quarta-feira, 5 de maio de 2021

APENAS UMA COISA.

 

Leitura: Lucas 10:38-42

38 - E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa;

39 - E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.

40 - Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.

41 - E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;

42 - E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.

 

Quando aparece a expressão “apenas uma coisa” na Bíblia se refere a uma decisão que mudará sua vida por completo. Por exemplo: em Lucas 18.18 relata o famoso encontro do jovem rico com Jesus. Leia o texto. Lucas 18:18-22

18 - E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?

19 - Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus.

20 - Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe.

21 - E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade.

22 - E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me.

A esse jovem rico, Jesus disse: uma única coisa te falta, era um convite para ele tirar o principal impedimento que o afastava de uma comunhão verdadeira com Deus. Esse encontro foi marcado por um final dramático, o jovem se retirou triste por possuir muitas riquezas e não querer abrir mão. Seu desejo era ter a vida eterna, esse também era o desejo de Jesus dar a vida eterna, não lhe faltava muitas coisas para alcançar, “apenas uma coisa”. Provavelmente a riqueza o tornava apegado as coisas terrenas, a ponto dele se dedicar ao dinheiro, tendo como sua fonte de segurança e felicidade, até não se ver capaz de viver sem. Apenas uma coisa o impedia de viver algo extraordinário com Deus!

 

Esse mesmo impedimento acontece no texto que acabamos de ler: Marta teve o cuidado de hospedar Jesus em sua casa, sua irmã Maria estava assentada aos pés do Senhor para ouvir seu ensino e Marta agitada com a vida, não se atenta para esse privilégio porque está ocupada em muitos serviços. Quando ela tenta questionar Jesus sobre tudo que está acontecendo com sua vida, por estar sozinha e talvez exausta (não vamos falar agora sobre essas coisas, porque tinha valor, mas se comparadas ao valor supremo – eram desnecessárias), a resposta do Senhor é um segredo que pode mudar também a nossa vida: Marta, Marta! Você anda inquieta e se preocupa com muitas coisas, mas apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”.

 

Todo novo ano, conselhos, ideias e planos começam a insistir em nossa mente: “Vamos lá escreve”. Caneta e papel: você começa escrever tudo que precisa fazer, mudar, melhorar e começar. De repente, você está diante de uma imensa lista – e você timidamente ou corajosamente diz: “Eu vou conseguir! A minha vida vai fazer sentido, vou fazer valer a pena”.

A resposta mais sincera e animadora é: “Você não vai conseguir!”. 

 

O conselho de Jesus é simples: não são as muitas coisas que você faz, é apenas uma coisa”.

Você pode estar fazendo muitas coisas, mas existe apenas uma que te levará além de todas essas. E qual é essa única coisa?.... A sua comunhão com Deus.

É desse lugar que todas as outras coisas serão simplificadas ou complicadas. Todos nós vivemos em um mundo de Marta, um mundo cronometrado: acordo, até tal hora preciso fazer isso, depois isso, porque senão, não vai dar tempo. E muitas vezes não dá tempo, não consigo.

Para esse mundo, é preciso a vida de Maria.

Qual é a única coisa que se você fizer tornará as outras mais fáceis, te dará significado para viver e força para fazer o que realmente precisa?

Jesus diz que Maria escolheu a boa parte, estar diante Dele. Esse é o segredo revolucionador desse encontro de Jesus com Marta e Maria.

 

Quero chamar essa única coisa de devocional.

Eu tenho meu horário para acordar, e meu compromisso com Deus, é que naquelas primeiras horas é minha devocional: vou ter meu tempo com Deus. Começo com oração, depois leio a Palavra de Deus, em seguida coloco louvores e canto. Sou preenchido pela vida de Deus, percebo que existo para isso: ter comunhão com Deus. Ao começar meu dia, o dia não muda, não torna fácil, mas a maneira de eu viver muda. Às vezes, não faço minha devocional, acordo e vou viver meu dia, como pastor preciso servir, aconselhar pessoas, visitar algumas, resolver problemas, amar e evangelizar. São coisas que fazem parte da minha missão de vida, mas naquele dia, as conversas parecem que sugam toda minha força, fazer uma visita se torna pesado, percebo que não dou a atenção que as pessoas merecem e o amor que preciso amá-las. O que aconteceu? Estou vazio, na reserva, tentando fazer do meu jeito e com minhas forças. Agora, é tão claro e real para mim, que quando tenho minha devocional com Deus, o que mais desejo é sair para ver as pessoas, conversar, aconselhar, amar e servir.

 

Marta e Maria são protagonistas dessa história. Jesus apresenta um caminho para uma vida imensamente realizada, para Marta diz que está atarefada com “muitas coisas e apenas uma só é necessária”, a Maria diz “ela fez a escolha certa”.

Maria aparece 3 vezes na Bíblia e as 3 são na presença de Jesus (Lucas 10, João 11 e 12). São diferentes momentos da sua vida, aqui está para aprender, em João 11 pra chorar por um milagre na sua família e 12 para adorar ao Senhor com seu melhor perfume. A vida de Maria se torna exemplo de alguém que escolheu a melhor parte que é estar na presença de Deus nos diferentes momentos da sua vida.

