quinta-feira, 17 de outubro de 2013

RESTAURANDO OS ODRES




VINHO NOVO
Mateus 9:16- Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, porque semelhante remendo rompe a roupa, e faz-se maior a rotura.17 - Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam.

INTRODUÇÃO
Sempre que pensava sobre este assunto imaginava os odres como sendo aqueles tonéis de madeira ou vasos de barro, mas na verdade eram feitos de pele de cabra, estranho demais isso para nossos dias, não é mesmo? Naquele tempo o vinho era feito de uma maneira bem artesanal, com uvas que eram pisadas pelas pessoas, elas eram esmagadas até sair todo o suco e eram armazenadas nestes recipientes para a devida fermentação natural.
Fiz umas pesquisas sobre este assunto em algumas bíblias de estudo e pude constatar algumas coisas interessantes e gostaria de compartilhar com vocês nesta noite;
- Odres novos: Nos tempos antigos, usavam-se Odres feitos de pele de cabra ou bode, para guardarem o vinho novo, a medida que o suco de uvas frescas fermentava, o vinho se expandia e os Odres novos se esticavam mas, um Odre velho não teria mais esta elasticidade e estouraria. Jesus trás uma novidade que não pode ser confinada em antigas formas.
- Jesus não veio colocar um fim no antigo sistema religioso do judaísmo, com suas regras e tradições. Se fosse assim, a mensagem de Jesus teria arruinado este sistema. O propósito do Messias era introduzir algo novo, embora isso tenha sido profetizado durante séculos. A nova mensagem dizia que Jesus Cristo, o Filho de Deus, veio a terra para oferecer a todas as pessoas, o perdão de seus pecados e a reconciliação com Deus. As boas novas não se encaixam no antigo sistema legalista da religião judaica. Era necessário um novo começo. A mensagem de Cristo sempre permanecerá nova, porque ela deve ser aceita e aplicada a todas as gerações. Ao seguirmos a Cristo, devemos estar preparados para novas maneiras de viver, de encarar as adversidades e servir a Deus.
- O velho homem e o novo, não podem conviver juntos. O novo ensinamento da graça não pode ser contido dentro de velhas estruturas. A ideia aqui é que se vivemos no tempo da graça, significa vivermos em novidade de vida. Não voltando às velhas praticas de quando não tínhamos Jesus em nossos corações. O pecador é uma nova criatura e tudo se fez novo.
- Pano novo...Vinho novo; com duas breves comparações, Jesus ensina que a novidade trazida pelo reino de Deus, não combina com nossas praticas antigas. A presença do Noivo é o retalho de pano novo, que não combina com a roupa velha que eram nossos pecados. As antigas formas do judaísmo não podiam conter o frescor espiritual do evangelho. A graça não podia ser semeada nem derramada no sistema do legalismo. Em vez de reformar um sistema frágil, desgastado e obsoleto, Jesus veio para oferecer uma nova vida concedida pela fé Nele.

