quarta-feira, 5 de maio de 2021

Vida Vitoriosa em Tempos de Crise!

 

“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (João 16;33)

Introdução: Ao se tornar um discípulo de Jesus, é preciso reeducar os pensamentos de forma positiva, otimista, visionária, tendo bom ânimo, crendo em milagres, desenvolvendo disciplinas espirituais que te levem ao êxito e estar consciente do poder sobrenatural do Espírito Santo que capacita você para uma vida vitoriosa, mesmo atravessando tempos difíceis, de tristeza, dor, lutas e provações.

Estamos vivendo tempos difíceis, e nesses dias, nós devemos viver com sabedoria, aproveitando ao máximo as oportunidades que Deus coloca diante de nós, porque os dias são maus.

Como discípulos de Jesus, é necessário que pela fé, possamos olhar para além dos problemas, das adversidades, provações, dificuldades e circunstâncias difíceis que estamos enfrentando.

No meio de tudo isso que estamos vivendo nesse tempo de pandemia, é preciso ter fé em Jesus, coragem, perseverança e bom ânimo, para atravessar e vencer os tempos difíceis, os dias maus, e permanecer firmes e inabaláveis no serviço do Senhor.

1 - EM TEMPOS DIFÍCEIS TEMOS DEUS LUTANDO NOSSAS GUERRAS.

O medo é o inimigo público número um, por isso, sempre que o Senhor Deus vem ao encontro de alguém, a primeira palavra sempre é: “Não tenha medo, eu estou contigo.” Então irmãos, se Deus está comigo e com você, a tua vitória está garantida, permaneça em Jesus. “Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8.31)

O medo paralisa as pessoas, deixando-as inativas, escravizadas, paralisadas. O medo é resultado da atuação direta de um espírito maligno mas, Deus nos garante em Sua Palavra, não devemos nos amedrontar em tempos de crise. “Porque Deus não nos tem dado espírito de medo, mas de poder, amor e equilíbrio.” (2 Timóteo 1.7)

O Espírito Santo que habita em nós, é de poder, amor e equilíbrio.

O medo leva a pessoa a entrar em pânico, então, a pessoa pode desenvolver o sério problema da síndrome do pânico. O medo pode levar a pessoa à depressão.

O desânimo leva a pessoa a questionar as promessas de Deus para a sua vida, e até abrir mão dos seus sonhos mais profundos.

Abraão, questionou Deus dizendo: O Senhor não me deu filho, e herdeiro da minha casa é damaceno Elieser.” “Depois dessas coisas o Senhor falou a Abrão numa visão: “Não tenha medo, Abrão! Eu sou o seu escudo; grande será a sua recompensa!” Mas Abrão perguntou: “Ó Soberano Senhor, que me darás, se continuo sem filhos e o herdeiro do que possuo é Eliézer de Damasco?” E acrescentou: “Tu não me deste filho algum! Um servo da minha casa será o meu herdeiro!” Então o Senhor deu-lhe a seguinte resposta: “Seu herdeiro não será esse. Um filho gerado por você mesmo será o seu herdeiro.” Levando-o para fora da tenda, disse-lhe: “Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las.” E prosseguiu: “Assim será a sua descendência.” Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça.” (Gênesis 15:1-6)

O medo leva ao desânimo, e isso, deixa a pessoa improdutiva. Uma pessoa desanimada sempre vai dizer: “Eu não sei, não consigo, não posso, isso não é pra mim.”

O desânimo pode fazer a pessoa desistir da oração, do estudo da Bíblia, da sua fé em Jesus, da comunhão com igreja e até de sua família.

Então irmãos, se alguém da sua família está enfermo, pela fé lute em oração e jejum com todas as tuas forças, porém, se Deus recolher essa pessoa, não se desespere, tenha bom ânimo, levante-se, adore ao Senhor, porque a pessoa que morreu não voltará mais aqui na terra, mas você irá até ela no tempo de Deus. Foi essa a atitude do rei Davi, quando morreu um dos seus filhos. (2 Samuel 12:15-23)

O céu é de verdade, e quando formos para céu, reencontraremos todos os nossos familiares, irmãos de fé e amigos queridos que lá já estão, e nunca mais haverá separação, viveremos juntos para sempre como família eterna de Deus o nosso Pai.

2 - FÉ E BOM ÂNIMO NOS FAZ IMPARÁVEIS.

O apóstolo Paulo diante das situações mais difíceis que enfrentou, sempre demonstrou uma grande fé, coragem, determinação, ousadia e bom ânimo.

