quarta-feira, 5 de maio de 2021

A PALAVRA DE DEUS, A VOZ DE DEUS.

 

“Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração.” (Hebreus 4;12)

“Vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente. Pois toda a humanidade é como a relva e toda a sua glória como a flor da relva; a relva murcha e cai a sua flor, mas a palavra do Senhor permanece para sempre. Essa é a palavra que foi anunciada a vocês.” (1 Pedro 1.23-25)

Introdução: A Palavra de Deus é viva, eficaz, inspirada, santa, infalível, poderosa e permanece para sempre. A recomendação do Senhor nosso Deus é que devemos ter prazer em ler, estudar e meditar na sua Palavra de dia e de noite, porque fazendo assim, seremos prósperos e bem-sucedidos.

“Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido.” (Josué 1.7,8)

Sobre o que as pessoas estão falando nesses dias? Covid, doenças, morte, dificuldades financeiras...

O que mais está saindo de sua boca?

A morte e a vida estão no poder da língua.” (Provérbios 18.21a)

Há poder em declarar a Palavra de Deus sobre a sua vida, saúde, finanças, família, profissão, trabalho, sobre a nossa cidade e sobre a nossa nação.

Você já imaginou como seria a nossa sociedade, se os filhos de Deus falassem a linguagem do céu na terra?

Como seria a igreja se os discípulos de Jesus falassem somente o que ele fala?

Já imaginou como será a sua família se você falar somente como está escrito na Bíblia, a Palavra de Deus?

Pense, como será o seu ambiente de trabalho, se você falar só o que é bom?

O nosso coração precisa está alinhado com o coração de Deus o nosso Pai, assim, ele derrama o seu coração sobre nós, então, nós podemos amar como ele nos ama e falar a linguagem da fé como que ele fala. As nossas palavras só tem vida se nós aplicarmos fé na Palavra de Deus.

1 - O SENHOR DEUS SEMPRE FALA ANTES DE FAZER QUALQUER COISA NA TERRA.

O Senhor Deus criou todas as coisas pela sua palavra. (Gênesis 1.1-28). Tudo o que existe nos céus e na terra foi criado pela palavra poderosa do Senhor nosso Deus.

Quando Deus chamou Abraão, ele prometeu abençoar todas as famílias da terra, e isso, dois mil anos antes de Cristo. “Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Gênesis 12.1-3) (Galatas 3.16)

Cerca de seiscentos anos antes do êxodo dos filhos de Israel, Deus falou com Abraão que estava dando a ele e a sua descendência, a terra de Israel. “Depois que Ló partiu, o SENHOR disse a Abrão: Olhe até onde sua vista alcançar, em todas as direções: norte e sul, leste e oeste. Toda esta terra que você está vendo, até onde sua vista alcança, eu dou a você e a seus descendentes como propriedade para sempre. Eu lhe darei tantos descendentes quanto o pó da terra, de modo que, se fosse possível contar o pó da terra, seria possível contar seus descendentes! Vá e percorra a terra em todas as direções, porque eu a dou a você.” (Gênesis 13:14-17 NVT)

Moisés profetizou sobre a vinda de Jesus, mil quatrocentos e cinquenta anos antes do nascimento de Cristo. “O SENHOR, teu Deus, te suscitará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, semelhante a mim; a ele ouvirás.” (Deuteronômio 18.15)

Há mil anos antes de Cristo, através do Espírito Santo, o rei Davi profetizou algumas das palavras que Jesus diria na cruz. “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Salmo 22.1a)

O Senhor Deus sempre anuncia aos seus servos o que ele irá fazer na terra, ele anuncia o fim desde o começo. Amós 3:7 - Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.

 

2 - A PALAVRA PROFÉTICA DOS HOMENS DE DEUS É PODEROSA E EFICAZ.

Para que os propósitos, as promessas, as bençãos e o poder de Deus se manifestem na terra, os filhos de Deus precisam profetizar.

