quarta-feira, 5 de maio de 2021

A IGREJA EM TEMPOS DE PANDEMIA.

 

I Samuel 22:1-5....1 - ENTÃO Davi se retirou dali, e escapou para a caverna de Adulão; e ouviram-no seus irmãos e toda a casa de seu pai, e desceram ali para ter com ele. 2 - E ajuntou-se a ele todo o homem que se achava em aperto, e todo o homem endividado, e todo o homem de espírito desgostoso, e ele se fez capitão deles; e eram com ele uns quatrocentos homens. 3 - E foi Davi dali a Mizpá dos moabitas, e disse ao rei dos moabitas: Deixa estar meu pai e minha mãe convosco, até que saiba o que Deus há de fazer de mim. 4 - E trouxe-os perante o rei dos moabitas, e ficaram com ele todos os dias que Davi esteve no lugar forte. 5 - Porém o profeta Gade disse a Davi: Não fiques naquele lugar forte; vai, e entra na terra de Judá. Então Davi saiu, e foi para o bosque de Herete.

Introdução: irmãos, estamos vivendo tempos de muita preocupação, de muita tristeza, com a maioria da população vivendo uma desesperança enorme, uma confusão de informações, guerra política, tempo de medo da morte, muitos com sintomas de depressão, as pessoas estão olhando para as circunstancias e já não conseguem olhar, crer e descansar em Deus.

Antes de entrarmos neste texto principal desta noite, gostaria de ler com vocês o texto de Salmos 142:1-7 e tirarmos umas lições, depois ao final da mensagem voltaremos para 1 Samuel 22:1-5, amem irmãos?

Abra sua Bíblia no livro de Salmos 142:1-7....1 - COM a minha voz clamei ao SENHOR; com a minha voz supliquei ao SENHOR. 2 - Derramei a minha queixa perante a sua face; expus-lhe a minha angústia. 3 - Quando o meu espírito estava angustiado em mim, então conheceste a minha vereda. No caminho em que eu andava, esconderam-me um laço. 4 - Olhei para a minha direita, e vi; mas não havia quem me conhecesse. Refúgio me faltou; ninguém cuidou da minha alma. 5 - A ti, ó SENHOR, clamei; eu disse: Tu és o meu refúgio, e a minha porção na terra dos viventes. 6 - Atende ao meu clamor; porque estou muito abatido. Livra-me dos meus perseguidores; porque são mais fortes do que eu. 7 - Tira a minha alma da prisão, para que louve o teu nome; os justos me rodearão, pois me fizeste bem.

Fazendo uma exposição destes versículos, percebemos o seguinte;

V.1 – Mostra a situação de desespero De Davi, vemos situação pior com Jesus quando Ele foi colocado em prisão no Seol. No original “clamei” significa dar um “grito em alta voz”.

v.2 – Assim como Davi, Jesus também derrama suas queixas a Deus. “Queixa” – É uma reação de alguém atribulado, pois aqueles que estavam perseguidos eram pecadores ímpios.

v.3 – Ele se encontra em um caminho reto, porém, os inimigos estavam colocando armadilhas até neste caminho mas, Deus conhecia sua vida de dor. Jesus foi posto em prova diariamente por armadilhas para o enredar.

v.4 – “Mão direita” – A mão direita carregava a espada, a mão esquerda carregava o escudo. Os altos soldados tinham um escudeiro para proteger o seu lado direito, o soldado comum não tinha. O salmista dizia que ninguém se importava por ele, ele se achava só.

v.5 – Aqui vemos que Davi renova o apelo por socorro de Deus.  O Texto dia “Não houve quem cuidasse de minha ama”, se refere à morte de cruz de Jesus, na verdade quando Ele se fez maldito na cruz, não foi por própria culpa, mas a nossa culpa, os nossos pecados.

