quarta-feira, 5 de maio de 2021

A Maravilhosa Graça de Deus.

 

Leitura: II Coríntios 1.12. “Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência de que, com santidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria humana, mas, na graça divina, temos vivido no mundo e mais especialmente para convosco”.

Paulo está falando sobre um jeito de viver, temos vivido no mundo e mais especialmente para convosco”. Uma vida de recompensa, a “nossa glória”, a nossa alegria e prazer é dar testemunho da nossa consciência, com santidade e sinceridade, não com sabedoria humana (palavras), mas na graça divina (poder de Deus para viver neste mundo). Na vida do cristão precisa existir o testemunho verdadeiro da fé, santidade e sinceridade, mas isso só é possível se viver pela graça de Deus”.

 

Maravilhosa Graça de Deus!

 

Porque pela graça de Deus sois salvosEfésios 2.8.

Mas cremos que fomos salvos pela graça do Senhor Jesus, como também aquele o foramAtos 15.11.

A fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eternaTito 3.7.

 

Poderia mencionar tantos outros versículos falando da graça de Deus na salvação. O que nos faz desfrutar de toda generosidade de Deus é “a sua graça”. A graça é um presente generoso de Deus para nós que não merecemos!

 

Pela graça você mesmo sendo o principal pecador, recebe salvação; pela graça você recebe bênçãos sem medidas; pela graça podemos viver uma vida abundante.

Existem coisas que não recebemos por falta de fé: pela graça sois salvos mediante a fé”. Deus não responde pedidos ou necessidades, mas responde fé: a tua fé te curou; a tua fé te salvou; seja feito conforme a tua fé”. A questão é o quanto você acredita nisso!

 

Em Hebreus 11.6 diz: Sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”. Se você deseja se aproximar de Deus, o seu Pai, deve crer que ele existe e que se preocupa o bastante para demonstrar o seu amor por meio de dádivas, presentes e recompensas.

 

A graça de Deus é o motivo por você desfrutar de toda generosidade de Deus, não é por você ser merecedor. Quando você está vivendo um tempo de paz, uma paz com Deus, paz com as pessoas – é pela graça de Deus.

Quando você sente a presença de Deus durante o seu dia, sente Deus te usar para fazer algo, seu coração cada vez mais amando a Deus e desejando sua presença – é pela graça de Deus.

Quando sua família desfruta de uma condição ótima, seus filhos estão crescendo com saúde e sabedoria – é pela graça de Deus.

Quando você recebe uma benção, aumento de salário, compra uma casa ou carro, faz uma viagem, quando coisas boas estão acontecendo em sua vida – é pela graça de Deus.

 

A graça de Deus é a chave para você receber e também viver toda generosidade de Deus

Se a graça é a chave para receber salvação, alegria e bênçãos de Deus, é também poder de Deus para gente viver sob quaisquer circunstâncias da vida e nunca sermos vencidos.

 

Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraquezaII Coríntios 12.9. A resposta de Deus para Paulo não é a graça para a salvação, mas a graça para a capacitação.

Minha graça é o bastante, é tudo que você precisa. Minha força brota da sua fraqueza”. O pedido de Paulo era para remover a dor, a dificuldade, o problema, mas Deus estava falando que o seu poder para enfrentar isso era um presente, que certamente não receberia se tudo estivesse bem – Paulo deveria concentrar na graça de Deus, nesse poder, porque era muito mais importante do que os problemas difíceis, do que as situações que fogem do nosso controle e são bem maiores que nós, porque esse poder te dá capacidade para vencer essas dificuldades.

A pergunta é: O que você vai fazer quando não sabe o que fazer? Como vencer algo que é bem maior que suas forças? Como encarar um desafio, uma nova oportunidade, sem ter a capacidade necessária?

A resposta está aqui: A graça de Deus é suficiente!”. Você pode aplaudir o Senhor por isso?

 

Graça também é um poder que Deus te dá para viver aquilo que não é capaz, enfrentar algo que é maior que suas forças e fazer algo muito maior que você esperava.

Graça é o poder de Deus para sua fraqueza, é a capacidade de Deus para sua incapacidade, é o revestimento do alto para quando estiver vazio.

 

Aplicação: Estamos iniciando o novo ano – você sabe o que vai acontecer nestes 365 dias de 2021? Não! Porém, o que importa é que Deus estará com você, Sua graça te revestirá para todo e qualquer momento.

Se você tem um sonho ou projeto, mas não se vê capaz, algo maior que suas capacidades e recursos, se este sonho ou projeto está dentro do plano de Deus para sua vida, comece a contar com a graça de Deus. A graça de Deus nos salva de uma vida perdida, mas também nos capacita a viver uma vida extraordinária!

Está na hora de você confiar a Jesus, permitir que o poder dEle te conduza, te use e comece a fazer aquilo que você não é capaz de fazer.