 

Anote essa Lição: essa é a única coisa que se você fizer tornará as outras mais fáceis, mas caso você não fizer, tornará as outras coisas difíceis. Vou tentar explicar: talvez um sonho de consumo seria ter um celular de bateria infinita, porque parece que nas horas que mais precisamos do celular sua bateria acaba. O celular tem capacidade para fazer tantas coisas, mas depende se sua bateria estiver descarregada, alguns aplicativos nem abrem se não tiver um certo percentual de carga. Assim somos nós, dependemos da vida de Deus para existirmos.

 

Uma segunda lição: Jesus disse que todas as coisas não são importantes na sua vida, apenas uma coisa é: sua comunhão com Deus.

A sua comunhão com Deus é mais importante que seu casamento, sua família, seu trabalho, sua saúde e que todas as outras coisas. Entender essa verdade é transformadora, porque o grande problema de não termos comunhão com Deus é que damos a essas outras coisas muito mais importância.

Olhe para Marta, estava atarefada com as outras coisas e ninguém pode dizer que eram coisas sem valor. Jesus chamou a atenção dela dizendo: uma coisa apenas é preciso, sua irmã escolheu certo. O que Jesus estava dizendo é: não torne as outras coisas mais importantes do que Eu”. E é bem fácil a gente fazer isso, nós falamos como eu vou ter tempo com Deus se tenho uma família para cuidar, casa para arrumar, meu trabalho me consome, e ainda o único tempo que me sobra vou fazer algum hobby para cuidar da minha saúde física e mental. Em nenhum momento Jesus vai dizer que essas coisas não são valiosas, mas que Ele precisa ser a fonte de vida para você dar a elas o seu verdadeiro valor.

 

Se a sua comunhão com Deus não for a “coisa mais importante da sua vida”, você não está amando as pessoas como devia amar, seu amor está no nível mais baixo. Você está oferecendo as outras coisas a sua pior versão, o seu mínimo e não está experimentando o que verdadeiramente poderia viver.

 

A proposta de Jesus é simplificar: Apenas uma coisa.

Como pastor quero te ajudar a encontrar toda a vida de Jesus para você viver, e o conselho é: “tenho um tempo diário com Deus”.

Mesmo assim, sendo simples e uma única coisa que importa, a gente vai tentar arrumar uma desculpa: Eu não tenho tempo, minha vida é corrida, tenho filhos para cuidar, casa para limpar, trabalho duro para sustentar tudo [...]. Uma dica para você: “Se vira!”.

Não adianta ficar falando, compromisso você assume, arruma tempo e se dedica. Se Jesus é a pessoa mais importante para sua vida, se você deseja viver algo extraordinário neste ano, maior que sua expectativa e capacidade – você terá que redefinir valor na sua vida, e eles começam com Deus em primeiro lugar.

Você não precisa encontrar um tempo para Deus no seu dia. Zere sua agenda, tire tudo, coloque Deus em primeiro, agora encontre tempo para cada outra coisa.

 

A fé cristã é um compromisso, não um hobby

Não é se der tempo, faço; se não tiver mais nada para fazer, qualquer coisa serve, vou pensar... não serve. Você está falando com o Eterno Deus que é amado e servido pela melhor adoração, atenção e serviço. Os anjos servem ao Senhor, noite e dia, lançam suas coroas aos pés de Jesus, e prostrados o adoram. Vamos ler Apocalipse 4.

Apocalipse 4:1-11

1 - DEPOIS destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz que, como de trombeta, ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer.

2 - E logo fui arrebatado no Espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono.

3 - E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda.

4 - E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro.

5 - E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus.

6 - E havia diante do trono como que um mar de vidro, semelhante ao cristal. E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás.

7 - E o primeiro animal era semelhante a um leão, e o segundo animal semelhante a um bezerro, e tinha o terceiro animal o rosto como de homem, e o quarto animal era semelhante a uma águia voando.

8 - E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir.

9 - E, quando os animais davam glória, e honra, e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive para todo o sempre,

10 - Os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam o que vive para todo o sempre; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo:

11 - Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.

Todos os seres celestiais são capazes de fazer o que for preciso para que Deus seja adorado, e talvez, na nossa mente, Deus está “mendigando” por meu tempo, pelo que posso fazer.

Quando na verdade, Deus está dando o privilégio para alguém que não merecia, para alguém vazio e sem sentido de ter comunhão com Ele, de ser amado e ser preenchido por toda a vida de Deus.

 

O trabalho do diabo não é te atazanar, te deixar com medo, arrancar tudo que você tem, ele também em apenas uma coisa para fazer: tirar você da presença de Deus. Se necessário, ele não te tira o que tem, pelo contrário, ele vai ser o seu maior parceiro te dando coisas e oportunidades que vão te ocupar com “tantas coisas” e consumir seu tempo para a única coisa que importa “a presença de Deus”.

