quarta-feira, 5 de maio de 2021

TEMPO DE VIVER ALGO NOVO

 

“Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu: Tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar, tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter, tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de jogar fora, tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar, tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz.” ( Eclesiastes 3.1-8)

“Quem obedece às suas ordens não sofrerá mal algum, pois o coração sábio saberá a hora e a maneira certa de agir. Porquanto há uma hora certa e também uma maneira certa de agir para cada situação.” (Eclesiastes 8.5,6)

Introdução: Muitos filhos de Deus tem sofrido perdas nesse período de pandemia, alguns perderam familiares, parentes e amigos; o que nos consola é a certeza de que eles estão com o Senhor Jesus e que em breve nos encontraremos na glória.

Todo luto, tristeza e dor, tem prazo de validade, logo vai passar. “Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã.” (Salmo 30.5)

No decorrer da história algumas nações tiveram que recomeçar.

Israel, precisou recomeçar e reconstruir Jerusalém e organizar a nação, depois de setenta anos de cativeiro na Babilônia. Em 1948, Israel, precisou recomeçar e erguer a nação depois de 1878 que os judeus ficaram dispersos entre as nações.

O Japão, precisou recomeçar, depois de ter duas cidades destruídas com a bomba atômica durante a segunda guerra mundial. Há alguns anos atrás eles tiveram que recomeçar e reconstruir uma região que foi atingida por forte tsunami.

A Coreia Sul, precisou recomeçar depois da guerra civil de dividiu a nação...

Muitos empresários que passaram por falência, recomeçaram, prosperaram e alguns tiveram grande sucesso.

Homens e mulheres de Deus que pecaram, caíram, passaram por problemas, dificuldades, levantaram-se, recomeçaram e tornaram-se homens segundo o coração de Deus.

Depois de tudo o que atravessamos desde março de 2020 até aqui, nós entendemos da parte do Senhor nosso Deus que esse é um tempo de recomeço.

Cremos que viveremos o ano extraordinário, na total dependência de Deus neste ano de 2021. Para isso precisamos recomeçar em muitas áreas de nossas vidas, devemos fazer diferente, agir acertadamente, alinhar nossos planos com os plano de Deus.

Nós estamos aqui como igreja de Jesus Cristo para declarar sobre a sua vida um tempo de recomeço, restauração e restituição de todas as coisas, em todas as áreas de sua vida.

1 - É PRECISO DISPOSIÇÃO PARA RECOMEÇAR.

É preciso obediência e fé para recomeçar e cumprir o propósito de Deus para a nossa vida. Moisés aos quarenta anos, queria liderar o seu povo, mas do jeito errado, na força do braço; por isso, ele teve que fugir e ficar muito anos na terra dos midianitas, então, quarenta anos depois o Senhor Deus veio a ele na sarça ardente e lhe disse: “Chegou tempo; tire o meu povo do Egito.” “Certo dia, sendo Moisés já adulto, foi ao lugar onde estavam os seus irmãos hebreus e descobriu como era pesado o trabalho que realizavam. Viu também um egípcio espancar um dos hebreus. Correu o olhar por todos os lados e, não vendo ninguém, matou o egípcio e o escondeu na areia. No dia seguinte saiu e viu dois hebreus brigando. Então perguntou ao agressor: “Por que você está espancando o seu companheiro?” O homem respondeu: “Quem o nomeou líder e juiz sobre nós? Quer matar-me como matou o egípcio?” Moisés teve medo e pensou: “Com certeza tudo já foi descoberto!” Quando o faraó soube disso, procurou matar Moisés, mas este fugiu e foi morar na terra de Midiã.” (Êxodo 2:11-15)

“Vá, pois, agora; eu o envio ao faraó para tirar do Egito o meu povo, os israelitas.” Moisés, porém, respondeu a Deus: “Quem sou eu para apresentar-me ao faraó e tirar os israelitas do Egito?” (Êxodo 3:10-11)

Moisés obedeceu ao Senhor, tirou o povo de Israel do Egito, e tornou-se o maior líder do Antigo Testamento.

É preciso recomeçar quando erramos no cuidado com as coisas de Deus. Moisés subiu ao monte Sinai onde ficou em jejum e oração durante quarenta dias, e recebeu as tábuas da lei das mãos do Senhor Deus, mas ao descer do monte, ele ficou irado com o povo e as quebrou; então, ele teve que subir novamente ao monte Sinai e ficar mais quarenta dias e quarenta noites em jejum e oração até receber as novas tábuas com os dez mandamentos. “Moisés entrou na nuvem e foi subindo o monte. E permaneceu no monte quarenta dias e quarenta noites.” (Êxodo 24:18)

“Então Moisés desceu do monte, levando nas mãos as duas tábuas da aliança; estavam escritas em ambos os lados, frente e verso. As tábuas tinham sido feitas por Deus; o que nelas estava gravado fora escrito por Deus.” (Êxodo 32.15,16)

