quarta-feira, 5 de maio de 2021

REINO É MAIS QUE UM DISCURSO, É UMA ATITUDE.

 

Lucas 7:1-10.... 1 - E, DEPOIS de concluir todos estes discursos perante o povo, entrou em Cafarnaum. 2 - E o servo de um certo centurião, a quem muito estimava, estava doente, e moribundo. 3 - E, quando ouviu falar de Jesus, enviou-lhe uns anciãos dos judeus, rogando-lhe que viesse curar o seu servo. 4 - E, chegando eles junto de Jesus, rogaram-lhe muito, dizendo: É digno de que lhe concedas isto, 5 - Porque ama a nossa nação, e ele mesmo nos edificou a sinagoga. 6 - E foi Jesus com eles; mas, quando já estava perto da casa, enviou-lhe o centurião uns amigos, dizendo-lhe: Senhor, não te incomodes, porque não sou digno de que entres debaixo do meu telhado. 7 - E por isso nem ainda me julguei digno de ir ter contigo; dize, porém, uma palavra, e o meu criado sarará. 8 - Porque também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados sob o meu poder, e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isto, e ele o faz. 9 - E, ouvindo isto Jesus, maravilhou-se dele, e voltando-se, disse à multidão que o seguia: Digo-vos que nem ainda em Israel tenho achado tanta fé. 10 - E, voltando para casa os que foram enviados, acharam são o servo enfermo.

Introdução: Neste texto irmãos, que as palavras ditas por Jesus em seu discurso, a multidão fica impressionada e começa a seguir o Senhor, sua fama se espalha rapidamente em toda aquela região de Cafarnaun. Nos V.2-3 vemos que um servo(grego-escravo), de um centurião (comandante de 100), estava muito doente e isso fez com que ele tivesse compaixão e buscasse a ajuda de Jesus, ao saber de sua presença em Cafarnaun. Ali no V.4 os judeus pedem a Jesus, uma atenção especial pelo fato de que o servo era um judeu também, pensando eles que Jesus fazia assim como eles, acepção de pessoas. No V.5 vemos que pelo fato de o centurião ter ajudado na construção do templo (sinagoga), isso nos mostra uma aliança nas finanças, onde ele já havia demonstrado atitudes de fé, não somente um discurso mas, ações práticas. No V.6 o centurião nos mostra que teve uma opinião muito positiva sobre Jesus, pois ele manda seus amigos em uma comissão, irem ao encontro de Jesus para reforçar o pedido dos judeus, o centurião tentou impedir a visita de Jesus em sua casa, pensando ser uma pessoa indigna da presença de Cristo, percebam irmãos que é um erro acharmos que precisamos ser dignos de buscar a presença de Jesus, a graça dEle nos basta. No V.7 o centurião diz, que bastaria uma palavra de Jesus e o servo já seria curado, ele não ousou se aproximar de Jesus se achando indigno, ele diz que bastaria uma palavra e meu servo será curado, em (Hebreus 11.3 dia que pela palavra de Deus os mundos foram criados). No V.8 vem a palavra chave, o centurião se diz sujeito à autoridades também, mesmo ele sendo uma autoridade constituída por direito, ele se rendeu a autoridade de fato que é Jesus (mais a frente na msg pensaremos um pouco sobre isso). No V.9 Jesus fica impressionado com tamanha fé deste centurião, aqui irmãos nós vemos a universalidade da msg do Evangelho de Jesus, ela atrai todos os tipos de pessoas a Deus por meio de Cristo, nenhum povo tem direitos religiosos exclusivos. No V.10 vemos que o servo foi curado, vemos também que não aconteceu um encontro visual de Jesus com o centurião (eles não se viram), a cura foi completa, retirando a enfermidade e devolvendo a saúde imediata. Aqui vimos uma cura a distância através da oração de Jesus.

Gostaria de pensar com vocês sobre 02 tipos de autoridade;

A 1ª é a autoridade de direito, essa era o tipo de autoridade que o centurião exercia sobre o povo, sua autoridade foi dada por Roma, eles o colocaram em Cafarnaun para exercer essa função (liderar um grupo que girava em torno de 100 soldados).

I Coríntios 11:3 - Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo. Então irmãos, Deus pode nos autorizar, alguém pode também nos autorizar, na igreja é assim (para exercer a função pastoral, além de estudar muito precisei passar por exames teológicos-período probatório de 1,5 anos sob a tutela do Pr Messias-para depois ser consagrado “autorizado” ser um pastor batista), na política também é assim através do nosso voto, na empresa é assim através da contratação.

