sexta-feira, 12 de maio de 2017

FIM DAS PROVAÇÕES.



Texto Base: Tiago 1:1-12. Muitas vezes na nossa caminhada somos surpreendidos por momentos de grandes provações, em diversas áreas das nossas vidas e das mais variadas formas. Quando falamos em “provações” não estamos falando apenas de um tempo de luta ou dificuldade, mas como o próprio nome sugere, estamos falando de um tempo de “prova”. Para muitos este termo gera pavor, mas o fim das provas é sobremodo recompensador, se você sabe como passar por elas. O “fim das provações” nos sugere dois aspectos: primeiro, podemos entendê-lo como a finalidade de passarmos por provações, e também podemos entendê-lo como o final das provações (Como alcançamos? O que conquistamos?).  É sobre estes dois aspectos que refletiremos neste estudo.

1.       A provação da fé produz perseverança (v.2-4)
                * O tempo de prova não pode gerar tristeza em nosso coração, pelo contrario, deve ser motivo de grande alegria, pois é um tempo de crescimento e amadurecimento.
                - Quantos desejam tornarem-se melhores?
                O Senhor quer nos aperfeiçoar e para isso precisamos ser lapidados. A lapidação é dolorosa, mas nos torna preciosos, perfeitos (arranca de nos os defeitos/imperfeições) e nos torna cada vez melhores.

                * A perseverança produzida pela confirmação da nossa fé nos torna perfeitos e íntegros, em nada deficientes.
                Para isso a perseverança deve ter ação completa! Precisamos ser aprovados em tudo. Não basta vencermos uma etapa da prova, temos que vencer todas as etapas para que a vitória seja completa.
                Ex: nenhum atleta ganha a sua medalha (recompensa esperada, razão do seu esforço) por vencer uma etapa da competição. Cada etapa seleciona os melhores e por fim, o melhor dos melhores vence.            Na vida cristã existe uma única diferença, você luta contra você mesmo! Isso significa que o “seu homem natural/carnal” competirá contra o “seu homem espiritual (natureza transformada)” e as suas escolhas durante a prova é quem decidirão quem sairá vitorioso. A luta contra o inimigo aqui só não se torna relevante porque contra ele a sua vitoria já é garantida pelo poder da Cruz, por isso o que se torna decisivo são as suas escolhas.
                - De onde vem a sua força? De onde vem as suas estratégias para vencer as provações? Aonde está a sua esperança? (isso sim é decisivo)
               
2.       O Senhor nos dá condições para vencer as provações (v.5-6)  
                * Precisamos de sabedoria.       Tudo o que precisamos durante a “prova” é saber o que fazer, como devemos agir, qual é a ação correta diante de determinada circunstancia... Tudo isso nós temos através da sabedoria que nos é concedida por Deus.
                * Peça com fé e lhes será concedida.
                Não basta pedirmos, temos que pedir com fé,em nada duvidando.
                A dúvida nos torna inconstantes, como a “onda do mar, impelida e agitada pelo vento”. A inconstância nos impede de alcançar a aprovação (v.7-8).
                Precisamos ser constantes na nossa fé. Nada pode abalar a nossa confiança no Senhor!

  • Conclusão: “Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.” (Tiago 1:12 RA)
                - a aprovação é para aqueles que suportam vitoriosamente a provação;
                - a coroa da vida é a maior e mais preciosa recompensa que alguém pode alcançar; a salvação eterna.
                - que você possa ser vitorioso em todas coisas pela força que o Senhor te dá!               


No amor do Mestre;  Pr Sandro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos muito bem vindos à comunhão, que você possa curtir este espaço, que possamos ser pessoas melhores a cada dia seguindo nosso mestre Jesus. Abraços a Todos, Sandrão.