quarta-feira, 5 de maio de 2021

ATITUDES DE FÉ.

 

João 16.33 “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” Expandindo um pouco mais este versículo, vemos que de fato, Jesus está dizendo a eles.... “as coisas podem parecer terríveis, no entanto, apesar da aparência delas, tudo está sob o Meu controle, confiem no que eu disse e creiam em Mim”. Quando Ele diz que teremos aflições aqui no mundo, diz respeito à condição fundamental da Vida Divina neste mundo, o mundo está totalmente contra porque seu sistema é unicamente de satanás. No final do versículo Jesus diz, que venceu o mundo, Ele fez isso por meio da cruz, para que eu e você também possamos ter vitória sobre o mundo, o mundo sistema... os esquemas fraudulentos, corrupção, mentiras, roubos, vícios, maldades, coisas erradas..... eu e você estando em Cristo seremos vitoriosos, amem Igreja?

Introdução: Nesses dias difíceis que estamos vivendo, muitas pessoas estão paralisadas pelo medo, depressivas, enfrentando dificuldades financeiras, com problemas na família, muitos estão atravessando a terrível dor do luto, uma parte dos cristãos perderam o fervor espiritual, esfriaram na fé e deixaram o primeiro amor por Jesus; no entanto, em meio a tudo isso, os filhos de Deus precisam ter atitudes de fé, porque nós temos esperança e segurança de vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor. Colossenses 2:14-15.... 14 - Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. 15 - E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.

Como discípulos de Jesus, é necessário que pela fé, possamos olhar para além dos problemas, das adversidades, dificuldades e circunstâncias difíceis que estamos enfrentando.

“Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.” (Hebreus 12:1-2 NVI)

Deus nos encoraja e nos motiva, garantindo sempre a sua gloriosa presença conosco, dizendo: “Não tenha medo, eu estou contigo”. Essa frase aparece 365 vezes na Bíblia. Portanto, bom ânimo vem do Senhor nosso Deus para nos encorajar e nos motivar a continuar firmes até o fim.

O Senhor nos encoraja a termos atitudes de fé, termos bom ânimo porque essa é uma noite de cura, libertação, salvação e milagres extraordinários.

1 – Com atitudes de fé, vamos enfrentar grandes desafios.

Temos que crer no Senhor com fé para enfrentarmos os grandes desafios da vida, permanecer firmes na fé e perseverantes até alcançar as promessas de Deus.

A atitude de Josué e Calebe, diante do desafio da conquista da terra prometida. “Calebe tentou acalmar o povo que estava diante de Moisés. “Vamos partir agora mesmo para tomar a terra!” disse ele. “Com certeza podemos conquistá-la!” (Números 13:30 NVT). Precisamos estar cheios do Espirito Santo, para que nas horas de adversidades possamos ter sabedoria, domínio próprio, inteligência Espiritual, nos posicionando como filhos de Deus, agindo na direção do Senhor.

“Dois dos homens que tinham feito o reconhecimento da terra, Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, rasgaram suas roupas e disseram a toda a comunidade de Israel: “A terra da qual fizemos o reconhecimento é muito boa! E, se o SENHOR se agradar de nós, ele nos levará em segurança até ela e a dará a nós. É uma terra que produz leite e mel com fartura. Não se rebelem contra o S ENHOR e não tenham medo dos povos da terra. Diante de nós, eles estão indefesos! Não têm quem os proteja, mas o SENHOR está conosco! Não tenham medo deles!”(Números 14:6-9 NVT). A atitude de fé, coragem e bom ânimo de Josué e Calebe, fez com eles entrassem e tomassem posse da terra prometida.... Canaã para nós é o lugar onde as promessas de Deus se cumprem, onde podemos viver o máximo do nosso potencial em Cristo Jesus.... Os medrosos, incrédulos e desanimados não alcançam as promessas do Senhor Deus, andam em círculo e morrem no deserto.

“Porém, tão certo como eu vivo, e como toda a terra se encherá da glória do SENHOR, nenhum dos homens que, tendo visto a minha glória e os prodígios que fiz no Egito e no deserto, todavia, me puseram à prova já dez vezes e não obedeceram à minha voz, nenhum deles verá a terra que, com juramento, prometi a seus pais, sim, nenhum daqueles que me desprezaram a verá.” (Números 14.21-23). Nossas atitudes de fé, garantem nossa caminhada ao lado de Deus, somos vitoriosos mesmo em tempos de extrema crise como estamos passando. Quem desiste nunca vence, o vencedor jamais desiste.

A atitude de fé, bom ânimo e confiança no Senhor nosso Deus, nos leva a ser animados, motivados, fortes, corajosos e a ser bem-sucedidos em tudo o que fizermos.

