sexta-feira, 19 de novembro de 2010

SONHOS



Você sabe o significado da palavra SONHO?

Há vários significados para esta palavra. O dicionário Aurélio nos dá algumas definições:

·        Seqüência de fenômenos psíquicos que involuntariamente ocorrem durante o sono.
·        Um forte desejo ou idéia dominante perseguida com interesse e paixão.

É desta idéia perseguida com paixão que vamos falar; é deste forte desejo que trata a palavra desta noite.
Vamos então saber:

VOCÊ TEM SONHOS EM SEU CORAÇÃO?
VOCÊ SABIA QUE DEUS TEM UM SONHO PARA SUA VIDA?
ONDE FORAM PARAR OS SONHOS DE DEUS QUE ESTAVAM AÍ NO SEU CORAÇÃO?

O que foi que aconteceu com os planos do Senhor na tua vida? Você pode até pensar que Deus nunca sonhou nada pra você e é ai que o diabo te engana, ele quer te distanciar do propósito de Deus. Deus sempre teve e sempre terá um plano maravilhoso para cada um de nós. Então se você pensa que nunca existiu sonho de Deus pra você, hoje você vai descobrir onde está esse sonho. Amém? E vai descobrir que ele sempre existiu e talvez você nem tenha percebido.

Ex: Quem nunca sonhou em ter uma casa bonita? Quem nunca sonhou em ter uma boa família, bons filhos? Ter um bom emprego? Quem aqui nunca sonhou em ter paz e saúde para si e para todas as pessoas que te rodeiam e ser feliz?Quem aqui nunca sonhou em fazer boa viagem de férias? Ter muito dinheiro para gastar sem precisar se preocupar; em comprar um lindo carro ou trocá-lo todo ano... Em voar de avião? Enfim, em ter uma vida melhor?

A Bíblia relata que Jesus veio ao mundo para que eu e você pudéssemos ter vida e vida em abundância. (João 10:10) - O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.

O livro da Bíblia que mais aparece a palavra vida é o livro de João. Enquanto nenhum outro livro no NT emprega essa palavra mais do que 17 vezes, aqui é falada 36 vezes. João logo fala sobre o que está falando: Jesus é a vida (Jo 14:6) – quando nos diz para vivermos em abundância é para termos a Ele em abundância na nossa vida.
Ah, mas eu quero ser rico. E quem disse que Jesus foi pobre? Ele nunca teve necessidade de nada e se apresenta como a VIDA e diz para vivermos em abundância. Isso pode ser considerado ser pobre? Alguém que tinha em seu grupo um tesoureiro para cuidar das finanças.

A boa notícia para nós é que em Jesus é possível viver e ver esses sonhos se realizarem, amém? Foi para isso que Jesus se manifestou: para trazer vida eterna e abundante. Jesus se manifestou para que vivêssemos o Seu sonho para nós. Se não estamos vivendo nessa realidade de vida, então posso sugerir que Jesus veio ao mundo em vão. Muita coisa já é nossa e não usamos simplesmente por não sabermos. Ex – Carpaccio do Tony.

abundância
sf (lat abundantia) 1 Fartura, grande quantidade. 2 Ret Afluência de palavras, riqueza de estilo. Antôn: falta, carência, escassez.
Jesus quer nos ensinar a vermos os sonhos na ótica de Deus e não questionaremos mais o porquê dos sonhos não estarem se realizando. Jesus nos convida a colocar os óculos de Deus e enxergarmos O QUE É e O QUE NÃO É sonho de Deus para nós.
Talvez você não esteja vendo os sonhos de Deus se realizar na tua vida, talvez você nem esteja vendo a abundância prometida na Palavra porque está olhando de uma maneira diferente da que o Senhor vê. Talvez esteja se questionando nesses dias: PORQUE OS MEUS SONHOS SE PERDEM NA CAMINHADA?
E a pergunta que eu te faço hoje é:
1. Será que você não sonhou algo que o Senhor não sonhou para você?
2. Será que os seus sonhos são maiores do que seu compromisso em fazer a sua parte?
3. Será que os seus sonhos são mesmo seus, ou são sonhos de outras pessoas?
4. Será que você esperou que Deus realizasse seus sonhos no seu tempo e não no d’Ele?
5. Será que você orou ao Senhor pedindo que ele revelasse os sonhos Dele para você?

Vamos estudar 3 tipos de sonhos que existem e que você deve identificar se estão presentes em sua vida:

1°: SONHOS DO CORAÇÃO DO HOMEM
São sonhos que trazem satisfação ao nosso coração, mas que não traz a glória ao nome do Senhor.
São sonhos que satisfazem nosso ego e reafirmam nossa independência de Deus. Que não incluem a direção de Deus e deixam o Espírito de Deus fora de nossas decisões. São sonhos que trazem glória e aplausos ao nosso esforço, inteligência e força e não à Sabedoria do Senhor. São sonhos que trazem engano e que contaminam todo o ser.

(Marcos 7:21) - Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios.

(Jeremias 17:9) - Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?
Toda a nossa vida depende do coração e a Bíblia nos diz que é nele que habita a iniqüidade. É onde não podemos dar a licença para a iniqüidade se arraigar. Podemos dizer que se a nossa vida fosse um filme, esse se chamaria – DORMINDO COM O INIMIGO.

(Gálatas 5:19-21) - Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

Essas são as conseqüências de sonhos que são gerados no coração do homem.

