terça-feira, 13 de novembro de 2012

OUVIR E ENTENDER A VOZ DE DEUS.



 
 
OUVIR E ENTENDER A VOZ DE DEUS.

I Samuel 3:1-14


INTRODUÇÃO: Precisamos aprender a ouvir a voz de Deus. Jesus disse que as suas ovelhas reconhecem sua voz e a seguem (Jo 10:27). Mas isso requer um aprendizado, como aconteceu com Samuel. Vamos tirar algumas lições desse texto, que podem nos levar a ouvir e entender a voz do Senhor.

1. Precisamos ter revelação da palavra de Deus (vs. 7)
“Porém Samuel ainda não conhecia o SENHOR, e ainda não lhe tinha sido manifestada a Palavra do SENHOR”.
1.1. É diferente conhecer as coisas do Senhor e conhecer o Senhor, assim como é diferente conhecer a palavra e ter a palavra revelada em nossa vida.

2. Podemos confundir a voz de Deus com a voz do homem (vs. 4,5)
4 O SENHOR chamou a Samuel, e disse ele: Eis-me aqui.
5 E correu a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, torna a deitar-te. E foi e se deitou.”
2.1. Assim como Samuel achou que era Eli quem o chamava, muitas vezes Deus está falando ao nosso coração e achamos que é pensamento humano.
2.2. Outras vezes, Ele está usando alguém para falar conosco e tratamos como palavra de homens.

3. Os mais experientes podem nos ajudar a reconhecer a voz de Deus (vs. 8,9)
8 O SENHOR, pois, tornou a chamar a Samuel, terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então, entendeu Eli que o SENHOR chamava o jovem.
9 Pelo que Eli disse a Samuel: Vai-te deitar, e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve. Então, Samuel foi e se deitou no seu lugar.”
3.1. Assim como Eli, em sua experiência, ajudou o menino Samuel a ouvir o Senhor, devemos ser humildes e acatar o conselho daqueles que nos lideram na fé.

4. Ouvir a voz de Deus requer de nós atenção e consagração (vs. 10)
10 Então, veio o SENHOR, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.”
4.1. Temos que parar com tudo, nos reservar só para Deus, a fim de que Ele nos fale.
4.2. Daí a importância de termos diariamente um tempo pessoal de busca ao Senhor.

CONCLUSÃO: Quando levamos a sério o que Deus está falando, Ele passa a usar-nos como seus porta-vozes (vs. 19 a 21) - Aos que ouvem a voz de Deus e proclamam sua palavra, Ele respalda e usa como profetas.
19 E crescia Samuel, e o SENHOR era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra.
20 E todo o Israel, desde Dã até Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado por profeta do SENHOR.
21 E continuou o SENHOR a aparecer em Siló, porquanto o SENHOR se manifestava a Samuel, em Siló, pela palavra do SENHOR.

Amém?
Que Deus abençoe a sua vida, que através deste breve estudo possamos estar mais ligados ao Deus criador, ao Pai celestial, ao nosso Paizinho querido, que possamos a cada novo dia agradar ao coração de Deus com nossas vidas.
Abraços a todos, Sandrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos muito bem vindos à comunhão, que você possa curtir este espaço, que possamos ser pessoas melhores a cada dia seguindo nosso mestre Jesus. Abraços a Todos, Sandrão.