Veja as promessas que o Senhor faz a Seus filhos, olhem a importância de nossas atitudes de fé, independente das estações que possamos estar passando em nossas vidas. “Enquanto você viver, ninguém será capaz de lhe resistir, pois eu estarei com você, assim como estive com Moisés. Não o deixarei nem o abandonarei. “Seja forte e corajoso, pois você conduzirá este povo para tomar posse da terra que jurei dar a seus antepassados. Somente seja forte e muito corajoso. Tenha o cuidado de cumprir toda a lei que meu servo Moisés lhe ordenou. Não se desvie dela nem para um lado nem para o outro. Assim você será bem-sucedido em tudo que fizer. Relembre continuamente os termos deste Livro da Lei. Medite nele dia e noite, para ter certeza de cumprir tudo que nele está escrito. Então você prosperará e terá sucesso em tudo que fizer. Esta é minha ordem: Seja forte e corajoso! Não tenha medo nem desanime, pois o SENHOR, seu Deus, estará com você por onde você andar.” (Josué 1:5-9 NVT).

A palavra de Deus para você hoje é: “Como fui com Moisés, assim serei comigo.” “Não tenha medo, não desanime.” “Seja forte e corajoso.”

É necessário fé, coragem, ousadia, intrepidez e bom ânimo para enfrentar e vencer gigantes.

A atitude de fé no Senhor e a coragem de Davi diante do gigante Golias, o levou à vitória. “Davi disse a Saul: “Ninguém deve ficar com o coração abatido por causa desse filisteu; teu servo irá e lutará com ele.” (1 Samuel 17:32 NVI).

Como você está se comportando diante das dificuldades? Está indo à luta? Ou está se enchendo das más noticias que a mídia não se cansa de falar o dia todo e já se entregou ao desânimo?

“Teu servo pôde matar um leão e um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo.” (1 Samuel 17:36 NVI). Davi soube separar aqui em sua fala, a diferença de se ter ou não uma aliança com Deus. Quem é filho é tratado por Deus, de uma maneira diferente, assim como eu e você tratamos nossos filhos que amamos.

“Davi, porém, disse ao filisteu: “Você vem contra mim com espada, com lança e com dardos, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou. Hoje mesmo o Senhor o entregará nas minhas mãos, eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel.” (1 Samuel 17:45-46 NVI). Perceberam aqui a atitude de fé que Davi teve?

Irmãos, todos nós enfrentamos “gigantes” nas mais diferentes áreas, diante disso é preciso lembrar: “O Senhor é a nossa bandeira.”

Ele se levanta em nosso favor e diante dele os inimigos são dissipados.

É preciso ter fé, hombridade, determinação, coragem e bom ânimo para levantar-se e lutar pela família, pela Igreja, pela cidade, pela nação... Davi e os seus soldados ao retornarem para casa encontraram a cidade de Ziclague toda queimada e as suas esposas e filhos tinham sido sequestrados e levados cativos. “Quando Davi e seus soldados chegaram a Ziclague, no terceiro dia, os amalequitas tinham atacado o Neguebe e incendiado a cidade de Ziclague. Levaram como prisioneiros todos os que lá estavam: as mulheres, os jovens e os idosos. A ninguém mataram, mas os levaram consigo, quando prosseguiram seu caminho. Ao chegarem a Ziclague, Davi e seus soldados encontraram a cidade destruída pelo fogo e viram que suas mulheres, seus filhos e suas filhas tinham sido levados como prisioneiros. Então Davi e seus soldados choraram em alta voz até não terem mais forças. As duas mulheres de Davi também tinham sido levadas: Ainoã, de Jezreel, e Abigail, de Carmelo, a que fora mulher de Nabal. Davi ficou profundamente angustiado, pois os homens falavam em apedrejá-lo; todos estavam amargurados por causa de seus filhos e de suas filhas. Davi, porém, fortaleceu-se no Senhor, o seu Deus.” (1 Samuel 30:1-6 NVI).

Vejam o posicionamento de Davi diante de uma extrema crise; “Davi os atacou no dia seguinte, desde o amanhecer até a tarde, e nenhum deles escapou, com exceção de quatrocentos jovens que montaram em camelos e fugiram. Davi recuperou tudo o que os amalequitas tinham levado, incluindo suas duas mulheres. Nada faltou: nem jovens, nem velhos, nem filhos, nem filhas, nem bens, nem qualquer outra coisa que fora levada. Davi recuperou tudo.” (1 Samuel 30:17-19 NVI).