V.6 – Pede novamente e expõe o seu problema, que eram os seus adversários. Numa comparação com Cristo, vemos que a morte de Cristo na cruz, através de Sua ressurreição nos trouxe justiça de Deus.

v.7 – Clama por libertação da opressão e perseguição. Jesus também em Sua oração a Deus, pede para que seja libertado do mundo da morte.

Após pesarmos um pouquinho sobre os versículos, quero analisar umas situações que tiramos deste texto, com vocês nesta noite.

1)   Como Davi, sendo um homem vitorioso, rei de Israel, que havia vencido o gigante, agora está se sentindo desprezado, fugindo com medo?

2)   É tão bom quando tudo vai bem, quando tudo dá certo: com a família, na situação financeira, saúde e segurança. Mas, e quando temos que ir para nossa caverna, como nos portamos?

3)   Caverna é lugar de luta, é lugar de enfrentar nossas piores crises, em que na maioria das vezes não vemos saída. Porem a caverna não é eterna, ou você está nela há anos e não consegue sair?

 

4)   Por que Davi estava na caverna? Analisando 1 Samuel 18 – Logo depois de Davi ter vencido o gigante, vemos nos Versos 6-7 que houve uma festa de exaltação a pessoa de Davi,  I Samuel 18:6-7....6 - Sucedeu, porém, que, vindo eles, quando Davi voltava de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com adufes, com alegria, e com instrumentos de música. 7 - E as mulheres dançando e cantando se respondiam umas às outras, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém, Davi os seus dez milhares.

 

Quando analisamos o Versículo 8, vemos que Samuel havia profetizado que Saul seria substituído por outro rei e não seria da sua descendência – A inveja começou a entrar no coração de Saul.  I Samuel 18:8 - Então Saul se indignou muito, e aquela palavra pareceu mal aos seus olhos, e disse: Dez milhares deram a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão só o reino?. Quando vamos para o Versículo 9 vemos que cresceu o desejo de morte em seu coração e a partir daí intentou matar Davi. I Samuel 18:9 - E, desde aquele dia em diante, Saul tinha Davi em suspeita.

5)   Davi foge e se esconde na caverna de Adulão - I Samuel 22:1 - ENTÃO Davi se retirou dali, e escapou para a caverna de Adulão; e ouviram-no seus irmãos e toda a casa de seu pai, e desceram ali para ter com ele.

Adulão – Cidade próxima a Judá, provavelmente uma caverna naquele lugar, ela era grande, fria, úmida e profunda.

As vezes nós vamos para uma caverna assim – Mas você pode questionar: Puxa eu sou fiel, tenho mesmo que passar por isso? Tenho mesmo Jesus na minha vida? Como isso pode ocorrer comigo estando sempre na casa do Senhor? Como pode isso acontecer comigo se sirvo a Deus em algum departamento da Igreja?

A resposta para estas perguntas é que, muitas vezes é obra do diabo que usa pessoas para nos perseguir, através de invejas, contendas, fofocas demoníacas e tantas outras situações.

Muitas vezes Deus permite isto, pois quer exclusividade, quer estar a sós conosco para nos tratar. Mas lembre-se: “A Caverna não é para sempre”. Repita isso comigo aí na sua casa. “A Caverna não é para sempre”

 

Então queridos, o que devemos fazer quando as circunstâncias ou os inimigos nos levam para caverna?

 

Abra sua bíblia em 1 Samuel 22:1-5 novamente por favor.

 

I Samuel 22:1-5....1 - ENTÃO Davi se retirou dali, e escapou para a caverna de Adulão; e ouviram-no seus irmãos e toda a casa de seu pai, e desceram ali para ter com ele. 2 - E ajuntou-se a ele todo o homem que se achava em aperto, e todo o homem endividado, e todo o homem de espírito desgostoso, e ele se fez capitão deles; e eram com ele uns quatrocentos homens. 3 - E foi Davi dali a Mizpá dos moabitas, e disse ao rei dos moabitas: Deixa estar meu pai e minha mãe convosco, até que saiba o que Deus há de fazer de mim. 4 - E trouxe-os perante o rei dos moabitas, e ficaram com ele todos os dias que Davi esteve no lugar forte. 5 - Porém o profeta Gade disse a Davi: Não fiques naquele lugar forte; vai, e entra na terra de Judá. Então Davi saiu, e foi para o bosque de Herete.