 

O que você pediu para Deus para este ano? Quais sonhos estão parados por falta de recursos ou capacidades? O que você não se vê suficiente? Confie na graça. A graça de Deus quer te levar a viver e desfrutar de todas as bênçãos e promessas de Deus na sua vida! Amem Igreja?

 

Se de repente, no decorrer do ano, uma notícia ruim, uma perda, uma tragédia acontece, e você não estava preparado, como enfrentar? Como enfrentar uma doença, um diagnóstico assustador, um acidente, a morte de alguém que você ama, um prejuízo, um situação delicada na família?

 

Às vezes falamos: Se isso tivesse acontecido comigo, eu não aguentaria!”. Mas Deus falou com Paulo, você vai conseguir suportar o espinho, enfrentar toda dificuldade, passar por essa provação, porque é minha força que te faz forte, é o meu poder que te reveste na sua fraqueza – é a minha graça! Nunca faltará graça sobre sua vida!

 

Em Filipenses 1.29 está escrito: Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente crerdes nele”.

Se você está passando por uma adversidade neste dia.... Assim diz o Senhor na sua vida irmãos: “Eu vou sustentar vocês de forma sobrenatural. A marca mais evidente da sua vida não será sua dor ou dificuldade, mas o meu poder em te fazer vitorioso”.

 

Sim, você não será vencido é por essa razão que o apóstolo Paulo afirma: em todas as coisas somos mais do que vencedores, por meio daquele que nos amou(Romanos 8.37) – todas as coisas eram as dificuldades que tentavam nos separar do amor e dos planos de Deus: lutas, provações, privações, levantes do inimigo. E ele nos diz neste dia: nada disso seria capaz de nos derrotar, porque a graça de Deus é o poder que nos faz vencer qualquer situação contrária aos planos de Deus em nossas vidas.

 

A graça de Deus na vida de Jesus

E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homensLucas 2.52.

Jesus crescia em sabedoria (conhecimento), estatura (saúde, tamanho e idade) e graça: capacidade de Deus para viver coisas extraordinárias, sendo abençoado por Deus em tudo que fazia. Diga ai para seu vizinho de cadeira... Você só cresce quando vive experiências com Deus.

 

O mesmo é dito a respeito de Samuel: E o menino Samuel ia crescendo em estatura e em graça diante do Senhor, como também diante dos homensI Samuel 2.26.

Essa palavra “graça” aparece como uma benção de Deus, capacidade para viver os propósitos de Deus.

 

Existe uma capacitação de Deus para você viver os planos e propósito dele, é somente pela graça. Mas notem tanto Jesus como Samuel cresciam na graça, é preciso um crescimento na graça de Deus, em II Pedro 3.18 está escrito: “antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”.

Esse “crescei” é um imperativo, uma ordem para crescer, amadurecer na graça de Deus. Você precisa buscar um crescimento na graça de Deus para sua vida. Ter experiências com Deus, se preparar e exercer a confiança inteiramente na graça de Deus em tudo que for fazer e viver.  

 

A saudação apostólica: “graça e paz”

Nós batistas adotamos essa saudação entre os irmãos: “Graça e paz de Jesus”. Os apóstolos usavam essa saudação nas suas cartas, olhe para Romanos, a primeira carta escrita por Paulo, em Romanos 1.7: A todos os amados de Deus, que estais em Roma, chamado para serdes santos, graça a vos outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo”. A versão da Bíblia A Mensagem usa a expressão graça generosa”. Em todas as saudações de Paulo, ele usa “graça e paz”.

 

O apóstolo Pedro também em II Pedro 1.2-3: Graça e paz lhes sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor. Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem a vida e piedade [...]”. Pedro está falando que a graça é o seu divino poder que nos deu tudo de que necessitamos para a vida e para a piedade – tudo que necessitamos para viver uma vida que agrada a Deus e cumprir os planos de Deus, recebemos pela graça.

Quando nos saudamos “graça e paz” – estamos ministrando o poder de Deus para você viver os planos de Deus na sua vida. “Graça” é um poder traz resultados externos, e a “paz” é o poder interior. Poder de Deus em você e através de você!

 

Todos os recursos ou capacidades que você precisa para viver os planos de Deus, dizer sim para Jesus, uma vida separada e diferente do mundo estão disponíveis por meio do revestimento da graça de Deus.

 

Olha os resultados da vida dos primeiros cristãos em relação ao mundo: Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar(Atos 2.47).

A graça de Deus era um sinal visível de capacidade, poder e qualidade do céu. A graça de Deus sobre a vida dos primeiros cristãos os fazia crescer em graça diante do povo, isto é, ter resultados abençoados em suas vidas, o acréscimo de Deus, o crescimento que Deus nos dá.

 

Quero fazer a Aplicação desta mensagem:

Sabe o que vai fazer a diferença na sua vida neste mundo em 2021? A graça de Deus.

