quinta-feira, 24 de abril de 2014

Os "Mefibosetes" Contemporâneos.




Para entendermos a história de Mefibosete, precisamos entrar diretamente na história de seu avô, rei Saul e também de na história de Davi. Por varias vezes o rei Saul tentou matar Davi, por ciúmes e medo de perder o trono. Agora com a morte de rei Saul e de seu filho Jônatas na batalha do monte Gilboa (1ª Sm 31.8-9), Davi passa a ser rei de Israel (2ª Sm 2.7). Como era de costume naquela época, o atual rei procurava e matava os possíveis herdeiros do trono, da família de seu antecessor para não correrem o risco de perderem seu trono. Sabendo disso a ama (babá) do neto de Saul da idade de 05 anos, que era aleijado das duas pernas, o esconde e foge com ele (2ª Sm 4.4).
Sem saber de nada, a vida do agora rei Davi, continuava normalmente... ele teve filhos em Jerusalém, ele trás a Arca da Aliança de volta a Jerusalém com muita festa, ofertas e sacrifícios a Deus, um verdadeiro Culto de festa com toda população de Jerusalém. Davi quis até fazer uma casa para Deus, mas foi impedido pelo próprio Senhor, que lhe faz promessas de fazer uma moradia eterna através de seu descendente Jesus (2ª Sm 7.13). Davi tem êxito em todas as batalhas contra vários povos inimigos. A história de Davi estava cercada de alegrias, vitórias, presença de Deus, riquezas.
Neste ponto da história ele se lembra do falecido amigo Jônatas, filho do também falecido rei Saul...e cheio de bondade em seu coração, procura saber sobre algum possível filho de Jônatas, um de seus servos lhe informa sobre o paradeiro de Mefibosete (2ª Sm 9.1-7).
Aqui eu quero chamar sua atenção!!
Assim como Davi usou de bondade e se lembrou de Mefibosete e lhe restituiu suas terras, sua honra, suas riquezas.... Percebam que no texto não encontramos Mefibosete na posição de rei, não o vemos assentado no trono de Israel, mas, sim, como um homem derrotado, abatido, arrastando-se pelo chão. Ele ficou paralítico dos pés. Com tantos problemas emocionais, solitário, debaixo de uma forte pressão, possuía um complexo de inferioridade que o consumia, como podemos observar no verso (2ª Sm 9.8), no qual disse assim: “Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto como eu?”
O sentimento dele era esse. Quando Davi iria lhe restaurar a posição para que se assentasse à mesa do rei, ele disse essas palavras: “Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto como eu?”
Mefibosete não se via como herdeiro do trono, naquela posição que era sua, por um direito de família.
Há muitas pessoas que têm vivido de recordações. Ficam lamentando sobre o que poderiam ter sido, e não o que são hoje. Pessoas que chegam a ponto de dizerem que poderiam ser mais felizes, poderiam ter mais dinheiro no bolso, uma melhor posição na empresa em que trabalham, poderiam ser muito bem sucedidas nos empreendimentos, poderiam ter tido um casamento melhor, poderiam ter tido filhos mais obedientes, tantas coisas que poderiam ter alcançado, mas só enxergam, muitas vezes, a miséria, os impedimentos, a paralisia, propósitos muitas vezes inatingíveis. Estão numa situação tão idêntica à de Mefibosete, morando em Lo-Debar e não vivendo em torno das promessas do Senhor. Enfim, vivem marcados pelo seu passado, vivem presas ao que já foram ou possuíam. Se você se encontra nesta posição, Deus tem algo novo pra sua vida hoje!!