 

1)   – Entenda que você nunca está sozinho (v.1)– com Davi havia 400 homens, mas ele se sentia só.

2) – Entenda que sempre existem pessoas que estão em situações piores que você (V.2).

Ali haviam pessoas:

- Em apertos: Sob pressão máxima, oprimido, estressado.

- Endividados: Deviam a agiotas, por isso se tornavam escravos.

- Espíritos desgostosos: Tinham espírito de morte e de suicídio.

Ali haviam pessoas que estavam no fundo da caverna, mas saibam que a caverna não é para sempre. Este tempo de pandemia não será para sempre! Deus virá com a cura!

3)   – Entenda que até na caverna, em tempos de pandemia você é útil para Jesus (v.2) – Vemos que Davi se tornou chefe deles, assuma seu papel na história, assuma sua função como cristão, pois, já foi colocado em nosso coração, a resposta para o mundo. Eu e você não somos a resposta, mas temos a resposta, a resposta é Jesus!! Davi assumiu o controle da situação ali na caverna. Nós também precisamos assumir o controle da situação nestes tempos de caos, Deus nos dará forças. Amem Igreja?

4)   – Não coloque sua atenção na situação (caverna/pandemia) – pois a caverna é um lugar frio e escuro. Olhe para a saída. Comece a orar pedindo ao Senhor te fortalecer para sair da caverna, pois o diabo quer que você permaneça na caverna, trancado com medo dentro de casa.

5)  Entenda que Deus pode usar profetas para trazê-lo de volta (I Samuel 22:5 - Porém o profeta Gade disse a Davi: Não fiques naquele lugar forte; vai, e entra na terra de Judá. Então Davi saiu, e foi para o bosque de Herete.) – Davi estava fora de seu país e o profeta disse para ele voltar para sua terra.

Entenda que Deus está me usando nesta noite como profeta para que você volte ao controle e estabilidade de sua vida. Amém Igreja do Senhor?

6)   Saiba que Deus colocará você em um bosque (v.5) – O lugar que Deus tem para você é um lugar excelente, agradável e de descanso.

Abram sua bíblia em Salmos 1:1-3....1 - BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2 - Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3 - Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.

Conclusão e Aplicação:

Jose, foi lançado pelos seus irmãos para dentro de uma cova, até ser comprado e levado ao Egito.

Elias, foi para a caverna após matar os profetas de baal.

Daniel, por ser fiel a Deus, foi lançado na cova dos leões.

Jesus, após tomar nossos pecados e dizer: “Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste”, foi para a caverna.

Mas entenda algo Igreja do Senhor: “A caverna não é para sempre, Jesus ressuscitou, e todos nós também ressuscitaremos naquele grande dia que se aproxima”.

Muitos cristãos ainda tem a ideia de que a Igreja é local onde só devem existir pessoas santas, sem problemas, que não possuem falhas e defeitos. Isso é impossível!!! É bem verdade que lutamos para que todos possam chegar a um nível de santidade, padrão esse estabelecido segundo a Palavra de Deus. É um verdadeiro hospital, que segundo o texto poderia ser chamado de CAVERNA DE ADULÃO. Um lugar de refúgio, que está composta de pessoas que estão em um processo de tratamento. O texto fala que lá haviam pessoas que enfrentavam problemas diversos, estavam sem esperança e estavam necessitando de cura. Quem estava dentro daquela caverna?

