quarta-feira, 5 de maio de 2021

APENAS UMA COISA.

 

Leitura: Lucas 10:38-42

38 - E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa;

39 - E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.

40 - Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.

41 - E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;

42 - E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.

 

Quando aparece a expressão “apenas uma coisa” na Bíblia se refere a uma decisão que mudará sua vida por completo. Por exemplo: em Lucas 18.18 relata o famoso encontro do jovem rico com Jesus. Leia o texto. Lucas 18:18-22

18 - E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?

19 - Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus.

20 - Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe.

21 - E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade.

22 - E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me.

A esse jovem rico, Jesus disse: uma única coisa te falta, era um convite para ele tirar o principal impedimento que o afastava de uma comunhão verdadeira com Deus. Esse encontro foi marcado por um final dramático, o jovem se retirou triste por possuir muitas riquezas e não querer abrir mão. Seu desejo era ter a vida eterna, esse também era o desejo de Jesus dar a vida eterna, não lhe faltava muitas coisas para alcançar, “apenas uma coisa”. Provavelmente a riqueza o tornava apegado as coisas terrenas, a ponto dele se dedicar ao dinheiro, tendo como sua fonte de segurança e felicidade, até não se ver capaz de viver sem. Apenas uma coisa o impedia de viver algo extraordinário com Deus!

 

Esse mesmo impedimento acontece no texto que acabamos de ler: Marta teve o cuidado de hospedar Jesus em sua casa, sua irmã Maria estava assentada aos pés do Senhor para ouvir seu ensino e Marta agitada com a vida, não se atenta para esse privilégio porque está ocupada em muitos serviços. Quando ela tenta questionar Jesus sobre tudo que está acontecendo com sua vida, por estar sozinha e talvez exausta (não vamos falar agora sobre essas coisas, porque tinha valor, mas se comparadas ao valor supremo – eram desnecessárias), a resposta do Senhor é um segredo que pode mudar também a nossa vida: Marta, Marta! Você anda inquieta e se preocupa com muitas coisas, mas apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”.

 

Todo novo ano, conselhos, ideias e planos começam a insistir em nossa mente: “Vamos lá escreve”. Caneta e papel: você começa escrever tudo que precisa fazer, mudar, melhorar e começar. De repente, você está diante de uma imensa lista – e você timidamente ou corajosamente diz: “Eu vou conseguir! A minha vida vai fazer sentido, vou fazer valer a pena”.

A resposta mais sincera e animadora é: “Você não vai conseguir!”. 

 

O conselho de Jesus é simples: não são as muitas coisas que você faz, é apenas uma coisa”.

Você pode estar fazendo muitas coisas, mas existe apenas uma que te levará além de todas essas. E qual é essa única coisa?.... A sua comunhão com Deus.

É desse lugar que todas as outras coisas serão simplificadas ou complicadas. Todos nós vivemos em um mundo de Marta, um mundo cronometrado: acordo, até tal hora preciso fazer isso, depois isso, porque senão, não vai dar tempo. E muitas vezes não dá tempo, não consigo.

Para esse mundo, é preciso a vida de Maria.

Qual é a única coisa que se você fizer tornará as outras mais fáceis, te dará significado para viver e força para fazer o que realmente precisa?

Jesus diz que Maria escolheu a boa parte, estar diante Dele. Esse é o segredo revolucionador desse encontro de Jesus com Marta e Maria.

 

Quero chamar essa única coisa de devocional.

Eu tenho meu horário para acordar, e meu compromisso com Deus, é que naquelas primeiras horas é minha devocional: vou ter meu tempo com Deus. Começo com oração, depois leio a Palavra de Deus, em seguida coloco louvores e canto. Sou preenchido pela vida de Deus, percebo que existo para isso: ter comunhão com Deus. Ao começar meu dia, o dia não muda, não torna fácil, mas a maneira de eu viver muda. Às vezes, não faço minha devocional, acordo e vou viver meu dia, como pastor preciso servir, aconselhar pessoas, visitar algumas, resolver problemas, amar e evangelizar. São coisas que fazem parte da minha missão de vida, mas naquele dia, as conversas parecem que sugam toda minha força, fazer uma visita se torna pesado, percebo que não dou a atenção que as pessoas merecem e o amor que preciso amá-las. O que aconteceu? Estou vazio, na reserva, tentando fazer do meu jeito e com minhas forças. Agora, é tão claro e real para mim, que quando tenho minha devocional com Deus, o que mais desejo é sair para ver as pessoas, conversar, aconselhar, amar e servir.

 

Marta e Maria são protagonistas dessa história. Jesus apresenta um caminho para uma vida imensamente realizada, para Marta diz que está atarefada com “muitas coisas e apenas uma só é necessária”, a Maria diz “ela fez a escolha certa”.

Maria aparece 3 vezes na Bíblia e as 3 são na presença de Jesus (Lucas 10, João 11 e 12). São diferentes momentos da sua vida, aqui está para aprender, em João 11 pra chorar por um milagre na sua família e 12 para adorar ao Senhor com seu melhor perfume. A vida de Maria se torna exemplo de alguém que escolheu a melhor parte que é estar na presença de Deus nos diferentes momentos da sua vida.

