •  
Dez espias
Josué e Calebe
83,4%
16,6%
Disseram “não”
Disseram “sim”
Não compreenderam sua missão
Compreenderam sua missão
Olharam para as circunstâncias
Olharam para o Deus das circunstâncias
Desobedeceram a Deus
Obedeceram a Deus
Acharam que a terra não tinha futuro
Afirmaram que deveriam possuir a terra
Demonstraram covardia baseada no medo
Demonstraram coragem baseada na fé
Ignoraram Deus no seu relatório
Viram-se relacionados com Deus
 
Há uma pequena diferença entre as pessoas, mas essa pequena diferença faz uma grande diferença. A pequena diferença é a atitude. A grande diferença está em se a atitude é positiva ou negativa. (Clement Stone). Você está tendo atitudes baseadas em Deus ou no inimigo
 
A ATITUDE FAZ TODA A DIFERENÇA
 
1. Nossa atitude em relação à vida determina a atitude da vida em relação a nós.
2. Nossa atitude em relação aos outros determinará a atitude deles em relação a nós.
3. Nossa atitude no início de uma tarefa determinará o sucesso de seu resultado, mais do que qualquer outra coisa.
 
ATITUDE NEGATIVA – EFEITOS NEGATIVOS
     
  1. PENSAMENTO NEGATIVO CRIA NUVENS NOS MOMENTOS CRÍTICOS DE DECISÃO
Qual a diferença entre um obstáculo e uma oportunidade?
A atitude de uma pessoa.
  1. O PENSAMENTO NEGATIVO É CONTAGIOSO
Estar exposto a pessoas negativas é como estar exposto à radiação
 
  1. O PENSAMENTO NEGATIVO TIRA TUDO DE PERSPECTIVA
Pessoas negativas sempre te falam: Nada é tão fácil quanto parece; tudo custa mais do que você espera e, se alguma coisa pode dar errado, dará e será no pior momento possível.
contrapor esse pensamento:
Nada é tão difícil quanto parece; tudo é mais recompensador do que se espera e, se alguma coisa pode dar certo, dará e será no melhor momento possível.
 
  1. O PENSAMENTO NEGATIVO REDUZ A ESPERANÇA
O pensamento negativo destrói a fé e mina a esperança.
 
  1. O PENSAMENTO NEGATIVO LIMITA NOSSO POTENCIAL
Provérbios 23.7 "Porque, como ele (o homem) pensa consigo mesmo, assim é." 
  1. O PENSAMENTO NEGATIVO IMPEDE-NOS DE APROVEITAR A VIDA
Para o negativista um copo nunca está meio cheio: está sempre meio vazio.
 
O PODER DA ATITUDE POSITIVA
 
O pensamento positivo pode ser aprendido por qualquer pessoa, independente das circunstâncias, temperamento ou inteligência.
 
  1. AJA, ANDE, FALE E PENSE COMO A PESSOA QUE VOCÊ DESEJA SER
A ação positiva conduz a pensamentos positivos. E pensamentos positivos conduzem à atitude positiva.
 “ E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2 RA)
 
  1. TENHA PENSAMENTOS POSITIVOS EM SUA MENTE  (Gerados no coração de DEUS)
 “ Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” (Filipenses 4:8 RA)
 
IRRADIE A ATITUDE DE BEM-ESTAR, CONFIANÇA E PROPÓSITO
 
  • Trate cada pessoa que encontrar como se fosse a mais importante sobre a face da terra
  • Faça com que cada pessoa que você encontre sinta-se necessária, importante e apreciada
  • Procure 0 melhor em cada um
  • Procure pelo que há de melhor nas novas ideias
  • Evite as ninharias (Uma pessoa é tão grande quanto as coisas que a irritam)
  • Desenvolva um espírito de doação
 
O RESULTADO DO PENSAMENTO POSITIVO - UM VIVER POSITIVO
 
  • Autoconfiança
  • Iniciativa
  • Perseverança
  • Criatividade
  • Crescimento
NÃO PODEMOS DIRIGIR O VENTO... “MAS PODEMOS AJUSTAR AS VELAS.”
 