Vejamos alguns exemplos:

Isaque, abençoando o seu filho Jacó. “Que o Deus Todo-Poderoso te abençoe, e te faça fecundo, e te multiplique para que venhas a ser uma multidão de povos; e te dê a bênção de Abraão, a ti e à tua descendência contigo, para que possuas a terra de tuas peregrinações, concedida por Deus a Abraão.” (Gênesis 28.3,4)

Jacó, abençoando os seus doze filhos, e, como ele profetizou aconteceu. (Gênesis 49.1-28)

José, antes de sua morte, falando com convicção sobre o Êxodo dos filhos de Israel. “Disse José a seus irmãos: Eu morro; porém Deus certamente vos visitará e vos fará subir desta terra para a terra que jurou dar a Abraão, a Isaque e a Jacó. José fez jurar os filhos de Israel, dizendo: Certamente Deus vos visitará, e fareis transportar os meus ossos daqui. Morreu José da idade de cento e dez anos; embalsamaram-no e o puseram num caixão no Egito.” (Gênesis 50.24-26) (Êxodo 13.19; Josué 24.32)

Moisés, anunciando e profeticamente enviando as dez pragas sobre o Egito; Moisés falava e as coisas aconteciam.

As águas tornaram-se em sangue. (Êxodo 7.17-21)

A praga das rãs. (Êxodo 8.1-6)

A praga dos piolhos. (Êxodo 8.16,17)

A praga das moscas. (Êxodo 8.20-24)

A praga da peste nos animais. (Êxodo 9.1-7)

A praga das úlceras. (Êxodo 9.8-11)

A praga da chuva de pedras. (Êxodo 9.22-26)

A praga dos gafanhotos. (Êxodo 10.12-19)

A praga das trevas. (Êxodo 10.21-23)

A praga da morte dos primogênitos. (Êxodo 11.4-7; 12.29-31)

Josué, com fé, coragem e ousadia, ordenou que o sol ficasse parado no meio do céu e assim aconteceu. “No dia em que o Senhor entregou os amorreus aos israelitas, Josué exclamou ao Senhor, na presença de Israel: “Sol, pare sobre Gibeom! E você, ó lua, sobre o vale de Aijalom!” O sol parou, e a lua se deteve, até a nação vingar-se dos seus inimigos, como está escrito no Livro de Jasar. O sol parou no meio do céu e por quase um dia inteiro não se pôs. Nunca antes nem depois houve um dia como aquele, quando o Senhor atendeu a um homem. Sem dúvida o Senhor lutava por Israel!” (Josué 10:12-14 NVI)

Elias, declarou a palavra profética em nome do Senhor Deus e suspendeu a chuva em Israel por três anos e meio. “Elias, que era de Tisbe, em Gileade, disse ao rei Acabe: “Tão certo como vive o S ENHOR, o Deus de Israel, a quem sirvo, não haverá orvalho nem chuva durante os próximos anos, até que eu ordene!” (1 Reis 17:1 NVT; Tiago 5.17,18)

O profeta Eliseu, declarou a palavra profética e transformou águas e a história da cidade de Jericó. “Alguns homens da cidade foram dizer a Eliseu: Como podes ver, esta cidade está bem localizada, mas a água não é boa e a terra é improdutiva. E disse ele: “Ponham sal numa tigela nova e tragam-na para mim”. Quando a levaram, ele foi à nascente, jogou o sal ali e disse: “Assim diz o Senhor: Purifiquei esta água. Não causará mais mortes nem deixará a terra improdutiva. E até hoje a água permanece pura, conforme a palavra de Eliseu.” (2 Reis 2:19-22 NVI)

A Palavra profética muda as realidades que parecem impossíveis aos homens.