 

Anote essa Lição: essa é a única coisa que se você fizer tornará as outras mais fáceis, mas caso você não fizer, tornará as outras coisas difíceis. Vou tentar explicar: talvez um sonho de consumo seria ter um celular de bateria infinita, porque parece que nas horas que mais precisamos do celular sua bateria acaba. O celular tem capacidade para fazer tantas coisas, mas depende se sua bateria estiver descarregada, alguns aplicativos nem abrem se não tiver um certo percentual de carga. Assim somos nós, dependemos da vida de Deus para existirmos.

 

Uma segunda lição: Jesus disse que todas as coisas não são importantes na sua vida, apenas uma coisa é: sua comunhão com Deus.

A sua comunhão com Deus é mais importante que seu casamento, sua família, seu trabalho, sua saúde e que todas as outras coisas. Entender essa verdade é transformadora, porque o grande problema de não termos comunhão com Deus é que damos a essas outras coisas muito mais importância.

Olhe para Marta, estava atarefada com as outras coisas e ninguém pode dizer que eram coisas sem valor. Jesus chamou a atenção dela dizendo: uma coisa apenas é preciso, sua irmã escolheu certo. O que Jesus estava dizendo é: não torne as outras coisas mais importantes do que Eu”. E é bem fácil a gente fazer isso, nós falamos como eu vou ter tempo com Deus se tenho uma família para cuidar, casa para arrumar, meu trabalho me consome, e ainda o único tempo que me sobra vou fazer algum hobby para cuidar da minha saúde física e mental. Em nenhum momento Jesus vai dizer que essas coisas não são valiosas, mas que Ele precisa ser a fonte de vida para você dar a elas o seu verdadeiro valor.

 

Se a sua comunhão com Deus não for a “coisa mais importante da sua vida”, você não está amando as pessoas como devia amar, seu amor está no nível mais baixo. Você está oferecendo as outras coisas a sua pior versão, o seu mínimo e não está experimentando o que verdadeiramente poderia viver.

 

A proposta de Jesus é simplificar: Apenas uma coisa.

Como pastor quero te ajudar a encontrar toda a vida de Jesus para você viver, e o conselho é: “tenho um tempo diário com Deus”.

Mesmo assim, sendo simples e uma única coisa que importa, a gente vai tentar arrumar uma desculpa: Eu não tenho tempo, minha vida é corrida, tenho filhos para cuidar, casa para limpar, trabalho duro para sustentar tudo [...]. Uma dica para você: “Se vira!”.

Não adianta ficar falando, compromisso você assume, arruma tempo e se dedica. Se Jesus é a pessoa mais importante para sua vida, se você deseja viver algo extraordinário neste ano, maior que sua expectativa e capacidade – você terá que redefinir valor na sua vida, e eles começam com Deus em primeiro lugar.

Você não precisa encontrar um tempo para Deus no seu dia. Zere sua agenda, tire tudo, coloque Deus em primeiro, agora encontre tempo para cada outra coisa.

 

A fé cristã é um compromisso, não um hobby

Não é se der tempo, faço; se não tiver mais nada para fazer, qualquer coisa serve, vou pensar... não serve. Você está falando com o Eterno Deus que é amado e servido pela melhor adoração, atenção e serviço. Os anjos servem ao Senhor, noite e dia, lançam suas coroas aos pés de Jesus, e prostrados o adoram. Vamos ler Apocalipse 4.

Apocalipse 4:1-11

1 - DEPOIS destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz que, como de trombeta, ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer.

2 - E logo fui arrebatado no Espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono.

3 - E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda.

4 - E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro.

5 - E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus.

6 - E havia diante do trono como que um mar de vidro, semelhante ao cristal. E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás.

7 - E o primeiro animal era semelhante a um leão, e o segundo animal semelhante a um bezerro, e tinha o terceiro animal o rosto como de homem, e o quarto animal era semelhante a uma águia voando.

8 - E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir.

9 - E, quando os animais davam glória, e honra, e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive para todo o sempre,

10 - Os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam o que vive para todo o sempre; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo:

11 - Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.

Todos os seres celestiais são capazes de fazer o que for preciso para que Deus seja adorado, e talvez, na nossa mente, Deus está “mendigando” por meu tempo, pelo que posso fazer.

Quando na verdade, Deus está dando o privilégio para alguém que não merecia, para alguém vazio e sem sentido de ter comunhão com Ele, de ser amado e ser preenchido por toda a vida de Deus.

 

O trabalho do diabo não é te atazanar, te deixar com medo, arrancar tudo que você tem, ele também em apenas uma coisa para fazer: tirar você da presença de Deus. Se necessário, ele não te tira o que tem, pelo contrário, ele vai ser o seu maior parceiro te dando coisas e oportunidades que vão te ocupar com “tantas coisas” e consumir seu tempo para a única coisa que importa “a presença de Deus”.

 

Terceira lição: A sua vida não é definida pelo tanto de coisas que você faz, mas se você faz apenas uma coisa, que é a mais importante da sua vida.

