quarta-feira, 2 de março de 2011

O Que Levou a Pedro Negar JESUS !!


Texto base: João 18:12-27
(João 18:12) - Então a coorte, e o tribuno, e os servos dos judeus prenderam a Jesus e o maniataram.
(João 18:13) - E conduziram-no primeiramente a Anás, por ser sogro de Caifás, que era o sumo sacerdote daquele ano.
(João 18:14) - Ora, Caifás era quem tinha aconselhado aos judeus que convinha que um homem morresse pelo povo.
(João 18:15) - E Simão Pedro e outro discípulo seguiam a Jesus. E este discípulo era conhecido do sumo sacerdote, e entrou com Jesus na sala do sumo sacerdote.
(João 18:16) - E Pedro estava da parte de fora, à porta. Saiu então o outro discípulo que era conhecido do sumo sacerdote, e falou à porteira, levando Pedro para dentro.
(João 18:17) - Então a porteira disse a Pedro: Não és tu também dos discípulos deste homem? Disse ele: Não sou.
(João 18:18) - Ora, estavam ali os servos e os servidores, que tinham feito brasas, e se aquentavam, porque fazia frio; e com eles estava Pedro, aquentando-se também.
(João 18:19) - E o sumo sacerdote interrogou Jesus acerca dos seus discípulos e da sua doutrina.
(João 18:20) - Jesus lhe respondeu: Eu falei abertamente ao mundo; eu sempre ensinei na sinagoga e no templo, onde os judeus sempre se ajuntam, e nada disse em oculto.
(João 18:21) - Para que me perguntas a mim? Pergunta aos que ouviram o que é que lhes ensinei; eis que eles sabem o que eu lhes tenho dito.
(João 18:22) - E, tendo dito isto, um dos servidores que ali estavam, deu uma bofetada em Jesus, dizendo: Assim respondes ao sumo sacerdote?
(João 18:23) - Respondeu-lhe Jesus: Se falei mal, dá testemunho do mal; e, se bem, por que me feres?
(João 18:24) - E Anás mandou-o, maniatado, ao sumo sacerdote Caifás.
(João 18:25) - E Simão Pedro estava ali, e aquentava-se. Disseram-lhe, pois: Não és também tu um dos seus discípulos? Ele negou, e disse: Não sou.
(João 18:26) - E um dos servos do sumo sacerdote, parente daquele a quem Pedro cortara a orelha, disse: Não te vi eu no horto com ele?
(João 18:27) - E Pedro negou outra vez, e logo o galo cantou.

·        Objetivo do estudo:
            Identificar o caminho que levou Pedro a negar a Jesus afim de que esta história não se repita em nossas vidas.

·        Introdução:
           
            O texto retrata o episódio em que Pedro nega ser discípulo de Jesus, conforme Jesus havia dito em Mc 14:30

(Marcos 14:30) - E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás




            - Por que Pedro negou a Jesus?
            - O que levaria alguém que, embora conhecesse o amor de Jesus, o Seu poder (...), viesse a negá-lo; a dizer que não O conhecia?

            Veremos a seguir o caminho que levou à negação de Pedro.
            É importante que analisemos nossas vidas diante de cada tópico a seguir para que o mesmo não venha a acontecer conosco.

1.     Excesso de confiança (Marcos 14:26-31)

(Marcos 14:26) - E, tendo cantado o hino, saíram para o Monte das Oliveiras.
(Marcos 14:27) - E disse-lhes Jesus: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas se dispersarão.
(Marcos 14:28) - Mas, depois que eu houver ressuscitado, irei adiante de vós para a Galiléia.
(Marcos 14:29) - E disse-lhe Pedro: Ainda que todos se escandalizem, nunca, porém, eu.
(Marcos 14:30) - E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás.
(Marcos 14:31) - Mas ele disse com mais veemência: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de modo nenhum te negarei. E da mesma maneira diziam todos também.