1-   Tenha visão de águia


E quantas vezes, diante da adversidade inesperada, as pessoas se entregam a uma vida de miséria, com dificuldade no andar devido
à paralisia do cérebro, sempre olhando para os seus pés quebrados, se arrastando; dizendo que não conquistam a vitória por causa disso ou daquilo, se entregam à bebida, maltratam todos à sua volta, são revoltados, pessoas amargas. Não se deixe enganar pelas mentiras do diabo, não tem essa de viver apenas por viver, de ver os dias passando! Deus tem outro plano para você. O plano divino é para que você viva como príncipe, como princesa do Reino. Que você viva, aqui, uma vida abundante, marcada pela alegria, pela realização íntima, de paz, uma vida marcada pelo amor.


2 - Assuma sua posição de filho de Deus

Davi pode ser um símbolo do próprio Senhor Deus. Pode parecer tão estranho a você, mas tudo o que Deus deseja é trazê-lo para junto dele. Verso 1: “Resta ainda alguém da casa de Saul?” Ao ler a história, você verá Saul perseguindo a Davi. Saul machucou Davi, ele queria matá-lo, mas, Davi não queria vingança de forma alguma, porque a vingança é um sentimento tão mesquinho daqueles que não
conhecem o Senhor. Davi era um homem segundo o coração de Deus, ele tinha um coração quebrantado, cheio de Deus, por isso Ele disse: “Resta ainda, porventura, alguém da casa de Saul, para que eu use de bondade para com ele, por amor a Jônatas?” Ziba
sabia onde estava esse jovem, chamado Mefibosete. Quantas vezes, infelizmente, gostamos do sentimento de compaixão que as pessoas sentem por nós. “Coitado, sinto tanta dó de fulano”. Muitos sentem
prazer em demonstrar que são “dignos de dó”. Querido, não existe uma coisa chamada destino, você faz o seu destino. O destino que Deus tem para você é de vitória, é você assumir a sua posição como príncipe, é estar diante da sala do trono; é você caminhar, não sob a opressão do maligno, mas como um príncipe do Rei, em vitória.


3 - Chegou o tempo de Restituição

Três coisas marcaram a entrada de Mefibosete no palácio.
Em primeiro lugar, ele se tornou filho adotivo do rei, com um tratamento igual ao dos demais filhos biológicos. Davi não queria ter um servo à sua mesa, ele não queria ter um intruso à sua mesa, ele queria ter um filho. Deus nos trata como seus filhos.
Em segundo lugar, o rei o introduziu à sala do trono, demonstrando amor e bondade para com ele. Jesus nos convida a fazer o mesmo.
Em terceiro lugar, foi designado a Mefibosete um lugar à mesa para ele comer sempre com o rei. Até aquele instante, Mefibosete considerava-se como um cão morto, inválido, imprestável; aos seus
próprios olhos ele não era ninguém, ele dizia: “Só a morte pode por fim à minha desgraça”; mas o rei teve compaixão dele e usou de bondade, convidou-o para sentar-se à sua mesa.
Jesus te convida a fazer o mesmo!


Minha conclusão é a seguinte;

 Jesus Cristo disse: “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra.” (Mateus 28.18.) O poder e a posição de Jesus fazem a base da estrutura cristã. Jesus tem total autoridade e poder no céu e na terra. Amem?
Portanto se o diabo ou alguém usado por ele, está sempre tentando te lembrar de seu passado, diga a ele que você não vive mais lá!!
O desejo do maligno é fazer você crer que o seu caminhar será sempre coxeando, sempre com os pés quebrados. O diabo não quer que sirvamos na obra do Senhor, ele sente prazer quando o crente
se recusa a desempenhar qualquer função na igreja, ele gosta de ver você sentadinho, sem fazer nada.
Que nesta hora você possa deixar a sua Lo-Debar e caminhar resoluto para a Jerusalém celeste, sabendo que o Senhor Jesus está ao seu lado, Ele diz: “Eis que estou convosco todos os dias.” (Mateus
28.20.) Esta é a promessa do Senhor.

Abçs, Sandrão


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todos muito bem vindos à comunhão, que você possa curtir este espaço, que possamos ser pessoas melhores a cada dia seguindo nosso mestre Jesus. Abraços a Todos, Sandrão.