quarta-feira, 5 de maio de 2021

A IGREJA DE JESUS.

 

Qual o exemplo de Igreja que Jesus nos deixou?

 

Leitura: Atos 2:42-47

42 - E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

43 - E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.

44 - E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.

45 - E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.

46 - E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,

47 - Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.

 

_Perseveravam:

·         Doutrina (Didache) – ensino da Palavra

·         Comunhão (Koinonia) – relacionamento profundo

·         Partir o pão – ceia do Senhor, mas também refeições acompanhadas com adoração

·         Orações

 

_Sobrenatural:

Eles temiam ao Senhor: Em cada alma havia temor”.

O fator diferenciador dos cristãos para o mundo era o sobrenatural: muitos prodígios e sinais eram feitos por meio dos apóstolos(v.43).

Algo que precisa estar muito claro em sua mente e coração é que você não faz parte de um povo natural, ser igreja é algo sobrenatural. Antes de qualquer decisão ou passo na nossa vida, precisamos consultar a Deus e crer em algo que Ele pode fazer.

Um exemplo: Alguém diz que está com uma doença séria, você pergunta está indo no médico, tomando medicações ou fazendo tratamento. Contudo, antes disso tem: “Vamos orar e crer que Deus vai fazer algo!”.

 

 

 

 

_Generosidade:

Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade(v.44-45).

Generosidade não é apenas um discurso ou o ato de dar, mas é a expressão de coração de Deus. É não economizar em nada para revelar quem Deus é, assim devemos ser, generosos na maneira de amar, servir, perdoar, doar, investir.

 

_Templo + Casa = Igreja Local

Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam o pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia do povo. Enquanto isso, o Senhor lhes acrescentava, dia a dia, os que iam sendo salvos(v.46-47).

Aqui está a essência da igreja local: ela é composta pelo templo e também pelas casas.

 

O quanto a Batista Ebenézer se parece com a Igreja de Jesus?

·         Ensino da Palavra – “uma igreja que não abre mãos das Sagradas Escrituras”. Nos dedicamos a Palavra de Deus? Para nós a Palavra de Deus é prioridade, trabalhamos o crescimento de todas as gerações para ler, amar e obedecer a Palavra. Além dos cultos, temos o Plano de leitura da Bíblia através da nossa devocional diária. Estamos crescendo – temos muito mais coisas a fazer, e essa é a nossa missão como cristãos.

·         Orações – Você se dedica a oração? Ela é a comunicação sobrenatural, a gente lê a Palavra de Deus e Ele fala conosco, mas também a gente fala com Deus por meio da oração.

Também incentivamos a igreja a uma vida devocional: Apenas uma coisa importa para gente, que é a presença de Jesus em nós. Estamos crescendo, mas precisamos aperfeiçoar a vida de oração da igreja.

·         Generosidade – como estamos expressando o coração de Deus? Servindo nossos irmãos que necessitam, não deixando “ninguém” passar necessidades, também ajudando os vulneráveis?

 

·         Comunhão – relacionamentos profundos. Qual o nível de relacionamento estamos vivendo como irmãos, e como estamos atingindo a nossa cidade? Estamos bem abaixo, mas podemos resolver se formos para as casas.

 

Percebi que conheço grande parte da igreja de maneira superficial, apenas aqui na igreja. Porém, não sei as suas lutas, como está o seu coração, não conheço sua história de vida. Enquanto eu não participar da sua vida e você não participar da minha, como está escrito na Palavra de Deus, nunca vamos viver o que fomos chamados para ser: igreja de Jesus.

Daí, a gente se surpreende quando alguém tão próximo de nós se suicida, “mas não o conhecíamos?”. O espanto é: “Nossa, ele nunca me falou nada!”. É lógico, nunca tivemos comunhão, nunca me interessei na vida dele. Ou quando alguém já no fundo do poço procura por ajuda, quando um irmão se afasta da fé, um jovem vai para as drogas, um adolescente enfrenta uma crise, um casamento termina.