O profeta Ezequiel profetizou no vale dos ossos secos, e pela profética, levantou um grande exército. (Ezequiel 37.1-11)

O apóstolo Paulo, em um navio que estava à deriva a quatorze dias, ele levantou-se e declarou: “Ninguém vai morrer, pois eu confio em Deus e vai acontecer como ele me disse.” E assim aconteceu. “Mas, já agora, vos aconselho bom ânimo, porque nenhuma vida se perderá de entre vós, mas somente o navio. Porque, esta mesma noite, um anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo, dizendo:

Paulo, não temas! É preciso que compareças perante César, e eis que Deus, por sua graça, te deu todos quantos navegam contigo. Portanto, senhores, tende bom ânimo! Pois eu confio em Deus que sucederá do modo por que me foi dito.” (Atos 27.22-25)

O profeta é a voz do céu na terra, a voz de Deus para os homens.

Que você seja a voz de Deus para a sua geração, com uma mensagem de graça, perdão, reconciliação, salvação, vida, paz e esperança em Jesus Cristo.

 

3 - TUDO SERIA DIFERENTE SE OS CRISTÃOS FALASSEM SOMENTE O QUE CRISTO FALA.

Jesus disse: “Eu só falo o que ouço o Pai falando.” “Eu falo das coisas que vi junto de meu Pai; vós, porém, fazeis o que vistes em vosso pai.” (João 8.38)

“Sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu digo é exatamente o que o Pai me mandou dizer.” (João 12:50 NVI)

Ser cristão nascido de novo, discípulo de Jesus, significa ser um imitador de Cristo, “um pequeno Cristo, Cristo em miniatura.”

“Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.” (Atos 11.26b)

O apóstolo Paulo estabelece o padrão de que cada filho de Deus deve ser um imitador de Cristo “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.” (1 Coríntios 11.1)

Que as nossas atitudes sejam as mesmas de Cristo Jesus nosso Senhor. “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus.” (Filipenses 2:5 NVI)

Já imaginou como será a sua família, se você falar somente o que Jesus fala?

Senhores pais, pensem como será o futuro dos seus filhos, se vocês todos os dias abençoarem a saúde, os estudos, a identidade e o destino deles.

Você já imaginou como seria a nossa cidade, se os cristãos falassem somente o que Cristo fala?

Jesus é o nosso modelo e exemplo em todas as áreas de nossa existência. “Eu lhes dei o exemplo a ser seguido. Façam como eu fiz a vocês. Eu lhes digo a verdade: o escravo não é maior que o seu senhor, nem o mensageiro é mais importante que aquele que o envia. Agora que vocês sabem estas coisas, serão felizes se as praticarem.” (João 13:15-17 NVT)

Jesus curava as pessoas de suas enfermidades pela sua palavra, dizendo: “A tua fé te salvou.” “A tua fé te curou.”

“Seja limpo.” “Levanta-te, toma a tua maca e vai para tua casa.”

Jesus libertava as pessoas pela sua palavra de autoridade, dizendo: “Eu te ordeno, sai dele e não voltes mais.”

Os verdadeiros discípulos de Jesus Cristo devem pensar, sentir, falar e agir como Jesus.

“Aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.” (1 João 2.6)

Como filhos de Deus, nós devemos falar somente o que é bom, o que abençoa, edifica e constrói.

“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.” (Efésios 4.29)

Jesus disse que a boca fala do que está cheio coração, e coração na Bíblia é mente. “Porque a boca fala do que está cheio o coração.” Mateus 12.34a

CONCLUSÃO: Como filhos de Deus, nós devemos imitar o nosso Pai que está no céu, falando o que Ele fala.

“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados.” (Efésios 5.1)

Faça agora mesmo o compromisso de falar a Palavra de Deus em seu lar, com os seus filhos, com todos os seus familiares, amigos, no seu trabalho, na igreja e aonde você estiver.

Tendo um linguajar santo, falando sempre o que está na Bíblia, declarando sempre as promessas do Senhor, os princípios e valores da Palavra de Deus; você, a sua família, os seus amigos, a igreja e a nossa sociedade serão poderosamente abençoados.

Há poder em falar a Palavra de Deus.

Aleluia! Amém!

Pr Sandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos muito bem vindos à comunhão, que você possa curtir este espaço, que possamos ser pessoas melhores a cada dia seguindo nosso mestre Jesus. Abraços a Todos, Sandrão.