Para concluir gostaria de refletir com vocês, que tipos de atitudes temos tido na obra do Senhor, temos tido atitudes como os 10 espias que se acovardaram e recuaram, estamos nos sentido pequenos gafanhotos frente os inimigos, temos tentado trocar nosso líder, estamos com saudade da velha criatura, estamos falando mal de nossos lideres por trás, querendo agir como satanás agiria, então paremos de agir como ele........ façamos como Josué e Calebe sendo usados por  Deus e avançando contra o inferno e resgatando jovens perdidos, invadindo o território de satanás requerendo tudo que ele nos roubou, digo uma coisa a vocês...as portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja de Jesus ,  então pare de murmurar, de reclamar, viva em santidade, honre seu pastor (que é o anjo de Deus para este lugar), somente assim você entrará na sua terra prometida.
 
Deus os abençoe. Sandrão.
 

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

SERMÃO DA MONTANHA



 

Como houvesse uma multidão que o queria ouvir, Jesus subiu a uma colina nas cercanias de Cafarnaum e pôs-se a ensinar aqueles que o seguiam, dizendo:

Bem aventurados os humildes e despojados, porque deles é a riqueza de Deus.

Bem aventurados os que recusam a violência, porque eles herdarão o mundo.

Bem aventurados os que não desesperam na aflição, porque eles serão consolados.

Bem aventurados os que lutam pela justiça como se luta pela comida e pela água, porque sua fome e sede serão saciadas..

Bem aventurados os que se esforçam para perdoar sempre, porque nenhuma culpa lhes ficará sobre os ombros.

Bem aventurados os que não corrompem seu coração, porque verão a pureza de Deus.

Bem aventurados os que buscam e promovem a paz, porque serão como filhos de Deus.

Bem aventurados os que são perseguidos por fazer o bem, porque serão glorificados diante de Deus.

Bem aventurados sede quando sofrerdes injúrias, mentiras, difamações e ataques por praticardes o que vos ensinei.

Alegrai-vos, não desanimeis, porque sereis reconhecidos na eternidade. Da mesma forma os profetas que viveram antes de vós, foram desacreditados e perseguidos.

Vós sois o sal da terra. Mas se o sal perder seu próprio sabor e se tornar insosso que se fará com ele?

Para nada servirá e as pessoas o atirarão fora, por inútil.

Vós sois a luz que clareia o mundo. Não se pode ocultar uma cidade iluminada no alto da montanha. Também não se acende uma lâmpada para escondê-la debaixo da mesa ou dentro do armário.

Ao contrário, nós a colocamos em lugar onde possa oferecer luz a todos na casa. Assim, portanto, que vossas obras sejam como lâmpadas que a todos iluminem. E, ao ver tais obras, as pessoas sejam levadas a reconhecer a presença de Deus.

Não vim mudar os mandamentos nem anular o que disseram os profetas. Não vim revogar, mas viver a lei de Deus. Nenhum ponto e nenhuma vírgula dos mandamentos serão omitidos até que minha missão se cumpra. Digo que aquele que desprezar mesmo o menor desses mandamentos e instigar os outros fazê-lo será pequeno diante de Deus. Aquele que praticar e ensinar esses mandamentos será grande diante de Deus. Eu asseguro que se a vossa justiça limitar-se apenas a cumprir a legislação e as normas, os artigos e parágrafos e a salvar as aparências, Deus não vos será revelado.

Ouvistes sempre dizer: Não matarás; quem matar deverá responder por seus crimes nos tribunais. Todavia, eu digo que também o ódio e o desprezo -ainda que manifestados em palavras- serão julgados. Portanto, antes de cumprir promessas, fazer devoções, acender velas ou ter um gesto de filantropia, pergunta-te se teu próximo não foi prejudicado por ti. Antes de entregar tua oferta, vai pedir-lhe desculpas. Depois oferece tua dádiva e tua piedade.

Reconcilia-te com teu desafeto enquanto estás junto dele e ele perto de ti, para não acontecer que a reparação que lhe deves tu a tenhas de dar no julgamento, quando então ficarás livre somente depois de pagar toda a tua culpa.

Ouvistes o que foi ensinado : Não praticarás adultério. Digo, porém: quem olha para uma mulher com o propósito de trair já cometeu adultério em seu coração. Portanto, se teu olho direito te escandaliza, poupa teu olhar. Pois é melhor renunciar à vista do que entregar o corpo inteiro às trevas. E se tua mão direita te escandaliza, não a utilizes, pois é preferível privar-te da mão do que entregar o corpo inteiro à escravidão. Foi dito: aquele que rejeitar sua mulher, dê-lhe documento de divórcio. Eu, porém , vos digo : todo aquele que abandona sua mulher, a não ser por motivo de prostituição, a expõe ao adultério; e aquele que se une à mulher adúltera também é adúltero.