Marta está atarefada com muitas coisas, são problemas que ela considera que se resolver, sua vida será melhor. Mas o diagnóstico de Jesus é: “O teu problema é a falta de comunhão com Deus”. O que eu e você precisamos resolver é um problema tão sério que a Palavra de Deus o chama de pecado. Ele nos tira da presença de Deus, nos faz tornar as outras coisas mais importantes e vive buscando em coisas o que somente Deus pode nos dar.

Você pode estar pensando no que fazer diferente em 2021, talvez até fez uma lista de coisas, mas vamos priorizar apenas uma coisa: “a nossa comunhão com Deus”. Jesus disse: Quem permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto. Pois, sem mim, vocês não podem fazer coisa alguma(João 15.5).

E se você firmar um compromisso de se dedicar mais a buscar a Deus, crescer na presença de Jesus, todo dia ter um tempo especial com Deus de devocional.

 

Qual é a única coisa que te falta? Será que não é a mesma de Marta?

Se você não existir nesse lugar de comunhão, você está morto. Não é suficiente apenas vir a igreja. Se Deus tem o domingo da sua vida como prioridade (e olhe lá hein, se não aparecer nada), Ele é a pessoa mais insignificante da sua vida. Para as outras coisas você tem dedicado mais tempo e vida.

O seu melhor investimento nesse ano de 2021 é investir tempo com Deus! Estou falando muito sério!

 

Se você fizer qualquer mudança na sua vida que não seja essa, de se dedicar na presença de Deus, você está esperando coisas minúsculas que não podem te preencher. A Bíblia diz que não tem nada de novo debaixo do sol. Contudo, se você investir seu tempo, sua vida, seus recursos e tudo que tem em Deus, Ele está fazendo coisas novas e grandes – não espera nada menos do que isso.

 

Deus não trabalha com mudança de calendário, Deus trabalha com mudança de atitude. O livro de Atos, recebe esse nome por contar as atitudes do primeiros cristãos em obediência a Deus, em se dedicar a Deus. 

 

Você sabe a primeira coisa que Deus pensou antes de você nascer?

Ele terá comunhão comigo. É por isso que todas as outras coisas tentam concorrer com Deus, porque elas podem te afastar daquilo que realmente Deus te criou para viver. Para entender a importância do relacionamento de Deus, a melhor definição é uma aliança. Uma aliança de Deus tem um valor incalculável, mas vou tentar explicar.

Imagine o dia que você se apaixonou por sua esposa ou marido, você pensou: é essa pessoa que desejo passar a minha vida, estar ao lado, dedicar em amor, juntos vamos viver coisas maravilhosas, eu a vou fazer feliz.

Esse compromisso foi firmado por uma aliança: você é meu, ela é minha; eu vou te amar e juntos seremos felizes. Ainda que essa explicação seja bela e verdadeira, mesmo assim não consegue captar toda vida, alegria e plano que Deus tem para você. Porque é muito maior e você só descobre se relacionando com Ele.

Conclusão:

Falamos tanto do amor de Deus, que Ele é amor, que a Bíblia relata o amor de Deus, mas e você, já permitiu ser amado por Deus? Você já foi tomado por esse amor?

Os cristãos não oram, jejuam, fazem devocionais e dedicam tempo a tempo, por algo simplesmente teórico como estar numa sala de aula – mas porque essa é a realidade mais importante da sua vida. E o seu Pai que vê em secreto, lhe dará a recompensa(Mateus 6.4).

 

Nada há tão importante quanto a presença de Deus. Que tal você priorizar esse ano a sua comunhão com Deus, todo dia estabelecer um tempo com Deus e nada ser mais importante que isso.

Uma única coisa apenas, se dedique a ela de todo seu coração, porque você receberá poder e a benção de Deus para as demais.

O seu sucesso depende da sua comunhão com Deus, o seu futuro está seguro na presença de Deus, a capacidade que você tanto deseja para conquistar coisas grandes e novas estão diante do seu Deus que é Grande.

Na presença de Deus você receberá os planos que Ele tem para sua vida – ali é gerado em oração, Deus te dá as estratégias, e os próximos passos que você precisa dar. Você desfruta do poder de Deus ao seu favor, Ele trabalha por você.

Na presença de Deus você se torna mais parecido com Jesus, um novo homem cheio do Espírito Santo, do caráter de Deus, você começa a fazer coisas que o mundo não faz, a amar de um modo sobrenatural. Você é tão amado por Deus nessa comunhão, tão preenchido de alegria e prazer, que você deseja que todos também possam viver isso.

Pr Sandro

A Maravilhosa Graça de Deus.

 

Leitura: II Coríntios 1.12. “Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência de que, com santidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria humana, mas, na graça divina, temos vivido no mundo e mais especialmente para convosco”.

Paulo está falando sobre um jeito de viver, temos vivido no mundo e mais especialmente para convosco”. Uma vida de recompensa, a “nossa glória”, a nossa alegria e prazer é dar testemunho da nossa consciência, com santidade e sinceridade, não com sabedoria humana (palavras), mas na graça divina (poder de Deus para viver neste mundo). Na vida do cristão precisa existir o testemunho verdadeiro da fé, santidade e sinceridade, mas isso só é possível se viver pela graça de Deus”.

