terça-feira, 16 de novembro de 2010

Como ser um Jovem segundo o coração de Deus

Hoje veremos um pouco da vida de Davi (um homem segundo o coração de Deus). Imaginem sermos Jovens como Davi, segundo o coração de Deus.

A vida dele nos oferece material para um fascinante estudo sobre o caráter humano. Davi é personagem de uma daquelas historias que apresentam um “maltrapilho que ficou rico”. Ele começou como pastor de ovelhas e terminou como rei. Tornou-se um grande guerreiro e consolidou a pequenina nação de Israel como um reino poderoso que, no século 10 a.C. dominou grande parte do Oriente Médio.
Mas, acima de todas as suas realizações e conquistas, o mais notável testemunho a respeito Davi é o epitáfio que Deus compôs a seu respeito: “Achei Davi um Homem segundo o meu coração”.
Como já disse a pouco, essa afirmação me deixa perplexo! com ela, Deus declara a sua aprovação ao coração e a vida de Davi. Isso, no entanto, pode nos levar a questionamentos, uma vez que as ações de Davi nem sempre demonstraram a sua piedade. Caso você não conheça a vida de Davi, vamos a um rápido resumo de sua historia repleta de altos e baixos.


- Davi foi um guerreiro que derramou sangue em abundancia
(I Crônicas 22:8) - Porém, veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Tu derramaste sangue em abundância, e fizeste grandes guerras; não edificarás casa ao meu nome; porquanto muito sangue tens derramado na terra, perante mim.

- Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba
(II Samuel 11:4) - Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa.

- Posteriormente, Davi descobriu que Bate-Seba estava grávida, esperando um filho dele. Para resolver esse problema, Davi ordenou que o marido de Bate-Seba se posicionasse na frente de uma batalha, onde ele foi morto.
 (II Samuel 11:5) - E a mulher concebeu; e mandou dizer a Davi: Estou grávida.
(II Samuel 11:6) - Então Davi mandou dizer a Joabe: Envia-me Urias o heteu. E Joabe enviou Urias a Davi.
(II Samuel 11:7) - Vindo, pois, Urias a ele, perguntou Davi como passava Joabe, e como estava o povo, e como ia a guerra.
(II Samuel 11:8) - Depois disse Davi a Urias: Desce à tua casa, e lava os teus pés. E, saindo Urias da casa real, logo lhe foi mandado um presente da mesa do rei.
(II Samuel 11:9) - Porém Urias se deitou à porta da casa real, com todos os servos do seu senhor; e não desceu à sua casa.
(II Samuel 11:10) - E fizeram saber isto a Davi, dizendo: Urias não desceu a sua casa. Então disse Davi a Urias: Não vens tu duma jornada? Por que não desceste à tua casa?
(II Samuel 11:11) - E disse Urias a Davi: A arca, e Israel, e Judá ficaram em tendas; e Joabe, meu senhor, e os servos de meu SENHOR estão acampados no campo; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber, e para me deitar com minha mulher? Pela tua vida, e pela vida da tua alma, não farei tal coisa.
(II Samuel 11:12) - Então disse Davi a Urias: Demora-te aqui ainda hoje, e amanhã te despedirei. Urias, pois, ficou em Jerusalém aquele dia e o seguinte.
(II Samuel 11:13) - E Davi o convidou, e comeu e bebeu diante dele, e o embebedou; e à tarde saiu a deitar-se na sua cama com os servos de seu senhor; porém não desceu à sua casa.
(II Samuel 11:14) - E sucedeu que pela manhã Davi escreveu uma carta a Joabe; e mandou-lha por mão de Urias.
(II Samuel 11:15) - Escreveu na carta, dizendo: Ponde a Urias na frente da maior força da peleja; e retirai-vos de detrás dele, para que seja ferido e morra.
(II Samuel 11:16) - Aconteceu, pois, que, tendo Joabe observado bem a cidade, pôs a Urias no lugar onde sabia que havia homens valentes.
(II Samuel 11:17) - E, saindo os homens da cidade, e pelejando com Joabe, caíram alguns do povo, dos servos de Davi; e morreu também Urias, o heteu.

