quarta-feira, 5 de maio de 2021

MANTENDO NOSSO CORAÇÃO PROTEGIDO EM TEMPOS DE CRISE.

 

Provérbios 4:23 “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.”

Introdução: Jesus Cristo muitas vezes ensinou por parábolas. Parábolas são comparações que Jesus fazia com situações vividas no dia-a-dia e as aplicava as verdades espirituais. Nesta ocasião Jesus compara os diversos tipos de solo ao coração do homem, para explicar que, de acordo com a forma em que se encontra o coração, a Palavra pode “entrar e permanecer, entrar e morrer ou simplesmente não entrar”. Jesus se refere a uma profecia de Isaías que diz “o coração do povo está endurecido, por isso não se converte e não entende (Mateus 13:14-15... 14 - E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, E, vendo, vereis, mas não percebereis. 15 - Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure.).

Daí surge uma pergunta: Como está o seu coração?

 

É tempo de nos decidir por Jesus. (Mateus 13:19 - Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.) – A indecisão é um dos fatores que mais interferem na escolha das pessoas. A indecisão de muitos em se posicionar com ralação a Deus e a fé, impedem o homem e a mulher de Deus experimentar a vida eterna, os dons, a comunhão com o Corpo de Cristo, entre tantos outros benefícios da caminhada Cristã.

Logo, se não somos capazes de decidir a quem iremos servir, certamente iremos ser incapazes de desfrutarmos da comunhão com Deus e das bênçãos que Ele tem à derramar em nossas vidas. Jesus diz em Mateus 15:8Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim”. O grande perigo da indecisão, é que o inimigo vem e arranca esta semente, antes mesmo dela nascer.

 

É tempo de limpar nossos corações. (Mateus 13:22 - E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;) – Jesus ensina que este coração é o que está envolvido por “espinhos”. Ou seja, tomado pelas coisas deste mundo, preocupado com os alvos e compromissos mundanos, ansioso pelas conquistas apenas nesta terra, envolvido com o pecado e que de forma alguma está preocupado com o Reino de Deus e com a vida eterna.... Talvez a pergunta que deveríamos responder hoje seria: Quais os espinhos que estão matando a semente do evangelho em nosso coração?Precisamos ser sinceros conosco e ao analisar nossas vidas, identificar estes espinhos. E depois, em oração, pedir a Deus para arrancá-los. Somente assim, a semente plantada por Deus irá germinar e produzir frutos.

 

É tempo de abrir nossos corações para Deus. (Mateus 13:20-21... 20 - O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; 21 - Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende;) – Os problemas e perseguições endurecem o coração das pessoas. As lutas, as enfermidades, as portas que se fecham, parentes que começam a pressionar para que você não vá a Igreja e seja cristão, podem trazer este endurecimento.... As críticas, as perseguições e ataques são as primeiras coisas que acontecem quando resolvemos seguir a Jesus. O grande problema é que a cada vez que endurecemos nosso coração, vai ficando mais difícil de aceitar a Palavra do Senhor, e permitir que ela crie raiz em nossas vidas.

Se nosso coração estiver endurecido, devemos pedir a Deus para tirar este coração de pedra e nos dar um coração de carne. A Palavra em Ezequiel 36:26 diz: Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e, em troca, darei um coração de carne.

 

Então irmãos nestes tempos de pandemia de Covid, onde as vezes não temos certeza de nada sobre nossas vidas e futuro, o que nos mantem de pé, firmes, cheios de esperança, é sabermos nossa identidade. Nossa verdadeira identidade é que somos filhos do Deus altíssimo! O que nos torna extraordinário é o fato de pertencermos a família de Deus..... Sabendo disso, nosso coração se abre para as coisas do céu, não vivemos mais pelo que vemos diariamente nas notícias, sabemos que ainda que venhamos morrer estando em Cristo, viveremos com Ele na eternidade. Quando o nosso coração tem convicção de quem realmente somos, então o nosso tesouro está assegurado nas mãos de Deus. Da mesma forma, se reconhecemos que o nosso maior tesouro é possuirmos o selo da salvação e a presença do Espírito Santo em nós, então certamente o nosso coração se manterá sadio e protegido. Porém, o nosso grande desafio é permanecer com esta verdade inabalável em nosso coração. Se descuidarmos, corremos o risco de contaminá-lo com pensamentos e atitudes ruins, que podem acabar levando a nos perder de Jesus. Isso seria o fim para nós.