Ouvistes o que foi dito aos antigos : Não jurarás falso, cumprirás teus juramentos para com o Senhor. Eu, porém, digo: não jureis nunca sem motivo justo, nem pelos céus em nome de Deus, nem pela terra em nome dos homens, nem por nada de sagrado. Nem mesmo jureis por vossa cabeça, pois não tendes sequer o poder de controlar os fios brancos ou pretos de vossos cabelos. Se é sim dizei sim. Se for não, dizei não.

Ouvistes o que foi dito: Olho por olho e dente por dente. Eu, porém, vos digo: não revideis ao mal com a maldade. Se vos agridem e humilham. Não guardeis no rosto a marca da ofensa. Àquele que disputar convosco o pouco que tendes, mostrai-vos desprendidos e acima de mesquinharias. Se alguém vos obriga a um sacrifício, sede generosos e pacientes. Se alguém vos pede, oferecei o que tendes; e se estiver em vosso alcance, não volteis às costas a quem necessita pedir-vos emprestado.

Ouvistes o que foi dito: Amarás teu próximo e odiarás teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos. Lembrai-vos de pedir a Deus o bem também aos que vos perseguem; porque é assim que vos tornais filhos de Deus, que é Pai, e que faz nascer o sol igualmente sobre bons e maus e cair a chuva sobre justos e injustos. Se amardes aos que vos amam, que recompensa tendes? Os interesseiros e oportunistas também fazem isso. Se quereis bem e desejais a felicidade apenas a vossos amigos fraternos, não há nisso nenhum mérito. Não é isso que se faz no relacionamento social comum ? Entretanto, deveis buscar o aperfeiçoamento constante como vosso Pai é perfeito.

Tome cuidado para que as boas obras e a justiça que praticais não sejam apenas pretexto para aparecer perante os olhos das pessoas. Se isso acontecer, não haverá nelas nenhum mérito perante os olhos de Deus. Por isso, quando derdes ajuda ou auxílio a alguém, não espalheis o fato, nem conteis vantagens, nem façais propaganda de vosso gesto, como agem aqueles que buscam elogios e criam uma boa imagem em torno de si. Na verdade, os que querem apenas distinguir-se já estão pagos e recompensados com a fama que conquistaram. Vós, porém, quando socorrerdes uma pessoa, fazei-o sem alarde, com discrição e desinteresse, de sorte que vossa mão esquerda não saiba o que faz vossa mão direita. O Pai, que vê o que está oculto no coração vos dará o valor devido.

Ao orar, não queirais parecer devotos, nem façais exibição de piedade, para que as pessoas que vos vejam digam que sois gente boa e de bem. Em verdade, digo que quem age assim já é recompensado por sua vaidade e vanglória. Mas tu, quando orares, recolhe-te dentro de ti mesmo, como se estivesses num quarto fechado, e pede que apenas o Pai te veja, pois Ele enxerga o fundo do coração e te atenderá.

Em vossas preces não repitais as palavras maquinalmente, sem senti-las, como fazem aqueles que imaginam ser tanto mais ouvidos quanto mais longo for o palavreado. Não sejais como eles, porque vosso Pai sabe do que tendes necessidade antes mesmo de pedirdes as coisas.

Orai desta maneira:

Pai nosso, que estais no céu,

Santificado seja o Vosso nome,

Venha a nós o Vosso reino,

Seja feita a Vossa vontade

Assim na terra como no céu.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje.

Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem

Nos tenha ofendido.

E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

 

Se perdoardes às pessoas as falhas que elas têm, vosso Pai também vos perdoará; mas se não oferecerdes vosso perdão, não estareis em condição de receber o perdão de Deus.

 

No jejuar, não assumais um ar de sacrifício, como fazem os hipócritas que desfiguram o rosto para que seu jejum seja notado pelas pessoas. Eu vos digo que eles recebem sua recompensa ao serem observados. Tu, porém, quando jejuares, penteia os cabelos e lava o rosto, para que as pessoas não saibam que fazes jejum, mas apenas o teu Pai , que está presente em segredo. E o Pai que vê o que está oculto, te retribuirá.

Não façais de vossa vida um acúmulo de riqueza e bem-estar, que são passageiros e podem ser dilapidados e destruídos. Acumulai tesouros de boas obras, que nem a traça e a ferrugem corroem, nem os assaltantes carregam. Onde colocardes o valor de vosso tesouro, aí estará vosso amor.

