quarta-feira, 5 de maio de 2021

ORANDO COM E COMO JESUS.

 

“Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão.” (Hebreus 5.7)

Introdução: irmãos, nossa nação de maneira em geral vive um de seus piores momentos na saúde, na política, na falta de caráter de seus juízes, na falta de esperança e alegria de seu povo, vivemos um tempo de incertezas, onde o medo, a doença, a depressão e o pânico querem de todas as maneiras se instalar em todos nós. Mas eu e você somos dos que não retrocedem, somos a Igreja de Jesus, nós temos a resposta para todas estas coisas, Jesus é a reposta. Ele nos ensina como devemos proceder, o que devemos como Seus imitadores fazer todos os dias, ainda mais agora em tempos de guerra entre o bem e o mal. Quero pensar com vocês hoje, sobre oração, aprendermos com Jesus em Seus ensinamentos bíblicos.

Se quisermos aprender a orar, teremos que separar tempo diariamente para estar com Jesus na escola da oração. Orar com Jesus é o nosso chamado, e, orar como Jesus orou é a nossa maior necessidade como discípulos dessa geração da igreja do Senhor. Orar é pertencer a um trio maravilhoso, você, o Espírito Santo e Jesus; orar é juntar-se ao Espírito Santo aqui na terra e a Jesus Cristo que está à direita de Deus Pai intercedendo por todos nós. Jesus nos convida para orar com ele todos os dias de nossa caminhada cristã.

“Em seguida, foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar; e, levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo. Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres. E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo?” (Mateus 26.38-40)

Jesus disse a alguns dos seus principais discípulos: “Fiquem aqui e orem comigo.” (Mateus 26.38b). Os seus discípulos dormiram, então, Jesus lhes perguntou: “Vocês não podem orar comigo nem uma hora?” (Mateus 26.40)

Como filhos de Deus, nós somos chamados para orar ao menos uma hora por dia com Jesus, e, que possamos fazer isso com muito prazer, lealdade e fidelidade todos os dias de nossa vida.

1 - JESUS CRISTO É O MAIOR MODELO E EXEMPLO DE VIDA DE ORAÇÃO QUE TEMOS.

Jesus orou em seu batismo, os céus se abriram e ele foi cheio do Espírito Santo. “E aconteceu que, ao ser todo o povo batizado, também o foi Jesus; e, estando ele a orar, o céu se abriu, e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea como pomba; e ouviu-se uma voz do céu: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.” (Lucas 3.21,22)

Jesus antes de começar o seu ministério na terra, orou e jejuou durante quarenta dias e quarenta noites. Jesus foi levado ao deserto pelo Espírito Santo para orar. “A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.” (Mateus 4.1,2)

A tentação de Jesus só aconteceu no último dia de jejum e oração. “E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães.” (Mateus 4.2,3). Jesus não saiu da oração e jejum enfraquecido, ele saiu fortalecido no poder do Espírito Santo, caminhou até a Galiléia e então começou o seu ministério. “Então, Jesus, no poder do Espírito, regressou para a Galiléia, e a sua fama correu por toda a circunvizinhança.” (Lucas 4.14)

Jesus tinha o costume de orar pela manhã bem cedo. “Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava. Procuravam-no diligentemente Simão e os que com ele estavam.” (Marcos 1.35)

Jesus sempre orava antes de tomar decisões. Antes de escolher os apóstolos, Jesus passou a noite toda em oração Deus o Pai. “Naqueles dias, retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. E, quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos: Simão, a quem acrescentou o nome de Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que se tornou traidor.” (Lucas 6.12-16)

A oração era uma prática constante da vida de Jesus. “E, saindo, foi, como de costume, para o monte das Oliveiras; e os discípulos o acompanharam.” (Lucas 22.39). Jesus orava sempre para cumprir a vontade do Pai.

2 - JESUS NOS DEU UM EXCELENTE ESBOÇO DE COMO DEVEMOS ORAR A DEUS O NOSSO PAI QUE ESTÁ NO CÉU.

“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal, pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!” (Mateus 6.9-13)

Esse esboço de oração surgiu a partir de uma pedido feito por um dos discípulos de Jesus. “De uma feita, estava Jesus orando em certo lugar; quando terminou, um dos seus discípulos lhe pediu: Senhor, ensina-nos a orar como também João ensinou aos seus discípulos.” (Lucas 11.1)

A dinâmica do ministério de Jesus era ensino, pregação, ministração de cura e libertação às pessoas durante o dia e oração fervorosa a noite. “Desembarcando, viu Jesus uma grande multidão, compadeceu-se dela e curou os seus enfermos.” (Mateus 14.14)

“Logo a seguir, compeliu Jesus os discípulos a embarcar e passar adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia as multidões. E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só. Entretanto, o barco já estava longe, a muitos estádios da terra, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário. Na quarta vigília da noite, foi Jesus ter com eles, andando por sobre o mar.” (Mateus 14.22-25). Orar é está a sós com o nosso Pai Celeste para receber dele unção, direção e capitação.

3 - A ORAÇÃO DE JESUS ERA MUITO INTENSA, QUEBRANTADA, PERSEVERANTE E FERVOROSA.

“Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão.” (Hebreus 5.7)

Jesus orava com um coração completamente quebrantado diante de Deus o Pai. Jesus disse que é nosso dever orar sempre com muita perseverança, sem jamais esmorecer, sem jamais recuar, sem jamais voltar atrás. “Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer: Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava homem algum. Havia também, naquela mesma cidade, uma viúva que vinha ter com ele, dizendo: Julga a minha causa contra o meu adversário. Ele, por algum tempo, não a quis atender; mas, depois, disse consigo: Bem que eu não temo a Deus, nem respeito a homem algum; todavia, como esta viúva me importuna, julgarei a sua causa, para não suceder que, por fim, venha a molestar-me. Então, disse o Senhor: Considerai no que diz este juiz iníquo. Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los? Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?” (Lucas 18.1-8)

Como discípulos, nós devemos orar com fervor, dedicação e perseverança, para quando Jesus voltar, nos encontre firmes na fé.

4 - A ORAÇÃO DE JESUS ATRAÍA A PRESENÇA DE MANIFESTA DE DEUS O PAI.

“Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro e aos irmãos Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. Então, disse Pedro a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas; uma será tua, outra para Moisés, outra para Elias. Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi. Ouvindo-a os discípulos, caíram de bruços, tomados de grande medo. Aproximando-se deles, tocou-lhes Jesus, dizendo: Erguei-vos e não temais! Então, eles, levantando os olhos, a ninguém viram, senão Jesus.” (Mateus 17.1-8)

A oração de Jesus atraía a manifestação do céu na terra. Jesus nos exortou sobre a necessidade de orar sempre e vigiar para não cair em tentação. “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” (Mateus 26.41)

Devemos orar sempre para não cair em tentação. “E não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!” (Mateus 6.13)

“Chegando ao lugar escolhido, Jesus lhes disse: Orai, para que não entreis em tentação.” (Lucas 22.40). A oração é a chave para nos mantermos firmes, fiéis e vigilantes, para não cairmos em tentação.

5 - JESUS EM ORAÇÃO, PRESTOU CONTAS DO SEU MINISTÉRIO E INTERCEDEU POR TODOS NÓS.

No final do seu ministério terreno, Jesus fez uma oração de prestação de contas ao Pai e ao mesmo tempo uma oração intercessora, a famosa oração sacerdotal. (João 17.1-26)

Para vir a este mundo, Jesus teve que despir-se da sua glória, da sua posição de Deus; o criador tornou-se criatura, o eterno tornou-se temporal, o imortal tornou-se mortal, o Senhor tornou-se servo, Deus tornou-se homem. “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.” (Filipenses 2.5-8)

Na oração descrita em João capítulo 17, Jesus pediu ao Pai para glorifica-lo com a glória que ele tinha antes da criação do mundo. “E agora, Pai, glorifica-me junto a ti, com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse.” (João 17.5)

Deus o Pai atendeu esse pedido de Jesus. “Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.” (Filipenses 2.9-11)

Jesus ressurreto foi glorificado e exaltado junto a Deus o Pai. “Vi, na mão direita daquele que estava sentado no trono, um livro escrito por dentro e por fora, de todo selado com sete selos. Vi, também, um anjo forte, que proclamava em grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de lhe desatar os selos? Ora, nem no céu, nem sobre a terra, nem debaixo da terra, ninguém podia abrir o livro, nem mesmo olhar para ele; e eu chorava muito, porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele. Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos. Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra. Veio, pois, e tomou o livro da mão direita daquele que estava sentado no trono; e, quando tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos, e entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra. Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares, proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor. Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos.” (Apocalipse 5.1-13). Jesus é adorado no céu, todos os seres angelicais declaram: “Digno é o Cordeiro.”

6 - O MINISTÉRIO DE ORAÇÃO E INTERCESSÃO DE JESUS CONTINUA NO CÉU.

O Senhor Jesus continua orando, intercedendo por todos nós à direita de Deus, como nosso sumo sacerdote sempre. Então irmãos, é no nome dEle que devemos orar.

“E, visto que não é sem prestar juramento, porque aqueles, sem juramento, são feitos sacerdotes, mas este, com juramento, por aquele que lhe disse: O Senhor jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre; por isso mesmo, Jesus tem se tornado fiador de superior aliança. Ora, aqueles são feitos sacerdotes em maior número, porque são impedidos pela morte de continuar; este, no entanto, porque continua para sempre, tem o seu sacerdócio imutável. Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. Com efeito, nos convinha um sumo sacerdote como este, santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto do que os céus, que não tem necessidade, como os sumos sacerdotes, de oferecer todos os dias sacrifícios, primeiro, por seus próprios pecados, depois, pelos do povo; porque fez isto uma vez por todas, quando a si mesmo se ofereceu. Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens sujeitos à fraqueza, mas a palavra do juramento, que foi posterior à lei, constitui o Filho, perfeito para sempre.” (Hebreus 7.20-28). Jesus é o nosso grande sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedeque.

Orar é pertencer ao trio mais maravilhoso que pode existir, você, o Espírito Santo e Jesus. Orar é juntar-se ao Espírito Santo aqui na terra e a Jesus Cristo à direita de Deus o nosso Pai que está no céu.

CONCLUSÃO: Se orarmos como Jesus, seremos parecidos com ele em pensamentos, sentimentos, palavras, ações e atitudes. Se orarmos com Jesus, seremos comprometidos com a missão que Ele começou.

“Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.” (João 20.21,22)

Nós devemos orar sempre no Espírito Santo. “Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos.” (Efésios 6.18)

Somos orientados a orar sem cessar. “Orai sem cessar.” (1 Tessalonicenses 5.17)

Se aprendermos a orar com Jesus, faremos o que ele fez. “Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.” (João 14.12)

Não há limites para oração de um discípulo que permanece firme na fé em Jesus. “Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.” (João 15.7)

Aleluia! Amém!

Pr Sandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos muito bem vindos à comunhão, que você possa curtir este espaço, que possamos ser pessoas melhores a cada dia seguindo nosso mestre Jesus. Abraços a Todos, Sandrão.