Está faltando “A comunhão”.

 

No lar é onde acontece a comunhão. As pessoas que nós temos mais comunhão, que a gente celebra, é feliz, ajuda um ao outro a qualquer momento, são aquelas que vão na nossa casa ou vamos na casa delas, e nós participamos da vida um do outro, amando e servindo. Toda igreja precisa viver isso, isso traz o céu na terra, um servindo ao outro.

 

A igreja precisa ser no templo e nas casas.

A casa simboliza a vida normal, a expressão do que diz no texto: dia a dia”. É lá que fortalece a comunhão, criamos o senso de família e podemos viver o que Jesus nos deixou para viver.

A falta de comunhão está afetando a igreja: pessoas pecam e se arrebentam porque perderam a comunhão, se ela tivesse alguém a quem prestasse conta, o ajudasse, vivesse um relacionamento profundo, dificilmente faria isso.

 

A quanto tempo você não senta conosco como seus pastores?

A falta de comunhão afeta o poder da igreja, sua capacidade de ser exemplo e transformação: Você conhece alguém que perdeu a comunhão no templo, e a sua vida com Jesus está muito melhor? A resposta sempre será, não.

 

Então, se a nossa comunhão aqui no templo nos ajuda de tantas formas a viver nossa fé, imagine se tivéssemos maior comunhão fora do templo também, o quanto isso nos abençoaria?

 

O que acontece nas casas?

Aconselhamento, Discipulado, Comunhão, Oração, Palavra de Deus, Louvor

Tudo isso gera abertura do coração. Ali você realmente vai conhecer as pessoas e participar da vida delas.

 

Agora pensem comigo, em um discipulado profundo e com um propósito. Imagine você viver uma comunhão discipulando alguém com propósito?

 

Eu e a pastora, nos casamos, é uma comunhão. Mas eu não me casei com ela para ter comida feita todo dia, dormir e acordar ao lado dela, e etc. E sim para vivermos um propósito muito maior, e é isso que nos inspira a viver esse relacionamento de maneira exemplar, santa e que agrada o coração de Deus. E assim, muitos irmãos e amigos vão chegando e fazendo parte da nossa vida, e saiba, tudo que vivemos é pensando na missão de Deus. Pensamos, conversamos, oramos, investimos – isso nos fortalece tanto que o nosso propósito é alcançar vida para Jesus.

 

A igreja que tem apenas um trabalho no templo e não nas casas para alcançar a comunhão e crescimento em amor, ela não vai prevalecer. Vai ser sempre morna e perderá seu poder de sal e luz do mundo.

 

Nosso projeto para este ano, é termos o discipulado um a um, onde você terá a oportunidade de estar com as pessoas, falar de Jesus para elas, levar essas pessoas a um encontro real e verdadeiro com Jesus. Assim que o Senhor dizer.... vai... nós iremos... então ore comigo neste sentido.

 

Te faço uma pergunta: Você vai ficar frequentando apenas o templo até quando? Se você apenas vem a igreja aos domingos, senta e ouve a Palavra, procura viver como um cristão, mas sem se envolver na vida da igreja – você está correndo sérios riscos de vida espiritual.

 

Muitos nessa condição desanimam de vir a igreja: “Eu já sei como é lá. É sempre as mesmas coisas o culto”.

O templo é a celebração de todos os irmãos, o encontro da igreja, o abastecimento para a fé, mas a vida da igreja se dá no dia a dia. Você precisa estar envolvido na missão de Jesus: a igreja, esperança do mundo!

 

Vivendo assim se cumprirá a promessa de Deus: Contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, o Senhor lhes acrescentava, dia a dia, os que iam sendo salvos.

 

A Batista Ebenézer

O que Deus tem ministrado ao meu coração como pastor?

