sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

"Alegra-te ó jovem na tua mocidade" faça a escolha certa.


(Salmos 119.9) “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo Tua palavra”.

Salomão, em toda sua sabedoria, aconselha: “Alegra-te ó jovem, na tua mocidade”.
Ele está ressaltando que os jovens devem curtir os momentos de suas vidas, tirarem lições e aprender continuamente.
Mas esses momentos não têm de ser necessariamente “caretas”, tem de serem momentos felizes, devem se alegrar, brincar, chorar,fazer amigos, analisar que tipos de atitudes devem absorver ou jogar fora.
Enfim, buscar ao máximo por uma juventude saudável e sem perdas.

Muitos jovens hoje em dia misturam a diversão com o excesso dela. Se divertir para eles é farrear a noite toda, usando drogas, praticando imoralidade Sexual, entre outras coisas, acham que fazer isso é curtir a juventude. Talvez, mesmo sabendo que isso traz de uma maneira em geral, a deteorização do ser humano, pois nesses lugares nunca se sabe o que pode acontecer pelo excesso das drogas ou do próprio álcool, e outro fator ainda pior, a exaltação.

Há jovens que querem fazer de sua vida uma aventura! Sempre no radicalismo. Para eles a juventude tem que ser aproveitada dessa forma. Tudo é careta: Igreja, pai, mãe, Deus e enfim, tudo aquilo que quer o bem deles, que amam a eles, é reciclado para pensar futuramente, enquanto estão jovens tem de se curtir o momento.

Salomão continua em seus conselhos: “Jovem, anda pelos caminhos que satisfazem teu coração mas saiba que dessas coisas Deus te trará juízo.” É verdade, tudo está patente aos olhos de Deus. Se você tem um problema familiar e confiar na justiça de Deus, deixe nas mãos do Senhor, pois Ele sabe onde, quando e como concertar. Se você está ainda dando espaço a Satanás pecando, Deus te conhece e sabe o desejo que você tem no coração para se libertar. Se andas errando as escondidas, mesmo que de propósito e sem Deus ter te feito nada, Ele o sabe. Deus sabe de tudo! Não tem como escapar, nem mesmo entre quatro paredes. Ele conhece o desejo dos corações, de todo homem.




Para sanar essas dúvidas, Salomão ainda diz: “Afasta do teu coração o desgosto e remove da carne a dor, porque a juventude e a primavera da vida são vaidades.”

O que Salomão quer dizer é que temos de afastar as coisas ruins do mundo, essas que nos fazem tristes e que nos diminuem perante Deus.
Salomão também faz referência, durante sua escrita do livro Eclesiastes à vaidade da vida. Ele relata que teve todo tipo de mulheres, tudo aquilo que os olhos desejaram ele não negou. Edificou grandes obras, teve ouro, prata e todo tipo de riquezas e que a excelência da sabedoria andava com ele. Ele relata que possuía bois e ovelhas mais que todos os outros reis e patriarcas que já houveram em Jerusalém.
Chegou um ponto da vida que ele viu que tudo isso era vaidade, e que o mesmo que acontecia com um animal acontecia com um homem também. Deu exemplo de que o vento sopra a uma extremidade e outra da Terra e volta sempre para o mesmo lugar.
O Sol se põe e nasce de novo sempre no mesmo lugar, o que aconteceu hoje, já foi feito antes e o que vai acontecer já se fez e conclui: “Tudo é vaidade, é correr atrás do vento!”

Esse livro é um exemplo para todos os jovens que sempre estão correndo atrás de algo a mais, de riquezas, de aventuras, novos relacionamentos e não sossegam enquanto as ambições não são sanadas.

“De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda Seus mandamentos; porque isto é dever de todo homem” (Eclesiastes 12.13)

Hoje eu Convido vocês para uma auto-análise das práticas da grande maioria dos Jovens em nosso dia a dia, nos ambientes em que freqüentam, e dizer a todos que podem escolher o que querem para vossas vidas na Eternidade, devemos que ser sábios.

-    Mt. 7:13-14

•    Uma porta estreita ou uma porta larga.
•    Um caminho fácil ou um caminho difícil.
•    A grande multidão ou a pequena multidão.

-    Mt. 7:24-27

•    Construir sobre a rocha ou sobre a areia.

-    Mt. 6:24

•    Servir a Deus ou as riquezas.

-    Mt. 25:32-33-34

•    Ser contado entre as ovelhas ou entre os bodes.

DEUS OFERECE ESCOLHAS ETERNAS, E ESSAS ESCOLHAS TEM CONSEQUENCIAS ETERNAS.


Já parou para pensar por que havia duas cruzes ao lado de Jesus?
Por que Jesus estava no centro?
As duas cruzes representavam um dos maiores dons de Deus: o dom da escolha.

Os dois criminosos tinham muito em comum:

•    condenados pelo mesmo sistema
•    condenados a mesma morte
•    cercados pela mesma multidão
•    igualmente próximos a Jesus.

A principio, ambos escarneceram de Jesus
Mt. 27:41-44
Porem, um mudou:

Lc. 23:39-43

E o ladrão que não mudou? Um convite de Jesus não o teria mudado? Ou talvez uma palavra de persuasão?

O pastor não deixa as 99 ovelhas para procurar uma que se perdeu?
A dona de casa não revira toda a casa para achar a moeda perdida?

Sim, o pastor e a dona de casa sim, mas lembre-se: o pai do filho pródigo não teve a mesma atitude.

•    a ovelha se perdeu de forma inocente.
•    A moeda foi perdida acidentalmente
•    Mas o filho pródigo saiu de casa intencionalmente.

O pai deu a ele uma escolha. Jesus deu aos dois ladrões o mesmo. Ele os deixou escolher. Assim como Ele nos deixa escolher.

Em muitas áreas de nossa vida não temos escolhas:

-    Você não escolheu o seu sexo
-    Você não escolheu seus pais
-    Você não escolheu o lugar onde nasceu.

Mas você pode escolher onde passar a eternidade.



Pense no ladrão que se arrependeu: Ele escolheu as pessoas erradas, a moral errada, o comportamento errado. Mas a vida dele foi uma perda total? No fim, todas as suas mas escolhas foram redimidas por apenas uma única.

Para finalizar eu gostaria de dizer que se você acha que não há mais tempo para mudança, que esta imagem que você vende de si mesmo mas que não é o que sente no coração e se o inimigo tenta te provar que Deus é implacável, que não existe mais jeito para a sua vida, se você fez algumas escolhas erradas na vida, Amigos errados, coisas erradas, objetivos errados; eu trago um recado de Deus para tua vida, em João 3:16
(João 3:16) - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Deus da a maior prova de Amor já descrita em toda a eternidade.E lembre-se: Uma boa escolha para a eternidade elimina mil escolhas erradas na terra.
Amém Pessoal?
Que hoje você possa ter a certeza e o desejo de mudança em seu coração, para que sua vida possa valer à pena e para que sua eternidade possa ser curtida em lugares Celestiais juntos com Jesus.

Que Deus os abençoe e os ilumine em nome de Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos muito bem vindos à comunhão, que você possa curtir este espaço, que possamos ser pessoas melhores a cada dia seguindo nosso mestre Jesus. Abraços a Todos, Sandrão.