            Pedro reage diante do que Jesus diz sobre o que aconteceria com seus discípulos quando Ele fosse ferido (v.27).
            “vos escandalizareis” à seriam levados a tropeçar
            “ovelhas dispersas” à como se estivessem desprotegidas
            Pedro diz: “jamais me escandalizarei”, ele tinha convicção, embora não fosse verdadeira, que tal coisa jamais atingiria a sua vida; e insiste nesta idéia até o fim.
            Temos que ficar atentos na caminhada, a nossa fé deve estar enraizada em Cristo, para que nenhuma adversidade venha a nos “escandalizar”, ou seja, nos faça tropeçar.

2.     Falta de oração (Marcos 14:32-34; 37-41)

(Marcos 14:32) - E foram a um lugar chamado Getsêmani, e disse aos seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu oro.
(Marcos 14:33) - E tomou consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, e começou a ter pavor, e a angustiar-se.
(Marcos 14:34) - E disse-lhes: A minha alma está profundamente triste até a morte; ficai aqui, e vigiai.

(Marcos 14:37) - E, chegando, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Simão, dormes? não podes vigiar uma hora?
(Marcos 14:38) - Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
(Marcos 14:39) - E foi outra vez e orou, dizendo as mesmas palavras.
(Marcos 14:40) - E, voltando, achou-os outra vez dormindo, porque os seus olhos estavam pesados, e não sabiam o que responder-lhe.
(Marcos 14:41) - E voltou terceira vez, e disse-lhes: Dormi agora, e descansai. Basta; é chegada a hora. Eis que o Filho do homem vai ser entregue nas mãos dos pecadores.

            Enquanto era tempo de vigiar e orar, Pedro dormia!
            Ele cedeu à sua necessidade física e particular ao invés de obedecer a orientação de Jesus.
            Cuidado! Muitas vezes deixamos de obedecer às orientações de Jesus cedemos às nossas próprias vontades. Isso é um perigo!

3.     Não atentou para o que Cristo havia dito (Joao 18:7-11)

(João 18:7) - Tornou-lhes, pois, a perguntar: A quem buscais? E eles disseram: A Jesus Nazareno.
(João 18:8) - Jesus respondeu: Já vos disse que sou eu; se, pois, me buscais a mim, deixai ir estes;
(João 18:9) - Para que se cumprisse a palavra que tinha dito: Dos que me deste nenhum deles perdi.
(João 18:10) - Então Simão Pedro, que tinha espada, desembainhou-a, e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. E o nome do servo era Malco.
(João 18:11) - Mas Jesus disse a Pedro: Põe a tua espada na bainha; não beberei eu o cálice que o Pai me deu?

4.     Associou-se às pessoas erradas (Marcos 14:54)
(Marcos 14:54) - E Pedro o seguiu de longe até dentro do pátio do sumo sacerdote, e estava assentado com os servidores, aquentando-se ao lume.
Estava junto com os servos dos sumos sacerdotes.

5.     Voltou aos velhos hábitos (Marcos 14:71)
(Marcos 14:71) - E ele começou a praguejar, e a jurar: Não conheço esse homem de quem falais.
            Praguejava contra aqueles que diziam ser ele discípulo de Jesus e jurava falsamente.

6.     Negou abertamente (Marcos 14:72)
(Marcos 14:72) - E o galo cantou segunda vez. E Pedro lembrou-se da palavra que Jesus lhe tinha dito: Antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás. E, retirando-se dali, chorou.

·        Conclusão:
            - Pedro preocupava-se somente consigo e com o que as pessoas iriam pensar dele;
            - Pedro deixou-se distanciar de Jesus, ele permitiu que a barreira física (Jesus preso) ultrapassasse a espiritual e ao negar a Jesus era como se tivesse negado todos os seus ensinamentos sobre o medo, sobre o poder e a proteção de Deus...
            - Temos que nos atentar à nossa caminhada para que em momento nenhum venhamos a nos distanciar de Jesus, pois se estivermos nele e Ele em nós, jamais tropeçaremos nem o negaremos.


Seja uma benção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos muito bem vindos à comunhão, que você possa curtir este espaço, que possamos ser pessoas melhores a cada dia seguindo nosso mestre Jesus. Abraços a Todos, Sandrão.