 

Maravilhosa Graça de Deus!

 

Porque pela graça de Deus sois salvosEfésios 2.8.

Mas cremos que fomos salvos pela graça do Senhor Jesus, como também aquele o foramAtos 15.11.

A fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eternaTito 3.7.

 

Poderia mencionar tantos outros versículos falando da graça de Deus na salvação. O que nos faz desfrutar de toda generosidade de Deus é “a sua graça”. A graça é um presente generoso de Deus para nós que não merecemos!

 

Pela graça você mesmo sendo o principal pecador, recebe salvação; pela graça você recebe bênçãos sem medidas; pela graça podemos viver uma vida abundante.

Existem coisas que não recebemos por falta de fé: pela graça sois salvos mediante a fé”. Deus não responde pedidos ou necessidades, mas responde fé: a tua fé te curou; a tua fé te salvou; seja feito conforme a tua fé”. A questão é o quanto você acredita nisso!

 

Em Hebreus 11.6 diz: Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”. Se você deseja se aproximar de Deus, o seu Pai, deve crer que ele existe e que se preocupa o bastante para demonstrar o seu amor por meio de dádivas, presentes e recompensas.

 

A graça de Deus é o motivo por você desfrutar de toda generosidade de Deus, não é por você ser merecedor. Quando você está vivendo um tempo de paz, uma paz com Deus, paz com as pessoas – é pela graça de Deus.

Quando você sente a presença de Deus durante o seu dia, sente Deus te usar para fazer algo, seu coração cada vez mais amando a Deus e desejando sua presença – é pela graça de Deus.

Quando sua família desfruta de uma condição ótima, seus filhos estão crescendo com saúde e sabedoria – é pela graça de Deus.

Quando você recebe uma benção, aumento de salário, compra uma casa ou carro, faz uma viagem, quando coisas boas estão acontecendo em sua vida – é pela graça de Deus.

 

A graça de Deus é a chave para você receber e também viver toda generosidade de Deus

Se a graça é a chave para receber salvação, alegria e bênçãos de Deus, é também poder de Deus para gente viver sob quaisquer circunstâncias da vida e nunca sermos vencidos.

 

Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraquezaII Coríntios 12.9. A resposta de Deus para Paulo não é a graça para a salvação, mas a graça para a capacitação.

Minha graça é o bastante, é tudo que você precisa. Minha força brota da sua fraqueza”. O pedido de Paulo era para remover a dor, a dificuldade, o problema, mas Deus estava falando que o seu poder para enfrentar isso era um presente, que certamente não receberia se tudo estivesse bem – Paulo deveria concentrar na graça de Deus, nesse poder, porque era muito mais importante do que os problemas difíceis, do que as situações que fogem do nosso controle e são bem maiores que nós, porque esse poder te dá capacidade para vencer essas dificuldades.

A pergunta é: O que você vai fazer quando não sabe o que fazer? Como vencer algo que é bem maior que suas forças? Como encarar um desafio, uma nova oportunidade, sem ter a capacidade necessária?

A resposta está aqui: A graça de Deus é suficiente!”. Você pode aplaudir o Senhor por isso?

 

Graça também é um poder que Deus te dá para viver aquilo que não é capaz, enfrentar algo que é maior que suas forças e fazer algo muito maior que você esperava.

Graça é o poder de Deus para sua fraqueza, é a capacidade de Deus para sua incapacidade, é o revestimento do alto para quando estiver vazio.

 

Aplicação: Estamos iniciando o novo ano – você sabe o que vai acontecer nestes 365 dias de 2021? Não! Porém, o que importa é que Deus estará com você, Sua graça te revestirá para todo e qualquer momento.

Se você tem um sonho ou projeto, mas não se vê capaz, algo maior que suas capacidades e recursos, se este sonho ou projeto está dentro do plano de Deus para sua vida, comece a contar com a graça de Deus. A graça de Deus nos salva de uma vida perdida, mas também nos capacita a viver uma vida extraordinária!

Está na hora de você confiar a Jesus, permitir que o poder dEle te conduza, te use e comece a fazer aquilo que você não é capaz de fazer.

 

O que você pediu para Deus para este ano? Quais sonhos estão parados por falta de recursos ou capacidades? O que você não se vê suficiente? Confie na graça. A graça de Deus quer te levar a viver e desfrutar de todas as bênçãos e promessas de Deus na sua vida! Amem Igreja?

 

Se de repente, no decorrer do ano, uma notícia ruim, uma perda, uma tragédia acontece, e você não estava preparado, como enfrentar? Como enfrentar uma doença, um diagnóstico assustador, um acidente, a morte de alguém que você ama, um prejuízo, um situação delicada na família?

 

Às vezes falamos: Se isso tivesse acontecido comigo, eu não aguentaria!”. Mas Deus falou com Paulo, você vai conseguir suportar o espinho, enfrentar toda dificuldade, passar por essa provação, porque é minha força que te faz forte, é o meu poder que te reveste na sua fraqueza – é a minha graça! Nunca faltará graça sobre sua vida!