2°: SONHOS DO CORAÇÃO DO DIABO
Eu nem sabia que o diabo tinha coração e agora você me diz que ele ainda sonha?
O sonho dele é roubar, matar e destruir a nossa fé.
São sonhos que produzem doenças, maldições, separação, miséria, dor, portanto produzem morte espiritual. São sonhos que visam destruir, matar e roubar nossa paz e fé em Cristo (João 10:10). - São sonhos que nos levam a duvidar das promessas de Deus e não geram louvor à Deus. São sonhos que trazem acusação e não esperança. Que devoram nossa fé e roubam nossa unção para fazer a obra de Deus com alegria. São sonhos que levam ao pecado.
(I João 3:8) - Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. Esses são os frutos de sonhar os sonhos que procedem do inferno: produzem morte.
Este versículo é maravilhoso, nos mostra que o diabo tem o domínio de todo o mundo dos incrédulos, eles estão debaixo do seu controle, no entanto não pode mover um dedo na direção do crente, mas muito pelo contrário o Cristão o vencerá porque o próprio Jesus vai destruir a obra do diabo.

3°: OS SONHOS DO CORAÇÃO DE DEUS
São sonhos que glorificam a Deus porque falam de seu amor, de sua glória e majestade.
(Jó 42:2) - Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.

São sonhos que falam do amor de Deus por nós através da nossa comunhão com Ele pelo fruto do espírito. (Gálatas 5:22-23) - Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.
São sonhos que trazem não somente uma satisfação carnal de conquista, mas trazem uma alegria no nosso espírito por termos feito a vontade do Senhor e não a nossa própria, da mesma forma que fez Jesus.
São sonhos que não precisam de uma lógica para se realizar, eles tem sua lógica própria – a lógica de Deus.

(I Corintios 1:27-31) - Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele. Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor.
Nossos sonhos precisam estar alinhados com os sonhos de Deus para que nos gloriemos no Senhor, somente Nele.

Reflita agora: seus sonhos produzem esses frutos?

A bíblia está recheada de histórias de sonhadores espirituais que sonharam e conquistaram em nome do Senhor. Eles sonharam e trabalharam para que o sonho se tornasse realidade tão palpável quanto à realidade que vivenciavam no momento. (Ex: Abraão, José, Moisés, Josué, Davi, etc.) Todos esses servos de Deus creram no sonho de Deus para suas vidas. Eles, porém, passaram pela prova do tempo de Deus.

Como nosso maior referencial, Jesus nos deu Seu próprio exemplo no cumprimento dos sonhos de Deus quando, mesmo em um tempo de aflição e angústia, Ele não decidiu fazer a Sua vontade e sim a de Deus e no tempo Dele.
(Lucas 22:42) - Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.
Assim, Jesus nos ensinou que a vontade de Deus deve ser realizada no tempo Dele. (Se tirarmos uma comida do fogo antes de ficar pronta, não a saboreamos como deveria). Assim deve ser também os sonhos de Deus para nós.
O sonho de Deus é de que toda a criação volte para Ele. Desde o momento da queda, lá no Éden. É ver a humanidade restaurada e redimida. É ter o coração do homem nas mãos, para cuidar que andemos em caminhos seguros. Deus conta conosco na concretização de Seus sonhos em nós.

Precisamos fazer a nossa parte para os sonhos de Deus se tornar realidade. Somos colaboradores de Deus na obra que Ele quer realizar em nós. (I Corintios 3:9) - Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.

Nossos sonhos darão certo quando:

Estiverem alinhados com os sonhos de Deus, nossos sonhos forem orados e pensados para glória de Deus, forem planejados diante do altar de Deus, forem colocados sob o crivo da Palavra de Deus e quando não causarem dor nem a nós nem a outras pessoas.

Encerremos com estes 3 ensinos:

1.    Saiba identificar que tipo de sonho é o seu
É Sonho do Homem? É sonho do diabo? Ou é um sonho de Deus para você? Seja qual for a resposta, a única saída é: Se não for sonho de Deus não insista! Hebreus 3:7

2.    É o Senhor quem decide se seus sonhos serão ou não realidade. Provérbios 16:9

3.    O motor propulsor de nossos sonhos tem de ser a fé. Hebreus 11:1

Fica evidente aqui que a fé é a certeza de que OS SONHOS DE DEUS vão se realizar. Note bem: são os Sonhos de Deus que vão se realizar e não os nossos sonhos!
Também nossa fé deve ser uma fé que coopera com o Senhor. (Tiago 2:17) - Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.

Fazer a obra do Senhor é operacionalizar os nossos próprios sonhos em Cristo.  Quando cuidamos daquilo que é de Deus e servimos a Ele, Ele se encarrega de realizar nossos sonhos.

Se teus sonhos foram sufocados pelas tribulações e tempestades da vida, Deus te chama para resgatar cada um dos sonhos que agradam o coração Dele; se nem sonhar você sonhou, Deus te chama esta noite a sonhar os sonhos Dele e a colocar seus próprios sonhos de acordo com Sua Vontade. Deus quer que você seja restaurado e pare de duvidar dos bons projetos de vida que Ele tem para você, amém?
ONDE FORAM PARAR OS SONHOS DE DEUS QUE ESTAVAM AÍ NO SEU CORAÇÃO?
Vamos orar e chamá-los à existência, em nome de Jesus!

Deus te abençoe!

Por Eder Pessoa Giareta, sigam o Eder pelo seu Site...
http://www.appassionato.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos muito bem vindos à comunhão, que você possa curtir este espaço, que possamos ser pessoas melhores a cada dia seguindo nosso mestre Jesus. Abraços a Todos, Sandrão.