Nossas atitudes de fé fazem a gente se posicionar, não retrocedermos, nós avançamos, as portas do inferno são destruídas, o Reino do bem sempre vence! Tenha fé e bom ânimo, porque tudo o que o inimigo tirou de você, Deus te dará condições de lutar e conquistar de volta.

A palavra de Deus para você é: Deus restituirá tudo o que você perdeu. A glória da segunda casa será maior do que a da primeira.

Tenha bom ânimo porque o Senhor Deus está com você, ele te fortalece, te ajuda e te sustenta com o seu braço direito. “Não tenha medo, pois estou com você; não desanime, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; com minha vitoriosa mão direita o sustentarei.” (Isaías 41:10 NVT)

Bom ânimo é algo que vem do Senhor Deus através de seus planos e promessas maravilhosas para o seu povo. “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.” (Jeremias 29:11 NVI)

Tenha fé, coragem e bom ânimo porque o Senhor Deus todo poderoso é a força da tua vida. “O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?” (Salmo 27.1).  

Pela fé, declare: “O Senhor Deus é a força da minha vida.”

2 - Jesus sempre teve e nos ensinou, as atitudes de fé.

Atitude de fé sempre foi, é, e continuará sendo a linguagem natural do Senhor Jesus Cristo.

Jesus encorajando um homem paralítico. “E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Tem bom ânimo, filho; estão perdoados os teus pecados.” (Mateus 9.2).

Então Igreja do Senhor, a palavra de Jesus para nós nesta noite é a mesma: “Tem bom ânimo.”

Jesus fortalecendo a fé da mulher que há doze anos sofria com o fluxo de sangue. “E Jesus, voltando-se e vendo-a, disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou. E, desde aquele instante, a mulher ficou sã.” (Mateus 9.22). Ela teve atitude de fé! Então minha irmã, a palavra de Jesus para você hoje é essa: “Tem bom ânimo, tenha atitudes de fé.”..... Os discípulos quando viram Jesus andando sobre as águas do mar, gritaram de medo, então, Jesus lhes disse: “Tenham bom ânimo, tenham atitudes de fé em mim.” “Eles, porém, vendo-o andar sobre o mar, pensaram tratar-se de um fantasma e gritaram. Pois todos ficaram aterrados à vista dele. Mas logo lhes falou e disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais!” (Marcos 6.49,50)

O Senhor Jesus age sempre com fé e bom ânimo diante das mais diferentes situações; com apenas cinco pães e dois peixinhos para alimentar cinco mil homens, além das mulheres e crianças, ele disse aos seus discípulos: “Vocês darão comida a todos eles, isso é atitude de fé.” (Mateus 14:15-21)

Jesus agindo com bom ânimo, coragem e autoridade diante do túmulo de Lázaro que estava morto e sepultado há quatro dias. (João 11:39-44)

 Se você precisa de um milagre nesta noite, a palavra de Jesus para você hoje é: “Se creres, verás a glória de Deus.” Jesus nos motiva, encoraja e garante a sua presença manifesta conosco em nossa casa, na Igreja, em nossos pequenos grupos de oração, nos cultos e aonde nos reunirmos em seu nome. “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.” (Mateus 18.20).

Reúna a sua família e ore todos os dias com eles, então, Jesus entrará em sua casa; onde Jesus está tem paz, harmonia e o amor reina, e, na casa onde Jesus entra e habita, o mal tem que sair.

Jesus demonstrava bom ânimo, até mesmo diante da realidade da Cruz. “E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo.” (João 12.32)

Nestes tempos de extrema crise, tenha atitudes de fé, tenha bom ânimo, porque Jesus Cristo venceu o pecado, o mundo, a morte e o diabo; ele subiu ao céu e está assentado à direita de Deus o Pai, de onde exerce toda autoridade nos céus e na terra.

Conclusão: Tenha sempre atitudes de fé, porque o Senhor Deus é poderoso para te guardar e te levar em total segurança até o último dia. Os servos de Deus que tem atitudes de fé todos os dias, perseveram sempre firmes na fé em Jesus, vencem as tribulações, provações, tentações, perseguições, as dificuldades financeiras, os tempos difíceis e encerram a carreira cristã celebrando ao Senhor porque tem certeza do que lhe está reservado na glória do céu. “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.” (2 Timóteo 4:7-8 NVI). Tenha bom ânimo, Jesus venceu, e você também vencerá. Aleluia! Amém!

Pr Sandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos muito bem vindos à comunhão, que você possa curtir este espaço, que possamos ser pessoas melhores a cada dia seguindo nosso mestre Jesus. Abraços a Todos, Sandrão.