 

Em Filipenses 1.29 está escrito: Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente crerdes nele”.

Se você está passando por uma adversidade neste dia.... Assim diz o Senhor na sua vida irmãos: “Eu vou sustentar vocês de forma sobrenatural. A marca mais evidente da sua vida não será sua dor ou dificuldade, mas o meu poder em te fazer vitorioso”.

 

Sim, você não será vencido é por essa razão que o apóstolo Paulo afirma: em todas as coisas somos mais do que vencedores, por meio daquele que nos amou(Romanos 8.37) – todas as coisas eram as dificuldades que tentavam nos separar do amor e dos planos de Deus: lutas, provações, privações, levantes do inimigo. E ele nos diz neste dia: nada disso seria capaz de nos derrotar, porque a graça de Deus é o poder que nos faz vencer qualquer situação contrária aos planos de Deus em nossas vidas.

 

A graça de Deus na vida de Jesus

E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homensLucas 2.52.

Jesus crescia em sabedoria (conhecimento), estatura (saúde, tamanho e idade) e graça: capacidade de Deus para viver coisas extraordinárias, sendo abençoado por Deus em tudo que fazia. Diga ai para seu vizinho de cadeira... Você só cresce quando vive experiências com Deus.

 

O mesmo é dito a respeito de Samuel: E o menino Samuel ia crescendo em estatura e em graça diante do Senhor, como também diante dos homensI Samuel 2.26.

Essa palavra “graça” aparece como uma benção de Deus, capacidade para viver os propósitos de Deus.

 

Existe uma capacitação de Deus para você viver os planos e propósito dele, é somente pela graça. Mas notem tanto Jesus como Samuel cresciam na graça, é preciso um crescimento na graça de Deus, em II Pedro 3.18 está escrito: “antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”.

Esse “crescei” é um imperativo, uma ordem para crescer, amadurecer na graça de Deus. Você precisa buscar um crescimento na graça de Deus para sua vida. Ter experiências com Deus, se preparar e exercer a confiança inteiramente na graça de Deus em tudo que for fazer e viver.  

 

A saudação apostólica: “graça e paz”

Nós batistas adotamos essa saudação entre os irmãos: “Graça e paz de Jesus”. Os apóstolos usavam essa saudação nas suas cartas, olhe para Romanos, a primeira carta escrita por Paulo, em Romanos 1.7: A todos os amados de Deus, que estais em Roma, chamado para serdes santos, graça a vos outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo”. A versão da Bíblia A Mensagem usa a expressão graça generosa”. Em todas as saudações de Paulo, ele usa “graça e paz”.

 

O apóstolo Pedro também em II Pedro 1.2-3: Graça e paz lhes sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor. Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem a vida e piedade [...]”. Pedro está falando que a graça é o seu divino poder que nos deu tudo de que necessitamos para a vida e para a piedade – tudo que necessitamos para viver uma vida que agrada a Deus e cumprir os planos de Deus, recebemos pela graça.

Quando nos saudamos “graça e paz” – estamos ministrando o poder de Deus para você viver os planos de Deus na sua vida. “Graça” é um poder traz resultados externos, e a “paz” é o poder interior. Poder de Deus em você e através de você!

 

Todos os recursos ou capacidades que você precisa para viver os planos de Deus, dizer sim para Jesus, uma vida separada e diferente do mundo estão disponíveis por meio do revestimento da graça de Deus.

 

Olha os resultados da vida dos primeiros cristãos em relação ao mundo: Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar(Atos 2.47).

A graça de Deus era um sinal visível de capacidade, poder e qualidade do céu. A graça de Deus sobre a vida dos primeiros cristãos os fazia crescer em graça diante do povo, isto é, ter resultados abençoados em suas vidas, o acréscimo de Deus, o crescimento que Deus nos dá.

 

Quero fazer a Aplicação desta mensagem:

Sabe o que vai fazer a diferença na sua vida neste mundo em 2021? A graça de Deus.

Essa expressão caindo na graça de todo o povoquer dizer que o povo apreciava o que via na vida daqueles crentes. Os frutos e os resultados da vida deles eram admiráveis, apontavam para o céu e glorificavam a Deus.  

 

Quando Barnabé foi a igreja de Antíoquia porque recebeu notícias do que Deus estava fazendo através daqueles irmãos, que são expulsos devido a perseguição que sobreveio a Estevão e muitos deles vão para a região de Antioquia, e começam a viver sob este poder de Deus. A confirmação que era um sinal visível de Deus sobre eles está em Atos 11.23: Tendo ele chegado e, vendo a graça de Deus, alegrou-se [...]”. Em outras palavras: “É visível que Deus está com eles por causa dos resultados de suas vidas”.

 

A graça de Deus é generosa

Romanos 5.20 está: Onde abundou o pecado, superabundou a graça”. 

II Coríntios 9.8 está escrito: Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra”.

I Timóteo 1.14 está escrito: Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus”.

Atos 4.33 está escrito: Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça”.