“Quando Moisés aproximou-se do acampamento e viu o bezerro e as danças, irou-se e jogou as tábuas no chão, ao pé do monte, quebrando-as.” (Êxodo 32:19)

“Disse o Senhor a Moisés: “Talhe duas tábuas de pedra semelhantes às primeiras, e nelas escreverei as palavras que estavam nas primeiras tábuas que você quebrou. Esteja pronto pela manhã para subir ao monte Sinai. E lá mesmo, no alto do monte, apresente-se a mim.” (Êxodo 34:1-2)

“Moisés ficou ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão e sem beber água. E escreveu nas tábuas as palavras da aliança: os Dez Mandamentos. Ao descer do monte Sinai com as duas tábuas da aliança nas mãos, Moisés não sabia que o seu rosto resplandecia por ter conversado com o Senhor.” (Êxodo 34:28-29)

É preciso recomeçar e reconstruir, mesmo que seja a partir das cinzas. Davi com os seus soldados, ao retornarem de uma batalha, as suas mulheres com os seus filhos, todos os seus bens haviam sido sequestrados e a sua cidade (Ziclague) havia sido totalmente queimada.

Se você quer experimentar a benção e a vitória que vem do Senhor, não procure um culpado; os homens de Davi queriam apedrejá-lo, porém, Davi buscou a direção do Senhor Deus; em seguida foram atrás do exército inimigo, lutaram, venceram e recuperam as suas esposas e filhos, e, todos os seus bens, voltaram e reconstruíram a cidade a partir das cinzas. (1 Samuel 30.1-20)

Glorifique a Deus nos tempos difíceis e ele te honrará. “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação.” (Habacuque 3.17,18)

Temos que recomeçar quando desobedecemos a direção dada por Deus.

O profeta Jonas recebeu a direção do Senhor Deus para pregar na grande cidade de Nínive, porém, ele resolveu fugir para longe do propósito de Deus. “A palavra do Senhor veio a Jonas, filho de Amitai, com esta ordem: “Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença.” Mas Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava àquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do Senhor.” (Jonas 1:1-3)

O Senhor deu a Jonas uma grande experiência, e a graça de recomeçar e cumprir a vontade e o propósito de Deus na cidade de Nínive. “A palavra do Senhor veio a Jonas pela segunda vez com esta ordem: “Vá à grande cidade de Nínive e pregue contra ela a mensagem que eu lhe darei.” Jonas obedeceu à palavra do Senhor e foi para Nínive. Era uma cidade muito grande, sendo necessários três dias para percorrê-la. Jonas entrou na cidade e a percorreu durante um dia, proclamando: “Daqui a quarenta dias Nínive será destruída.” Os ninivitas creram em Deus. Proclamaram um jejum, e todos eles, do maior ao menor, vestiram-se de pano de saco.” (Jonas 3:1-5)

Recomeçar quando tomamos a decisão de trilhar o nosso caminho e ir para um lugar que Deus não nos mandou.

O profeta Elias caminhou quarenta dias e quarenta noites até o monte Horebe, então, o Senhor veio até ele e lhe disse: “O que você está fazendo aqui, volta pelo caminho por onde você veio.

“Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em Berseba de Judá ele deixou o seu servo.” (1 Reis 19:3)

“Então ele se levantou, comeu e bebeu. Fortalecido com aquela comida, viajou quarenta dias e quarenta noites, até chegar a Horebe, o monte de Deus. Ali entrou numa caverna e passou a noite. E a palavra do Senhor veio a ele: “O que você está fazendo aqui, Elias?” (1 Reis 19:8-9)

O Senhor lhe disse: “Volte pelo caminho por onde veio...” (1 Reis 19:15)

Quando o profeta Elias estava pensando que tudo havia acabado; Deus lhe disse: “Ainda tem muito trabalho a ser realizado.”

CONCLUSÃO:

É tempo de recomeçar porque a glória da última casa será maior do que a da primeira. “A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos; e, neste lugar, darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos.” (Ageu 2.9)

É tempo de recomeçar porque o Senhor nosso Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos. “Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós.” (Efésios 3.20)

O Senhor nosso Deus é poderoso para fazer novas todas as coisas em sua vida, em sua família, em seu trabalho, no exercício de sua profissão. “Aquele que estava assentado no trono disse: Estou fazendo novas todas as coisas! E acrescentou: Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e dignas de confiança.” (Apocalipse 21:5)

Recomece porque Deus tem grandes coisas para você.

“Mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” (1 Coríntios 2.9)

Esse é o tempo, agora é a hora de recomeçar no poder e autoridade do nome de Jesus. Aleluia! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos muito bem vindos à comunhão, que você possa curtir este espaço, que possamos ser pessoas melhores a cada dia seguindo nosso mestre Jesus. Abraços a Todos, Sandrão.