CORPO DA MENSAGEM

Vimos através da fermentação natural, a pele do animal esticava tanto que ficava em ponto de estourar, podemos confirmar isso no livro de Jó 32:18- Porque estou cheio de palavras; o meu espírito me constrange. 19 - Eis que dentro de mim sou como o mosto, sem respiradouro, prestes a arrebentar, como odres novos.
Este processo fica dura de 4 ha 6 meses, onde no final esta pele não poderá mais ser utilizada pois, ao retirar este vinho que chegará ao teor alcoólico de 12% e o colágeno dessa pele que permitia a pele ser esticada foi desgastada pelo álcool.
Por isso Jesus nos fala no texto que lemos de Mateus, Jesus compara isso tudo ao pano novo usado em roupa velha, o processo é o mesmo.
Nós precisamos ser como um Odre novo para receber o novo de Jesus. Viver em novidade de vida, mas para que isso aconteça é preciso que ao olharmos para nosso velho Odre, sintamos incomodados com os nossos velhos costumes. Devemos ter em mente que nada foge do controle de Deus. Se estamos nas mãos do Senhor, devemos confiar que se as circunstancias de nossas vidas não estão em acordo com a novidade que Jesus quer para nós, com toda certeza é porque Jesus está permitindo que o nosso velho vinho se acabe, que o nosso velho Odre se murche, pois o vinho é sinônimo de alegria. Se o vinho está acabando, a alegria se foi, você vive uma vida de tristeza, incomodado com a realidade de sua vida, as coisas não fluem, a prosperidade do Senhor parece que não chega, a tristeza logo vem, você vive na igreja, tem comunhão com os irmãos, diz que está tudo bem na sua vida e família, sabendo na verdade que isso não é a realidade dentro de sua casa e de sua vida.
Talvez esta angustia seja Deus permitindo para que você perceba que para haver mudança,  precisamos todos ser como Odres novos para receber o novo vinho do Senhor.
Se você permitir Deus agir, nesta noite você poderá ser revestido com o renovo de Deus, onde Ele nos coloca em total dependência Dele e dos irmãos, para que possamos ser mudados em novas criaturas. Deus está nos preparando para receber o novo, nossas vestes devem ser trocadas por Jesus.
A bíblia nos mostra que Saulo recebe do Senhor suas novas vestes e passa a se chamar Paulo, em Atos 26:12-16..12 - Sobre o que, indo então a Damasco, com poder e comissão dos principais dos sacerdotes, 13 - Ao meio-dia, ó rei, vi no caminho uma luz do céu, que excedia o esplendor do sol, cuja claridade me envolveu a mim e aos que iam comigo. 14 - E, caindo nós todos por terra, ouvi uma voz que me falava, e em língua hebraica dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões. 15 - E disse eu: Quem és, Senhor? E ele respondeu: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; 16 - Mas levanta-te e põe-te sobre teus pés, porque te apareci por isto, para te pôr por ministro e testemunha tanto das coisas que tens visto como daquelas pelas quais te aparecerei ainda;

CONCLUSÃO

Não podemos resistir ao processo de renovação que o Senhor tem para nós, Veja o que Deus nos fala em Isaías 43:18-19
18 - Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. 19 - Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.
Deus nos fala através do profeta, Ele nos pede para que esqueçamos das velhas práticas, dos velhos pensamentos, das velhas atitudes, dos velhos costumes, da velha maneira de agir, Ele nos promete um novo tempo, coisas novas, milagres, curas, libertações.
Se permitir Jesus entrar veremos que o cristianismo é Odre Novo!
É tempo de aumentarmos o nível de nossa fé, mudarmos nossa postura, nossa maneira de pensar e agir, só precisamos aprender a depender de Deus. Romper com as coisas velhas, aceitar o novo de Deus, Ele quer dar a você um novo tempo. Precisamos nos adaptar à vontade de Deus, parar de lutar do nosso jeito, com o nosso intelecto. O vinho velho acabou, Deus fará de você, um vinho novo. Deus quer se revelar a você de novas maneiras, fale com o Senhor neste momento, peça ao Senhor o vinho novo, receba do Senhor o novo tempo.
Deus te dá uma nova chance, o tempo de se alegrar chegou, Deus tem algo novo para você. 
Lamentações 3:22 - As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; 23 - Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.
Gostaria de deixar uma frase pra você, “Se você está cansado da maneira que tem adorado a Deus e o servido, imagina Ele”.
Chegou um tempo novo, devemos romper com o velho Odre. Envolva-se em coisas novas dentro do corpo de Cristo, envolva-se em outro ministério, faça o que Jesus espera que você faça. Se você precisa ser renovado, coloque se de pé. Louve ao Senhor, fale com Ele através deste louvor.
Assim diz o Senhor....
Efésios 4:17-32
17 - E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.18 - Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;19 - Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.20 - Mas vós não aprendestes assim a Cristo,21 - Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus;22 - Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;23 - E vos renoveis no espírito da vossa mente;24 - E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.25 - Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.26 - Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.27 - Não deis lugar ao diabo.28 - Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.29 - Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.30 - E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.31 - Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,32 - Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
O amor de Jesus nos refaz, Odres novos!

Abs, Sandrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos muito bem vindos à comunhão, que você possa curtir este espaço, que possamos ser pessoas melhores a cada dia seguindo nosso mestre Jesus. Abraços a Todos, Sandrão.