 

Porque eu sou o menor dos apóstolos, que mesmo não sou digno de ser chamado apóstolo, pois persegui a igreja de Deus. Mas pela graça de Deus, sou o que sou, e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã, antes, trabalhei mais do que eles, contudo, não eu mais a graça de Deus comigoI Coríntios 15.9-10.

O maior líder do cristianismo, que Deus usou para fazer maravilhas, escrever mais da metade do Novo Testamento, plantar igrejas e levar o evangelho para lugares que eram impossíveis. Paulo, esse homem diz: eu sou o menor dos apóstolos, que mesmo não sou digno de ser chamado apóstolo, pois persegui a igreja de Deus” – eu não merecia estar onde estou, eu sou o menor porque tinha tudo para não ser um homem usado por Deus. Mas pela graça de Deus, sou o que sou– eu devo tudo a graça de Deus, eu fui alvo da graça.

A sua vida é alvo da graça, Deus te chamou não porque você merece, seja capaz de fazer, mas porque a graça dele é suficiente na sua vida.

E a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã” – isto é, não se perde nada com a graça, não há desperdício naquilo que se faz movido pela graça de Deus.

Trabalhei mais do que eles– a graça de Deus te fortalece para fazer mais coisas, não parar e retroceder, mas ir adiante, sempre concluir algo que começou. Contudo, não eu mais a graça de Deus comigo– Deus me deu força para o trabalho, mas os resultados não dependiam de mim, e sim da graça de Deus.

Em I Coríntios 3.6-7 Paulo diz: Eu plantei, Apolo regou, mas o crescimento veio de Deus. De modo nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus que dá o crescimento”.

A graça nos resgata do pecado, nos capacita a viver longe do pecado e nos abençoa para viver frutificando para Deus.

 

Conclusão:

Você gostaria de contar com o poder de Deus para viver uma vida extraordinária em 2021?

A questão não é o quanto você é forte, mas é confiar sua fraqueza na força de Deus. A graça de Deus é o que você precisa.

Graça é uma influência divina sobre sua vida – Em Tiago 4.6 está escrito: Antes, ele dá maior graça, pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”.

A explicação fica mais clara se compararmos a um barco que precisa chegar a um destino, aos soberbos Deus envia uma cortina de vento, mas aos humildes envia vento na direção do destino.

Basta apenas ajustar as velas e ir de vento em popa – vento favorável.

Você pode viver além das suas capacidades naturais e contar com a ajuda sobrenatural de Deus para alcançar as promessas.

 

O plano de Deus é você viver uma vida extraordinária neste ano todinho, com resultados sobrenaturais, em todas as oportunidades – esse é o desejo de Deus, a paixão e a vontade para sua vida. Não há possibilidade alguma de viver sem “a graça de Deus”, mas é possível “pela graça de Deus”.

Ela é suficiente, te basta!

Em João 1.16: E todos nós temos recebido da sua plenitude, e graça sobre graça”.

Se você passar a confiar em Deus, no poder de Deus, na vontade de Deus para sua vida, assim permitindo que a graça de Deus seja manifestada em você.

 

Coloque esse ano para crescer na graça de Deus e sabe quais serão os novos resultados?

Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós(Efésios 3.20).

 

Em Hebreus 4.16 está escrito: Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna”. Você pode começar pedindo em oração no trono da graça de Deus. No trono de Deus existe graça generosa, é preciso se achegar a Deus, confiando que Deus deseja nos abençoar para uma vida frutífera e nos conduzir aos cumprimentos da suas promessas.

Pr Sandro

A PALAVRA DE DEUS, A VOZ DE DEUS.

 

“Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração.” (Hebreus 4;12)

“Vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente. Pois toda a humanidade é como a relva e toda a sua glória como a flor da relva; a relva murcha e cai a sua flor, mas a palavra do Senhor permanece para sempre. Essa é a palavra que foi anunciada a vocês.” (1 Pedro 1.23-25)

Introdução: A Palavra de Deus é viva, eficaz, inspirada, santa, infalível, poderosa e permanece para sempre. A recomendação do Senhor nosso Deus é que devemos ter prazer em ler, estudar e meditar na sua Palavra de dia e de noite, porque fazendo assim, seremos prósperos e bem-sucedidos.

“Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido.” (Josué 1.7,8)

Sobre o que as pessoas estão falando nesses dias? Covid, doenças, morte, dificuldades financeiras...

O que mais está saindo de sua boca?

A morte e a vida estão no poder da língua.” (Provérbios 18.21a)

Há poder em declarar a Palavra de Deus sobre a sua vida, saúde, finanças, família, profissão, trabalho, sobre a nossa cidade e sobre a nossa nação.

Você já imaginou como seria a nossa sociedade, se os filhos de Deus falassem a linguagem do céu na terra?

Como seria a igreja se os discípulos de Jesus falassem somente o que ele fala?

Já imaginou como será a sua família se você falar somente como está escrito na Bíblia, a Palavra de Deus?

Pense, como será o seu ambiente de trabalho, se você falar só o que é bom?