 

Terceira lição: A sua vida não é definida pelo tanto de coisas que você faz, mas se você faz apenas uma coisa, que é a mais importante da sua vida.

Marta está atarefada com muitas coisas, são problemas que ela considera que se resolver, sua vida será melhor. Mas o diagnóstico de Jesus é: “O teu problema é a falta de comunhão com Deus”. O que eu e você precisamos resolver é um problema tão sério que a Palavra de Deus o chama de pecado. Ele nos tira da presença de Deus, nos faz tornar as outras coisas mais importantes e vive buscando em coisas o que somente Deus pode nos dar.

Você pode estar pensando no que fazer diferente em 2021, talvez até fez uma lista de coisas, mas vamos priorizar apenas uma coisa: “a nossa comunhão com Deus”. Jesus disse: Quem permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto. Pois, sem mim, vocês não podem fazer coisa alguma(João 15.5).

E se você firmar um compromisso de se dedicar mais a buscar a Deus, crescer na presença de Jesus, todo dia ter um tempo especial com Deus de devocional.

 

Qual é a única coisa que te falta? Será que não é a mesma de Marta?

Se você não existir nesse lugar de comunhão, você está morto. Não é suficiente apenas vir a igreja. Se Deus tem o domingo da sua vida como prioridade (e olhe lá hein, se não aparecer nada), Ele é a pessoa mais insignificante da sua vida. Para as outras coisas você tem dedicado mais tempo e vida.

O seu melhor investimento nesse ano de 2021 é investir tempo com Deus! Estou falando muito sério!

 

Se você fizer qualquer mudança na sua vida que não seja essa, de se dedicar na presença de Deus, você está esperando coisas minúsculas que não podem te preencher. A Bíblia diz que não tem nada de novo debaixo do sol. Contudo, se você investir seu tempo, sua vida, seus recursos e tudo que tem em Deus, Ele está fazendo coisas novas e grandes – não espera nada menos do que isso.

 

Deus não trabalha com mudança de calendário, Deus trabalha com mudança de atitude. O livro de Atos, recebe esse nome por contar as atitudes do primeiros cristãos em obediência a Deus, em se dedicar a Deus. 

 

Você sabe a primeira coisa que Deus pensou antes de você nascer?

Ele terá comunhão comigo. É por isso que todas as outras coisas tentam concorrer com Deus, porque elas podem te afastar daquilo que realmente Deus te criou para viver. Para entender a importância do relacionamento de Deus, a melhor definição é uma aliança. Uma aliança de Deus tem um valor incalculável, mas vou tentar explicar.

Imagine o dia que você se apaixonou por sua esposa ou marido, você pensou: é essa pessoa que desejo passar a minha vida, estar ao lado, dedicar em amor, juntos vamos viver coisas maravilhosas, eu a vou fazer feliz.

Esse compromisso foi firmado por uma aliança: você é meu, ela é minha; eu vou te amar e juntos seremos felizes. Ainda que essa explicação seja bela e verdadeira, mesmo assim não consegue captar toda vida, alegria e plano que Deus tem para você. Porque é muito maior e você só descobre se relacionando com Ele.

Conclusão:

Falamos tanto do amor de Deus, que Ele é amor, que a Bíblia relata o amor de Deus, mas e você, já permitiu ser amado por Deus? Você já foi tomado por esse amor?

Os cristãos não oram, jejuam, fazem devocionais e dedicam tempo a tempo, por algo simplesmente teórico como estar numa sala de aula – mas porque essa é a realidade mais importante da sua vida. E o seu Pai que vê em secreto, lhe dará a recompensa(Mateus 6.4).

 

Nada há tão importante quanto a presença de Deus. Que tal você priorizar esse ano a sua comunhão com Deus, todo dia estabelecer um tempo com Deus e nada ser mais importante que isso.

Uma única coisa apenas, se dedique a ela de todo seu coração, porque você receberá poder e a benção de Deus para as demais.

O seu sucesso depende da sua comunhão com Deus, o seu futuro está seguro na presença de Deus, a capacidade que você tanto deseja para conquistar coisas grandes e novas estão diante do seu Deus que é Grande.

Na presença de Deus você receberá os planos que Ele tem para sua vida – ali é gerado em oração, Deus te dá as estratégias, e os próximos passos que você precisa dar. Você desfruta do poder de Deus ao seu favor, Ele trabalha por você.

Na presença de Deus você se torna mais parecido com Jesus, um novo homem cheio do Espírito Santo, do caráter de Deus, você começa a fazer coisas que o mundo não faz, a amar de um modo sobrenatural. Você é tão amado por Deus nessa comunhão, tão preenchido de alegria e prazer, que você deseja que todos também possam viver isso.

Pr Sandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos muito bem vindos à comunhão, que você possa curtir este espaço, que possamos ser pessoas melhores a cada dia seguindo nosso mestre Jesus. Abraços a Todos, Sandrão.