A 2ª é a autoridade de fato, esse é o tipo de situação onde você exerce a autoridade reconhecida (exemplo do irmão Dirceu da nossa Igreja irmã em Buritama – diaconia).

Essa é a autoridade de Jesus, uma autoridade de fato – validada por Deus – ali no batismo de Jesus. Mateus 3:17 - E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Deus diz o mesmo sobre nós pois o mesmo amor que Ele tem por Jesus, tem por mim e por você. Ele nos deu a mesma autoridade de fato, sobre principados e potestades, somos embaixadores de Deus na terra, amem igreja?

Gostaria então, de pensar com vocês nesta pregação, sobre 04 características que encontramos no centurião, que davam a ele a autoridade de fato, além da autoridade de direito, que eu e você precisamos ter para agradar o coração de Deus e servirmos com excelência em Sua obra.

As características são.... Amor, Humildade, Fé e Submissão.

1ª Característica - Amor: O centurião amava seu servo (isso era incomum pois na morte deste servo já seria imediatamente colocado outro em seu lugar), então irmãos não basta fazer para Deus  tem que existir amor no que faz e para quem faz (amar é dar, doar).

João 3:16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Deus nos amou por isso deu Seu filho por nós, o amor nos constrange. Quando amamos, conquistamos autoridade.

Se voltarmos ao A.T. ali em 1 Crônicas 29 (pag. 438), veremos as ofertas de Davi para construção do Templo de Deus, ele amava tanto a obra de Deus, que foi generoso em suas contribuições, ele foi exemplo para todos nós. Dos versículos 1-5 ele doa de seus recursos próprios na casa de Deus, seu exemplo e apelo levou a todos a fazer o mesmo nos versos 6-8, de forma que o povo contribuiu voluntária e alegremente verso 9, no verso 7 nos fala sobre Dez mil dracmas (moeda Persa), 5 mil talentos de ouro, 18 mil talentos de cobre, 100 mil talentos de ferro (isso dá um peso total superior a 5 mil toneladas). Será que ele amava a Obra de Deus?

Você só ama aquilo que ajuda construir. Eu e você estamos construindo juntos neste lugar, a obra que é de Deus. 

1)   Quem ama dá recursos

2)   Quem ama se esforça (gasta tempo)

3)   Quem ama ora-gasta tempo- investe recursos.

Assim é no casamento, na igreja, na família.

O centurião foi buscar em Jesus, a ajuda que precisava (gastou tempo, recursos, orou). As vezes dizemos amar a Deus e Sua Igreja, mas não damos do nosso tempo, não contribuímos, não oramos, não nos envolvemos de coração. A Bíblia diz que onde está seu tesouro estará seu coração. O centurião amava a obra de Deus, Lucas 7:5 - Porque ama a nossa nação, e ele mesmo nos edificou a sinagoga.

2ª Característica - humildade: A Bíblia diz que Deus exalta os humildes e se afasta dos soberbos, o centurião foi humilde em se colocar debaixo da autoridade de Jesus.

O próprio Jesus nos ensina sobre humildade no texto de  Filipenses 2:1-11.... 1 - PORTANTO, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, 2 - Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. 3 - Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. 4 - Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. 5 - De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 - Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, 7 - Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; 8 - E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. 9 - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; 10 - Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, 11 - E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai.

 

3ª Característica - Fé: A Bíblia nos ensina em Hebreus 11 sobre a fé, você só exerce Fé se ela for firmada através de sua fidelidade à Palavra de Deus. Como na Parábola dos Talentos descrita em Mateus 25:14-30, o que tens feito com os recursos e talentos que o Senhor te entregou?

 

4ª Característica - Submissão:

O centurião foi submisso a Jesus (basta uma Palavra sua).

Eu sou um homem sujeito a autoridade, aqui eu aprendo um princípio de Deus.... minha autoridade está sujeita, está ligada à minha submissão.

Não existe autoridade sem submissão.

A fé do centurião estava ligada à sua submissão a Jesus.

O resultado disso tudo foi que Jesus liberou uma palavra de cura instantaneamente.

Conclusão: porque você é um irmão ou uma irmã de fé, você terá o que precisa. Vamos orar?

Pr Sandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos muito bem vindos à comunhão, que você possa curtir este espaço, que possamos ser pessoas melhores a cada dia seguindo nosso mestre Jesus. Abraços a Todos, Sandrão.