terça-feira, 20 de março de 2012

IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS



E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra. Gênesis 1:26
Qual era o plano de Deus em colocar Sua imagem no ser humano? A criação do homem à imagem de Deus é uma das melhores maneiras para compreendermos a Deus.

Deus criou o homem como ser integral. Deus é, nesse sentido, também um ser integral, total. Nada acontece em qualquer parte do Universo – a queda de um pardal, o choro de um de Seus filhos – sem o acompanhamento de Deus. Ele não somente criou o Universo, como também o mantém continuamente.

Toda a natureza é importante para Deus. Ele considerou tudo muito bom. E esse tudo incluía o ser humano, comissionado por Deus para cuidar dos demais seres criados, além de cuidar do próprio corpo.

Deus nos criou não somente indivisíveis (não “temos” uma alma; “somos” uma alma vivente), mas também livres. Isso também reflete a imagem de Deus no homem. Nossa capacidade de ir além, não apenas de descobrir, mas estar ciente de todo esse processo de descoberta é o que nos dá uma qualidade única entre todas as criaturas da Terra.
Quando Deus desejou miríades de anjos, Ele criou miríades de anjos. Entretanto, quando quis povoar a Terra com seres humanos, criou Ele apenas dois – um homem e uma mulher – e fê-los compartilhar do cuidado das coisas e seres criados. Isso significa que, de certa forma, eles seriam responsáveis pelo caráter de todas as futuras gerações. Deus também permitiu que os seres humanos pensassem e agissem – não meramente reagissem – até mesmo discordando de Suas idéias.
E quando nossos primeiros pais se rebelaram contra Deus e suas ordens, Ele não os rejeitou simplesmente ou os abandonou como um pai desapontado. Ele, que havia idealizado o plano da salvação antes de criar o homem, haveria de pô-lo em prática através da encarnação de Seu Filho, Jesus Cristo.

Tudo o que Satanás tirou de nós por meio do pecado, Jesus nos restitui por Seu sacrifício. A imagem e semelhança divinas no ser humano serão completamente restauradas por meio do sacrifício de Jesus Cristo, o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1:29).
Para refletir:

De que forma o fato de ter sido criado à imagem e semelhança de Deus, pode melhorar minha autoestima? Como essa verdade ajuda em meu relacionamento com demais pessoas? Deus me dotou de todos os recursos para que eu possa viver com dignidade hoje. Ore e pense nisso nas próximas 24 horas.


Abraços, Sandrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos muito bem vindos à comunhão, que você possa curtir este espaço, que possamos ser pessoas melhores a cada dia seguindo nosso mestre Jesus. Abraços a Todos, Sandrão.