-Davi teve várias esposas
(II Samuel 3:1) - E HOUVE uma longa guerra entre a casa de Saul e a casa de Davi; porém Davi ia se fortalecendo, mas os da casa de Saul se iam enfraquecendo.
(II Samuel 3:2) - E a Davi nasceram filhos em Hebrom; e foi o seu primogênito Amnom, de Ainoã a jizreelita;
(II Samuel 3:3) - E seu segundo, Quileabe, de Abigail, mulher de Nabal, o carmelita; e o terceiro Absalão, filho de Maaca, filha de Talmai, rei de Gesur;
(II Samuel 3:4) - E o quarto, Adonias, filho de Hagite; e o quinto, Sefatias, filho de Abital;
(II Samuel 3:5) - E o sexto, Itreão, de Eglá, também mulher de Davi; estes nasceram a Davi em Hebrom.

- Davi foi um pai negligente, e sua família sofreu com brigas e tragédias (2 Samuel 13.11-18, 13.28-29)
Sexo entre irmãos, filhos de Davi.
(II Samuel 13:11) - E chegando-lhos, para que comesse, pegou dela, e disse-lhe: Vem, deita-te comigo, minha irmã.
(II Samuel 13:12) - Porém ela lhe disse: Não, meu irmão, não me forces, porque não se faz assim em Israel; não faças tal loucura.
 (II Samuel 13:13) - Porque, aonde iria eu com a minha vergonha? E tu serias como um dos loucos de Israel. Agora, pois, peço-te que fales ao rei, porque não me negará a ti.
(II Samuel 13:14) - Porém ele não quis dar ouvidos à sua voz; antes, sendo mais forte do que ela, a forçou, e se deitou com ela.
(II Samuel 13:15) - Depois Amnom sentiu grande aversão por ela, pois maior era o ódio que sentiu por ela do que o amor com que a amara. E disse-lhe Amnom: Levanta-te, e vai-te.
(II Samuel 13:16) - Então ela lhe disse: Não há razão de me despedires assim; maior seria este mal do que o outro que já me tens feito. Porém não lhe quis dar ouvidos.
(II Samuel 13:17) - E chamou a seu moço que o servia, e disse: Ponha fora a esta, e fecha a porta após ela.
(II Samuel 13:18) - E trazia ela uma roupa de muitas cores (porque assim se vestiam as filhas virgens dos reis); e seu servo a pôs para fora, e fechou a porta após ela.
Assassinatos na família de Davi.
(II Samuel 13:28) - E Absalão deu ordem aos seus servos, dizendo: Tomai sentido; quando o coração de Amnom estiver alegre do vinho, e eu vos disser: Feri a Amnom, então o matareis; não temais: porque porventura não sou eu quem vo-lo ordenei? Esforçai-vos, e sede valentes.
(II Samuel 13:29) - E os servos de Absalão fizeram a Amnom como Absalão lho havia ordenado. Então todos os filhos do rei se levantaram, e montaram cada um no seu mulo, e fugiram.

-Contrariando a ordem do Senhor, Davi recenseou orgulhosamente suas tropas provocando a morte de 70 mil homens do povo, causada por uma peste.
(II Samuel 24:10) - E pesou o coração de Davi, depois de haver numerado o povo; e disse Davi ao SENHOR: Muito pequei no que fiz; porém agora ó SENHOR, peço-te que perdoes a iniqüidade do teu servo; porque tenho procedido mui loucamente.
(II Samuel 24:11) - Levantando-se, pois, Davi pela manhã, veio a palavra do SENHOR ao profeta Gade, vidente de Davi, dizendo:
(II Samuel 24:12) - Vai, e dize a Davi: Assim diz o SENHOR: Três coisas te ofereço; escolhe uma delas, para que ta faça.
(II Samuel 24:13) - Foi, pois, Gade a Davi, e fez-lho saber; e disse-lhe: Queres que sete anos de fome te venham à tua terra; ou que por três meses fujas de teus inimigos, e eles te persigam; ou que por três dias haja peste na tua terra? Delibera agora, e vê que resposta hei de dar ao que me enviou.
(II Samuel 24:14) - Então disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; porém caiamos nas mãos do SENHOR, porque muitas são as suas misericórdias; mas nas mãos dos homens não caia eu.
(II Samuel 24:15) - Então enviou o SENHOR a peste a Israel, desde a manhã até ao tempo determinado; e desde Dã até Berseba, morreram setenta mil homens do povo.