O apóstolo Paulo, com grande convicção do seu chamado, com fé e bom ânimo, atravessou e venceu as perseguições, agressões, o apedrejamento, o vale da sombra da morte e continuou firme cumprindo a missão que lhe foi confiada por Jesus. “Então alguns judeus chegaram de Antioquia e Icônio e instigaram a multidão. Apedrejaram Paulo e o arrastaram para fora da cidade, pensando que ele estivesse morto. No entanto, quando os discípulos o rodearam, ele se levantou e entrou novamente na cidade. No dia seguinte, partiu com Barnabé para Derbe.” (Atos 14:19-2)

Quem tem fé em Jesus e bom ânimo, canta, louva e adora ao Senhor Deus mesmo em meio as perseguições, provações, aflições, injustiça, dor e até a prisão. (Atos 16.22-31)

O Senhor Jesus Cristo sempre encoraja e motiva todos os seus amados discípulos, garantindo-nos a sua presença permanente conosco. “Ensinem esses novos discípulos a obedecerem a todas as ordens que eu lhes dei. E lembrem-se disto: estou sempre com vocês, até o fim dos tempos.” (Mateus 28:20)

“Certa noite o Senhor falou a Paulo em visão: Não tenha medo, continue falando e não fique calado, pois estou com você, e ninguém vai lhe fazer mal ou feri-lo, porque tenho muita gente nesta cidade.” (Atos 18:9-10 )

A palavra de Jesus para você hoje é a mesma: “Coragem, bom ânimo, estou com você até o fim.”

Naquela noite, o Senhor apareceu a Paulo e disse: “Tenha ânimo, Paulo! Assim como você testemunhou a meu respeito aqui em Jerusalém, deve fazê-lo também em Roma.” (Atos 23:11)

Quem tem uma fé firme em Jesus Cristo e bom ânimo, encoraja as pessoas à sua volta que estão atravessando provações, tribulações, aflições, lutas e dias difíceis.

O apóstolo Paulo em um navio que estava enfrentando uma grande tempestade, à deriva há quatorze dias, ele levantou-se e disse a todos: “Bom ânimo.” “Mas, já agora, vos aconselho bom ânimo, porque nenhuma vida se perderá de entre vós, mas somente o navio. Porque, esta mesma noite, um anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo, dizendo: Paulo, não temas! É preciso que compareças perante César, e eis que Deus, por sua graça, te deu todos quantos navegam contigo. Portanto, senhores, tende bom ânimo! Pois eu confio em Deus que sucederá do modo que me foi dito.” (Atos 27.22-25)

Bom ânimo deve ser a atitude de fé dos discípulos de Jesus Cristo diante das tempestades da vida. É preciso que tenhamos bom ânimo até mesmo diante da realidade da nossa própria morte. “Sabemos que, quando nosso corpo terreno, esta tenda em que vivemos, se desfizer, teremos um corpo eterno, uma casa no céu feita para nós pelo próprio Deus, e não por mãos humanas.” (2Coríntios 5:1)

Não vivemos pelo que vemos e sim pelo que cremos. “Temos, portanto, sempre bom ânimo, sabendo que, enquanto no corpo, estamos ausentes do Senhor; visto que andamos por fé e não pelo que vemos.” (2 Coríntios 5.6,7)

Integridade, santidade, fé, coragem, perseverança, determinação e bom ânimo, foram marcas do apóstolo Paulo, e devem ser as marcas e o estado de espírito permanente dos homens e mulheres de Deus dessa geração. (2 Coríntios 6:4-10)

O apóstolo Paulo e sua equipe missionária desenvolveram o seu ministério, enfrentando todas as formas de perseguições, batalhas espirituais, lutas, aflições, tribulações e provações, porém, sempre avançando, sempre prosseguindo para o alvo, sem jamais desistir, sem jamais voltar atrás, perseverando firmes na fé e sendo fiéis até o fim.

O apóstolo Paulo e sua equipe foram imparáveis, e nos deixaram esse grande legado de fé e perseverança em Jesus até completar a carreira.

CONCLUSÃO: Você deve ler a Bíblia diariamente para alimentar o seu espírito, renovar completamente a sua mente, receber o coração de Deus, esperança, coragem, ousadia, renovação da fé, motivação, alegria, disposição, bom ânimo e o poder do Espírito Santo.

Como filhos de Deus, pela fé, com coragem e bom ânimo, devemos perseverar sempre firmes em Jesus, vencendo as enfermidades, tribulações, provações, tentações, perseguições, dificuldades financeiras, os tempos difíceis, e, por fim encerraremos a carreira cristã aprovados em Cristo.

Exalte o Senhor Deus de todo o coração, persevere, seja fiel até o fim, porque a coroa da vida está reservada para todos aqueles que com amor, fidelidade, fé e bom ânimo aguardam a segunda vinda de Cristo Jesus nosso Senhor.

Sejam abençoados pelo Senhor!

Pr Sandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos muito bem vindos à comunhão, que você possa curtir este espaço, que possamos ser pessoas melhores a cada dia seguindo nosso mestre Jesus. Abraços a Todos, Sandrão.