terça-feira, 24 de dezembro de 2013

ENTÃO É NATAL!!


“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)”. Mateus 1:23
A proximidade do natal é acompanhada de grande euforia: luzes, piscas, enfeites, árvores, tudo envolvendo as pessoas num clima de festa, compras, troca de presentes. Muitos são levados até a um consumismo exacerbado, desenfreado. Muitas vezes o natal é encarado como mais uma comemoração do calendário, outras vezes como o momento de manifestar um espírito solidário, um ato de amor, caridade, uma demonstração de afeto, reconhecimento. Sem dúvida essas coisas têm a sua relevância numa época tão conturbada quanto a que vivemos, onde o egoísmo tem tomado conta dos lares e das famílias que são assoladas pelo ativismo. Mas, para nós cristãos, quando nos deparamos com o verdadeiro sentido do Natal, não é possível ficarmos passíveis diante do fato que constitui o maior acontecimento na terra.
verdadeiro sentido do natal ofusca todas as festas, luzes, enfeites, atitudes, pois ele anuncia o mais maravilhoso ato de amor: Deus revelando-se na própria condição humana.  Os evangelhos relatam o acontecimento mais sublime da história humana: o nascimento do Salvador.
Mateus faz referência direta às promessas da vinda de um salvador anunciadas pelo profeta Isaías (Is 7: 14). Um paralelo entre esses dois textos da Bíblia (Mt 1:23 e Is 7:14) é a menção do Emanuel, o Deus conosco.
O peso dessa palavra, Deus conosco, é que ela não só apresenta o nascimento do Salvador, como também, esclarece que o Salvador é o próprio Deus.
Jesus seria chamado de Emanuel como foi predito pelo profeta Isaías. Jesus era o Deus em carne, deste modo, Deus estaria literalmente entre nós, conosco. Através do Espírito Santo,Cristo está presente hoje, na vida de cada cristão. Talvez nem mesmo o próprio profeta tenha compreendido completamente a dimensão do significado do termo Emanuel.
Que você tenha, nessa noite, a revelação de tamanha benção entre nós, em nós.
Jesus é o Deus-filho, que veio ao mundo em forma humana, deixou sua condição de glória para, como perfeito homem e perfeito Deus, pagar o preço de morrer no lugar de cada um de nós para assim, nos reconciliar com Deus. Essa foi a grande promessa de Deus em todo o Velho Testamento e cumprida em Jesus. A nossa condição era de pecado, ou seja, de completo afastamento de Deus, de completa enfermidade moral e espiritual, sem qualquer possibilidade de recuperação por conta própria. Porém com o nascimento de Jesus vislumbramos novas possibilidades:              1 - vida abundante                       2 - vida eterna

O profeta Isaías utiliza 4 nomes para descrever o Messias. Estes nomes têm um significado especial para nós (Isaías 9: 6).
Maravilhoso conselheiro = Ele é excepcional, distinto, sem igual, que causa admiração; surpreendente, espantoso, que é extraordinário ou sobrenatural, magnífico; é aquele que dá o conselho certo, que tem senso do que convém; sabedoria, prudência, aviso.
Deus forte = Ele é o próprio Deus que detêm toda força em si e tem o poder de distribuí-la a nós, que tem possibilidade de vitória, que tem vigor; que inspira confiança, seguro, 
entendido.
Pai da eternidade = Ele não está sujeito ao tempo, pois é o criador. Que não tem princípio nem fim; que sempre existiu e existirá, imutável, inalterável.
Príncipe da paz = Seu governo é de justiça e paz – é a possibilidade de reconciliação entre nós e Deus. Dele emana tranqüilidade; concórdia, harmonia.
Em tempos de trevas, Deus prometeu enviar uma grande luz. Essa mensagem de esperança se cumpriu com o nascimento de Jesus e o estabelecimento de seu Reino eterno.
·        O apóstolo João referiu-se a Jesus como a “luz verdadeira” – João 1:9.
·        Jesus referia-se a si mesmo como a “luz do mundo” – João 8:12
Conclusão: Assim como festejamos a quem amamos e comemoramos com uma linda e agradável festa, podemos e devemos festejar o Natal com nossos familiares, homenageando o aniversariante do dia.
·        Que daremos a Jesus nesta data especial?
·        O que Jesus gostaria de receber de nós, o que falaremos em sua homenagem?
Com certeza Jesus busca de nós, não só nesta data, mas em todos os dias de nossas vidas: 1 - obediência pronta e irrestrita à Sua Palavra (essa é a base para os demais presentes)
2-  Vida de comunhão e intimidade com a Trindade
3 – Amor pelas almas, levando-as ao conhecimento do evangelho (e ao verdadeiro sentido do natal)
Esse é o “pacote” de melhor presente que podemos oferecer a Ele hoje e sempre.
Que façamos essa releitura do natal e possamos celebrar com grande alegria a promessa do Emanuel, o Deus-filho conosco, Jesus Cristo. Que nesses momentos de festa os nossos pensamentos se voltem para a obra de redenção e reconciliação com Deus realizada através de Jesus e festejemos a Ele com sincera adoração.  
Celebremos o verdadeiro sentido do Natal: Jesus Cristo, o Salvador, habitando entre nós!
Feliz Natal a todos! Sandrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos muito bem vindos à comunhão, que você possa curtir este espaço, que possamos ser pessoas melhores a cada dia seguindo nosso mestre Jesus. Abraços a Todos, Sandrão.