Mesmo tendo Davi cometido tantos deslizes, Deus declara a seu respeito, “Achei Davi homem segundo o meu coração”. Como pode ser isso? Como poderia Deus elogiar um homem com a vida tão cheia de erros?
Sim Davi era um homem sem muito juízo que as vezes, cometia pecados que a maioria de nós nem, imagina e, muito menos,cometeria.
No entanto, ao longo de sua vida, Davi procurou ser um homem reto, e o desejo de seu coração era fazer a vontade de Deus. Esse é o tipo de pessoa que Deus procura, conforme mencionado em Jeremias 5.1-9.
(Jeremias 5:1) - DAI voltas às ruas de Jerusalém, e vede agora; e informai-vos, e buscai pelas suas praças, a ver se achais alguém, ou se há homem que pratique a justiça ou busque a verdade; e eu lhe perdoarei.
(Jeremias 5:2) - E ainda que digam: Vive o SENHOR, de certo falsamente juram.
(Jeremias 5:3) - Ah SENHOR, porventura não atentam os teus olhos para a verdade? Feriste-os, e não lhes doeu; consumiste-os, e não quiseram receber a correção; endureceram as suas faces mais do que uma rocha; não quiseram voltar.
(Jeremias 5:4) - Eu, porém, disse: Deveras estes são pobres; são loucos, pois não sabem o caminho do SENHOR, nem o juízo do seu Deus.
(Jeremias 5:5) - Irei aos grandes, e falarei com eles; porque eles sabem o caminho do SENHOR, o juízo do seu Deus; mas estes juntamente quebraram o jugo, e romperam as ataduras.
(Jeremias 5:6) - Por isso um leão do bosque os feriu, um lobo dos desertos os assolará; um leopardo vigia contra as suas cidades; qualquer que sair delas será despedaçado; porque as suas transgressões se avolumam, multiplicaram-se as suas apostasias.
(Jeremias 5:7) - Como, vendo isto, te perdoaria? Teus filhos me deixam a mim e juram pelos que não são deuses; quando os fartei, então adulteraram, e em casa de meretrizes se ajuntaram em bandos.
(Jeremias 5:8) - Como cavalos bem fartos, levantam-se pela manhã, rinchando cada um à mulher do seu próximo.
(Jeremias 5:9) - Deixaria eu de castigar por estas coisas, diz o SENHOR, ou não se vingaria a minha alma de uma nação como esta?  De acordo com o que podemos ver com relação a Davi, Deus não espera perfeição. Apesar de tudo o que Davi fez de errado na vida, Deus examinou-lhe o coração e disse que ele era um homem segundo o seu coração, alguém que sempre buscou fazer a vontade divina.
Vamos meditar por alguns instantes, naquilo que Deus quer para nossas vidas.
Quando Deus olha para nossas vidas o que Ele procura, não é a perfeição, ser Cristão não significa ser perfeito. A Bíblia diz que não existem homens perfeitos, nem um só homem (Romanos 3:10) - Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer., todos nós pecamos, todos nós desobedecemos a Deus, e é essa obediência que  nos separa de Deus.
O único homem que andou na terra que é perfeito, é Jesus Cristo. Ele cumpriu exatamente a vontade do Pai  (Mateus 3:17) - E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo., Jesus não conheceu o pecado.

Conclusão: Ser cristão significa em poucas palavras;

Olhar para Deus e para sua graça
(Efésios 2:8) - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
(Efésios 2:9) - Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
(Efésios 2:10) - Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
Arrepender-se dos pecados e desviar-se deles
(Atos 2:38) - E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;
2º Cr 7:14” Se o meu povo que, se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e se converter dos seus maus caminhos então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra
“O senhor, esta dizendo aqui que não importa a situação, se seu povo se voltar em outras palavras, se houver arrependimento a sua situação pode ser revertida”.

Aceitar o dom de Deus de vida eterna por meio da morte de seu filho em nosso lugar,
Receber a misericórdia e o perdão de Deus e viver mediante a sua graça....
Ser Cristão significa (II Corintios 5:17) - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo., e também confessarmos a Deus os nossos pecados e que nos renove um espírito reto como nos Salmos 51 inteiro. Vamos ler somente o 1 e o 2...
(Salmos 51:1) - TEM misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
(Salmos 51:2) - Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado..

Amém Jesus!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos muito bem vindos à comunhão, que você possa curtir este espaço, que possamos ser pessoas melhores a cada dia seguindo nosso mestre Jesus. Abraços a Todos, Sandrão.