quarta-feira, 5 de maio de 2021

JESUS, NOSSA ESPERANÇA DA RESSURREIÇÃO II.

 

A ressurreição de Cristo foi o maior evento da história da humanidade, trazendo esperança para todos os homens; e para nós que cremos em seu nome, na sua morte e ressurreição, deu-nos a certeza da nossa vitória sobre a morte. Ao ressuscitar dentre os mortos Jesus Cristo venceu a morte e o inferno para sempre, e garantiu a nossa ressurreição, porque Ele é a ressurreição e a vida. (João 11:25-26.... 25 - Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; 26 - E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?)

A ressurreição de Cristo Jesus, é a nossa ressurreição dentre os mortos, é o ponto central da nossa fé e a razão da nossa esperança. Nós não adoramos o Cristo que viveu e morreu e está pregado em um crucifixo, nós adoramos o Cristo que morreu e ressuscitou, e está vivo, reinando como o Nome sobre todo o nome, Senhor dos senhores e Rei dos reis. O nosso destino não é a sepultura, é a ressurreição e a glória do céu com o nosso o Senhor Jesus Cristo e com toda a família de Deus.

1 Coríntios 15.1-8 NVI... “Irmãos, quero lembrá-los do evangelho que preguei a vocês, o qual vocês receberam e no qual estão firmes. Por meio deste evangelho vocês são salvos, desde que se apeguem firmemente à palavra que preguei; caso contrário, vocês têm crido em vão. Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, segundo as Escrituras, e apareceu a Pedro e depois aos Doze. Depois disso apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez, a maioria dos quais ainda vive, embora alguns já tenham adormecido. Depois apareceu a Tiago e, então, a todos os apóstolos; depois destes apareceu também a mim, como a um que nasceu fora de tempo.”

1 Coríntios 15.20-26 NV.... “Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias entre aqueles que dormiram. Visto que a morte veio por meio de um só homem, também a ressurreição dos mortos veio por meio de um só homem. Pois, da mesma forma que em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados. Mas cada um por sua vez: Cristo, o primeiro; depois, quando ele vier, os que lhe pertencem. Então virá o fim, quando ele entregar o Reino a Deus, o Pai, depois de ter destruído todo domínio, toda autoridade e todo poder. Pois é necessário que ele reine até que todos os seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés. O último inimigo a ser destruído é a morte.” 

1 - A ressurreição de Cristo é a verdade central do evangelho.

A morte não poderia deter o Senhor Jesus. “Sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de iníquos; ao qual, porém, Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte; porquanto não era possível fosse ele retido por ela.” (Atos 2.23,24).  

Os apóstolos foram testemunhas oculares da morte e ressurreição do Senhor Jesus Cristo. “Vocês mataram o Autor da vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas.” (Atos 3.15).  

O Senhor Jesus após a sua ressurreição dentre os mortos, apareceu a mais de quinhentos discípulos reunidos na Galiléia. “Depois, foi visto por mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maioria sobrevive até agora; porém alguns já morreram.” (1 Coríntios 15.6)

A ressurreição de Cristo Jesus passou a ser o ponto central da mensagem dos apóstolos. “Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.” (Atos 4.33).

Os apóstolos comeram e beberam com Jesus após a sua ressurreição dentre os mortos. “E nós somos testemunhas de tudo o que ele fez na terra dos judeus e em Jerusalém; ao qual também tiraram a vida, pendurando-o no madeiro. A este ressuscitou Deus no terceiro dia e concedeu que fosse manifesto, não a todo o povo, mas às testemunhas que foram anteriormente escolhidas por Deus, isto é, a nós que comemos e bebemos com ele, depois que ressurgiu dentre os mortos.” (Atos 10.39-41)

A ressurreição de Cristo é o tema central do ensino e pregação do apóstolo Paulo. “Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras, expondo e demonstrando ter sido necessário que o Cristo padecesse e ressurgisse dentre os mortos; e este, dizia ele, é o Cristo, Jesus, que eu vos anuncio.” (Atos 17.2,3).  

Jesus Cristo morreu pelos nossos pecados e ressuscitou para a nossa justificação. (Romanos 4.25).  

Para uma pessoa ser salva, é preciso crê de todo o coração e confessar a Jesus Cristo como Senhor, e na sua ressurreição dentre os mortos. Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” (Romanos 10.9).  

O que a Bíblia afirma é que Jesus Cristo morreu e ressuscitou ao terceiro dia. (1 Coríntios 15.3,4)

Todos os apóstolos afirmaram que após a sua ressurreição, Jesus subiu ao céu e assentou-se à direita do Trono de Deus o Pai. “O qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro.” (Efésios 1.20,21).  

A ressurreição de Jesus Cristo é a base da nossa esperança de ressurreição. “Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que morreram.” (1 Tessalonicenses 4.14).  

Como Deus o Pai ressuscitou a Jesus dentre os mortos, assim também, Deus nos ressuscitará. “Sabendo que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará convosco.” (2 Coríntios 4.14)

A ressurreição de Cristo nos traz uma viva esperança. “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.” (1 Pedro 1.3). Sim, há uma segura e viva esperança porque Jesus Cristo ressuscitou e vive para sempre.

 

2 - A ressurreição dos mortos em Cristo é a razão da nossa esperança. Algumas perguntas sobre a ressurreição dos mortos em Cristo são importantes, e a Bíblia responde com clareza a cada uma delas.

Como ressuscitam os mortos? Como será o corpo da ressurreição? Após ressurreição dos salvos o corpo ressurreto envelhecerá? Após a ressureição os salvos viverão para sempre?