Hoje, Deus quer que, diante da análise de como está o nosso coração, não haja indecisão, contaminação ou endurecimento. Ele deseja que o nosso coração seja uma terra boa, pois assim poderá fazer com que a semente plantada em nossas vidas possa frutificar a 30, 60 e 100 por um. E seremos ricamente abençoados.

Romanos 12:2 “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Quem tem Jesus tem tudo! Não permita que nenhum sentimento de escassez e ingratidão encontre morada em seu coração. A boa, agradável e perfeita vontade de Deus só é desfrutada por aqueles que se sentem filhos, e se empenham em viver e pensar segundo os padrões de Cristo! Nele encontramos absolutamente tudo o que precisamos para a vida.

Não podemos deixar de compreender que Deus só tem compromisso, com quem tem compromisso com Ele”. Nenhuma das coisas “grandes e tremendas” que Deus tem reservado para nossas vidas será entregue em nossas mãos, se não caminharmos em obediência, temor e compromisso. Se desejamos ver o Senhor envolvido com nossas vidas e agindo em nosso favor, precisamos nos compromissar com Ele também. Surge então um questionamento: em que precisamos nos compromissar?

 

I) Compromisso com a oração (Tiago 5:16b) – A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”.

Não existe avivamento, mover de Deus e agir sobrenatural, sem oração. Orar é se dispor a tocar o Trono. Orar é abrir as janelas do céu; é ver o braço de Deus se movendo em nossa direção. Orar é ter uma vida de intimidade com Deus, é crer contra a esperança, é vê-Lo trazendo à existência as coisas que não existem; é saber que Ele é poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos, pensamos ou imaginamos (Efésios 3:20). Orar é ter a chave que abre as portas dos céus, de onde virão nossas bênçãos, a revelação de Deus e o Avivamento.


II) Compromisso com a Palavra (Salmos 1:2) –
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”.

Somos pessoas que precisam se comprometer com a Palavra de Deus. Aquele que tem compromisso com o Senhor busca conhecer Sua vontade, que está em Sua Palavra. Procura estudá-la, buscar nela orientações e guarda os seus ensinos em seu coração. O Crente que tem compromisso com a Palavra do Senhor, ama, pratica e ensina-a àqueles que não a conhecem. É impossível desfrutarmos das promessas de Deus sem praticar o que a Bíblia nos ensina. Pratique os ensinos e leve-os para dentro da sua casa.


III) Compromisso com o Reino de Deus (Mateus 6:33) –
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”

Buscar o Reino de Deus implica em permitir que o nosso caráter, estilo de vida e testemunho, não seja agora moldado pelo mundo, mas sim pela Palavra de Deus. Quando o Reino de Deus está dentro do nosso coração, ele se reflete para fora, através de palavras, conduta e atitudes. Nos tornamos “sal e luz” para um mundo corrompido (Mateus 5:13). É isto que Deus quer de cada um de nós, comprometimento com o Seu Reino, tendo uma postura diferenciada e sendo “estes elementos que vão dar sabor” nesta terra.

 

CONCLUSÃO: Acredite, Deus realmente deseja ardentemente nos abençoar para que possamos ser uma benção para outros. Quando mantemos o nosso coração protegido e estamos seguros de toda sujeira do mundo, estamos prontos para sermos reservatórios e canais de Deus! Nossa missão passa a ser dar pela simples alegria de dar, ajudar pela pura satisfação de ajudar e abençoar porque ao fazer isso imitamos o nosso Pai celestial a quem amamos e honramos. Hoje, Deus está chamando a nossa atenção, pois está a procura de pessoas que se disponham a ter uma vida de compromisso com o Seu Reino. Para tanto, precisamos ter uma vida de oração; ter a Bíblia como a minha fonte de inspiração e de direção. E sendo fiel em tudo ao Seu Reino e Sua Igreja. Será que estamos dispostos a assumir este compromisso com Ele hoje? Podemos ter certeza de algo, nós, nunca mais seremos as mesmas pessoas. Veremos um mover sobrenatural e o avivamento chegando, onde quer que estejamos.

Pr Sandro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos muito bem vindos à comunhão, que você possa curtir este espaço, que possamos ser pessoas melhores a cada dia seguindo nosso mestre Jesus. Abraços a Todos, Sandrão.