Caverna de Adulão (hebraico – significa justiça). Nesta caverna, estas pessoas buscavam por paz e segurança. Se parar para observarmos dentro de nossas igrejas, veremos uma grande quantidade de pessoas que chegam assim, precisando de restauração, de paz, de proteção, de cuidado e de salvação. Talvez chegamos aqui assim. Talvez fomos atraídos pelo Espírito Santo em um momento em que estávamos em aperto, sem esperança. E sabe de algo, a Igreja é lugar para pessoas assim. É um local em que podemos chegar arrebentados, mas seremos curados. Será que estamos precisando de refúgio? A Igreja é este lugar.

PESSOAS QUE SE ACHAVAM ENDIVIDADOS. No livro de Números 35:9-15, vemos Deus ordenando a Moisés para que criasse “cidades de refúgio”. Estas cidades, em número de 06 eram locais de refúgio para pessoas que pudessem ter dívidas por algum crime, Ali eles tinham proteção, ninguém poderia tocar. A Caverna de Adulão era como uma cidade de Refúgio, onde possíveis endividados se refugiavam e estavam protegidos. Na igreja aprendemos princípios que nos ajudam a não nos endividar e se antes éramos endividados, sairmos destas dívidas.

PESSOAS QUE SE ACHAVAM AMARGURADAS. Amargurada, é uma palavra que vem do hebraico “MARAH” = AMARGURA”. Era este o sentimento daqueles homens que se encontravam dentro daquela caverna. A alma deles estava entristecida, sem esperança, sem ânimo e porque não dizer, iradas com aquela situação. A pergunta que podemos nos fazer é: Quantos não tem se achegado a Casa de Senhor desta forma? Entristecidos, abatidos, sem forças emocionais e irados com toda a situação que enfrentaram? Sabe, quando nos achegamos a Igreja, temos uma chance de cura destes sentimentos. Aqui, Jesus pode converter a nossa tristeza em alegria, pode nos dar forças para a luta e pode curar nossa alma. A Igreja é como a Caverna de Adulão, onde chegamos amargurados e saímos curados para a conquista.

Não importa qual seja o nosso problema, qual a luta que temos passado e quais os obstáculos que precisamos vencer. Se estamos na Igreja de Jesus, é o lugar onde deveríamos estar. Podemos até ter entrado aqui em uma situação ruim e desesperadora, porém, quando encontrarmos Jesus e tivermos uma experiência restauradora com Ele, sairemos curados e restaurados. E como valentes conquistaremos tudo o que Deus tem reservado para nossas vidas.

Deus não está preocupado se eu e você em algum ponto da caminhada, nos perdemos e acabamos enfraquecidos pelas circunstâncias da vida e entramos em nossas cavernas pessoais, até Davi foi para numa caverna. Deus jamais usa quem está confinado num palácio, Ele usa quem está na caverna e além de tirar o usa para tirar a todos que ali se encontram. Nós somos os Davis de Deus, para ajudar, para tirar uma igreja que está afugentada dentro de suas casas, os primeiros que precisam estar conosco são os de nossa família e igreja, eles saíram com Davi.

Não somos pessoas acovardadas, mas somos os discípulos de Jesus que oram, discipulam, gastam tempo juntos, trazem direcionamento de Deus em tempos de crise mundial, em tempos de desesperança, em tempos de morte. A igreja é quem tira as pessoas de suas cavernas! O inferno e seus habitantes, ainda não estão totalmente livres devido a igreja que está na terra agindo no poder de Deus, eu e você somos a igreja de Jesus! Amem Igreja?

Nosso lugar é no palácio de Deus e não em uma caverna aprisionados!

Vamos orar queria igreja! Se você puder se coloque de joelhos em sua casa agora, curve suas cabeças, fechem seus olhos.

Pr Sandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos muito bem vindos à comunhão, que você possa curtir este espaço, que possamos ser pessoas melhores a cada dia seguindo nosso mestre Jesus. Abraços a Todos, Sandrão.