Que seremos uma igreja modelo, referência para outras igrejas, e iremos plantar novas igrejas. Oração, Jejum, Leitura da Bíblia, Vida Devocional.

Isso já está acontecendo nesses 6,5 anos de pastoreio. É um plantio, as sementes estão crescendo, estamos colhendo os primeiros frutos com nossa Igreja em Birigui. Continuaremos a plantar e teremos colheitas maiores. E incrivelmente, algumas igrejas estão pedindo ajuda para implantar isso na vida delas. Alguns amigos pastores estão me procurando para saber o que está acontecendo conosco, que mesmo em tempo de uma crise enorme com o Covid, nós estamos avançando. Isso serve para nós como incentivo a continuarmos, e nos preparar para os levantes de satanás que trabalha contra a igreja e sua expansão. Ainda nesta semana conversei com alguns amigos pastores e todos foram unanimes em dizer da grande misericórdia e graça de Deus sobre nossa amada Igreja em Birigui e Braúna, então igreja, eu e você precisamos nos fortalecer na comunhão, no partir do pão, na oração, em estarmos sentados à mesa de Cristo, orando uns pelos outros, colocando nossos talentos e dons a serviço do Senhor, sendo amorosos, honestos, andando juntos como filhos do Deus altíssimo, orando pela Igreja, sendo uma excelente igreja. “Fazer com excelência honra a Deus e abençoa as pessoas”.

 

Como pastores, temos um sonho: Sermos igreja de Jesus junto com a Ebenézer e podermos alcançar nossa cidade e outros lugares onde Jesus não é conhecido. Eu vou gastar minha vida, meu tempo, meus recursos, investir tudo com minha família para cumprir isso para Jesus.

Por isso acredito, oro, trabalho para nós da IBEB, para que sejamos transformados na igreja que Jesus deseja usar.

Eu não tenho tempo para brincar de igreja, de ficar pastoreando de qualquer forma ou enrolando meu tempo aqui em Birigui ou Braúna: eu tenho pressa, sede e fome! Jesus está voltando!

 

Conclusão: Percebo quando Deus está aprovando e confirmando, Ele tem nos dado as preciosas sementes, temos tido a experiencia de ver os resultados nos departamentos da nossa igreja, na vida de muitos irmãos que estão optando em viver com Jesus, irmãos que estão buscando viver uma vida que honre a cruz.

Você já imaginou sermos a igreja de Atos, lemos Atos 2:37 - E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?, mas tem Atos 4:32 - E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns., vejam os resultados fantásticos que a igreja obteve em Atos 11:26 - E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos., Atos 13 (envia suas melhores sementes que é Barnabé e Paulo para lugares onde Cristo não era conhecido).

E agora, eu e você precisamos viver Atos 29, a continuidade, não podemos chegar diante de Jesus e dizer: “Eu frequentei a Batista Ebenézer”. Mas eu fiz parte da sua igreja, formamos uma igreja como está na Bíblia e levamos ela ao redor do mundo!

Vamos ser uma igreja de reuniões, cultos de finais de semanas, alguns eventos, ou vamos ser a própria vida de Jesus para o mundo?

O que você gostaria de viver: uma igreja de quintas e domingos, sem saber até quando você vai estar vindo aqui sentando, ouvindo alguém falar, o pastor pregar, mas você mesmo, nunca viver o que Deus te chamou.

Jesus está nos chamando: Sandro, Amanda [...], eu quero que você faça parte da obra que estou fazendo no mundo. Como meu Pai me enviou ao mundo e eu fiz o que Ele desejou, sendo obediente até a morte, vocês também são enviados para obedecer e viver.

Quanto mais difíceis forem os dias na face da terra, mais alegria, glória e poder é prometido para a igreja.

Pr Sandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos muito bem vindos à comunhão, que você possa curtir este espaço, que possamos ser pessoas melhores a cada dia seguindo nosso mestre Jesus. Abraços a Todos, Sandrão.