A luz do corpo é o olho. Se teu olho não tiver malícia, todo teu corpo refletirá pureza, mas se teu olhar se corromper, todo teu corpo se obscurecerá. Pois se a luz que há em ti são trevas, quão grandes não serão as próprias trevas.

Ninguém pode ter como patrão o bem e o mal e servi-los igualmente ao mesmo tempo. Ou estima um e desserve o outro, ou se apega ao primeiro e desatende ao segundo. Não podeis servir a Deus e ao egoísmo do dinheiro.

Por isso vos digo: não vos inquieteis com a vossa vida, com o que haveis de comer, com o vosso corpo, com o que tereis para vestir. Não é a vida mais importante que o alimento; e o corpo, mais que a roupa? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, não guardam em celeiros. No entanto, vosso Pai as alimenta. Não valeis mais que os pardais e bem-te-vis? Quem dentre vós, por mais que se preocupe e aflija, pode prolongar por pouco que seja o tempo de sua vida? E por que preocupar-vos com as roupas que tereis para vestir? Aprendei com os lírios do campo. Vede como crescem; e, no entanto não trabalham nem tecem. Todavia, nem Salomão, em todo o seu esplendor vestiu-se como um deles. Ora se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã será cortada e queimada, não fará ele muito mais por vós, homens fracos na fé?

Portanto, não vivais preocupados dizendo: que iremos comer? Ou, que iremos beber? Ou, que iremos vestir? Quem não crê é que vive preocupado excessivamente com isso.

Deus, que é Pai, sabe de vossas necessidades. Buscai, em primeiro lugar, praticar no mundo os mandamentos do Pai e sua justiça. E tudo o mais vos será dado. Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã. O amanhã terá outras preocupações. Bastam para cada dia as dificuldades desse dia.

Não julgueis para não serdes julgados. Os juízos que aplicardes aos outros serão aplicados a vós. Com as medidas com que medis, sereis medidos. Por que reparas no cisco no olho de teu irmão e não percebes a farpa que está encravada no teu? Como poderás dizer a teu irmão: - Deixa-me tirar esse cisco do teu olho- quando mal podes enxergar com a farpa na tua vista Falso, limpa primeiro teus olhos para que possas enxergar bem e tirar o cisco do olho do teu irmão.

Assim como as carnes que eram consagradas no templo não deviam ser atiradas aos cães; assim como não se oferecem pérolas aos porcos no chiqueiro, para que não sejam confundidas com lavagem; o que envolve a fé deve ser tratado com respeito. Pedi e vos será dado; buscai e achareis; batei à porta e vos será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, acha; e o que bate à porta, entrará.

Se vosso filho vos pedir uma fatia de pão, quem de vós lhe dará uma pedra? Se o filho pedir um pedaço de peixe, qual o pai que lhe dará uma serpente venenosa? Ora, se vós, que sois imperfeitos, atendeis aos pedidos de vossos filhos, muito mais lho fará vosso Pai que sabe do que necessitais.

Tudo o que quereis que as pessoas vos façam, fazei-o vós a elas. Essa é a Lei e o ensinamento dos profetas.

Há dois caminhos. Um é amplo e fácil, sua porta é larga e conduz às trevas e à escravidão. Muitos são os que caminham por ele. Outro é apertado e dificultoso, sua porta é estreita, e conduz à Vida. São poucos os que o encontram. Preferi a porta estreita. Tomai cuidado com os falso profetas, que iludem pela aparência. Vós os conhecereis por suas obras. Não se colhem uvas dos espinheiros, nem os cardos dão figos.

A árvore boa dá frutos bons. A árvore má dá frutos ruins. A árvore boa não pode dar frutos ruins, da mesma forma que a árvore má não pode dar bons frutos. Se uma árvore frutífera não dá bons frutos, ela é inútil. Assim, é pela qualidade de seus frutos que conhecereis os profetas verdadeiros.

Nem todo aquele que vive invocando o nome de Deus verá sua face, e sim aquele que realiza a vontade do Pai que está no céu. muitos me dirão no dia final : Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos, discursamos, expulsamos demônios e fizemos coisas miraculosas? Então eu lhes direi : nunca vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticastes a injustiça.

Quando Jesus acabou de falar estas coisas, a multidão estava extasiada, porque Jesus ensinava com a autoridade de que vivia o que pregava..Ao descer da montanha, muitas pessoas o seguiram.

texto do livro "O Sermão da Montanha", recontado por Lourenço Diaféria, brinde do Círculo do Livro SA, edição de 1983.

Postado por Sandro Jose Calhiari