Os salvos em Cristo ressuscitarão com corpo que viverá para sempre. “O mesmo acontece com a ressurreição dos mortos. Quando morremos, o corpo terreno é plantado no solo, mas ressuscitará para viver para sempre.”(1Coríntios 15:42 NVT).

Na ressurreição o nosso corpo será de glória. “Nosso corpo é enterrado em desonra, mas ressuscitará em glória.” (1Coríntios 15:43a, NVT).

A nossa salvação tem três estágios: Justificação, santificação e glorificação. No passado nós fomos justificados de todos os nossos pecados, no presente nós estamos sendo santificados, e, no futuro nós seremos glorificados.

O corpo dos salvos será ressuscitado com poder. “É enterrado em fraqueza, mas ressuscitará com poder.” (1Coríntios 15:43b, NVT)

O corpo ressurreto dos salvos por Cristo Jesus é espiritual. “É enterrado como corpo humano natural, mas ressuscitará como corpo espiritual. Pois, assim como há corpos naturais, também há corpos espirituais.”(1Coríntios 15:44 NVT).  

O corpo natural nós herdamos de Adão, o corpo espiritual nós receberemos de Jesus Cristo. “Assim está escrito: “O primeiro homem, Adão, tornou-se um ser vivente;” o último Adão, espírito vivificante. Não foi o espiritual que veio antes, mas o natural; depois dele, o espiritual. O primeiro homem era do pó da terra; o segundo homem, dos céus.” (1 Coríntios 15:45-47 NVI).  

O corpo da ressurreição dos salvos por Cristo é celestial. “Os que são da terra são semelhantes ao homem terreno; os que são dos céus, ao homem celestial. Assim como tivemos a imagem do homem terreno, teremos também a imagem do homem celestial.” (1 Coríntios 15:48-49 NVI).

O corpo ressurreto dos salvos por Cristo será incorruptível. “Irmãos, eu declaro a vocês que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus nem o que é perecível pode herdar o imperecível. Eis que eu digo um mistério: Nem todos morreremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados.” (1 Coríntios 15:50-52 NVI).  

O corpo ressurreto dos salvos em Cristo Jesus será imortal. “Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade.” (1 Coríntios 15.53).

O corpo ressurreto dos salvos por Cristo Jesus será eterno. “Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória.” (1 Coríntios 15.53,54).  

“Sendo agora revelada pela manifestação de nosso Salvador, Cristo Jesus. Ele tornou inoperante a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho.” (2 Timóteo 1:10 NVI)

 A partir do momento da nossa ressurreição dentre os mortos, o nosso corpo será como o dos anjos de Deus no céu. “Na ressurreição, as pessoas não se casam nem são dadas em casamento; mas são como os anjos no céu.” (Mateus 22:30 NVI).

O corpo ressurreto dos salvos será semelhante ao corpo glorioso do Senhor Jesus Cristo. “Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.” (Filipenses 3.20,21).

 

3 - Quando acontecerá a ressurreição dos mortos em Cristo?

A ressurreição de todos os mortos acontecerá mediante a palavra de ordem do Senhor Jesus Cristo. “Não fiquem admirados com isto, pois está chegando a hora em que todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão; os que fizeram o bem ressuscitarão para a vida, e os que fizeram o mal ressuscitarão para serem condenados.” (João 5:28-29 NVI).

O Senhor Jesus garantiu que a ressurreição de todos os filhos de Deus acontecerá no último dia. “De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.” (João 6.40)

A ressurreição de todos os salvos acontecerá ao som da última trombeta, no dia da volta do Senhor Jesus. “Eis que vos digo um mistério: nem todos morreremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória.” (1 Coríntios 15.51-54).

A ressurreição de todos os salvos que morreram em Cristo acontecerá no dia da sua segunda vinda, um pouquinho antes do arrebatamento da igreja. “Agora, irmãos, não queremos que ignorem o que acontecerá aos que já morreram, para que não se entristeçam como aqueles que não têm esperança. Porque cremos que Jesus morreu e foi ressuscitado, também cremos que Deus trará de volta à vida, com Jesus, todos os que morreram. Dizemos a vocês, pela palavra do Senhor: nós, os que ainda estivermos vivos quando o Senhor voltar, não iremos ao encontro dele antes daqueles que já morreram. Pois o Senhor mesmo descerá do céu com um brado de comando, com a voz do arcanjo e com o toque da trombeta de Deus. Primeiro, os mortos em Cristo ressuscitarão. Depois, com eles, nós, os que ainda estivermos vivos, seremos arrebatados nas nuvens ao encontro do Senhor, nos ares. Então, estaremos com o Senhor para sempre.” (1Tessalonicenses 4:13-17 NVT).

 

Conclusão: A ressurreição dos mortos é a razão da nossa esperança, a certeza da nossa vitória sobre a morte, a garantia de que viveremos na glória do céu com o Senhor nosso Deus por toda a eternidade.

A ressurreição de Jesus Cristo e a esperança da nossa ressurreição dentre os mortos, deve nos impulsionar, motivar, encorajar e nos levar a pregar o evangelho a todas as pessoas.

Temos esperança e certeza da nossa ressurreição porque Jesus Cristo é a ressurreição e a vida. “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá.” (João 11.25)

Sim, em Jesus Cristo nós temos viva esperança e a garantia da nossa ressurreição e vida eterna. Aleluia! Amém!

Pr Sandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos muito bem vindos à comunhão, que você possa curtir este espaço, que possamos ser pessoas melhores a cada dia seguindo nosso mestre Jesus. Abraços a Todos, Sandrão.