terça-feira, 28 de dezembro de 2010

2011 é o Tempo da Restituição



Levítico 25:9-10
INTRODUÇÃO: O Antigo Testamento é uma sombra do Novo. Muitas das verdades que faziam parte da Lei de Moisés apontam para nossa vida em Cristo hoje. Um dos símbolos mais ricos do Antigo Testamento é o “Ano do Jubileu”. A cada cinqüenta anos, no “Dia da Expiação” ele era proclamado a todo judeu que fosse escravo ou tivesse dívidas era liberto e perdoado.
O Ano do Jubileu representa a obra de Cristo na cruz. Por causa do seu sangue, temos direito à libertação e à restituição do que perdemos, não mais a cada cinqüenta anos, mas todos os dias.

Vamos entender o que significa o Ano do Jubileu para nós:

1. ESTE É UM TEMPO DE LIBERTAÇÃO PESSOAL “proclamareis liberdade na terra a todos os seus moradores” – Lv 25:10b – Jesus morreu para que fôssemos livres.
1). Precisamos entender que a liberdade é um direito nosso em Cristo.
Deus não admite a escravidão no meio do seu povo (Gl 5:1).
1 Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão.
2). Precisamos entender que esse é o tempo de libertação de pecados que prendem nossas vidas (Rm 8:2).
2 Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do
pecado e da morte.

3). Precisamos também receber libertação de todo tipo de cadeia emocional, sarando nossa alma para andar em espírito (II Co 3:17).

4). Temos que proclamar o evangelho para que todos conheçam o direito da liberdade em Cristo (Lv 25:10b diz que a liberdade deve ser proclamada).
10 E santificareis o ano qüinquagésimo e apregoareis liberdade na
terra a todos os seus moradores; Ano de Jubileu vos será, e tornareis,
cada um à sua possessão, e tornareis, cada um à sua família.

2. ESTE É UM TEMPO DE RESTAURAÇÃO FAMILIAR– “cada um de vós retornará à sua família” – Lv 25:10d – A propósito de Deus está centralizado na família (Gn 12:3) e por isso Satanás bombardeia a tanto, tentando nos fazer crer que podemos servir ao Senhor deixando nossa família para trás.

1) Deus quer restaurar os relacionamentos conjugais Pv 5:18.18 O homem iracundo suscita contendas, mas o longânimo apaziguará a luta.

2). Deus quer restaurar os relacionamentos entre pais e filhos – Ml 4:6.6 e converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais;
para que eu não venha e fira a terra com maldição.

3. ESTE É UM TEMPO DE RESTITUIÇÃO DAS COISAS QUE PERDEMOS “cada um de vós retornará à sua possessão” – Lv 25:10c – Seja por erros nossos, seja por ataques de Satanás, muitas vezes sofremos perdas e a proclamação do Ano do Jubileu é uma mensagem para resgatarmos o que perdemos.

1) O que Deus nos dá como herança é nosso por direito – Rm 11:29 29 Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento.

2) Vamos buscar a restituição da abundância na vida espiritual – Sl 51:12 12 Torna a dar-me a alegria da tua salvação e sustém-me com um espírito voluntário.

3) Vamos buscar a restituição de ministérios enfraquecidosAp 2:4-5 4) Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor tua primeira caridade.  Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.

4) Vamos buscar a restituição de relacionamentos quebrados – Mt 5:23-24
23 Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
24 deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta.

5) Vamos buscar a restituição de bens materiais – Jl 2:23-27
23 E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no SENHOR, vosso Deus, porque ele vos dará ensinador de justiça e fará descer a chuva, a temporã e a serôdia, no primeiro mês.
24 E as eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de mosto e de óleo.
25 E restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto, e a locusta, e o pulgão, e a oruga, o meu grande exército que enviei contra vós.
26 E comereis fartamente, e ficareis satisfeitos, e louvareis o nome do SENHOR, vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo não será mais envergonhado.
27 E vós sabereis que eu estou no meio de Israel e que eu sou o SENHOR, vosso Deus, e ninguém mais; e o meu povo não será envergonhado para sempre.

CONCLUSÃO: O Ano do Jubileu dava direito a todos de terem liberdade e restituição, mas cada um teria que apropriar-se do seu direito e decidir viver por ele. Da mesma maneira, na cruz Deus nos abençoou e agora nossa parte é crer naquilo que Cristo fez, reivindicar e anunciar aos que não conhecem a Palavra que eles também podem ser livres. Agora, lembre-se: Satanás é um “fora da lei” e fará de tudo para que nosso direito não seja cumprido.
Gancho Evangelístico - Se houver algum descrente, faça o seguinte apelo: “O Ano do Jubileu sempre começava no Dia da Expiação, quando o sangue de cordeiros era oferecido a Deus como oferta pelo perdão. Isso era um símbolo que se cumpriu plenamente na cruz, quando Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, ofereceu seu sangue pela nossa liberdade. Agora, a única coisa que precisamos fazer é aceitar nosso direito, confessando Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas. Faça esta Oração Comigo, Senhor Jesus eu me arrependo de todo coração por todos os meus pecados, peço que me perdoe e limpe do meu coração toda esta angustia, eu te aceito como meu único e suficiente Salvador, entre em meu coração e faça morada, dirija a minha vida em nome de Jesus, amém” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos muito bem vindos à comunhão, que você possa curtir este espaço, que possamos ser pessoas melhores a cada dia seguindo nosso mestre Jesus. Abraços a Todos, Sandrão.