Essa expressão caindo na graça de todo o povoquer dizer que o povo apreciava o que via na vida daqueles crentes. Os frutos e os resultados da vida deles eram admiráveis, apontavam para o céu e glorificavam a Deus.  

 

Quando Barnabé foi a igreja de Antíoquia porque recebeu notícias do que Deus estava fazendo através daqueles irmãos, que são expulsos devido a perseguição que sobreveio a Estevão e muitos deles vão para a região de Antioquia, e começam a viver sob este poder de Deus. A confirmação que era um sinal visível de Deus sobre eles está em Atos 11.23: Tendo ele chegado e, vendo a graça de Deus, alegrou-se [...]”. Em outras palavras: “É visível que Deus está com eles por causa dos resultados de suas vidas”.

 

A graça de Deus é generosa

Romanos 5.20 está: Onde abundou o pecado, superabundou a graça”. 

II Coríntios 9.8 está escrito: Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra”.

I Timóteo 1.14 está escrito: Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus”.

Atos 4.33 está escrito: Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça”.

 

Porque eu sou o menor dos apóstolos, que mesmo não sou digno de ser chamado apóstolo, pois persegui a igreja de Deus. Mas pela graça de Deus, sou o que sou, e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã, antes, trabalhei mais do que eles, contudo, não eu mais a graça de Deus comigoI Coríntios 15.9-10.

O maior líder do cristianismo, que Deus usou para fazer maravilhas, escrever mais da metade do Novo Testamento, plantar igrejas e levar o evangelho para lugares que eram impossíveis. Paulo, esse homem diz: eu sou o menor dos apóstolos, que mesmo não sou digno de ser chamado apóstolo, pois persegui a igreja de Deus” – eu não merecia estar onde estou, eu sou o menor porque tinha tudo para não ser um homem usado por Deus. Mas pela graça de Deus, sou o que sou– eu devo tudo a graça de Deus, eu fui alvo da graça.

A sua vida é alvo da graça, Deus te chamou não porque você merece, seja capaz de fazer, mas porque a graça dele é suficiente na sua vida.

E a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã” – isto é, não se perde nada com a graça, não há desperdício naquilo que se faz movido pela graça de Deus.

Trabalhei mais do que eles– a graça de Deus te fortalece para fazer mais coisas, não parar e retroceder, mas ir adiante, sempre concluir algo que começou. Contudo, não eu mais a graça de Deus comigo– Deus me deu força para o trabalho, mas os resultados não dependiam de mim, e sim da graça de Deus.

Em I Coríntios 3.6-7 Paulo diz: Eu plantei, Apolo regou, mas o crescimento veio de Deus. De modo nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus que dá o crescimento”.

A graça nos resgata do pecado, nos capacita a viver longe do pecado e nos abençoa para viver frutificando para Deus.

 

Conclusão:

Você gostaria de contar com o poder de Deus para viver uma vida extraordinária em 2021?

A questão não é o quanto você é forte, mas é confiar sua fraqueza na força de Deus. A graça de Deus é o que você precisa.

Graça é uma influência divina sobre sua vida – Em Tiago 4.6 está escrito: Antes, ele dá maior graça, pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”.

A explicação fica mais clara se compararmos a um barco que precisa chegar a um destino, aos soberbos Deus envia uma cortina de vento, mas aos humildes envia vento na direção do destino.

Basta apenas ajustar as velas e ir de vento em popa – vento favorável.

Você pode viver além das suas capacidades naturais e contar com a ajuda sobrenatural de Deus para alcançar as promessas.

 

O plano de Deus é você viver uma vida extraordinária neste ano todinho, com resultados sobrenaturais, em todas as oportunidades – esse é o desejo de Deus, a paixão e a vontade para sua vida. Não há possibilidade alguma de viver sem “a graça de Deus”, mas é possível “pela graça de Deus”.

Ela é suficiente, te basta!

Em João 1.16: E todos nós temos recebido da sua plenitude, e graça sobre graça”.

Se você passar a confiar em Deus, no poder de Deus, na vontade de Deus para sua vida, assim permitindo que a graça de Deus seja manifestada em você.

 

Coloque esse ano para crescer na graça de Deus e sabe quais serão os novos resultados?

Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós(Efésios 3.20).

 

Em Hebreus 4.16 está escrito: Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna”. Você pode começar pedindo em oração no trono da graça de Deus. No trono de Deus existe graça generosa, é preciso se achegar a Deus, confiando que Deus deseja nos abençoar para uma vida frutífera e nos conduzir aos cumprimentos da suas promessas.

Pr Sandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos muito bem vindos à comunhão, que você possa curtir este espaço, que possamos ser pessoas melhores a cada dia seguindo nosso mestre Jesus. Abraços a Todos, Sandrão.