O nosso coração precisa está alinhado com o coração de Deus o nosso Pai, assim, ele derrama o seu coração sobre nós, então, nós podemos amar como ele nos ama e falar a linguagem da fé como que ele fala. As nossas palavras só tem vida se nós aplicarmos fé na Palavra de Deus.

1 - O SENHOR DEUS SEMPRE FALA ANTES DE FAZER QUALQUER COISA NA TERRA.

O Senhor Deus criou todas as coisas pela sua palavra. (Gênesis 1.1-28). Tudo o que existe nos céus e na terra foi criado pela palavra poderosa do Senhor nosso Deus.

Quando Deus chamou Abraão, ele prometeu abençoar todas as famílias da terra, e isso, dois mil anos antes de Cristo. “Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Gênesis 12.1-3) (Galatas 3.16)

Cerca de seiscentos anos antes do êxodo dos filhos de Israel, Deus falou com Abraão que estava dando a ele e a sua descendência, a terra de Israel. “Depois que Ló partiu, o SENHOR disse a Abrão: Olhe até onde sua vista alcançar, em todas as direções: norte e sul, leste e oeste. Toda esta terra que você está vendo, até onde sua vista alcança, eu dou a você e a seus descendentes como propriedade para sempre. Eu lhe darei tantos descendentes quanto o pó da terra, de modo que, se fosse possível contar o pó da terra, seria possível contar seus descendentes! Vá e percorra a terra em todas as direções, porque eu a dou a você.” (Gênesis 13:14-17 NVT)

Moisés profetizou sobre a vinda de Jesus, mil quatrocentos e cinquenta anos antes do nascimento de Cristo. “O SENHOR, teu Deus, te suscitará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, semelhante a mim; a ele ouvirás.” (Deuteronômio 18.15)

Há mil anos antes de Cristo, através do Espírito Santo, o rei Davi profetizou algumas das palavras que Jesus diria na cruz. “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Salmo 22.1a)

O Senhor Deus sempre anuncia aos seus servos o que ele irá fazer na terra, ele anuncia o fim desde o começo. Amós 3:7 - Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.

 

2 - A PALAVRA PROFÉTICA DOS HOMENS DE DEUS É PODEROSA E EFICAZ.

Para que os propósitos, as promessas, as bençãos e o poder de Deus se manifestem na terra, os filhos de Deus precisam profetizar.

Vejamos alguns exemplos:

Isaque, abençoando o seu filho Jacó. “Que o Deus Todo-Poderoso te abençoe, e te faça fecundo, e te multiplique para que venhas a ser uma multidão de povos; e te dê a bênção de Abraão, a ti e à tua descendência contigo, para que possuas a terra de tuas peregrinações, concedida por Deus a Abraão.” (Gênesis 28.3,4)

Jacó, abençoando os seus doze filhos, e, como ele profetizou aconteceu. (Gênesis 49.1-28)

José, antes de sua morte, falando com convicção sobre o Êxodo dos filhos de Israel. “Disse José a seus irmãos: Eu morro; porém Deus certamente vos visitará e vos fará subir desta terra para a terra que jurou dar a Abraão, a Isaque e a Jacó. José fez jurar os filhos de Israel, dizendo: Certamente Deus vos visitará, e fareis transportar os meus ossos daqui. Morreu José da idade de cento e dez anos; embalsamaram-no e o puseram num caixão no Egito.” (Gênesis 50.24-26) (Êxodo 13.19; Josué 24.32)

Moisés, anunciando e profeticamente enviando as dez pragas sobre o Egito; Moisés falava e as coisas aconteciam.

As águas tornaram-se em sangue. (Êxodo 7.17-21)

A praga das rãs. (Êxodo 8.1-6)

A praga dos piolhos. (Êxodo 8.16,17)

A praga das moscas. (Êxodo 8.20-24)

A praga da peste nos animais. (Êxodo 9.1-7)

A praga das úlceras. (Êxodo 9.8-11)

A praga da chuva de pedras. (Êxodo 9.22-26)

A praga dos gafanhotos. (Êxodo 10.12-19)

A praga das trevas. (Êxodo 10.21-23)

A praga da morte dos primogênitos. (Êxodo 11.4-7; 12.29-31)

Josué, com fé, coragem e ousadia, ordenou que o sol ficasse parado no meio do céu e assim aconteceu. “No dia em que o Senhor entregou os amorreus aos israelitas, Josué exclamou ao Senhor, na presença de Israel: “Sol, pare sobre Gibeom! E você, ó lua, sobre o vale de Aijalom!” O sol parou, e a lua se deteve, até a nação vingar-se dos seus inimigos, como está escrito no Livro de Jasar. O sol parou no meio do céu e por quase um dia inteiro não se pôs. Nunca antes nem depois houve um dia como aquele, quando o Senhor atendeu a um homem. Sem dúvida o Senhor lutava por Israel!” (Josué 10:12-14 NVI)

Elias, declarou a palavra profética em nome do Senhor Deus e suspendeu a chuva em Israel por três anos e meio. “Elias, que era de Tisbe, em Gileade, disse ao rei Acabe: “Tão certo como vive o S ENHOR, o Deus de Israel, a quem sirvo, não haverá orvalho nem chuva durante os próximos anos, até que eu ordene!” (1 Reis 17:1 NVT; Tiago 5.17,18)

