quarta-feira, 5 de maio de 2021

Os Níveis da Fé de Todo Cristão e seu Compromisso com Deus.

 

Nossa vida espiritual é como nossa vida física: nascemos, crescemos e amadurecemos. O problema é que muitos crentes vivem apenas o primeiro Nível de infância, meninos na fé e nunca amadurecem. Hoje sou cristão, hoje sou da Batista Ebenézer, meu pastor é uma bênção, essa Igreja é uma bênção, meus líderes são bênçãos - Daqui a pouco saio da Igreja, volto para as velhas práticas ou para o espiritismo; não vou mais na Igreja; não sou mais crente; e aqueles que cuidaram de mim, que eu disse que os amava, que caminharia junto com eles, não significam mais nada.

 

I)           1º Nível – Quando sou chamado para vir a Jesus.

Mateus 11:28-30... 28 - Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29 - Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 30 - Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

 

É quando chegamos à Jesus: arrebentados; cansados; cheios de problemas; precisando de cura e libertação; cheios de pecados e com grandes defeitos. É o estágio da meninice, da infantilidade e da dependência. Onde precisamos ser cuidados de perto, com carinho e sendo visitados. Porém, não podemos estacionar nesse estágio. Todos nós temos e precisamos deste momento, mas esse estágio tem que passar logo, pois Ele quer nos levar para o segundo estágio.

 

II)        2º Nível – Quando sou chamado para ir após Jesus.

Lucas 9:23 – Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me”.

 

Não dá para ficar muito tempo como bebê espiritual, dependendo da oração, cuidado e atenção dos outros. Que precisa do pastor e do líder para tudo. O projeto de Deus é que esse nível passe e que chegue um novo tempo. Um tempo em que possamos entender quem somos e de onde estamos. Que estou na Igreja não porque me mimam, mas porque Deus me chamou aqui e está me preparando para me usar nessa obra, que é Dele. O tempo de “vir até Jesus” passou, agora é o tempo de “ir após Jesus”. O segundo nível da vida cristã é o nível da cruz e da auto-negação. Nesse nível – deixamos tudo, para seguir a Jesus. É o nível que estou sendo treinado e preparado para fazer o mesmo com as outras pessoas mais maduras na fé.

 

III)     3º Nível – Quando sou enviado por Jesus.

Marcos 16:15-20.... 15 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 16 - Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 17 - E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; 18 - Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. 19 - Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. 20 - E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.

 

. É o momento que temos que deixar a nossa comodidade e ir em busca da vontade de Deus. Nesse nível deixamos de ser “meninos na fé”, “imaturos”, “mimados”; para levar a glória de Deus até a vida das pessoas. Vamos levar o Nome de Jesus para aqueles que precisam ser salvos. Vamos manifestar este poder na vida de outras pessoas, que serão impactadas e eles vão ser levados a viver estes 3 níveis que vivemos.

 

Será que estamos prontos para isso? Ou será que precisamos mudar ainda de nível?

 

Faça uma reflexão hoje e deseje crescer, assumindo um compromisso com Deus.

 

Temos vivido o início de um grande Avivamento, porém, para que este seja real em minha vida, não posso deixar de compreender que Deus só tem compromisso, com quem tem compromisso com Ele”. Nenhuma das coisas grandes e tremendasque Deus tem reservado para nossas vidas será entregue em nossas mãos, se não caminharmos em obediência, temor e compromisso com Deus e Sua amada Igreja. Se desejamos ver o Senhor envolvido com nossas vidas e agindo em nosso favor, precisamos nos compromissar com Ele também. Surge então um questionamento: em que precisamos nos compromissar?

 

I) Compromisso com a oração (Tiago 5:16b) – A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”

 

Não existe avivamento, mover de Deus e agir sobrenatural, sem oração. Orar é se dispor a tocar o Trono. Orar é abrir as janelas do céu; é ver o braço de Deus se movendo em nossa direção. Orar é ter uma vida de intimidade com Deus, é crer contra a esperança, é vê-Lo trazendo à existência as coisas que não existem; é saber que Ele é poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos, pensamos ou imaginamos (Efésios 3:20). Orar é ter a chave que abre as portas dos céus, de onde virão nossas bênçãos, a revelação de Deus e o Avivamento.

 


II) Compromisso com a Palavra (Salmos 1:2) –
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”

 

Somos pessoas que precisam se comprometer com a Palavra de Deus. Aquele que tem compromisso com o Senhor busca conhecer Sua vontade, que está em Sua Palavra. Procura estudá-la, buscar nela orientações e guarda os seus ensinos em seu coração. O Cristão que tem compromisso com a Palavra do Senhor, ama, pratica e ensina-a àqueles que não a conhecem. É impossível desfrutarmos das promessas de Deus sem praticar o que a Bíblia nos ensina. Pratique os ensinos e leve-os para dentro de sua casa.


III) Compromisso com o Reino de Deus (Mateus 6:33) –
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”

 

Buscar o Reino de Deus implica em permitir que o nosso caráter, estilo de vida e testemunho, não seja agora moldado pelo mundo, mas sim pela Palavra de Deus.

 

Quando o Reino de Deus está dentro do nosso coração, ele se reflete para fora, através de palavras, conduta e atitudes. Nos tornamos sal e luz para um mundo corrompido (Mateus 5:13). É isto que Deus quer de cada um de nós, comprometimento com o Seu Reino, tendo uma postura diferenciada e sendo estes elementos que vão dar sabor nesta terra.

 

Conclusão: Hoje, Deus está chamando a nossa atenção, pois está a procura de pessoas que se disponham a ter uma vida de compromisso com o Seu Reino.

 

Talvez você esteja ainda no Nível 1 (está na fase de conhecer a Cristo e Sua noiva), pode ser que você já tenha entrado no nível 2 e já está seguindo a Cristo – se preparando para servir, ou pode ser que já esteja no ultimo nível que é o 3, onde já está servindo e adorando a Deus, fazendo discípulos, ensinando bíblia, batizando pessoas.

 

1º Nível – Quando sou chamado para vir a Jesus.

2º Nível – Quando sou chamado para ir após Jesus.

3º Nível – Quando sou enviado por Jesus.

 

Independentemente do nível na caminhada com Jesus você esteja, não podemos abrir mão do nosso tempo de intimidade devocional a sós com Deus.

Para tanto, precisamos ter uma vida de oração; ter a Bíblia como a minha fonte de inspiração e de direção. E sendo fiel em tudo ao Seu Reino e Sua Igreja.

 

Será que estamos dispostos a assumir este compromisso com Ele hoje?

 

Podemos ter certeza de algo, nós, nunca mais seremos as mesmas pessoas. Veremos um mover sobrenatural e o avivamento chegando, onde quer que estejamos, mesmo em tempos de caos como estamos vivendo nessa pandemia.

 Seja uma benção.

Pr Sandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos muito bem vindos à comunhão, que você possa curtir este espaço, que possamos ser pessoas melhores a cada dia seguindo nosso mestre Jesus. Abraços a Todos, Sandrão.