O profeta Eliseu, declarou a palavra profética e transformou águas e a história da cidade de Jericó. “Alguns homens da cidade foram dizer a Eliseu: Como podes ver, esta cidade está bem localizada, mas a água não é boa e a terra é improdutiva. E disse ele: “Ponham sal numa tigela nova e tragam-na para mim”. Quando a levaram, ele foi à nascente, jogou o sal ali e disse: “Assim diz o Senhor: Purifiquei esta água. Não causará mais mortes nem deixará a terra improdutiva. E até hoje a água permanece pura, conforme a palavra de Eliseu.” (2 Reis 2:19-22 NVI)

A Palavra profética muda as realidades que parecem impossíveis aos homens.

O profeta Ezequiel profetizou no vale dos ossos secos, e pela profética, levantou um grande exército. (Ezequiel 37.1-11)

O apóstolo Paulo, em um navio que estava à deriva a quatorze dias, ele levantou-se e declarou: “Ninguém vai morrer, pois eu confio em Deus e vai acontecer como ele me disse.” E assim aconteceu. “Mas, já agora, vos aconselho bom ânimo, porque nenhuma vida se perderá de entre vós, mas somente o navio. Porque, esta mesma noite, um anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo, dizendo:

Paulo, não temas! É preciso que compareças perante César, e eis que Deus, por sua graça, te deu todos quantos navegam contigo. Portanto, senhores, tende bom ânimo! Pois eu confio em Deus que sucederá do modo por que me foi dito.” (Atos 27.22-25)

O profeta é a voz do céu na terra, a voz de Deus para os homens.

Que você seja a voz de Deus para a sua geração, com uma mensagem de graça, perdão, reconciliação, salvação, vida, paz e esperança em Jesus Cristo.

 

3 - TUDO SERIA DIFERENTE SE OS CRISTÃOS FALASSEM SOMENTE O QUE CRISTO FALA.

Jesus disse: “Eu só falo o que ouço o Pai falando.” “Eu falo das coisas que vi junto de meu Pai; vós, porém, fazeis o que vistes em vosso pai.” (João 8.38)

“Sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu digo é exatamente o que o Pai me mandou dizer.” (João 12:50 NVI)

Ser cristão nascido de novo, discípulo de Jesus, significa ser um imitador de Cristo, “um pequeno Cristo, Cristo em miniatura.”

“Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.” (Atos 11.26b)

O apóstolo Paulo estabelece o padrão de que cada filho de Deus deve ser um imitador de Cristo “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.” (1 Coríntios 11.1)

Que as nossas atitudes sejam as mesmas de Cristo Jesus nosso Senhor. “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus.” (Filipenses 2:5 NVI)

Já imaginou como será a sua família, se você falar somente o que Jesus fala?

Senhores pais, pensem como será o futuro dos seus filhos, se vocês todos os dias abençoarem a saúde, os estudos, a identidade e o destino deles.

Você já imaginou como seria a nossa cidade, se os cristãos falassem somente o que Cristo fala?

Jesus é o nosso modelo e exemplo em todas as áreas de nossa existência. “Eu lhes dei o exemplo a ser seguido. Façam como eu fiz a vocês. Eu lhes digo a verdade: o escravo não é maior que o seu senhor, nem o mensageiro é mais importante que aquele que o envia. Agora que vocês sabem estas coisas, serão felizes se as praticarem.” (João 13:15-17 NVT)

Jesus curava as pessoas de suas enfermidades pela sua palavra, dizendo: “A tua fé te salvou.” “A tua fé te curou.”

“Seja limpo.” “Levanta-te, toma a tua maca e vai para tua casa.”

Jesus libertava as pessoas pela sua palavra de autoridade, dizendo: “Eu te ordeno, sai dele e não voltes mais.”

Os verdadeiros discípulos de Jesus Cristo devem pensar, sentir, falar e agir como Jesus.

“Aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.” (1 João 2.6)

Como filhos de Deus, nós devemos falar somente o que é bom, o que abençoa, edifica e constrói.

“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.” (Efésios 4.29)

Jesus disse que a boca fala do que está cheio coração, e coração na Bíblia é mente. “Porque a boca fala do que está cheio o coração.” Mateus 12.34a

CONCLUSÃO: Como filhos de Deus, nós devemos imitar o nosso Pai que está no céu, falando o que Ele fala.

“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados.” (Efésios 5.1)

Faça agora mesmo o compromisso de falar a Palavra de Deus em seu lar, com os seus filhos, com todos os seus familiares, amigos, no seu trabalho, na igreja e aonde você estiver.

Tendo um linguajar santo, falando sempre o que está na Bíblia, declarando sempre as promessas do Senhor, os princípios e valores da Palavra de Deus; você, a sua família, os seus amigos, a igreja e a nossa sociedade serão poderosamente abençoados.

Há poder em falar a Palavra de Deus.

Aleluia! Amém!

Pr Sandro